Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Boas

Em cada fogo?

sim.

Eu sei que não temos esse hábito ...

Precisamente. Em teoria o ideal seria uma lavandaria do condomínio; devido ao individualismo exacerbado dos "tugas" acho que não ia funcionar bem e seria (mais) uma fonte de problemas. Assim sendo acho que uma pequena lavandaria (pelo menos 1,5 x 2) deveria ser espaço obrigatório em cada fogo de habitação colectiva.

PS: Se eu vivesse no prédio do MRUI acho que exigiria uma lavandaria comum - imagino que deve facilitar a "socialização".

cumps
    José Cardoso
  2.  # 42

Uma lavandaria de pelo menos 1,5x2 não é nada difícil de implementar. E muitos apartamentos têm, e maiores.

Mas já estou a ver muita gente deitar abaixo essas lavandarias para "dar mais espaço à sala" ou cozinha e toca a meter os estendais cá fora.
    • lobito
    • 5 fevereiro 2010 editado

# 43

Eu ia comentar sobre a psicologia tuga, mas não sei que diga: os estrangeiros também costumam estar convencidos que as bichas dos autocarros não são para respeitar como em qualquer país do sul, mas estão redondamente enganados. Como diz o Alexandre O'Neill de Lisboa "Nápoles, de suíços habitada"...

Esses equipamentos colectivos fazem-me lembrar os suecos (que os têm, muitas vezes incluindo sauna). O nec plus ultra do género era o prédio em que morava um amigo meu, com uma vsita espectacular, etc e tal, mas que tinha inclusivamente uma sala de festas à qual vinha acoplada a obrigação de cozinhar para os vizinhos de vez em quando (e, pior ainda, cozinhar COM outros vizinhos para o resto do prédio). Resquícios dos colectivismos dos anos 30...

Nem imagino o prédio do MRui com esse regulamento!
  3.  # 44

Fumar nos autocarros também, coisa que os Tugas não fazem, mas por exemplo na terra de sua majestade é uma praga
  4.  # 45

Com o sol que o nosso querido e solarengo Portugal tem, instalar lavandarias com máquinas de secar roupa seria um passo atrás não só na economia, mas também na mentalização para a importância da reutilização das energias naturais. Quando penso na quantidade de água potável que vai sanita abaixo, de cada vez que despejo o autocolismo, penso que daqui a trinta anos nos iremos achar ridiculos pelo gasto desnecessário dos nossos recursos mais preciosos.
  5.  # 46

Colocado por: marco1E que tal "fazer" prédios com cobertura plana( terraço) em que para alêm de dar para estender a roupa dos condóminos, desse tambem para ter um espaço infantil e no fundo zonas ao ar livre apenas para estar. Há muitos anos vivi em áfrica num prédio assim. Agora, embora o telhado seja comum ( paga-se a sua manutenção e reparações) mas apenas servem um ou outro previligiado com o seu sotão privado ou duplex ou ainda o seu recuado.

Eu moro num recuado. Tenho sorte :D Mas o bloco colado ao meu já foi feito de outra maneira e em vez de fazerem recuados, fizeram terraço em cima, dividido em partes (separadas por muros) para os moradores dos pisos de cima. Está muito interessante pois cada um tem uma parte fechada e um bocado de terraço.
    Agora com a chuva que tem feito não tenho alternativa, tenho que meter a roupa dentro de casa. Demora uns 3 dias a secar, mas seca.
  6.  # 47

Boas, já ouviram falar dos secadores de roupa do AKI? Colocam-se dentro de casa (quarto, despensa, etc..) são redondos, mais ou menos com 60cm de diâmetro, e 1,70 altura, assentes num tripé. A roupa coloca-se em cabides e assentam em braços próprios no interior, depois fecha-se o fecho e liga-se! Dá para mais que uma máquina de roupa. Custão 50 € e secam a roupa em 60 a 90minutos e em termos de consumo de energia, não noto diferença nenhuma(tenho à mais de ano). Aconselho vivamente pois é uma maravilha!
    Saudações.
      Secador roupa.jpg
  7.  # 48

Colocado por: UgabistaBoas, já ouviram falar dos secadores de roupa do AKI? Colocam-se dentro de casa (quarto, despensa, etc..) são redondos, mais ou menos com 60cm de diâmetro, e 1,70 altura, assentes num tripé. A roupa coloca-se em cabides e assentam em braços próprios no interior, depois fecha-se o fecho e liga-se! Dá para mais que uma máquina de roupa. Custão 50 € e secam a roupa em 60 a 90minutos e em termos de consumo de energia, não noto diferença nenhuma(tenho à mais de ano). Aconselho vivamente pois é uma maravilha!
    Saudações.
      Secador roupa.jpg

Não conhecia, e não parece uma ideia nada parva.
  8.  # 49

O único aspecto negativo que vejo nessas «secagem» de roupa dentro de casa, é que a água que sai da roupa vai para algum lado.

(e depois queixam-se que aparece bolor atrás dos móveis, no tecto da cozinha, etc....)
  9.  # 50

Também já pensei nisso, embora nos sítios com aquecimento central às vezes dá jeito porque o ar fica muito seco (mas aí se calhar não é preciso a máquina do ugabista).

E já agora, e porque anda tudo a pôr vidros duplos em todo o lado, estive este fim de semana num apartamento onde vivi dezenas de anos com a mesma pintura na casa de banho, que em metade do tempo começou toda a pelar desde que mudei a janela. Portanto, cuidado a dobrar com as modernices!
  10.  # 51

Colocado por: Luis K. W.O único aspecto negativo que vejo nessas «secagem» de roupa dentro de casa, é que a água que sai da roupa vai para algum lado.
    (e depois queixam-se que aparece bolor atrás dos móveis, no tecto da cozinha, etc....)

Colocado por: Luis K. W. Eu tenho estendais no tecto e na parede INTERIOR da varanda da cozinha, claro.

E secá-la dentro de casa com os entendais?! Parece-me pior não!

Até à data, nada! Tenho o cuidado de colocá-lo também na varanda, excepção feita quando chove.
  11.  # 52

lobito
    1. Correcção: No sítios com aquecimento central o ar não fica mais seco. A humidade existente não "desaparece",continua lá. O que diminui é a «humidade relativa». E nós somos sensíveis é há humidade relativa.

2. Antes de ter vidro duplo, a humidade em excesso condensava com maior facilidade no vidro simples.
    No fundo, esses vidros funcionavam como trop-plein (tubo-ladrão) para a humidade em excesso (*).
    Quando mudaram para vidro duplo, uma boa parte dessa humidade em excesso passou a ser absorvida pelas paredes pintadas (que são porosas).
    Esta é uma das razões para a pintura ase deteriorar com maior facilidade.
    (a outra razão é que, seguramente, a tinta não estava lá muito bem aplicada) ;-)

(*) tenho UMA janela com vidro simples na zona mais fria da cozinha, e não a troco por vidro duplo nem por nada.
  12.  # 53

Colocado por: Luis K. W.É frequente ve-lo nos filmes, passados nos EUA e na GB, as pessoas irem com a cesta da roupa a uma loja ou à cave do condomínio, onde estão enormes máquinas de lavar e secar.

Mas isso são eles que são ricos. Como nós somos pobres queremos 1 lavandaria por fogo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Karura
  13.  # 54

Colocado por: Ugabista
    Colocado por: Luis K. W.Eu tenho estendais no tecto e na parede INTERIOR da varanda da cozinha, claro.

E secá-la dentro de casa com os entendais?! Parece-me pior não!
    Os estendais da minha casa estão na varanda (i.e. no exterior). ;-)

E não, não é melhor nem mais saudável EVAPORAR a água da roupa para o ar, do que a deixar PINGAR algures para o chão. Eu prefiro a segunda.

O VAPOR em excesso no ar irá fomentar o crescimento de bolor (que é uma planta transparente que anda pelo ar).
  14.  # 55

Colocado por: Luis K. W.lobito
    1. Correcção: No sítios com aquecimento central o ar não fica mais seco. A humidade existente não "desaparece",continua lá. O que diminui é a «humidade relativa». E nós somos sensíveis é há humidade relativa.

2. Antes de ter vidro duplo, a humidade em excesso condensava com maior facilidade no vidro simples.
    No fundo, esses vidros funcionavam como trop-plein (tubo-ladrão) para a humidade em excesso (*).
    Quando mudaram para vidro duplo, uma boa parte dessa humidade em excesso passou a ser absorvida pelas paredes pintadas (que são porosas).
    Esta é uma das razões para a pintura ase deteriorar com maior facilidade.
    (a outra razão é que, seguramente, a tinta não estava lá muito bem aplicada) ;-)

(*) tenho UMA janela com vidro simples na zona mais fria da cozinha, e não a troco por vidro duplo nem por nada.

1) Yesss

2) Yesss à tinta e mais ao pintor.
    •  
      MRui
    • 5 fevereiro 2010

# 56

Colocado por: j cardosoPS: Se eu vivesse no prédio do MRUI acho que exigiria uma lavandaria comum - imagino que deve facilitar a "socialização".

Colocado por: lobitoNem imagino o prédio do MRui com esse regulamento!

Eu explico: a) no meu prédio já temos lavandaria comum há muito tempo; b) o regulamento do prédio tem um único artigo que determina: é proibido regulamentar.

Para que saibam, na lavandaria do meu prédio, além de se lavar roupa também se fazem outras coisas como comentarmos a vida de cada condómino em função da sua roupa interior. Por exemplo, o Sr. Arnaldo, deve ser um tabagista inveterado atendendo ao alto teor de nicotina apresentado nas suas cuecas. A Dona Micas, deve ser praticante de paraquedismo atendendo ao tamanho dos seus soutiens. O Sr. Januário, deve ter um caso extra-conjugal atendendo às machas apresentadas nos seus lenços.
    Vou ficar por aqui porque não quero expor as intimidades de mais condóminos, e ainda alguém chegar à conclusão que também mora no meu prédio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Karura
  15.  # 57

Pois, concordo, isto das lavandarias comuns secalhar não é lá muito boa ideia!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRui
      women091107_468x398.jpg
    •  
      MRui
    • 6 fevereiro 2010

# 58

Estendais, lavandarias e portugueses...

Os portugueses, nós, nunca fomos muito dados a "colectivismos" porque assim fomos ensinados. E também nunca fomos muito dados a preocupações estéticas porque a isso nunca fomos ensinados.
    O espectáculo diário de roupa estendida nas fachadas, parece banal mas diz muito do que somos. O estrangeiro que nos visita, pode achar very typical esse cenário em Alfama ou na Ribeira, mas certamente vai-se embora com uma imagem negativa sobre nós. E nós não nos preocupamos com a nossa imagem, especialmente a imagem colectiva, enquanto povo e enquanto país.
    As autarquias, na sua generalidade, não têm uma visão estética nem uma visão colectiva dos seus municípios. Os Governos, não têm uma visão estética nem uma visão colectiva do país. Os Governos, as autarquias, somos nós. São também a nossa imagem.
    Antes de chegarmos às lavandarias colectivas nos prédios, precisamos primeiro de chegar a muitas outras coisas.
  16.  # 59

Concordo em parte, noutra não.
    • becas
    • 6 fevereiro 2010 editado

# 60

Nós, os portugueses, não temos o sentido estético, abandalhamos tudo, damos má imagem de nós próprios, etc, etc... Por acaso, neste caso da roupa, achamos que se está a "falhar o alvo". Se há povo que tradicionalmente dá valor à limpeza e à boa apresentação (pessoal e da casa) é o português. Basta lembrar que os franceses cobiçavam as mulheres portuguesas como empregadas domésticas e porteiras porque "eram muito limpinhas"...tudo bem, o ex. não é muito edificante mas ilustra o meu ponto de vista! Ou nas célebres "limpezas de Páscoa", onde tudo era limpo ao pormenor!
    Quando vamos ao estrangeiro (países do norte da Europa, por ex.), é verdade que não vemos roupa a secar (vemos, mas não como aqui), mas em contrapartida a maior parte das pessoas tem...um ar enxovalhado, para dizer o mínimo. Vestem roupa tipo "saco de batatas", que nunca viu um ferro de engomar e máquina de lavar só de longe a longe. Estou a generalizar, evidentemente, seguindo o tom dos comentários anteriores. Já por cá tem-se uma empregada "para passar a ferro" ou leva-se a uma engomadoria ou gastam-se serões a engomar esses trapinhos primorosamente secos nas varandas!
    Cada vez se seca mais nos secadores, mas é uma solução de recurso. A roupa desgasta-se com muito mais rapidez, os algodões puros encolhem, fica muito mais enrugada. Nada como secar ao sol, que ainda por cima é bactericida.
    Dito isto, também não gosto de ver roupa a secar nas fachadas. Estendais baixos nas varandas parece ser uma solução menos má...e não é preciso chegar aos fundamentalismos do prédio onde vivia uma amiga minha, e onde numa reunião de condomínio até isto foi censurado!

0.0252 seg. NEW