Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sempre me fez confusão ver a roupa em estendais fora da casa. E a higiene? E se o vizinho de cima resolver cuspir cá para baixo (e há muito disto) e o cuspo ir atingir a nossa roupa (uma toalha, roupa interior...)? E roupa a pingar para cima da nossa roupa, sabe-se lá de quem, com quê. As pessoas fecham as varandas para "dar mais área" à sala ou à cozinha e como é obvio lá vem o proverbial estendal exterior...acho que se deveria aplicar o regulamento municipal e proibir isso...não só por obvias questões estéticas, mas tb por mais que obvias questões higiénicas...
  2.  # 2

    proibirem os estendais ou oferecerem maquinas de secar roupa ...
  3.  # 3

    Oferecer quem? O orçamento geral do estado, ou seja o contribuinte?

    A maioria das casas tem varandas boas para secar roupa...
  4.  # 4

    Não é muito bonito, mas não é proibido, pois não? Na margem sul do Tejo, assim como na linha de Sintra, para onde vou, só vejo roupa em estendais. Quando os apartamentos têm frente e traseiras, normalmente, os estendais estão nas traseiras, mas quando só há um lado, é aonde pode ser.
    Há países em que é proibido, mas em Portugal, não sabia. Se é proibido, há muita gente (quase toda a gente) a não respeitar a lei.
    Num país como o nosso aonde no verão, acabamos de estender a roupa, ao fim de meia hora já está seca. Não é bonito, mas é útil.
    Pena é que por vezes, a roupa apanhe com a cinza do cigarro do vizinho de cima.
  5.  # 5

    Se fôr só a cinza do vizinho de cima....já vai com sorte
  6.  # 6

    Tem toda a razão, ou com a água com lexívia da lavagem dos terraços, ou com cuspo, etc.
  7.  # 7

    dependendo do vento ... o problema não tem de vir de cima obrigatoriamente.

    bonito não fica, higiénico também não o é, agora alternativas:

    - maquina de secar roupa ( espaço ocupado é muitas vezes algo que não se pode despender.
    - sistema de estendal preso no tecto da varanda, prático ... mas que dura pouco tempo alias de ser algo para usar não com muito peso
    - ir a lavandaria ( apenas para os ricos )
    - estendal suspenso no peitoril da varanda ( permite desfrutar da totalidade da varanda apesar de levar com todo o lixo, quer de cima quer por onde o vento sopre)

    qual seria a melhor alternativa tendo em conta que em muitos casos o espaço da varanda é fundamente junta-lo a zona habitacional?
  8.  # 8

    Existem já alguns regulamentos municipais que proibem
    Ok não são fiscalizados...
    Existem já muitos regulamentos de condominio que igualmente o proibem.
    Ok venham lá a casa tirar-me o estendal da varanda a ver se conseguem...
  9.  # 9

    Morei num apartamento muitos anos e estendia a roupa na varanda em 5 cordas que fixei de uma parede à outra.

    Não apanhava chuva nem cuspos...

    Funcionou perfeitamente durante muitos anos. na perfeição. Qual o problema?
  10.  # 10

    Paramonte,
    Há muitos predios em que a única varanda é na sala...

    (tirado de outro tópico)

    Em geral É PROIBIDO haver estendais exteriores pendurados fora das janelas (mesmo que tenha sido o construtor a colocar as poleias, cabos, etc.).

    Há umas Câmaras em que é permitido haver estendais exteriores nas fachadas «a tardoz» (exemplo: aviso 6002/2008 da CMAmadora).
    Mas com uma nuance:
    «1 - São proibidos os estendais exteriores nos alçados principais das novas edificações, sendo obrigatória a colocação de estendais interiores nas zonas afectas ao tratamento de roupa de acordo com os pontos n.os 1, 3 e 4, do artigo 66º, do RGEU.
    2 - São permitidos os estendais exteriores nos alçados a tardoz das novas edificações.
    3 - Os estendais exteriores, previstos no ponto 2, deste artigo, são obrigatoriamente providos de elementos de protecção que valorizem a composição arquitectónica»

    Como diz o povo:
    «Ó sua descaradona
    Tire a roupa da janela
    Porque a roupa sem dona
    Lembra-me a dona sem ela.»
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Karura, aquapego, MartaD
  11.  # 11

    No verão passado ia a passar numa rua de Bruxelas e quase que tive de me desviar de um estendal de pé posto no passeio. O dono da roupa estava obviamente a cozinhar no seu r/c e pela janela mantinha os jeans dele debaixo de olho.
  12.  # 12

    Luis KW, adorei o verso!
    É das coisas que mais gosto! Disso e das plantinhas nos telhados!
    Há países onde os estendais nas janelas não existem simplesmente. Lembro-me de ser bem miúda, estava a estudar nos EUA e pensar "Mas como é que eles secam a roupa?!" E a primeira vez que vesti a roupa vinda da lavandaria, ressequida, áspera e de pensar que saudades tinha de secar a minha roupa ao sol! Fazia o esforço de vir com a roupa molhada da lavandaria para a secar ao sol no pequeno espaço traseiro reservado para emergências.
    Por vezes é inestético, mas o facto é que se deveria legislar sobre isso. Somos um país mediterrânico com sol de Março a Outubro, não justifica as máquinas de secar roupa! Se todas as casas secassem a roupa na máquina de secar, o gasto energético seria muitíssimo maior! Penso que prioibir é a legislação do preguiçoso, que não consegue pensar em alternativas.
  13.  # 13

    Colocado por: Luis K. W.Em geral É PROIBIDO haver estendais exteriores pendurados fora das janelas (mesmo que tenha sido o construtor a colocar as poleias, cabos, etc.).

    Eis um edifício dos anos 80 em Lisboa, mandado construir pela EPUL.
      Untitled-16.jpg
  14.  # 14

    Colocado por: macalEis um edifício dos anos 80 em Lisboa, mandado construir pela EPUL

    Aparentemente, isso é (considerado?) a tardoz do edifício, e houve algum arquitecto que achou que aquela estrutura azul «valoriza» a composição arquitectonica.

    A EPULisboa parece, portanto, seguir os mesmos parâmetros acima referidos:
    «2 - São PERMITIDOS os estendais exteriores nos alçados a tardoz das novas edificações.
    3 - Os estendais exteriores, previstos no ponto 2, deste artigo, são OBRIGATORIAMENTE providos de elementos de protecção que valorizem a composição arquitectónica»»
    •  
      MartaD
    • 4 fevereiro 2010 editado

     # 15

    Que coisas horríveis isso dos estendais.
    Aqui no meu prédio todos têm varanda e por isso a roupa não se vê porque está as secar no chão das varandas ou dentro de casa. Mas das vezes que vejo tapetes pendurados nos muros das varandas, dá-me vontade de os queimar a todos. Parece o prédio dos ciganos.
    Ok, estou a exagerar, não é assim tantas vezes que isso acontece.


    edit:

    Como diz o povo:
    «Ó sua descaradona
    Tire a roupa da janela
    Porque a roupa sem dona
    Lembra-me a dona sem ela.»


    Adorei LOL
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  15.  # 16

    Cara MartaD, estou a ver q o seu prédio é de pessoas com civismo...que Deus os conserve, e já agora a si tambérm!!
  16.  # 17

    Paramonte: Não sei se é por ser um prédio novo, mas não vejo roupa nenhuma pela parte de fora. Metem a secar em estendais baixinhos, dentro das varandas (ou dentro de quartos, como já vi). Eu própria o faço, mas estou desejosa de comprar uma máquina de secar roupa para não ter que ver a roupa no terraço. Não gosto de ver roupa pendura em parte NENHUMA. É a coisa mais feia que pode existir. Se os prédios de Portugal fossem livres de roupas, tudo ficava mais bonito.

    Obg :)
  17.  # 18

    Vale pena fazerem uma legislação energética toda pra frentex, incentivarem a indústria da caixilharia dupla e afins, desenvolverem uma arquitectura toda cheia de ganhos solares,paredes de Trombe, isto e aquilo, para depois empurrarem as pessoas para os secadores de roupa! Em Portugal!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riquer, Italiano
  18.  # 19

    Como disse, basta fazer varandas para secagem de roupa...e depois passar legislação para evitar os tristes estendais exteriores.

    Solzinho temos muito e é para aproveitar.

    Morei alguns anos num país do norte da Europa, e secavamos a roupa sempre no quintal, e já agora, se o sol seca bem a roupa, o ar seco e frio, gelado mesmo também seca bem.
  19.  # 20

    Só um reparo, Paramonte.

    O que seca mais depressa não é só "o sol" (não estou a ver a roupa a secar no Polo Norte, nem nos dias de sol).

    Também não é o vento "seco e frio, gelado mesmo".
    Eu, como a lobito, vivi muitos anos no norte da Europa. Sabe o que acontece à roupa se a pendurar num dia de «vento gelado»? A ÁGUA CONGELA E A ROUPA FICA «ESTALADIÇA»! LOLOLOL

    Também não é (só) o calor, se for húmido (nem vos conto como é na Jamaica, ou em Macau...).

    É o VENTO (tépido) e, de preferência, SECO.

    Eu tenho estendais no tecto e na parede INTERIOR da varanda da cozinha, claro. Mas NESTE Inverno, isto está mesmo mau para secar roupa lá fora...

    Vê-se muito em Lisboa que, nos prédios recentes, sobretudo nos mais económicos, previram-se estruturas (redes, grelhas, etc) para disfarçar o estendal - que geralmente ficam "nas traseiras" do prédio.
 
0.0225 seg. NEW