Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sim, infelizmente, fomos vitimas de persuasão, e aproveitamento da nossa situação e boa vontade/boa fé apesar de todos os defeitos que a construção até à altura já apresentava.
    Agora temos uma obra que falta praticamente todos os acabamentos, e muitos dos que já estão feitos, terão que ser arrancados, e feitos de novo (azulejos, pedras partidas, infiltrações, etc.).
    A obra apresenta-se totalmente paga, segundo o orçamento e contrato, e devido á nossa “inocência” e situação de querer a moradia pronta de uma vez por todas (já se encontrava com um ano de atraso), fizemos o pagamento da ultima tranche, após o construtor se comprometer que acabava a obra e corrigia todos os defeitos.
    Assim que fizemos esse último pagamento, nunca mais ouvimos do construtor, e ficou totalmente incontactável.
    Sim, já sei que fomos muito burros, mas agora não há nada a fazer.
    Já temos um advogado com procuração, que irá meter uma ação em tribunal.
    A minha questão é se alguém já passou por experiência similar, e quais as possibilidades (se é que algumas) de conseguirmos indemnização para terminar a obra (e corrigir os defeitos).
    A empresa do construtor é uma unipessoal. Penso que objectivamente fomos vítimas de burla. O contrato “celebrado” com o construtor não foi feito com solicitador.
    Aos que estão a pensar construir casa: nunca, mas mesmo nunca pagem adiantado, o que quer que seja, especialmente se já se encontram insatisfeitos com o trabalho do construtor.
  2.  # 2

    Se já tem advogado, é apertar com ele para despachar o processo.
  3.  # 3

    Foi uma moradia construída de raiz?
  4.  # 4

    Se houver registo do livro de obra que eventualmente possam estar em desacordo com o construído, podem tentar igualmente pedir responsabilidades ao técnico que os fez
  5.  # 5

    Sim, moradia feita de raíz.
  6.  # 6

    Leia este acórdão, dá para ter uma ideia daquilo que pode acontecer.

    http://www.dgsi.pt/jtrc.nsf/8fe0e606d8f56b22802576c0005637dc/2a22bf417c3d90bd8025858b005a5c72?OpenDocument

    Contudo, cada caso tem as suas particularidades, o seu advogado terá de ver a melhor solução para o seu problema.
    Por vezes, os advogados até tentam primeiro uma abordagem com o empreiteiro para alcançar uma resolução do caso sem avançar para tribunal. Se não for possível um entendimento, avançam para tribunal. E aí depois há um longo caminho a percorrer.
  7.  # 7

    Já sabe que errou ao confiar nem vou comentar esse ponto.
    Mesmo não sendo uma coisa boa eu arranjava alguem para apertar com ele porque se ele não for sério não é o primeiro.
    Sabe as zonas dele de intervenção? É iniciar por algum lado
  8.  # 8

    Infelizmente o construtor é a pessoa com mais falta de carácter e dignidade que eu já vi. Mas preferia continuar anónimo em relação ele. Ele opera na zona de Coimbra.
  9.  # 9

    Diga adeus ao dinheiro. Ao que deu ao "empreiteiro" e ao que vai dar ao advogado.
  10.  # 10

    O nosso advogado já tentou reunir com o advogado do construtor, para chegar a um acordo, mas sem sucesso. Já percebeu que a única solução é avançar para tribunal.
    Alguém com experiência similar? Que tenha ido para tribunal com o construtor e eventualmente conseguido uma indemnização? Se sim, ela chegou a ser paga?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  11.  # 11

    A construção é tradicional, ou ICF ou LSF ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SrR
  12.  # 12

    As vezes a melhor solução é mais rápida é aparecer a porta do dito senhor acompanhado de alguma coisa ou alguém que o faça pensar mas é preciso ter estaleca para esse tipo de coisas não é para toda a gente.
    Visto que já está no advogado é seguir em frente com o processo e arranjar alguma empresa que termine o que falta.
    Agora os defensores dos adiantamentos que apareçam por aí a comentar a treta do costume.
    Concordam com este comentário: Apfm
  13.  # 13

    Colocado por: TelhadoAgora os defensores dos adiantamentos que apareçam por aí a comentar a treta do costume.


    É preciso distinguir adiantamentos a empreiteiros gerais, onde são estes que adjudicam tudo e pagam as subempreitadas. Nestes concordado que não se deve adiantar dinheiro. Outra realidade é ser o DO a adjudicar, aqui penso que não terá muita hipótese que não seja adiantar dinheiro, senão corre o risco de não conseguir fazer nada em casa.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, joaosantos
  14.  # 14

    Colocado por: TelhadoAgora os defensores dos adiantamentos que apareçam por aí a comentar a treta do costume.

    Eu só sou a favor de adiantamentos em casos especiais, devidamente justificados, mas o problema não é esse, o problema é que certas pessoas não conseguem obter o histórico de certas empresas/empresários, nem aferir a sua idoneidade. Na maior parte dos casos isso encontra-se na net em 5 min.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  15.  # 15

    Posso acrescentar que este construtor era supostamente de “confiança”, e conhecido por familiares, e foi precisamente por isso que o contratámos.
    A construção é tradicional.
    Foi mais o nosso “desespero” que nos fez pagar adiantado ao empreiteiro, mas bem que nos lixámos. Ainda por cima o valor da última tranche era bastante grande, e a casa neste momento encontra-se com tudo o que é mais caro por terminar: todo sistema eléctrico (focos de luz, tomadas, etc.), todo o sistema de aquecimento, pintura, caleiras, todas as loiças de casa de banho, etc.
    Para além de todos os azulejos de casa de banho que teem que ser arrancados, por má aplicação, grades na varanda completamente soltas. Pedras exteriores partidas, sem pingadeira. Etc. etc. etc.
    Caso alguém se veja em situação similar (construção atrasada, insatisfeito com construtor) nunca caia nas persuasões do construtor.
    Contrate um advogado o mais cedo possível assim que o construtor começa a falhar. Se não pode acabar como nós.
    E já agora, comprar terreno, fazer projecto, contratar empreiteiro, etc. (fazer tudo de raíz) já não compensa. O melhor é mesmo contrato de compra e venda com agência, com moradia já pronta a começar, ou já começada.
    Se alguém já teve experiência de levar construtores a tribunal, por favor que partilhe.
    Concordam com este comentário: moicano
  16.  # 16

    O ditado é velho quem paga adiantado é mal servido, os valores tinham que estar estipulados e sem autos de trabalho efectuado nada se pagamais de 10% não adianto, e se o construtor não tiver capacidade é mau indicador
  17.  # 17

    Colocado por: rafaromSe alguém já teve experiência de levar construtores a tribunal, por favor que partilhe.

    A experiência dos outros pouco interessa porque cada caso é um caso. O mais importante é arranjar um bom advogado, ele saberá explicar-lhe melhor do que o pessoal do fórum como poderá correr a ação.
    Se vai avançar para tribunal tem que começar por saber que bens a empresa e o empresário tem em seu nome, se não tem nada em nome deles nem vale a pena perder tempo e gastar dinheiro, mais vale dar o dinheiro como perdido.
    Concordam com este comentário: joaosantos, Joao Dias
  18.  # 18

    rafarom

    desde já mexa-se para arranjar um técnico que lhe faça uma avaliação técnica á obra em todos os seus aspetos, o seu advogado vai precisar disso.
    dependendo de várias coisas as hipoteses de vir a ser ressarcido tão cedo ou se o vai conseguir são poucas, mas ainda assim deve ir para a frente em tribunal pois de alguma forma é mais um que ficará com cadastro.
    é pena é quando se consulta o historial de uma empresa não vir todo um histórico atrás dos individuos que a estão a criar.
    • imo
    • 24 setembro 2023

     # 19

    É para prevenir estas situações e penalizar fortemente os muitos incumpridores e trafulhas que infelizmente pululam nesta área da economia que deveria servir o IMPIC. Infelizmente esta entidade não serve para nada, e estes senhores continuam a atuar no mercado com uma impunidade constrangedora, causando sérios prejuízos aos incautos que mais ou menos inocentemente fazem negócio com eles. Isto tudo num pais membro da UE que se diz desenvolvido.
    Muito triste
    Concordam com este comentário: marco1, moicano, RUIOLI, NunoFAlmeida
    •  
      marco1
    • 24 setembro 2023 editado

     # 20

    realmente o IMPIC devia servir para "ver" quem está a criar uma empresa e monotorizar/ registar o histórico desses individuos, quais as empresas por eles criadas antes e consoante isso passar ou não o registo.
    assim ia-se tirando do mercado vários trafulhas.
    Concordam com este comentário: imo
 
0.0244 seg. NEW