Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 741

Mais uma vergonha e mais um escândalo na saúde, mas a julgar pelas últimas e lamentáveis declarações do director do SNS sobre o outro escândalo da dermatologia, deste director do SNS não se espere que endireite nada, infelizmente, pelo que a demissão deste snr e da ministra parecem inevitáveis e inadiáveis.

Colocado por: spvale
    https://cnnportugal.iol.pt/saude/hospital-de-braga/escandalo-na-saude-hospital-de-braga-faz-contratos-milionarios-com-empresa-privada-de-diretor-de-servico/20250717/6879265ed34e3f0baea0a026?utm_source_platform=EB&utm_medium=social&utm_campaign=ed-cnnportugal&utm_source=Facebook&fbclid=IwQ0xDSwLmSVpleHRuA2FlbQIxMQABHv8gq7RJKBTBL2UXiWdRO5DG62y1QAlNHAUA1lGOisyK806q16mkhwBIBU04_aem_5h6Eok8L17prvDTKt7AvFg#Echobox=1752784309

Só porque acho que estas notícias passam ao lado, mais um exemplo...
  2.  # 742

Colocado por: spvale
    Oh casa exemplo mais fácil, 1 médico dermatologista é responsável por validar os códigos, se este estiver "comprado" coloca os mais caros e mais vantajosos financeiramente para o amigo, uma simples.verruga passa para um sinal maligno onde é muito mais caro.
    Fisioterapis que é a minha área, o utente é corrido aos códigos que mais dão para faturar e não ao que precisa o utente, o estado é lesado em milhões mesmo, quem emite os códigos são os fisiatras...

Voltamos às falcatruas. O meu ponto é que são exceções e que, de um modo global, o programa sigic é bom para as pessoas. E se agora sofrer alterações para criar e tornar mais robustas as medidas que evitem as falcatruas, pois melhor ainda!

Deve ser enervante conversar comigo porque tenho esta mania de valorizar o positivo, mas quando tiver um tempinho falo de um processo onde já tenho muita dificuldade em ser assim. O processo de passagem automática das usf para modelo B...
  3.  # 743

Em janeiro de 2024, as USF modelo A passaram de forma automática para modelo B. No processo, os profissionais (médicos, enfermeiros e administrativos) viram o seu vencimento aumentar em 50 a 60%, bastando para tal ter um determinado número de utentes inscritos. Até consigo facilmente encontrar pontos positivos nesta medida, mas daí a considerar que justificam o aumento da despesa...

Não é muito falado e comentado, e nem sei se virá a ser, mas fica difícil imaginar que o custo/benefício desta medida represente suficiente retorno para os utentes.
  4.  # 744

Colocado por: Casa da Horta
    Voltamos às falcatruas. O meu ponto é que são exceções e que, de um modo global, o programa sigic é bom para as pessoas. E se agora sofrer alterações para criar e tornar mais robustas as medidas que evitem as falcatruas, pois melhor ainda!

Deve ser enervante conversar comigo porque tenho esta mania de valorizar o positivo, mas quando tiver um tempinho falo de um processo onde já tenho muita dificuldade em ser assim. O processo de passagem automática das usf para modelo B...

O problema é que não são falcatruas e somando os milhões os SNS ficava top.
    Não é enervante mas precisando e não tendo por estes erros vai deixar de ser tão otimista
    • spvale
    • 18 julho 2025 editado

# 745

Colocado por: Casa da HortaEm janeiro de 2024, as USF modelo A passaram de forma automática para modelo B. No processo, os profissionais (médicos, enfermeiros e administrativos) viram o seu vencimento aumentar em 50 a 60%, bastando para tal ter um determinado número de utentes inscritos. Até consigo facilmente encontrar pontos positivos nesta medida, mas daí a considerar que justificam o aumento da despesa...

Não é muito falado e comentado, e nem sei se virá a ser, mas fica difícil imaginar que o custo/benefício desta medida represente suficiente retorno para os utentes.

Foi um modo de o suposto governo conseguir atrair mais médicos, se eu concordo como é óbvio não.
    Seja em que área for devia haver transparência
  5.  # 746

Colocado por: Casa da HortaO processo de passagem automática das usf para modelo B...
    POde explicar, para leigos, o que distingue uma USF modelo A de uma Modelo B ? O meu médico de família anterior era de uma usf A. Entreanto no ano passado mudei de médico para junto da esposa e do filho e é uma de Modelo B. Conseguir uma consulta de forma rápida é difícil em ambas, mas programar uma consulta com tempo é pacifico em ambas. No geral não tenho grandes razões de queixa de nenhuma, a anterior funcionava relativamente bem, e esta também. O único senão é mesmo se quiser aceder a alguma especialidade...aì..é um processo extremanente lento (o problema não estará no centro de saúde).

No geral acabo por não perceber muito bem o que diferencia ambas as situações além dos incentivos financeiros dados ás equipas das USF de modelo B
  6.  # 747

Colocado por: Casa da Hortamas fica difícil imaginar que o custo/benefício desta medida represente suficiente retorno para os utentes.
    Reter alguns profissionais de saúde?

Mas lá está, o pessoal de saúde, apesar dos salários base serem baixos, no final do mês não é de todo mal pago, tendo em conta a realidade Portuguesa.

Por outro lado o Orçamento do SNS tem aumentado de forma brutal e nem por isso esse aumento de orçamento é acompanhado por um aumento de qualidade, produtividade ou resultados. Daí a minha curiosidade com as USF modelo B. Qual é a vantagem para o utente?
  7.  # 748

Vou responder a tudo quando tiver mais tempo, mas mesmo que seja à pressa não posso deixar de lhe dar os parabéns... 😉
    Não sabia, mas o Hal sabe que fico mesmo contente de ficar a saber ☺️
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  8.  # 749

Colocado por: spvaleSeja em que área for devia haver transparência

Neste caso falta de transparência não há. Está tudo escarrapachado num decreto lei.

Colocado por: HAL_9000o que distingue uma USF modelo A de uma Modelo B ?

Já não há usf modelo A, passaram todas a modelo B em 2024. Este processo foi automático, ao contrário do que acontecia antes em que uma modelo A tinha de penar bastante para ser modelo B.

Sim, o propósito era atrair mais médicos de família para os centros de saúde. No entanto, a diferença entre maio de 2023 e maio de 2025 são mais 25 médicos... pelo que dá para perguntar se este aumento terá justificado o aumento da despesa! É que só em extras, cada médico numa usf modelo B, pode ganhar a mais cerca de 3300 euros/mês. Fora os enfermeiros e os administrativos.

Diferenças para os utentes (neste caso para as UCSP, única comparação possível): muito mais fácil acesso, garantia de todos terem MF, convocatórias para consultas de vigilância, rastreios, vacinas, tudo mais acompanhado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  9.  # 750

Colocado por: Casa da Horta
    Diferenças para os utentes (neste caso para as UCSP, única comparação possível): muito mais fácil acesso, garantia de todos terem MF
    Nesta parte, como é que funciona?

Tendo por ponto de patida o meu exemplo: não posso mudar o meu médico de família da província para a AML, uma vez quefui informado no centro de saude que não ia ter médico de família.

Até para me aceitarem na USF B onde estava a esposa e o filho, em Junho do ano passado, na província, foi um drama em que tive de ir falar diretamente com a médica e "pedir batatinhas", (Infelizmente o meu médico de família tinha falecido, e a minha USF de origem não estava a conseguir manter nenhum médico de forma regular).

Daí a minha questão, se quais as verdadeiras vantagens para o utente. Se houver a garantia que todos têm médico de família, e que além do mais existe o cuidado de chamar as pessoas atempadamente para os rastreios e consultas de vigilância, eu diria que vale a pena o investimento. Agora se isso tudo apenas forem letras num papel, e não corresponder à realidade, então tb n percebo a mudança. Realmente é um pouco chocante saber que apenas há mais 25 MF com esta mudança.

Por exemplo meus pais e sogros estão naquelas idades (sessentas) em que deveriam ser chamados para rastreios, e pelo que me tenho apercebido, se os fazem é mais porque questionam o médico de família nesse sentido, e não porque são convocados de forma automática.

Mas apesar de tudo, e apesar de u ter de fazer mais de 300Km para ter uma consulta, como disse antes, estes dois centros de saúde até vão funcionando pelo menos para consultas programadas com tempo.
  10.  # 751

Colocado por: HAL_9000Nesta parte, como é que funciona?

Por definição, as usf modelo B não podem ter utentes inscritos sem médico e enfermeiro de família atribuídos. Esta é teoria, haverá exceções com quase toda a certeza. Como em quase tudo. A aceitação de novas inscrições e transferência também tem regras, mas as decisões são normalmente tomadas pelos médicos mediante a capacidade de dar resposta a mais ou menos utentes.

25 é a diferença do número total de médicos de família entre maio de 23 e 2025, dados do BICSP. É um aumento pouco significativo dado o objetivo da medida. As convocatórias estão relacionadas com os indicadores, ou seja, se a usf tem como objetivo atingir determinada percentagem de utentes rastreados, pois irá convocar ativamente aqueles que não estiverem a cumprir o indicador. É assim para tudo, para todas as vigilâncias. Por exemplo, se faltar a uma consulta com o seu filho (sobretudo até aos 2 anos de vida), o provável é ter uma remarcação dessa consulta feita pela unidade. O mesmo na doença crónica, grávidas, vacinação. Nas UCSP (os centros de saúde que não são modelo B), nada disto é prioridade e mesmo que fosse não teriam meios humanos (nem incentivos) para o conseguir.
  11.  # 752

Casa da Horta, não é verdade que tenham passados todos a modelo B.

Era esse o objetivo, mas não terão passado ainda todos.

Pelo que sei no modelo A, limitam-se a trabalhar, com o que aparece.

No modelo B, ligam às pessoas para irem às consultas, entre outras coisas.

Tem que cumprir vários objetivos para receberem mais e lá está você escreve podem receber ate mais x...

Agora isso ser o normal, pelo que sei não é, até porque a minha mulher esta a fazer a especialidade num modelo B e se tivermos em conta o que ganham no modelo A, diria que em media os do modelo B nao levam 3300€ a mais para casa mensalmente, em media, levem talvez metade disso (agora falta voce dizer se se referia a liquidos ou brutos)
  12.  # 753

Colocado por: diouf_matosPelo que sei no modelo A, limitam-se a trabalhar, com o que aparece

Acho que as modelo A que não passaram a B agora se chamam UCSP. Mas é só o nome, de resto nada mudou.

Colocado por: diouf_matosem media os do modelo B nao levam 3300€ a mais para casa mensalmente, em media, levem talvez metade disso (agora falta voce dizer se se referia a liquidos ou brutos)

Valores brutos, claro. O valor exato é 3484 €/mês que cada médico pode acrescentar ao vencimento base, mais os suplementos por fazerem domicílios, coordenação da unidade e terem internos da especialidade. Os internos não recebem estes suplementos, só os elementos da equipa.
  13.  # 754

Exatamente, faltava-me o nome, ou seja nao passaram verdadeiramente todos a modelo B.

E sim, claro os internos não ganham, mas falam com quem ganha 😅
  14.  # 755

Colocado por: diouf_matosExatamente, faltava-me o nome, ou seja nao passaram verdadeiramente todos a modelo B.

E sim, claro os internos não ganham, mas falam com quem ganha 😅

Falam com quem ganha e o propósito da medida é mesmo esse: levar os internos de MGF a ficar no SNS.
  15.  # 756

Colocado por: Casa da HortaValores brutos, claro. O valor exato é 3484 €/mês que cada médico pode acrescentar ao vencimento base

Os suplementos numa USF B têm 2 componentes: o aumento de lista de utentes e o IDE (indice de desempenho da equipa). Estes suplementos são pagos a médicos, enfermeiros e administrativos (com valores máximos 3484€ para médicos, 1360€ para enfermeiros e 687€ para administrativos - valores iliquidos).
    O pagamento do aumento da lista de utentes é feito para listas acima de 1550 utentes (o definido por lei como uma lista padrão de utentes) e é paga por patamares (tem 9 patamares). O IDE é um indice composto por vários indicadores de saúde (são 43 indicadores). O IDE que conta é o da equipa / USF e não o individual. O valor é pago com base no IDE alcançado em Dezembro do ano anterior (em 2025 os MF estarão a receber a componente IDE que atingiram em Dezembro de 2024). O valor minimo de IDE para se receber suplemento é 50 e o máximo é 100.
    Porém a conjugação destes 2 suplementos só pode atingir os limites atrás mencionados.
    Depois há ainda o suplemento de coordenação da USF (isto porque todo o trabalho do coordenador é feito fora do seu horário de trabalho semanal) e o suplemento de orientador de formação (que eu acho extremamente injusto só existir exclusivamente na MGF).
    Ah e caso a USF não consiga manter o IDE acima de 65 em 2 anos consecutivos ou nunca atinga os 70 no espaço de 3 anos poderá ser despromovida a UCSP (caso não cumpra o programa de recuperação) perdendo assim estes suplementos.

Os suplementos USF B sempre foram uma cenoura para manter os MGF no SNS. Os Cuidados de Saúde Primários são a base do SNS.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, Marco_Pires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  16.  # 757

Colocado por: ivreiscaso a USF não consiga manter o IDE acima de 65 em 2 anos consecutivos ou nunca atinga os 70 no espaço de 3 anos poderá ser despromovida a UCSP

Essa parte nunca li em nenhum documento... Do que tenho memória, a extinção da usf mod B tinha, como uma das condições, entre outras sem relação com o desenvolvimento, o não cumprir a carta de compromisso durante 2 anos consecutivos...
    Pode indicar o documento onde são referidos esses valores de ide, por favor?
  17.  # 758

Colocado por: Casa da HortaEssa parte nunca li em nenhum documento

Está no Decreto-Lei n.º 103/2023, de 7 de novembro que aprova o regime jurídico de dedicação plena no Serviço Nacional de Saúde e da organização e do funcionamento das unidades de saúde familiar

CAPÍTULO V - Extinção das unidades de saúde familiar e alterações na equipa multiprofissional
    Artigo 19.º Extinção da unidade de saúde familiar

1 - A extinção da USF ocorre nos seguintes casos:
    a) Por deliberação do conselho geral, por maioria de dois terços da equipa multiprofissional;
    b) Pela demissão do coordenador da USF se nenhum outro profissional da equipa médica estiver disposto a assumir o cargo;
    c) Pela saída de mais de 50 % dos profissionais da equipa multiprofissional em qualquer um dos subgrupos profissionais ou, no total da equipa multiprofissional, em número superior a um terço do total dos profissionais da USF, se a sua substituição não for efetuada no período de 12 meses;
    d) Por falsificação de registos no sistema de informação no âmbito da equipa multiprofissional;
    e) Por incumprimento sucessivo e reiterado da carta de compromisso prevista no n.º 4 do artigo 6.º, salvaguardando o respeito pelo princípio do contraditório.

2 - Para os efeitos previstos no número anterior, considera-se incumprimento sucessivo e reiterado da carta de compromisso a apresentação, em dois anos consecutivos, de um índice de desempenho da equipa (IDE), fixado na portaria a que se refere o n.º 4 do artigo 34.º, inferior a 65 % ou, em três anos consecutivos, inferior a 70 %.

3 - No caso previsto na alínea c) do n.º 1, pode não ocorrer a extinção da USF caso se mostre possível proceder à substituição dos profissionais em falta num prazo que não comprometa a dinâmica assistencial e o desempenho da equipa multiprofissional.

4 - Nas situações referidas no n.º 2, verificando-se os valores percentuais de IDE aí referidos, a Equipa Nacional de Apoio (ENA), criada nos termos do n.º 2 do artigo 40.º, em conjunto com a equipa multiprofissional, analisa as causas subjacentes à insuficiência de desempenho, bem como implementa um plano de desenvolvimento organizacional.

5 - Terminado o processo referido no número anterior, e mediante parecer da ENA, o ACES ou ULS apresenta à DE-SNS, I. P., sendo o caso, uma proposta de extinção da USF.

6 - A decisão de extinção cabe à DE-SNS, I. P., e é precedida de contraditório apresentado pela equipa multiprofissional.

7 - Independentemente do procedimento referido nos n.os 4 a 6, a extinção da USF opera automaticamente quando se verifique, em cinco anos consecutivos, um valor percentual de IDE inferior a 70 %.

8 - A decisão sobre a extinção da USF é comunicada à USF e ao ACES ou ULS, com a antecedência mínima de 60 dias, atenta a data da produção de efeitos.

9 - Caso ocorra a extinção da USF, os profissionais ali integrados mantêm-se em funções na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados que sucede à USF, sem prejuízo de poder haver lugar à constituição de uma nova equipa e candidatura a USF, nos termos da legislação em vigor.

Acho que é muito importante que TODOS os elementos da USF estejam bem cientes destes pontos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  18.  # 759

Uma coisa boa era a App do SNS, agora tem uma versão nova que não funciona. Foi uma melhoria para pior.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  19.  # 760

Colocado por: rjmsilvaUma coisa boa era a App do SNS, agora tem uma versão nova que não funciona. Foi uma melhoria para pior.
    Concordam com este comentário:HAL_9000

Infelizmente quando muda é para pior...
    Já Agora o modo como anunciaram a alteração das licenças de amamentação foi grande tiro no pé

0.2796 seg. NEW