Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Iniciou-se uma obra de reabilitação e ampliação de uma moradia em novembro. No início os trabalhos decorreram rapidamente com 5 homens na obra todos os dias úteis a trabalhar nela. Porém, a partir de abril que começaram a desaparecer, e tinha de insistir com o empreiteiro para pôr lá trabalhadores. Foi nesta altura que transferi a última tranche. E a situação foi-se piorando tanto que este mês ainda não houve um dia que fosse alguém à obra.

    De cada vez mais acredito que o empreiteiro não vai conseguir terminá-la, sendo que seria uma obra para 6 meses e já se caminha para os 10 meses de obra. Tenho estado a insistir e a telefonar todos os dias mas só atende às vezes ao fim de muitas tentativas. Nada que ver com antigamente, quando ele ainda tinha muito dinheiro para ganhar da obra, que me telefonava a mim a contar como estavam a correr os trabalhos e atendia-me logo.

    O empreiteiro alega falta de dinheiro para colocar lá trabalhadores, e até já faltou material, como telha, grampos para telha, tinta primária e os trabalhadores ficavam sem nada que fazer na obra à espera do material. Ou seja, tudo mal planeado e desperdício de recurso devido a isso.

    A obra está paga a 90% e deve estar executado uns 80%, falta passar alguns cabos de eletricidade, alguns já foram passados, os quadros elétrico e ITED, cabos ITED, acabar o primário e pintar, dar areado numa parede grande da fachada interior, colocar gesso no teto - a estrutura já está montada, montar casa de banho, colocar pavimento vinílico flutuante, o meu fiscal de obra conta que seria trabalho para 3 meses.

    Ao longo do tempo, o dinheiro foi adiantado em relação ao já executada, não sei quanto porque não há mapa de quantidades, que foi um grande erro para começar. E agora o empreiteiro diz não ter dinheiro e já tentou que adiantasse os restantes 10%, o que não foi fazer enquanto não terminar a obra.

    Peço a vossa opinião para saber quais são as minhas opções? Sinceramente não tenho vontade de continuar a trabalhar com este empreiteiro porque me mente descaradamente e é fraquíssimo. Não temos contrato assinado. Só há um orçamento assinado por ele, alguns recebidos e faturas e as transferências bancárias? Posso trocar de empreiteiro e exigir que me devolva o dinheiro do que ainda não foi executado na obra?
    Concordam com este comentário: Marcopm
  2.  # 2

    Pode. Agora quando vai receber de volta e se é outro assunto

    Pelo que diz faltam é uns 40% da obra
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  3.  # 3

    O dinheiro que pagou a mais nunca o vai ver.
    Para trocar de empreiteiro, tem que lhe enviar uma carta registada a dar um prazo razoável para reiniciar os trabalhos, caso esse prazo não seja cumprido, pode lá colocar outro empreiteiro
  4.  # 4

    Se o empreiteiro não terminar a obra, vou ter um prejuízo grande. Se se conseguisse que ele devolvesse o dinheiro a mais do que ainda não está feito já reduzia esse prejuízo. Outro problema é conseguir encontrar outro empreiteiro para terminar aquela obra. Estão todos muito ocupados.
  5.  # 5

    Mais outro que cometeu o erro de não contratar a elaboração de um MQT.

    Obra sem MQT afasta os bons empreiteiros e atrai os maus.

    Ninguém gosta de pegar em obras inacabadas. E da garantia escudam-se logo a dizer que foi obra do outro.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  6.  # 6

    Concordo plenamente, um Mapa de Quantidades de Trabalho é essencial. Na altura não sabia o que isso era nem fui aconselhado corretamente.
    Neste momento só quero ver a minha obra acabada e mudar-me para a casa. Já nem me preocupo com a garantia, se o empreiteiro não vai à obra com a obra por acabar e ainda algum dinheiro por receber, como é que vai à casa se se acionar a garantia?
  7.  # 7

    Colocado por: vascoooolConcordo plenamente, um Mapa de Quantidades de Trabalho é essencial. Na altura não sabia o que isso era nem fui aconselhado corretamente.
    Neste momento só quero ver a minha obra acabada e mudar-me para a casa. Já nem me preocupo com a garantia, se o empreiteiro não vai à obra com a obra por acabar e ainda algum dinheiro por receber, como é que vai à casa se se acionar a garantia?


    Tenho a mesma ideia, garantias não valem de nada se os empreiteiros não tiverem honra e palavra. Mais vale controlar a execução e ter garantias que está corretamente executada do que contar com a garantia pós-obra.
    Concordam com este comentário: joaosantos
    • snob
    • 29 agosto 2023 editado

     # 8

    Colocado por: PickaxeO dinheiro que pagou a mais nunca o vai ver.
    Para trocar de empreiteiro, tem que lhe enviar uma carta registada a dar um prazo razoável para reiniciar os trabalhos, caso esse prazo não seja cumprido, pode lá colocar outro empreiteiro


    Concordo com isto - você já não vai ver o dinheiro de volta, provavelmente o empreiteiro até já o gastou noutra obra.
    Não sei qual é a envergadura da sua obra, mas poucos DO têm mapas de quantidades, julgo que o seu problema não está aqui, mas sim na falta de seriedade do seu empreiteiro e de alguém (arquiteto ou fiscalização) que o apoiasse ao longo da obra. Claro que convém ter presente quais os materiais que estavam contratados e previstos. Por exemplo: é diferente uma parede em bloco térmico ou bloco simples. Agora saber se a parede leva 200 blocos ou 300, julgo que não é o mais importante, ou está feita com os materiais definidos ou não.

    Na minha opinião, tem 2 caminhos:
    1 - entende-se com o seu empreiteiro, encontram um consenso, ele termina a obra e recebe o acordado (não caia no erro de pagar mais nada adiantado);
    2 - você arranja outro empreiteiro ou biscateiros/trolhas para lhe acabarem a obra. Contudo, quem avança para obras inacabadas vai tentar esfolá-lo, poderá ficar mais caro.

    Independentemente da solução, poderá ser vantajoso para si não entrar em rutura completa com o empreiteiro, pois deve ter papelada para tratar e poderá precisar dos contactos dele, como por exemplo diretor de obra, eletricista, etc...
  8.  # 9

    A opção do empreiteiro terminar a obra parece cada vez mais remota. Não dá para trabalhar com uma pessoa sem carater, que mente com todos os dentes.
    Ele tinha-me dito que em setembro terminava a obra. O que era possível de acordo com o fiscal, mas já vamos a meados de setembro e ainda não pôs os pés na obra.
    Por isso vou ter de resolver este assunto em tribunal e arranjar profissionais para terminarem a minha obra.
  9.  # 10

    Colocado por: vascoooolEle tinha-me dito que em setembro terminava a obra.

    Disse isso por escrito? Se não disse não vale nada

    Colocado por: vascoooolPor isso vou ter de resolver este assunto em tribunal

    Antes de avançar para tribunal verifique se cumpre todos os requisitos para isso.
    Já vi muito DO a ter que indemnizar o empreiteiro ...
  10.  # 11

    O acordo que o empreiteiro quer fazer é eu entregar-lhe 5% do orçamento (já está pago cerca de 90%) para ele conseguir terminar a obra. Não sei qual é o acordo que o meu advogado vai tentar obter. De notar que a obra que está feita é menos de 90%, deve ser para uns 80% mas não sei ao certo.

    O empreiteiro teve um prejuízo, fora outros, com o telhado da casa. Colocou a telha incorreta, telha lusa de aba e canudo, diferente daquela que está no projeto que é de canudo com subtelha onduline, e teve de trocar a telha e partir um beirado que já estava feito. Já me tinha dito que ele assumia o erro, mas agora diz que eu é que escolhi a telha errada em primeiro lugar. No máximo sou culpado de não perceber do assunto, e ainda enquanto se estava a colocar a telha e percebi que não era a telha correta, alertei para o facto mas ele continuou como se eu não dissesse nada.
    O empreiteiro sugeriu aquela telha numa conversa a apontar para telhados dos vizinhos e em chamadas telefónicas: "tu não vais querer aquela telha de grampos, vais querer a outra que é melhor". Não me disse qual era a do projeto, porque ele próprio nem deve ter lido. Além disso, naquela zona classificada da cidade, não é permitido colocar telha lusa, só telha canudo.
    Naquela altura eu não sabia que telha é que era suposto colocar, já me tinha esquecido e não tinha consultado o projeto, não sabia qual telha levava grampos ou não. No entanto, julgo que o empreiteiro devia ser um profissional da área e devia-me aconselhar corretamente e seguir o projeto, o que obviamente não fez. E saber que aquela telha que ele iria colocar é proibida naquela zona.

    Por causa desse prejuízo, diz que precisa desses 5% adiantados para terminar a obra. No entanto, durante toda a obra, o dinheiro foi sempre adiantado em relação ao executado na obra. Isto é um coisa que não quero fazer, porque não tenho garantia que mesmo assim ele termina a obra.
    Há dois meses que o empreiteiro não põe os pés na obra e já desde março ou abril que o ritmo de execução reduziu até parar. Não tenho confiança no empreiteiro, pois já deu mais que provas que não é profissional nem é sério.
    • snob
    • 28 setembro 2023

     # 12

    Colocado por: vascoooolPor causa desse prejuízo, diz que precisa desses 5% adiantados para terminar a obra.

    Eu no seu lugar não pagaria mais dinheiro adiantado.
  11.  # 13

    Só li a thread na diagonal, mas parece me que está a ser muito mal assessorado.

    Essas dúvidas, erros, telefonemas a dizer lhe que não quer isto ou aquilo, são assuntos de carácter técnico, que deveriam passar pelo crivo do seu fiscal (que se calhar foi sugestão do empreiteiro e que provavelmente lhe terá dito que é só para assinar os papéis).

    Da mesma forma, mesmo sem mapas de quantidades, o seu fiscal deveria tê-lo proibido de pagar 90% dos trabalhos que não estão feitos.

    Cada vez há menos engenheiros e os que existem, fazem isto... :/

    Vou propor-lhe uma solução que pode ser polémica e assim testa mais uma e última vez o empreiteiro. Se os 5% de prejuízo não for um valor muito elevado e puder pagar esse valor a mais, chame-o à obra, junte o fiscal e diga lhe que lhe cobre o prejuízo se ele terminar a obra até ao fim do ano, por exemplo. Não lhe adianta dinheiro, mas paga lhe esse extra, assim como o que falta, quando tudo estiver concluído. Não sei como está a sua liquidez, mas se for boa, prometa lhe ir com o dinheiro na mão quando ele lhe entregar a chave ou os papéis finais.

    Se ele aceitar e vier para a obra, é a sua melhor solução para levar isto a bom porto. Tem um custo extra, é facto, mas em tempo, chatices, advogados, novos empreiteiros e garantias perdidas, se calhar até poupa.

    Quando terminar os trabalhos, depois é opção sua pagar lhe ou não esse valor. Ou pague, não quero incentivar o aumento do grupo de donos de obra artistas, mas depois paga ao ritmo que ele lhe foi fazendo a obra. Pode ser que aprenda...
    Concordam com este comentário: Rui Gameiro
  12.  # 14

    Colocado por: vascoooolNão sei qual é o acordo que o meu advogado vai tentar obter.

    Aqui já começa mal
    O seu advogado não deve tentar obter nenhum acordo sem antes o discutir consigo e vascoool o aprovar.
    É aqui que muitas vezes os advogados metem os pés pelas mãos

    Colocado por: vascoooolJá me tinha dito que ele assumia o erro, mas agora diz que eu é que escolhi a telha errada em primeiro lugar.

    A sua fiscalização em algum momento o alertou que a telha estava errada?
    A sua fiscalização visitou a obra durante ou depois da telha aplicada?
    O empreiteiro consegue provar que a fiscalização viu aquela telha?
  13.  # 15

    Colocado por: zedasilvafiscalização viu aquela telha?

    Que fiscalização?
    Quem lá anda deve ser só para lhe levar o dinheiro, não fiscalizaram m...a nenhuma
    Concordam com este comentário: Anonimo13112023
  14.  # 16

    Colocado por: pkasaQuem lá anda deve ser só para lhe levar o dinheiro, não fiscalizaram m...a nenhuma

    E depois eu é que sou bruto.
    :))
  15.  # 17

    Uma soluçao...é acordar com o empreiteiro voce ir pagando os materiais que vao para a obra,pelo menos nao vai mandar mais dinheiro fora,mas mesmo assim,está numa posiçao dificil
  16.  # 18

    Olhe eu não cedia e mandava o advogadocspertar com ele, incentivados os advogados trabalham bem.
    Já verificou se ele tem património no nome dele.
  17.  # 19

    Colocado por: zedasilva
    Aqui já começa mal
    O seu advogado não deve tentar obter nenhum acordo sem antes o discutir consigo e vascoool o aprovar.
    É aqui que muitas vezes os advogados metem os pés pelas mãos

    Ainda não nos reunimos para discutir isso. Ele não vai tentar um acordo se eu não concordar com esse acordo.



    A sua fiscalização em algum momento o alertou que a telha estava errada?
    A sua fiscalização visitou a obra durante ou depois da telha aplicada?
    O empreiteiro consegue provar que a fiscalização viu aquela telha?

    O fiscal não acompanhou a obra desde o início. Tive um engenheiro civil lá depois das fundações mas tive de o dispensar. Quando o fiscal começou a telha lusa incorreta já estava colocada no telhado da casa. Quando esse trabalho aconteceu, não tinha ninguém a acompanhar a obra.
    Depois sim, a fiscalização apontou que a telha lusa não estava de acordo com o projeto e constituía uma anomalia construtiva.
  18.  # 20

    Colocado por: mandrongoSó li a thread na diagonal, mas parece me que está a ser muito mal assessorado.

    Essas dúvidas, erros, telefonemas a dizer lhe que não quer isto ou aquilo, são assuntos de carácter técnico, que deveriam passar pelo crivo do seu fiscal (que se calhar foi sugestão do empreiteiro e que provavelmente lhe terá dito que é só para assinar os papéis).

    Da mesma forma, mesmo sem mapas de quantidades, o seu fiscal deveria tê-lo proibido de pagar 90% dos trabalhos que não estão feitos.

    Cada vez há menos engenheiros e os que existem, fazem isto... :/

    O meu fiscal não é engenheiro, mas o chefe dele é engenheiro civil. Na altura, falei com o fiscal acerca das contas mas sempre senti que estava a sair do âmbito da competência dele. Acredito que o fiscal me disse para não pagar mais do que estava feito. Mas na boa fé, concordei com o empreiteiro adiantar até 90% do orçamento para ele terminar a obra. Agora o empreiteiro diz que esse acordo era a contar que a telha não fosse substituída. Sim, porque ele ainda tentou que a telha lusa ficasse no telhado, chegando inclusivamente a ir à câmara municipal, pelo que me disse.


    Vou propor-lhe uma solução que pode ser polémica e assim testa mais uma e última vez o empreiteiro. Se os 5% de prejuízo não for um valor muito elevado e puder pagar esse valor a mais, chame-o à obra, junte o fiscal e diga lhe que lhe cobre o prejuízo se ele terminar a obra até ao fim do ano, por exemplo. Não lhe adianta dinheiro, mas paga lhe esse extra, assim como o que falta, quando tudo estiver concluído. Não sei como está a sua liquidez, mas se for boa, prometa lhe ir com o dinheiro na mão quando ele lhe entregar a chave ou os papéis finais.

    Se ele aceitar e vier para a obra, é a sua melhor solução para levar isto a bom porto. Tem um custo extra, é facto, mas em tempo, chatices, advogados, novos empreiteiros e garantias perdidas, se calhar até poupa.

    Quando terminar os trabalhos, depois é opção sua pagar lhe ou não esse valor. Ou pague, não quero incentivar o aumento do grupo de donos de obra artistas, mas depois paga ao ritmo que ele lhe foi fazendo a obra. Pode ser que aprenda...

    Gostava que isso funcionasse. 5% do orçamento correspondem a pouco menos de 5000€, ainda é bom dinheiro. Quase que me paga a cozinha. Mas parece-me que o empreiteiro não tem dinheiro nenhum para gastar na minha obra. Mesmo que venha a ganhar mais 5% depois. Ele deve estar à rasca e só pensa no dinheiro que precisa agora, e depois há-de ver.
 
0.0251 seg. NEW