Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 761

Colocado por: spvale
    Infelizmente quando muda é para pior...
    Já Agora o modo como anunciaram a alteração das licenças de amamentação foi grande tiro no pé

È verdade, a quantidade de gente habituada a "mamar" a vida inteira é enorme...
  2.  # 762

Colocado por: spvaleJá Agora o modo como anunciaram a alteração das licenças de amamentação foi grande tiro no pé

Já repararam que isto é um "bife" entre mulheres, e que surgiu de uma mulher (Ministra do Trabalho).

Eu já ouvi uma discussão entre mulheres (professoras) por causa disto, porque elas sabem bem que na grande maioria dos casos, as colegas não precisam de 4 anos de horário reduzido para amamentação. E depois o trabalho que não fazem por estar em "amamentação" quando muitas vezes já não amamentam à meses, sobra para outra pessoa, ou não se faz.

Se a pasta do Ministério do Trabalho fosse de um homem, a probabilidade da alteração das licenças de amamentação ir para a frente era significativamente inferior. Este é o lado positivo da liderança feminina, elas percebem coisas que os homens não percebem.
  3.  # 763

Colocado por: rod_2000
    Já repararam que isto é um "bife" entre mulheres, e que surgiu de uma mulher (Ministra do Trabalho).

Eu já ouvi uma discussão entre mulheres (professoras) por causa disto, porque elas sabem bem que na grande maioria dos casos, as colegas não precisam de 4 anos de horário reduzido para amamentação. E depois o trabalho que não fazem por estar em "amamentação" quando muitas vezes já não amamentam à meses, sobra para outra pessoa, ou não se faz.

Se a pasta do Ministério do Trabalho fosse de um homem, a probabilidade da alteração das licenças de amamentação ir para a frente era significativamente inferior. Este é o lado positivo da liderança feminina, elas percebem coisas que os homens não percebem.

Mas a minha pergunta é a seguinte, depois dos 2 anos qual é a taxa de mulheres nessa situação? E dos 3?
    Se seguir-mos o resto da Europa ainda tinham que aumentar em muita coisa...
    Tanta coisa para mudar e vão por aí, até concordo em ser obrigatório o teste para provar
  4.  # 764

Colocado por: spvaleMas a minha pergunta é a seguinte, depois dos 2 anos qual é a taxa de mulheres nessa situação? E dos 3?

Acho que é preciso atestado médico para a amamentação se prolongar. Pelo que ouvi na conversa entre as professoras, a obtenção desse atestado médico é fácil, aliás até é possivel obter o atestado de amamentação através de uma consulta online
  5.  # 765

Há inúmeras mulheres que apenas amamentam os primeiros meses (se tanto) e tem a licença até 3/4 anos
    • ivreis
    • 5 agosto 2025 editado

# 766

Eu concordo que seja dado tempo à mãe para amamentar o seu filho(a)... acho é que em Portugal esse tempo é usado para tudo... menos para a amamentação. Acho que todos os pais gostariam de ter mais tempo com os filhos. Quer os amamentem ou não.
    Se isto fosse uma sociedade honesta e humanista, os bercários/creches seriam próximo ou mesmo no local de trabalho da mãe que assim poderia sair do seu posto de trabalho e efetivamente ir amamentar o seu filho(a). Seria assim concedido esse tempo de "redução" de horário de trabalho ao longo do dia de trabalho e não uma ausência que acaba sempre por ser ou no inicio ou no fim do dia (ou em ambos) e que acaba por prejudicar os restantes trabalhadores.

Vou só dar este exemplo: já tive uma colega que queria à viva força que eu entrasse todos os dias às 8h e saísse às 20h (e que fizesse 4h de almoço para dar 8h de trabalho por dia) porque ela nunca queria entrar às 8h nem nunca sair às 20h porque tinha o direito por estar a amamentar... eramos só 2, as chefias eram brandas... saltei fora e deixei-a lá sozinha. Tb tenho filhos....
  6.  # 767

Curioso não ouvi o BE pronunciar-se sobre este problema...
  7.  # 768

Colocado por: rod_2000

Acho que é preciso atestado médico para a amamentação se prolongar. Pelo que ouvi na conversa entre as professoras, a obtenção desse atestado médico é fácil, aliás até é possivel obter o atestado de amamentação através de uma consulta online

Como provas que não dá? Os médicos de família passam sempre até aos 3 anos facilmente
  8.  # 769

Colocado por: ivreisEu concordo que seja dado tempo à mãe para amamentar o seu filho(a)... acho é que em Portugal esse tempo é usado para tudo... menos para a amamentação. Acho que todos os pais gostariam de ter mais tempo com os filhos. Quer os amamentem ou não.
    Se isto fosse uma sociedade honesta e humanista, os bercários/creches seriam próximo ou mesmo no local de trabalho da mãe que assim poderia sair do seu posto de trabalho e efetivamente ir amamentar o seu filho(a). Seria assim concedido esse tempo de "redução" de horário de trabalho ao longo do dia de trabalho e não uma ausência que acaba sempre por ser ou no inicio ou no fim do dia (ou em ambos) e que acaba por prejudicar os restantes trabalhadores.

Vou só dar este exemplo: já tive uma colega que queria à viva força que eu entrasse todos os dias às 8h e saísse às 20h (e que fizesse 4h de almoço para dar 8h de trabalho por dia) porque ela nunca queria entrar às 8h nem nunca sair às 20h porque tinha o direito por estar a amamentar... eramos só 2, as chefias eram brandas... saltei fora e deixei-a lá sozinha. Tb tenho filhos....

Isso a empresa é que foi mesmo branda, se eram só 2 era impossível e o CITE não ia aprovar, bastava a empresa simplesmente ter recusado...
  9.  # 770

Colocado por: spvale
    Como provas que não dá? Os médicos de família passam sempre até aos 3 anos facilmente

Claro que os atestados médicos são muito eficazes. Até um policia chulo tinha atestado ...
    https://sicnoticias.pt/pais/2025-04-02-video-policia-de-baixa-prolongada-detido-por-esquema-de-prostituicao-em-centro-de-massagens-em-lisboa-7dc12712
  10.  # 771

Antigamente tinham que ir à medicina do trabalho periodicamente mostrar que ainda tinham leite, agora basta um atestado, que pode ser passado online.
  11.  # 772

Em Portugal há 2 dados que são ultra secretos : o valor do absentismo da FP e das faltas registadas por greves.
  12.  # 773

A CITE aprova tudo. Não lhe interessa se prejudica os restantes.
  13.  # 774

Colocado por: carlota74A CITE aprova tudo. Não lhe interessa se prejudica os restantes.

Desculpe mas é mentira, pode ver os pareceres online, como é óbvio não agradam a muita gente mas é um bom direito, ainda por cima cada vez mais famílias monoparentais com guarda partilhada...
    Como iam fazer nos turnos nocturnos por exemplo...
  14.  # 775

Colocado por: Carvai
    Claro que os atestados médicos são muito eficazes. Até um policia chulo tinha atestado ...
    https://sicnoticias.pt/pais/2025-04-02-video-policia-de-baixa-prolongada-detido-por-esquema-de-prostituicao-em-centro-de-massagens-em-lisboa-7dc12712

Já devia ter ido à junta médica, quem falhou aí foram eles se era prolongada...
  15.  # 776

Colocado por: CarvaiEm Portugal há 2 dados que são ultra secretos : o valor do absentismo da FP e das faltas registadas por greves.

Esses dados não interessam a ninguém...
  16.  # 777

Eu vejo pareceres da CITE ao vivo. Chega ao ponto do conjugue ser desempregado e do pedido de flexibilidade ter que ser aceite pela empresa. Da empresa senão tiver funcionários suficientes no turno da noite ter sempre a opção de contratar...
    Em 20 pedidos nenhum foi recusado. Os outros que aguentem.
  17.  # 778

Colocado por: carlota74Eu vejo pareceres da CITE ao vivo. Chega ao ponto do conjugue ser desempregado e do pedido de flexibilidade ter que ser aceite pela empresa. Da empresa senão tiver funcionários suficientes no turno da noite ter sempre a opção de contratar...
    Em 20 pedidos nenhum foi recusado. Os outros que aguentem.

Está a falar da sua empresa em concreto eu falo em ver mesmo no site aparece tudo lá mesmo.
    Isso de desempregados é como para as creches e já foi alterado nas ilhas, se está desempregado tem que ter tempo para procurar emprego 😅
  18.  # 779

Portugal a ser pioneiro e com o SNS na linha da frente da cirurgia robótica. Acho que nos podemos orgulhar.
    https://cnnportugal.iol.pt/transplante-de-figado/marco-na-medicina-europeia/a-filha-disse-a-mae-o-meu-figado-e-teu-o-que-se-passou-a-seguir-e-historico-em-portugal-e-mais-alem/20250804/689121b4d34ef72ee4491790

Tinha interesse na opinião da nossa cirurgiã Sandra sobre o tema. Gostava de saber se a cirurgia se faz apenas com o cirurgião principal ou se implica também ter um ajudante?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  19.  # 780

Não creio que ninguém tenha mais filhos por amamentar mais tempo.

0.3251 seg. NEW