Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2010

     # 1

    "Spreads vão ter de aumentar"
    Maria Ana Barroso 09/02/10 11:40

    Luís Amado está à frente do Santander Totta.
    O banco Santander Totta, liderado por Luís Amado, fechou 2009 com um resultado líquido de 523,3 milhões de euros.
    Em 2008 o lucro do banco tinha ascendido a 517,7 milhões de euros.
    "Somos o único grupo que manteve resultados no último triénio. E melhorámos a solidez financeira", disse o presidente do Santander Totta, Luís Amado, em conferência de imprensa, hoje em Lisboa.
    Na mesma ocasião, o gestor afirmou que "se as condições actuais de financiamento do mercado internacional continuarem, os 'spreads' vão ter de aumentar para o novo crédito, mas os depósitos vão beneficiar disso".
    O crédito concedido pela instituição caiu 0,8% ao longo do ano passado, enquanto os dépositos recuaram 3,9% no mesmo período.
    Os resultados do banco revelam ainda uma subida de 5,9% da margem financeira e uma queda de 2,4% nas comissões.
    Em relação a rácios de capital, o banco liderado por Luís Amado terminou 2009 com um Tier I de 11% e um Core Tier I de 9,2%, valores acima da recomendação do Banco de Portugal.

    http://economico.sapo.pt/noticias/spreads-vao-ter-de-aumentar_81155.html

    Banqueiros alertam para subida dos spreads do crédito para a casa
    Marta Reis 09/02/10 00:05

    António de Sousa e Fernando Ulrich dizem que o custo dos novos empréstimos vai subir em Fevereiro.
    Os empréstimos bancários vão ficar mais caros. Os bancos pagam mais para se financiarem nos mercados internacionais e, esse agravamento, vai ser reflectido no valor que particulares e empresas pagam aos bancos pelo crédito que contraem.
    O presidente o BPI admitiu ontem que os bancos venham a aumentar os ‘spreads', em consequência do agravamento das condições de financiamento. "Não sei quando nem quanto", afirmou Fernando Ulrich, à margem da apresentação do programa de responsabilidade social BPI Capacitar. Mas "é normal" que a banca reflicta a subida dos juros da dívida, porque também está a pagar mais caro pelos empréstimos que contrai.
    Portugal tem vindo a ser castigado nos mercados internacionais pelas comparações sistemáticas à economia grega e, mais recentemente, à economia espanhola, a braços com desequilíbrios orçamentais mais graves. As agências de ‘rating' continuam a lançar alertas ao Governo português porque acreditam que os esforços de consolidação apresentados no Orçamento do Estado para 2010 não são suficientes, cujo debate na especialidade se inicia amanhã.

    http://economico.sapo.pt/noticias/banqueiros-alertam-para-subida-dos-spreads-do-credito-para-a-casa_81116.html

    Eles começam a avisar e quando vêm é em grupo...
  1.  # 2

    deus queira que a coisa melhora! senão la se vão os nossos sonhos!....quem aproveitou a descida do juro nesse anos e escolheu taxa fixe..safou-se bem! agora vamos ver !
    • eu
    • 9 fevereiro 2010

     # 3

    Tenham calma, para já trata-se dos spreads para novos contratos. Nos contratos em vigor, não vai haver alterações...

    Mais tarde, quando vier a retoma económica na zona euro (mas não em Portugal), aí sim, vamos levar todos com a subida da Euribor...
  2.  # 4

    pois é o que digo...por exemplo..eu ainda n tenho contrato de emprestimo..so estou a pensar adquirir pro ano..logo " vou-me lixar" se a coisa continuar assim..quem escolheu taxa fixa até agora é que deve estar bem!
  3.  # 5

    Colocado por: euTenham calma, para já trata-se dos spreads paranovos contratos. Nos contratos em vigor, não vai haver alterações...

    Mais tarde, quando vier a retoma económica na zona euro (mas não em Portugal), aí sim, vamos levar todos com a subida da Euribor...


    Bem, espero que isso demore!
    • Jonh
    • 9 fevereiro 2010

     # 6

    Colocado por: likApois é o que digo...por exemplo..eu ainda n tenho contrato de emprestimo..so estou a pensar adquirir pro ano..logo " vou-me lixar" se a coisa continuar assim..quem escolheu taxa fixa até agora é que deve estar bem!


    A taxa fixa tem vantagens nesta altura mas tem desvantagens noutras pois tem "agravantes" noutros pontos...
  4.  # 7

    A taxa fixa tem vantagens nesta altura mas tem desvantagens noutras pois tem "agravantes" noutros pontos...



    que tipo de agravantes...so se for por exemplo..caso a taxa volte a descer quem tiver fixa terá de se contentar com o quw tem.
  5.  # 8

    Mas esta talvez seja uma boa altura para optar por uma taxa fixa uma vez que os juros estão muito baixos.
    A tendência é para que subam e muito dificilmente nos tempos mais proximos vão atingir estes valores certo?
    • Jonh
    • 9 fevereiro 2010 editado

     # 9

    Colocado por: likA
    A taxa fixa tem vantagens nesta altura mas tem desvantagens noutras pois tem "agravantes" noutros pontos...



    que tipo de agravantes...so se for por exemplo..caso a taxa volte a descer quem tiver fixa terá de se contentar com o quw tem.


    Atenção, não digo que não compense em determinadas alturas...noutras, terá o reverso da medalha...

    Que tipo de agravantes? O exemplo que você deu...ou o facto de ter mais custos com amortizações etc....

    :)
  6.  # 10

    Quem tem taxa fixa está a pagar mais neste momento. Isso é bom?
    Atenção porque as taxas fixas são revistas periodicamente, nunca permitirão ter uma taxa fixa com os valores euribor reais actuais. NUNCA!!!!
  7.  # 11

    Colocado por: FDEles começam a avisar e quando vêm é em grupo...


    Mas só que não quer saber é que não está avisado que isto se ia passar e que vai ser bem pior do que imaginamos
  8.  # 12

    Neste momento nunca as taxas estiveram tão baixas, quem tem taxa fixa está a pagar muito mais do se tivesse taxa variável. Daqui a dois três anos esperemos que seja ao contrário, com a subida da Euribor. Era bom sinal, queria dizer que as economias estavam em crescimento, aumento de exportações e baixa do desemprego, que é realmente o que precisamos.
  9.  # 13

    Para os novos contratos vai já haver aumento da taxa por causa do aumento dos spreads, fruto do aumento destes que os bancos nacionais pagam aos internacionais.
  10.  # 14

    a única coisa boa... é que quem agora pode pagar sem problemas uma taxa fixa, será quase certo que daqui a 20 também, só se claro, perder o emprego... e para nao falar que não se vive naquela de nunca sabermos se o valor da prestação sobe feito maluco!!!
  11.  # 15

    Mais ou menos fixa: por 5 anos!!


    NA europa sem duvida que a taxa fixa é preferida pelos compradores de casas , cá não porque essa taxa é normalmente fixada num valor muito alto!!

    Nunca se ganha com taxa fixa!! Alias o valor é fixado pelos "gurus" sem o povo perceber sequer quais os parametros!!


    Quem comprou agora sem pensar que a euribor vai suis nos proximoa 1 a dois anos vai se arrepender...

    Quem como eu tem um emprestimo do tempo em que a euribor estava alta agradece esta descida.
    As minhas obras foram em boa parte financeadas pela descida dos juros!!



    Colocado por: sergyioa única coisa boa... é que quem agora pode pagar sem problemas uma taxa fixa, será quase certo que daqui a 20 também, só se claro, perder o emprego... e para nao falar que não se vive naquela de nunca sabermos se o valor da prestação sobe feito maluco!!!
  12.  # 16

    Atenção... As taxas fixas estão altíssimas! É muito bonito dizer que quem contratar com taxa fixa é que vai estar bem e tal... mas a realidade é que são poucos que podem chegar-lhe!
    Eu estou agora mesmo a contratar crédito habitação com o santander-totta e as simulações que me propuseram só variavam em 300€ para taxa varável/fixa. Quer dizer, uma prestação indexada à Euribor a 6 meses fica em 567€ (por um total de 180.000€) e com taxa fixa fica em 993€!!! por isso vejam bem se realmente compensa!!!!!!
  13.  # 17

    pois...mas a grande duvida é qual o valor máximo da subida da euribor... sim, porque se nao tivesse acontecido esta crise... sabe-se la onde já estaria a euribor!!!
  14.  # 18

    Spread? este mês penso fazer escritura e foi-me atribuido um spead de 1%, pelo que tenho visto actualmente já é bom. e ainda vão aumentar? (eu sei que o meu será fixo durante todo o emprestimo, anão haver negociações). E depois andam estes gajos a gabar-se de milhões de lucro ao fim de cada ano, assim como de aumentos dos mesmos em tempo de crise. Isto está mal!
  15.  # 19



    * ferreir
    * há 10 segundos

    agradecer reportar publicidade # 18citar
    Spread? este mês penso fazer escritura e foi-me atribuido um spead de 1%, pelo que tenho visto actualmente já é bom. e ainda vão aumentar? (eu sei que o meu será fixo durante todo o emprestimo, anão haver negociações). E depois andam estes gajos a gabar-se de milhões de lucro ao fim de cada ano, assim como de aumentos dos mesmos em tempo de crise. Isto está mal!



    ...mal que lhe pergunte, qual o banco com que contratou????
  16.  # 20

    cgd. E sem fiadores, sendo que quando fui à imobiliária, me disseram que nenhum banco me dava credito sem "uns bons fiadores".

    Como é claro tive que ser eu a tratar de tudo. A respectiva imobiliária apenas foi na altura de pedir o crédito, por o seu carimbo no pedido para que o banco lhe desenbolsa-se uns valentes Euros, estes, à minha custa.

    Sinceramente num sei o que certas pessoas pensam das suas obrigações profissionais.
 
0.0239 seg. NEW