Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    É certo que é inestético, principalmente em meio urbano, porque em meio rural pessoalmente penso que não há nada mais belo do que uma máquina de lençois brancos alvos a acenarem ao vento naqueles estendais compridos. Mas entre o inestético e pagar mais um tanto de luz por uma coisa que podemos ter grátis e de melhor qualidade, o que será preferível?

    Já podemos é formular uma lista de alternativas aos estendais como eles se encontram neste momento, como sugestão aos senhores arquitectos:

    1. Estendais comuns nos terraços dos prédios;
    2. Estendais, preferivelmente nas traseiras dos prédios, o que exigiria uma atenção maior ao planeamento urbanístico, de forma a que todas as traseiras tenham a mesma orientação.
    3. Dentro das cidades, pequenas casais habitacionais com quintal nas traseiras (há alguns bairros assim em Lisboa, mas de gerações anteriores, proponho que se reactualize o conceito)
  2.  # 62

    Também não estou nada de acordo que a roupa a secar nos estendais é um crime de lesa estética, nem que da ma impressão do pais aos estrangeiros que nos visitam. O que tipicamente eu vejo os visitantes comentarem negativamente é a degradação dos prédios, as casas abandonadas e arruinadas. Isso sim, da definitivamente uma ma imagem.

    Quanto aos estendais, para mim, tudo depende: num bairro antigo, com prédios pequenos e ruas pequenas, não me incomoda nada; nos prédios burgueses dos anos 30, 40, 50 não me incomoda nada se por acaso as traseiras com as suas marquises e estendais, se vêem da rua; num prédio dos anos 70, 80 para a fente, com as varandas fechadas com marquises de aluminio cada uma de sua nação, a roupa a secar é so mais um pouco de sal na ferida estética que aqueles mamarrachos representam para mim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Karura
    •  
      MRui
    • 6 fevereiro 2010

     # 63

    Últimamente, para além de roupa estendida, também começam a aparecer outras coisas estendidas nas fachadas. Esta foto foi tirada hoje de manhã ao prédio em frente do meu.
    Parece que o Sr. Manso chegou mais cedo de viagem e...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Karura
      Screen shot 2010-02-04 at 2.23.38 PM.png
  3.  # 64

    ah ah ah
    •  
      MartaD
    • 6 fevereiro 2010 editado

     # 65

    Colocado por: Luis K. W.O único aspecto negativo que vejo nessas «secagem» de roupa dentro de casa, é que a água que sai da roupa vai para algum lado.

    (e depois queixam-se que aparece bolor atrás dos móveis, no tecto da cozinha, etc....)


    Até agora na minha casa só mesmo a água da chuva/condensações que me entra para dentro.
    Quanto à roupa, então diga-me uma alternativa para o tempo de chuva que se tem verificado. Por enquanto não tenho máquina de secar mas será essa a alternativa. Apesar de meter a centrifugação a 1000, quando tiro a roupa, sai-me quase seca eheh, sempre tenho que a meter a secar em algum lado.
    Para mim o factor "estética" está em primeiríssimo lugar. Não seria capaz de estragar a fachada e traseira do meu prédio com o que quer que seja. O belo faz-me feliz, o feio torna-me irritadiça e deprimida. Estou em pulgas para comprar uma máquina de secar porque nem sequer gosto de ver a minha própria roupa a secar no meu terraço. Apesar de não se ver por fora, vejo eu quando estou no terraço a apreciar as belas vistas.
  4.  # 66

    Colocado por: MartaD
    Colocado por: Luis K. W.O único aspecto negativo que vejo nessas «secagem» de roupa dentro de casa, é que a água que sai da roupa vai para algum lado.

    (e depois queixam-se que aparece bolor atrás dos móveis, no tecto da cozinha, etc....)


    Até agora na minha casa só mesmo a água da chuva/condensações que me entra para dentro.
    Quanto à roupa, então diga-me uma alternativa para o tempo de chuva que se tem verificado. Por enquanto não tenho máquina de secar mas será essa a alternativa. Apesar de meter a centrifugação a 1000, quando tiro a roupa, sai-me quase seca eheh, sempre tenho que a meter a secar em algum lado.
    Para mim o factor "estética" está em primeiríssimo lugar. Não seria capaz de estragar a fachada e traseira do meu prédio com o que quer que seja. O belo faz-me feliz, o feio torna-me irritadiça e deprimida. Estou em pulgas para comprar uma máquina de secar porque nem sequer gosto de ver a minha própria roupa a secar no meu terraço. Apesar de não se ver por fora, vejo eu quando estou no terraço a apreciar as belas vistas.


    Ora então tem aí uma bela alternativa MartaD, aquela que descrevi em cima...
  5.  # 67

    Sim, é verdade. Quando chove meto a roupa a secar dentro de um quarto. Mas nunca vou lá, está vazio. Quando está sol, meto a secar no terraço, o que me incomoda mais pois estou lá mais vezes.
    A alternativa é a máquina de secar, brevemente comprarei uma.
  6.  # 68

    :) ora aqui está um tópico de "aparências" e que mostra como os tugas andam muito com tiques de novo-riquismo!!!

    máquinas pra secar roupa?! com tanto sol e vento e bom tempo a maior parte do ano?! só porque "ah e tal é feio ter estendal"
    feio?! feio é dever e não pagar!

    a roupa que seca ao sol e ao vento fica macia, cheirosa, "leve" e mais agradavel de vestir. eu sou a favor so sol e dos estendais. são uteis, práticos e uma marca mediterranica!
    viva a aldeia da roupa branca!
  7.  # 69

    Colocado por: phiona:) ora aqui está um tópico de "aparências" e que mostra como os tugas andam muito com tiques de novo-riquismo!!!

    máquinas pra secar roupa?! com tanto sol e vento e bom tempo a maior parte do ano?! só porque "ah e tal é feio ter estendal"
    feio?! feio é dever e não pagar!

    a roupa que seca ao sol e ao vento fica macia, cheirosa, "leve" e mais agradavel de vestir. eu sou a favor so sol e dos estendais. são uteis, práticos e uma marca mediterranica!
    viva a aldeia da roupa branca!


    Não sei se leu mas eu quero a máquina de lavar para os dias de chuva, o que neste inverno foi quase todos os dias. É a favor da roupa pendurada ao ar livre mas como faz com os dias de chuva??? Não me diga que querer uma máquina de secar é ter mania de novo rico, até me ri com isso.
    Ainda agora fui estender roupa no terraço porque está bom tempo, mas assim que começa a chover não tenho alternativas.

    Se gosta de roupas estendidas a dar para a rua, eu não gosto. É feio e dá-me cabo da cabeça. NUNCA moraria num prédio que tivesse roupa estendida visível da rua.

    p.s: Neste verão o sol foi tão forte e bateu com tanta intensidade que parte da roupa que estava em contacto directo com o sol perdeu um pouco da cor. O sol também tem o poder de descolocar as coisas.
  8.  # 70

    Colocado por: phiona:) ora aqui está um tópico de "aparências" e que mostra como os tugas andam muito com tiques de novo-riquismo!!!

    máquinas pra secar roupa?! com tanto sol e vento e bom tempo a maior parte do ano?! só porque "ah e tal é feio ter estendal"
    feio?! feio é dever e não pagar!

    a roupa que seca ao sol e ao vento fica macia, cheirosa, "leve" e mais agradavel de vestir. eu sou a favor so sol e dos estendais. são uteis, práticos e uma marca mediterranica!
    viva a aldeia da roupa branca!



    Pois, não a queria ter como vizinha, já estou a ver as toalhas e os lençois a esvoaçar...bonito... o "ah e tal" diz muito...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MartaD
  9.  # 71

    bom, nós de verão secamos num extendal de tecto na varanda. de inverno -> máquina de secar (mais concretamente de lavar e secar) em tarifa bi-horária.

    Inconvenientes:
    €€€
    roupa engilhada
    perde grande parte do cheiro do detergente
    roupa mais áspera
    convém tirar a roupa da máquina quando acabar a secagem. se ficar mais que 1 hora, sai ainda húmida.

    vantagens:
    seca em 90 min
    •  
      MRui
    • 7 fevereiro 2010

     # 72

    Colocado por: phionamáquinas pra secar roupa?! com tanto sol e vento e bom tempo a maior parte do ano?! só porque "ah e tal é feio ter estendal"
    feio?! feio é dever e não pagar!

    Maravilha. Por que não também mandar os dejectos pela janela avisando: água vai! Só porque é feio?! Feio é dever e não pagar!
  10.  # 73

    Colocado por: MRui
    Colocado por: phionamáquinas pra secar roupa?! com tanto sol e vento e bom tempo a maior parte do ano?! só porque "ah e tal é feio ter estendal"
    feio?! feio é dever e não pagar!

    Maravilha. Por que não também mandar os dejectos pela janela avisando: água vai! Só porque é feio?! Feio é dever e não pagar!


    isso também era tradicional na antiguidade ... poderiamos entrar na velha questão "até onde vai o tradicionalismo e onde entra o bom senso"?
  11.  # 74

    p.s: Neste verão o sol foi tão forte e bateu com tanta intensidade que parte da roupa que estava em contacto directo com o sol perdeu um pouco da cor. O sol também tem o poder de descolocar as coisas.


    Dica: a roupa escura lava-se e seca-se do avesso precisamente por causa da descoloração...
    E compreendo que não queira estender roupa no terraço, mas...experimente secar na máquina os belos soutiens, os tecidos mais sensíveis, collants e leggings em malha,... vá fazendo experiências com o secador, se não quiser ter desgostos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MartaD
  12.  # 75

    Colocado por: becas
    p.s: Neste verão o sol foi tão forte e bateu com tanta intensidade que parte da roupa que estava em contacto directo com o sol perdeu um pouco da cor. O sol também tem o poder de descolocar as coisas.


    Dica: a roupa escura lava-se e seca-se do avesso precisamente por causa da descoloração...
    E compreendo que não queira estender roupa no terraço, mas...experimente secar na máquina os belos soutiens, os tecidos mais sensíveis, collants e leggings em malha,... vá fazendo experiências com o secador, se não quiser ter desgostos...


    Tenho lá roupa a secar neste momento e está um sol insuportável. Não é só a roupa escura que fica sem cor onde bate o sol. Também as coisas azuis bebé ou outras cores leves, noto bem a diferença! Mas vou tentar fazer isso de secar do avesso.
    Dessa lista toda só tenho soutiens, E esses são lavados à mão, não vão para nenhuma máquina senão lixa-me os ferrinhos deles.
    Eu é que me vou pôr a secar agora ao sol !
  13.  # 76

    Olá a todos

    Eu vivo no r/c de um prédio com quintal o qual uso para o lazer, porém o meu vizinho de cima tem o estendal que passa por cima de todo o quintal...estou eu a jantar, olho para cima e estou a ver toda a roupa da família! :)

    Isto será permitido?

    Agradeço a atenção.
  14.  # 77

    Colocado por: MartaDQuanto à roupa, então diga-me uma alternativa para o tempo de chuva que se tem verificado.
    Nos dias de chuva e de muita humidade, optamos por colocar o estendal dentro do hall da casa e ligar o desumidifcador com as portas fechadas. Impecável!
 
0.0242 seg. NEW