Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Bigmousese tivesse a instalação ligada e sem problemas de funcionamento, não fazia qualquer alteração ao que tem (que supostamente deverá estar devidamente dimensionado para a canalização que possui atualmente).
    A alteração do calibre dos disjuntores, nesta fase, podia levar a ter que alterar também os cabos de alimentação, o que não se justifica.

As ligações entre quadros estão com fio flexível de 16mm2.
  2.  # 2

se estiver instalado dentro de tubo, permite utilizar um disjuntor com calibre máximo de 63A.

Colocado por: JorgePereira
    As ligações entre quadros estão com fio flexível de 16mm2.
  3.  # 3

Colocado por: Bigmousese estiver instalado dentro de tubo, permite utilizar um disjuntor com calibre máximo de 63A.
    sim isso está, os disjuntores são todos de 63A.
  4.  # 4

E antes disso deverá ter limitador de potência a 30 ou 45A.

Estando executado não alteraria nada.

Se fosse a fazer de novo era diferente

Colocado por: JorgePereirasim isso está, os disjuntores são todos de 63A.
  5.  # 5

Colocado por: BigmouseE antes disso deverá ter limitador de potência a 30 ou 45A.

Estando executado não alteraria nada.

Se fosse a fazer de novo era diferente

Bom dia,

Vejo que é entendido nisto.

Tenho um inversor híbrido, e quero colocar uma tomada para as emergências.
    Sei que a ligação dessa tomada tem de ser separada da casa(totalmente independente"fase e neutro")

Minha dúvida é como está no desenho está bem?? O neutro pode vir do inversor, passar pelo diferencial e depois ligar logo a tomada??
    Ou tenho de colocar um disjuntos duplo para que passe lá o neutro e fase?

O máximo de corrente que deve lá passar e não em continuo pode chegar a uns 2000w ou nem isso.
      Sem Título.png
  6.  # 6

Estou a reorganizar o meu quadro elétrico e para conseguir otimizar o espaço para disjuntores, precisava de mover o interruptor geral para um pequeno quadro ao lado do quadro principal (tenho espaço em "oco" suficiente para abrir um buraco para colocar o pequeno quadro).
    A distância entre quadros (pelos tubos não será mais do que 30 - 40cm.

Armário exteriorQuadro pequenoQuadro principal
    Contador inteligente eREDES  ----> Interruptor geral --> Ligador de escada ====> vários interruptores diferenciais que servem diferentes circuitos

Dito isto, é legítimo (do ponto de vista regulamentar) fazer isto?
  7.  # 7

Penso que não pode fazer isso, mas pode por exemplo passar o circuito de iluminação para lá .
    Coloque uma fotografia do quadro, será mais fácil ver .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  8.  # 8

Dificilmente consigo passar um circuito para esse outro quadro, uma vez que teria de substituir a cablagem desse circuito (os cabos estão à medida suficiente para o quadro existente).

O cabo que vem da rua está numa posição que facilmente chegaria ao tal pequeno quadro que quero adicionar (ficaria a 90 graus em relação ao quadro principal, de lado dentro do armário onde está o quadro elétrico), e daí bastariam os tais 30-40cm de condutores de 16mm2 para ligar o barramento de escada a cada um dos diferenciais (e respetivos barramentos de neutro) já dentro do quadro principal. Com isto pouparia o espaço equivalente a 4 a 8 módulos no quadro principal.

O meu termo de comparação mais imediato seriam os antigos quadros separados da EDP onde estava o disjuntor de potência, aí também havia uma separação física entre esse disjuntor e o quadro propriamente dito.
  9.  # 9

Pois só vendo uma imagem do quadro.
    Poderia passar os cabos normalmente são finos para o quadro adicional usando ligadores. Facilmente consegue arranjar espaço para o que precisa... Ou talvez não ...
      Screenshot_2025-09-09-12-56-16-460_com.einnovation.temu-edit.jpg
  10.  # 10

Eu posso tirar uma foto ao quadro, mas será basicamente uma imagem dum quadro de 3 x 20 módulos já com pouco espaço de sobra (talvez uns 6 módulos de sobra).

A alternativa seria trocar o quadro por um maior, mas teria de desperdiçar algum espaço na calha DIN para ter lá barramentos de neutro para não ter de ter ligadores como esse para compensar a altura adicional do quadro (para os circuitos que chegam ao quadro pela parte inferior). Quantos mais ligadores pelo meio dum circuito, mais probabilidade há de haver problemas.

Daí ter pensado que um pequeno quadro à parte só para o interruptor geral e barramento de escada para distribuir fase e neutro pelos circuitos respetivos faria mais sentido porque o número de ligações mantinha-se o mesmo que atualmente, e ao mesmo tempo libertava o espaço que necessito dentro do quadro principal.
    Como vantagem adicional, sempre que for preciso intervir no quadro, terei a certeza de que não há qualquer alimentação dentro do quadro em si, dado que a entrada de eletricidade em casa estaria no quadro pequeno adicional.

Mas pronto, não sendo legal fazer esta alteração, só me resta trocar por um quadro maior (que vai ser um pincel, pois devo ter uns 40 disjuntores dentro do quadro que preciso desligar para conseguir retirar o quadro atual e ligar tudo de novo direitinho).
  11.  # 11

A instalação está feita, e que seja segura a intervenção que vai fazer. Que seja feita por um eletricista.

Só irão ver o quadro novamente em caso de ter de certificar a instalação para uma potência superior à prevista .
  12.  # 12

Se o que pretendo não é legal, então prefiro não fazer. Não tenho nada em casa que fira suscetibilidades, pelo que não vou inventar se tal não é possível.
    Feitas as contas mais me vale substituir o quadro por um maior, por mais trabalho que isso implique.
  13.  # 13

Sem falar com um eletricista, nunca saberá.
  14.  # 14

Colocado por: miguel.fernandesBoas.

Surgiu-me aqui uma situação e estou com algumas dúvidas.

Numa remodelação não houve outra hipótese que não fazer 3 quadros, sendo que o 1º não consegue alimentar o 3º. A energia está em sequência - 1 para 2 e para 3.

Todos vão ter Interruptor Diferencial 30mA.

A minha dúvida é quanto à passagem da corrente. Posso fazer chante por cima dos IDR? Ou é melhor meter um barramento?

Isto não é para ser certificado, mas queria que as coisas ficassem minimanente em segurança.

PS: Desde o Disjuntor EDP até todos os quadros é tudo 10 mm.

Obrigado.
    Concordam com este comentário:Zé do condomínio
  15.  # 15

A ver esta discussão vi a seguinte ligação para um quadro secundário diferente mencionado no POST 10.
    A ligação do dijuntor de 32A no quadro primário está depois do IDR para ligação quadro secundário, a pergunta se é correcto esta ligação vantagens vs problemas. Só saí protecção da fase do IDR quadro primário para o secundário...
  16.  # 16

A melhor pratica seria fazer:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé do condomínio
      Captura de ecrã 2025-11-21 141224.png
  17.  # 17

A proteções(disjuntores) à alimentação dos parciais, ficam no quadro principal.

Só para esclarecer.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé do condomínio
  18.  # 18

Colocado por: tiagodiafA melhor pratica seria fazer:
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Zé do condomínio
      Captura de ecrã 2025-11-21 141224.png
  19.  # 19

A questão que coloquei é a razão por colocaram um dijuntor 32A a seguir do IDR no quadro primário a alimentar o quadro secundário quando o secundário tem IDR de protecção? Vantagens vs problemas para a instalação??
  20.  # 20

Colocado por: Zé do condomínioA questão que coloquei é a razão por colocaram um dijuntor 32A a seguir do IDR no quadro primário a alimentar o quadro secundário quando o secundário tem IDR de protecção? Vantagens vs problemas para a instalação??

A sua questão é um pouco confusa... julgo que está a misturar conceitos, e o porquê da existência de ambos os tipos de proteção.
    Sobre o esquema em análise (post #10), porque diz que existe um disjuntor (32A) a seguir a um diferencial (40A / 30mA)?
    Qual é a sua questão ao certo? É o porquê da existência do disjuntor de 32A que alimenta o quadro parcial (2)?

0.0211 seg. NEW