Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Eu que sou contra o "bota abaixo" que diariamente nos querem impingir, lembro-me muitas vezes da época dos descobrimentos, gosto muito de remar contra a maré e focar-me naquilo que temos (ou tivemos) de positivo. Na pior das hipóteses poderá servir de inspiração :)
  2.  # 42

    Sobretudo para os que AINDA NÃO passaram dos 40, ou mesmo dos 30. Os mais jovens.

    Ultimamente tem-se falado muito nisto... Vocês FAZEM IDEIA como Portugal mudou (para MUITO MELHOR) nos últimos 25-30 anos?!?

    Recuemos um bocado.
    Nos inícios dos anos 60, havia meninos que iam para a escola primária na PAREDE (na bela, rica e famosa "Costa do Sol", concelho de Cascais) d_e_s_c_a_l_ç_o_s!! E que, ao meio-dia, iam comer uma sopa nos bombeiros.

    No início dos anos 80, era CHOCANTE entrar em Lisboa (do lado do aeroporto, entre o Areeiro e as Olaias, ao longo da 2.ª Circular, do lado de Algés, etc.), havia um mar de BARRACAS onde moravam (não, não eram currais nem galinheiros!) PESSOAS !
    E o NOJO "industrial" que era a zona onde hoje está o belo Parque das Nações? Ainda me lembro de haver nuvens de poluição mal-cheirosa que invadiam as zonas do Areeiro-Av João XXI etc. vindas pelo vale de Chelas...

    Isto para não falar nas mudanças até em pequenas aldeias por todo o País (saneamento, etc.).

    Portanto, quando se fala nos ERROS e nos ROUBOS com o dinheiro vindo da UE e com o dos nossos impostos, não nos podemos esquecer de QUANTO o nosso País mudou para MELHOR nos últimos 25-30 anos.

    É que não tem nada a ver!!

    Outro exemplo: O simples facto de Portugal - este minúsculo e pobre país - ter DUAS-escolas-DUAS (!!) de Gestão/Management entre as 50 melhores do mundo, poderá trazer mudanças imprevistas a muito curto prazo.
    Foi há apenas 6 anos que o valor das exportações sobre o PIB ultrapassou pela primeira vez os 30% (a média da UE anda pelos 42%). Desde então, este valor não tem parado de aumentar (em % e em valor absoluto). E eu acredito que isto é um reflexo de uma maior agressividade e FORMAÇÃO dos nossos gestores (nomeadamente nas PME).
    O futuro ainda nos pode trazer muitas surpresas...

    Deixemo-nos de derrotismos e fatalismos!
    A vida é bela porque é uma luta! Vamos a ela.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, branco.valter, jorgealves, Tavares Miguel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso, becas, Hélio Pinto, two-rok, Tavares Miguel
  3.  # 43

    Colocado por: Luis K. W.este minúsculo e pobre país - ter DUAS-escolas-DUAS (!!) de Gestão/Management entre as 50 melhores do mundo, poderá trazer mudanças imprevistas a muito curto prazo.

    Se não continuar a roubalheira do costume e a falta de justiça!
  4.  # 44

    "Portugal mudou para melhor nos ultimos 25 anos"... sim, sim, muito melhor, todos os indicadores. a começar pelo indíce de desemprego e pelo endividamento externo, o apontam, sem dúvida, não sei é se ria se chore ...
    A culpa disto tudo foi do malandro do "botas" (no tempo dele - que pouco vivi, pois tinha 7 anos no 25Abril - havia muito mais criminalidade e até, como muitos diziam, as laranjas eram amargas) , claro, que além de tacanho e déspota, era, ao contrário dos actuais inquilinos de São Bento, um corrupto e um ladrão...



    Colocado por: Luis K. W.Sobretudo para os que AINDA NÃO passaram dos 40, ou mesmo dos 30. Os mais jovens.

    Ultimamente tem-se falado muito nisto... Vocês FAZEM IDEIA como Portugal mudou (para MUITO MELHOR) nos últimos 25-30 anos?!?

    Recuemos um bocado.
    Nos inícios dos anos 60, havia meninos que iam para a escola primária na PAREDE (na bela, rica e famosa "Costa do Sol", concelho de Cascais) d_e_s_c_a_l_ç_o_s!! E que, ao meio-dia, iam comer uma sopa nos bombeiros.

    No início dos anos 80, era CHOCANTE entrar em Lisboa (do lado do aeroporto, entre o Areeiro e as Olaias, ao longo da 2.ª Circular, do lado de Algés, etc.), havia um mar de BARRACAS onde moravam (não, não eram currais nem galinheiros!) PESSOAS !
    E o NOJO "industrial" que era a zona onde hoje está o belo Parque das Nações? Ainda me lembro de haver nuvens de poluição mal-cheirosa que invadiam as zonas do Areeiro-Av João XXI etc. vindas pelo vale de Chelas...

    Isto para não falar nas mudanças até em pequenas aldeias por todo o País (saneamento, etc.).

    Portanto, quando se fala nos ERROS e nos ROUBOS com o dinheiro vindo da UE e com o dos nossos impostos, não nos podemos esquecer de QUANTO o nosso País mudou para MELHOR nos últimos 25-30 anos.

    É que não tem nada a ver!!

    Outro exemplo: O simples facto de Portugal - este minúsculo e pobre país - ter DUAS-escolas-DUAS (!!) de Gestão/Management entre as 50 melhores do mundo, poderá trazer mudanças imprevistas a muito curto prazo.
    Foi há apenas 6 anos que o valor das exportações sobre o PIB ultrapassou pela primeira vez os 30% (a média da UE anda pelos 42%). Desde então, este valor não tem parado de aumentar (em % e em valor absoluto). E eu acredito que isto é um reflexo de uma maior agressividade e FORMAÇÃO dos nossos gestores (nomeadamente nas PME).
    O futuro ainda nos pode trazer muitas surpresas...

    Deixemo-nos de derrotismos e fatalismos!
    A vida é bela porque é uma luta! Vamos a ela.
    Concordam com este comentário:Jorge Rocha,Tavares Miguel
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tavares Miguel
  5.  # 45

    "Portugal mudou para melhor nos ultimos 25 anos"... sim, sim, muito melhor, todos os indicadores. a começar pelo indíce de desemprego e pelo endividamento externo, o apontam, sem dúvida, não sei é se ria se chore ...
    A culpa disto tudo foi do malandro do "botas" (no tempo dele - que pouco vivi, pois tinha 7 anos no 25Abril - havia muito mais criminalidade e até, como muitos diziam, as laranjas eram amargas) , claro, que além de tacanho e déspota, era, ao contrário dos actuais inquilinos de São Bento, um corrupto e um ladrão...

    A culpa não era sá do botas, era também de muita gente que pensava assim. Ou não viveu naquela época e fala do que não sabe - ainda assim sem desculpa
    para tanta ignorância - ou então nem sei que lhe diga a não ser ... que não deve ter cura.
    Concordam com este comentário: two-rok
  6.  # 46

    Colocado por: carlosj39A culpa disto tudo foi do malandro do "botas"

    Foi...para além de burro por proteger sempre os ricaços e crucificar os pobres e nem sequer conhecer a dimensão do desenvolvimento das democracias fora do país;se o gajo tivesse morrido ao invés do Humberto Delgado...isto mudaria mais cedo para melhor!
    E possivelmente não estaríamos agora assim por haver ainda tanta e tanta gente muito pouco politizada!
  7.  # 47

    Colocado por: ParamonteO colonialismo português foi talvez o único que implantou a sua gastronomia nos países colonizados, que ficará para sempre, julgo.



    É verdade, vindaloo (vinha d´alhos) em Goa, a malagueta na Índia, a tempura no Japão

    Mas também bebeu muito dela, o que é natural pois a gastronomia está em constante evolução.

    Mas mais curioso, é que devido às nossa trocas comercias introduzimos ingredientes não só nossos mas de outros locais por onde iamos passando e fazendo trocas, enriquecendo a gastronomia dos mais diversos sítios.

    De resto, tópico interessante.
  8.  # 48

    Colocado por: Luis K. W.Na minha «árvore genealógica» só tenho «Nobres» lá para trás de 1800's.
    Mas isto, todos os portugueses têm.
    O engraçado é que a maioria dos portugueses que estuda a sua genealogia descobre que tem antepassados "nobres" nos últimos 500 anos, depois de 1500's, o que quer dizer que quase todos descendemos das principais casas reais da Europa, e até dos príncipes de Kiev.



    Se começar a andar muito para trás, vais chegar à conclusão que uma boa maioria dos foristas são primos entre si.
  9.  # 49

    Colocado por: carlosj39"Portugal mudou para melhor nos ultimos 25 anos"... sim, sim, muito melhor, todos os indicadores. a começar pelo indíce de desemprego e pelo endividamento externo, o apontam, sem dúvida, não sei é se ria se chore ...
    A culpa disto tudo foi do malandro do "botas" (no tempo dele - que pouco vivi, pois tinha 7 anos no 25Abril - havia muito mais criminalidade e até, como muitos diziam, as laranjas eram amargas#) , claro, que além de tacanho e déspota, era, ao contrário dos actuais inquilinos de São Bento, um corrupto e um ladrão...

    # amargas pelo medo que elas sentiam, ao crescerem na árvore, do "botas", claro.

  10.  # 50

    Colocado por: carlosj39"Portugal mudou para melhor nos ultimos 25 anos"... sim, sim, muito melhor, todos os indicadores. a começar pelo indíce de desemprego e pelo endividamento externo, o apontam, sem dúvida, não sei é se ria se chore ...

    Desemprego... Sabe o que aconteceu a meio dos anos 70s quando entraram em Portugal cerca de UM MILHÃO de portugueses vindos das Colónias?
    E nessa altura não havia subsídios de desemprego!
    Hoje há muitos desempregados a viver melhor do que a maioria das pessoas que tinha emprego há 40 anos!

    Endividamente... "Autorizaram-nos" (eu diria, "recomendaram-nos") a gastar 3% do PIB em cada ano. Passados 30-e-tal anos... é só fazer as contas.
    Para além disso, de repente dizem-nos que a taxa de juro - que era baixérrima - aumentou 5 ou mais vezes. Quanto a mim, isto foi uma ratoeira...
    Mas se não nos tivessemos endividado, também não teríamos evoluído EXTRAORDINÁRIAMENTE como evoluímos!
    (saúde, educação, modernização do Estado, vias de comunicação, pesquisa, tecnologia, etc.)

    (Já agora, pensa que a virtuosa Alemanha está como uma relação dívida pública/Pib muito melhor que a nossa ?
    Ou que a pérfida Albion tem uma dívida ao estrangeiro/Pib menor que a nossa ?)

    A culpa disto tudo foi do malandro do "botas" (no tempo dele - que pouco vivi, pois tinha 7 anos no 25Abril - havia muito mais criminalidade e até, como muitos diziam, as laranjas eram amargas) , claro, que além de tacanho e déspota, era, ao contrário dos actuais inquilinos de São Bento, um corrupto e um ladrão...
    Criminalidade... Se considerarmos o que se passou durante os 12 anos de guerra colonial como um conjunto de actos violentos e criminosos, a violência e criminalidade era infinitamente maior na época do "botas" e do seu delfim.

    Corrupção e ladroagem... Você - definitivamente - não faz a mais pequena ideia do que está a falar. :-)
    Hoje temos o enorme escândalo do BPN (envolvendo os "muchachos" do PR) e pouco mais. Antigamente toda, TODA! a economia era um enorme BPN.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, two-rok, jorgealves
  11.  # 51

    Era toda ela um "enorme BPN", claro que sim, a prova disso mesmo está nas toneladas de ouro que o malandro e corrupto do "botas" deixou nos cofres do Estado...

    Quanto ao desemprego e ao facto de agora "muitos desempregados viverem melhor", se se exceptuar os que temporiamente vivem de RSI, confesso q não consigo alcançar -sou manifestamente curto de QI- tão brilhante raciocínio...


    Colocado por: Luis K. W.
    Desemprego... Sabe o que aconteceu a meio dos anos 70s quando entraram em Portugal cerca de UM MILHÃO de portugueses vindos das Colónias?
    E nessa altura não havia subsídios de desemprego!
    Hoje há muitos desempregados a viver melhor do que a maioria das pessoas que tinha emprego há 40 anos!

    Endividamente... "Autorizaram-nos" (eu diria, "recomendaram-nos") a gastar 3% do PIB em cada ano. Passados 30-e-tal anos... é só fazer as contas.
    Para além disso, de repente dizem-nos que a taxa de juro - que era baixérrima - aumentou 5 ou mais vezes. Quanto a mim, isto foi uma ratoeira...

    (Já agora, pensa que a virtuosa Alemanha está como uma relação dívida pública/Pib muito melhor que a nossa ?
    Ou que a pérfida Albion tem uma dívida ao estrangeiro/Pib menor que a nossa ?)

    Criminalidade... Se considerarmos o que se passou durante os 12 anos de guerra colonial como um conjunto de actos violentos e criminosos, a violência e criminalidade era infinitamente maior na época do "botas" e do seu delfim.

    Corrupção e ladroagem... Você - definitivamente - não faz a mais pequena ideia do que está a falar. :-)
    Hoje temos o enorme escândalo do BPN (envolvendo os "muchachos" do PR) e pouco mais. Antigamente toda, TODA! a economia era um enorme BPN.
  12.  # 52

    Há dias ia a abrir o Google, e... dou de caras com o Antero de Quental !
    E a maioria de vocês nem nunca leu nada dele, pois não ?
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
      Google_AnterodeQuental.jpg
  13.  # 53

    Colocado por: carlosj39Era toda ela um "enorme BPN", claro que sim, a prova disso mesmo está nas toneladas de ouro que o malandro e corrupto do "botas" deixou nos cofres do Estado...

    É melhor não contar a história de onde veio e como foi acumulado esse ouro...

    Colocado por: carlosj39Quanto ao desemprego e ao facto de agora "muitos desempregados viverem melhor", se se exceptuar os que temporiamente vivem de RSI, confesso q não consigo alcançar -sou manifestamente curto de QI- tão brilhante raciocínio...

    Você pensa que isso dos subsídios de desemprego é uma coisa que existiu desde sempre, não?!?

    Conheço um CASAL de desempregados que ... resolveu ter um filho precisamente agora (não sei se é por, apesar de terem menos rendimentos, terem muito mais tempo disponível...) :-)
    Você acaso pensa que o facto de estarem ambos desempregados os vai impedir de receber apoio médico adequado (e incomparávelmente melhor que teriam há 30 anos!), e DE BORLA ?

    Há cego que o é porque não quer ver.

    De qualquer maneira, só quem viveu mais uns anitos que você tem a noção que, apesar do que vamos atravessar nos próximos (dois?) anos, temos todas as condições de sair disto mais fortes e mais competitivos.
    Aliás, o comportamento das nossas exportações é um sinal claro disso mesmo!
    Concordam com este comentário: two-rok, jorgealves
  14.  # 54

    Hã? O ouro toda a gente sabe, foi roubado e guardado pelo Salazar ainda miúdo numa "noite de verão" na sede lisboeta do partido republicano do janota Afonso Costa, foi por isso e não pela manifesta (in)competência dos janotas.parolos dos primorepublicanos (des)governantes, que a 1a républica esteve quase na bancarrota, ou você não sabia ...


    Colocado por: Luis K. W.
    É melhor não contar a história de onde veio e como foi acumulado esse ouro...


    Você pensa que isso dos subsídios de desemprego é uma coisa que existiu desde sempre, não?!?

    Conheço um CASAL de desempregados que ... resolveu ter um filho precisamente agora (não sei se é por, apesar de terem menos rendimentos, terem muito mais tempo disponível...) :-)
    Você acaso pensa que o facto de estarem ambos desempregados os vai impedir de receber apoio médico adequado (e incomparávelmente melhor que teriam há 30 anos!), e DE BORLA ?

    Há cego que o é porque não quer ver.

    De qualquer maneira, só quem viveu mais uns anitos que você tem a noção que, apesar do que vamos atravessar nos próximos (dois?) anos, temos todas as condições de sair disto mais fortes e mais competitivos.
    Aliás, o comportamento das nossas exportações é um sinal claro disso mesmo!
    Concordam com este comentário:jorgealves
  15.  # 55

    Colocado por: carlosj39Hã? O ouro toda a gente sabe, foi roubado e guardado pelo Salazar ainda miúdo numa "noite de verão" na sede lisboeta do partido republicano do janota Afonso Costa, foi por isso e não pela manifesta (in)competência dos janotas.parolos dos primorepublicanos (des)governantes, que a 1a républica esteve quase na bancarrota, ou você não sabia
    sim
    Sabia do "esteve quase na bancarrota".

    Tal como também sei que Portugal esteve MESMO na bancarrota quase permanentemente durante a Monarquia, sobretudo desde o nosso , e o maior Rei de toda a História Universal, D Filipe I.
  16.  # 56

    Sinceramente acho que Portugal vai dar a volta à crise. Um país que por génese estaria condenado a não prevalecer, continua aqui passados 900 anos.
    Como diz o Luís.K.W, basta ver o comportamento das nossas exportações.
    Nós estamos habituados a sofrer. Somos um povo com calo.
  17.  # 57

    Há sempre várias formas de ver o mesmo.

    Colocado por: Luis K. W.
    Desemprego... Sabe o que aconteceu a meio dos anos 70s quando entraram em Portugal cerca de UM MILHÃO de portugueses vindos das Colónias?
    E nessa altura não havia subsídios de desemprego!
    Hoje há muitos desempregados a viver melhor do que a maioria das pessoas que tinha emprego há 40 anos!


    Pois, não havia subsidio de desemprego mas houve o IARN, e eu que já trabalhava nessa altura 74/75 nunca tive problemas
    em conseguir trabalho, aliás dava-me ao "luxo" quando queria ganhar mais arranjava outro patrão na porta ao lado.
    E os "retornados" não criaram problemas, pelo contrário, criaram negócios que ainda hoje existem.

    Colocado por: Luis K. W.É melhor não contar a história de onde veio e como foi acumulado esse ouro...

    Talvez se contarmos como foi gasto se fique melhor na fotografia.


    Colocado por: Luis K. W.Conheço um CASAL de desempregados que ... resolveu ter um filho precisamente agora (não sei se é por, apesar de terem menos rendimentos, terem muito mais tempo disponível...) :-)
    Você acaso pensa que o facto de estarem ambos desempregados os vai impedir de receber apoio médico adequado (e incomparávelmente melhor que teriam há 30 anos!), e DE BORLA ?

    Também antes havia assistência gratuita, a qualidade dos serviços obviamente não era como hoje tão evoluída, e até tinhamos a Cáritas aonde os pobres iam buscar roupa e calçado para vestir toda a familia e ajuda alimentar.
    Quando se fala nas barracas da 2ª Circular concordo que arquitectónica-mente era o que se via, mas foi o que tornou
    possível que milhares de famílias que não tinham meios de subsistência na sua terra virem para a cidade governar a vida,
    a alternativa a isto foi entregar o pais aos bancos e levar uma vida inteira a pagar o que nunca vai ser nosso.
    Quando fala do que existia nos terrenos da Expo, eu digo que conheci muita gente que ali governava a vida, Os estivadores,
    pessoas que não tinham profissão tinham ali a possibilidade de ganhar para governar a sua família.
    A alternativa, subsidio de desemprego ou RSI, que todos pagamos.
    Concordo que hoje se vive com mais qualidade (luxo), mas em contrapartida vivemos a pensar no que devemos o e que vai ser dos filhos, ou seja nas mãos dos Bancos, num País em que temos de pagar para tudo, até para ter um palmo de terra nosso, PAGAMOS,
    e dizer que é nosso é capaz de ser forçado.
    Cada um vê como quer, eu gostava mais quando não tinha que pensar se conseguia governar-me amanhã.
  18.  # 58

    Colocado por: Luis K. W.Há dias ia a abrir o Google, e... dou de caras com o Antero de Quental !
    E a maioria de vocês nem nunca leu nada dele, pois não ?


    Eu li algures entre o 7º e o 9º ano de escolaridade :)

    Colocado por: Luis K. W.É melhor não contar a história de onde veio e como foi acumulado esse ouro...


    Precisamente graças àquilo que o sr. carlosj39 repudia (corrupção)

    Colocado por: carlosj39ou você não sabia ...


    Decididamente você não sabe com quem está a falar...
  19.  # 59

    Qual é a relevância do Antero de Quental para a discussão ?
  20.  # 60

    Colocado por: Maria LuísaQual é a relevância do Antero de Quental para a discussão ?


    Basta ler o título deste tópico. Concordo com o Luis K.W. quando diz que os jovens certamente não fazem ideia quem tenha sido Antero de Quental.
 
0.0295 seg. NEW