Colocado por: Bigmousese tivesse a instalação ligada e sem problemas de funcionamento, não fazia qualquer alteração ao que tem (que supostamente deverá estar devidamente dimensionado para a canalização que possui atualmente).
A alteração do calibre dos disjuntores, nesta fase, podia levar a ter que alterar também os cabos de alimentação, o que não se justifica.
Colocado por: JorgePereira
As ligações entre quadros estão com fio flexível de 16mm2.
Colocado por: Bigmousese estiver instalado dentro de tubo, permite utilizar um disjuntor com calibre máximo de 63A.sim isso está, os disjuntores são todos de 63A.
Colocado por: JorgePereirasim isso está, os disjuntores são todos de 63A.
Colocado por: BigmouseE antes disso deverá ter limitador de potência a 30 ou 45A.
Estando executado não alteraria nada.
Se fosse a fazer de novo era diferente
Colocado por: miguel.fernandesBoas.
Surgiu-me aqui uma situação e estou com algumas dúvidas.
Numa remodelação não houve outra hipótese que não fazer 3 quadros, sendo que o 1º não consegue alimentar o 3º. A energia está em sequência - 1 para 2 e para 3.
Todos vão ter Interruptor Diferencial 30mA.
A minha dúvida é quanto à passagem da corrente. Posso fazer chante por cima dos IDR? Ou é melhor meter um barramento?
Isto não é para ser certificado, mas queria que as coisas ficassem minimanente em segurança.
PS: Desde o Disjuntor EDP até todos os quadros é tudo 10 mm.
Obrigado.
Colocado por: tiagodiafA melhor pratica seria fazer:
Colocado por: Zé do condomínioA questão que coloquei é a razão por colocaram um dijuntor 32A a seguir do IDR no quadro primário a alimentar o quadro secundário quando o secundário tem IDR de protecção? Vantagens vs problemas para a instalação??