Iniciar sessão ou registar-se
    • baxe
    • 2 outubro 2023

     # 1

    Bom dia a todos,

    Instalaram-me ar condicionado em casa, e funcionou tudo bem nas primeiras horas.
    Houve uma falha de energia na zona. Após retoma de energia o quadro disparou.
    Voltei a ligar e aparentava tudo normal.
    Hoje de manhã volta a disparar e reparo que se desligar o disjuntor dos ACs, ele mantém-se ligado.
    Dispara o "geral", não dispara o disjuntor da máquina exterior.
    Acredito que se fosse algo na instalação dispararia o disjuntor do A/C apenas.

    O que poderá ser?

    Obrigado
  1.  # 2

    Limitador de potência. Com o AC ligado e o resto, consome acima do contratado e o contador/limitador corta a energia.

    Deduzo que o "geral" seja o da e-redes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: baxe
    • baxe
    • 2 outubro 2023

     # 3

    Hmm, tenho contratado 4.6. O geral não é o da E Redes. É mesmo um disjuntor mais largo com um botão que fica dentro de casa.
    Julgo que se chama diferencial.

    Os ACs todos ligados não consomem mais que 1,3kwh, pelo menos foi o que vi no teste qua do os liguei todos ao mesmo tempo.
  2.  # 4

    Fotos do quadro.
    • baxe
    • 2 outubro 2023

     # 5

    Um padrão que noto é que isto acontece quando os painéis solares começam a produzir energia.
    Questionei o instalador e ele apontou para um diferencial "sensível".
    Alguém sabe explicar isto?
    O diferencial que tenho é o errado?
      20231002_131451.jpg
    • size
    • 2 outubro 2023 editado

     # 6

    Colocado por: baxeUm padrão que noto é que isto acontece quando os painéis solares começam a produzir energia.
    Questionei o instalador e ele apontou para um diferencial "sensível".
    Alguém sabe explicar isto?
    O diferencial que tenho é o errado?
      20231002_131451.jpg


    Sim, poderá ser isso.
    Sucedeu situação semelhante comigo, em que o diferencial era de apenas 30 ma, tendo sido substituído.

    A razão técnica para tal suceder, não sei explicar com exactidão, mas presumo que alguns electrodoméstico deixam passar para o fio terra alguns miliamperes que, somados ultrapassavam os tais 30 ma.
    Concordam com este comentário: coelhinho78
    • baxe
    • 2 outubro 2023

     # 7

    Foi mais ou menos isso que me explicaram. Que o inversor deixava passar para o Terra qq coisa, e por segurança o diferencial disparava.
    Outros falam também de Humidade na instalação...
    Irei ver com o instalador.
  3.  # 8

    Desconhecia essa de tirar ID's de 30ma para colocar de 300ma.
    • baxe
    • 2 outubro 2023

     # 9

    Aparentemente é um padrão. Fiz uma pesquisa e apanhei posts de outros fóruns que Teem o quadro todo debaixo de um de 300.o que é que isso quer dizer? Não sei.
    Mas falavam tb em ser perigoso para nós humanos.
  4.  # 10

    Colocado por: baxeAparentemente é um padrão. Fiz uma pesquisa e apanhei posts de outros fóruns que Teem o quadro todo debaixo de um de 300.o que é que isso quer dizer? Não sei.
    Mas falavam tb em ser perigoso para nós humanos.


    Então fazem os projetos e instalações como mandam as regras técnicas RTIEBT, depois chegam lá os artistas dos fotovoltaicos tiram os de 30ma para colocar de 300ma para não disparar.

    Estamos bem.
  5.  # 11

    e não substituir o diferencial de 30mA por um interruptor normal é uma sorte...
  6.  # 12

    Colocado por: Bigmousee não substituir o diferencial de 30mA por um interruptor normal é uma sorte...


    Acredito...
  7.  # 13

    Colocado por: Varejote

    Então fazem os projetos e instalações como mandam as regras técnicas RTIEBT, depois chegam lá os artistas dos fotovoltaicos tiram os de 30ma para colocar de 300ma para não disparar.

    Estamos bem.
    pois mas um id imunizado contra disparos intempestivos dos onduladores/inversores custam uma centena de euros enquanto um 300mA custa 40€
  8.  # 14

    Colocado por: jorgealvespois mas um id imunizado contra disparos intempestivos dos ondulações custam uma centena de euros enquanto um 300mA custa 40€


    Isso é verdade.
  9.  # 15

    a diferença também não é assim tanta.

    Um diferencial do tipo A/HI 40A/30mA de tabela custa 125€ e o de 300mA custa 97€
    • hangas
    • 3 outubro 2023 editado

     # 16

    Colocado por: VarejoteEntão fazem os projetos e instalações como mandam as regras técnicas RTIEBT, depois chegam lá os artistas dos fotovoltaicos tiram os de 30ma para colocar de 300ma para não disparar.


    Já agora aproveito para perguntar.. Qual a melhor forma de mitigar isto ao instalar um sistema FV?

    Quando fiz a remodelação aproveitei para renovar o quadro principal todo, e na altura optei por separar os disjuntores em dois grupos, cada um com o seu diferencial.
    Depois ainda saem duas ligações aos parciais do 1º e cave (estao pendurados no primeiro diferencial ainda, mas e para sairem do barramento (com corte) protegidos por um bipolar cada) os parciais tem cada um o seu de diff de 30mA.

    Como estou a planear instalar o sistema PV até ao final do ano, o que devo acautelar que o instalador faça? Será preferivel/recomendado que o ponto de injeção seja depois do corte geral, mas antes dos diferenciais?

    Isto pressupondo que vai haver um mini quadro AC entre o inversor e o ponto de injeção.
      Screenshot 2023-10-03 at 10.37.02.png
  10.  # 17

    Colocado por: baxeAparentemente é um padrão. Fiz uma pesquisa e apanhei posts de outros fóruns que Teem o quadro todo debaixo de um de 300.o que é que isso quer dizer? Não sei.
    Mas falavam tb em ser perigoso para nós humanos.

    Creio que ainda ninguém respondeu (vou tentar fazê-lo, de forma muito simplificada):
    Quer dizer que nesses quadros o disjuntor só dispara quando as fugas chegam aos 300mA, em vez de disparar logo aos 30mA.
    É perigoso porque aparentemente 300mA matam, enquanto que 30mA não. E se a fuga for num só aparelho, pode correr mal.
    Só é normal fazer-se essa troca para não se passar pelo trabalho de detectar os aparelhos/circuitos que causam os disparos, e então resolve-se trocando o diferencial. Claro que é um remedeio, e não recomendado.
    • ASBV
    • 3 outubro 2023

     # 18

    Colocado por: jorgemlflorencio
    Creio que ainda ninguém respondeu (vou tentar fazê-lo, de forma muito simplificada):
    Quer dizer que nesses quadros o disjuntor só dispara quando as fugas chegam aos 300mA, em vez de disparar logo aos 30mA.
    É perigoso porque aparentemente 300mA matam, enquanto que 30mA não. E se a fuga for num só aparelho, pode correr mal.
    Só é normal fazer-se essa troca para não se passar pelo trabalho de detectar os aparelhos/circuitos que causam os disparos, e então resolve-se trocando o diferencial. Claro que é um remedeio, e não recomendado.


    Boas,
    Por causa dos Paineis FV o meu disjuntor de 30 Ma ia abaixo sempre que chovia. O instalador e o eletricista recomendaram mudar para um de 300 Ma.
    A verdade é que desde que troquei, nunca mais o quadro foi abaixo.
    Agora digam lá: é perigosa manter esta situação do disjuntor de 300 ma?
    Cmps
  11.  # 19

    Colocado por: hangas

    Já agora aproveito para perguntar.. Qual a melhor forma de mitigar isto ao instalar um sistema FV?

    Quando fiz a remodelação aproveitei para renovar o quadro principal todo, e na altura optei por separar os disjuntores em dois grupos, cada um com o seu diferencial.
    Depois ainda saem duas ligações aos parciais do 1º e cave (estao pendurados no primeiro diferencial ainda, mas e para sairem do barramento (com corte) protegidos por um bipolar cada) os parciais tem cada um o seu de diff de 30mA.

    Como estou a planear instalar o sistema PV até ao final do ano, o que devo acautelar que o instalador faça? Será preferivel/recomendado que o ponto de injeção seja depois do corte geral, mas antes dos diferenciais?

    Isto pressupondo que vai haver um mini quadro AC entre o inversor e o ponto de injeção.
      Screenshot 2023-10-03 at 10.37.02.png


    Esse multifunções que instalou no quadro, pode dizer-me que tipo de pinça usou para as ligações?
    • hangas
    • 3 outubro 2023 editado

     # 20

    Colocado por: taunusEsse multifunções que instalou no quadro, pode dizer-me que tipo de pinça usou para as ligações?


    O CT deste multifunçoes é interno (mas não intrusivo). O equipamento tem um buraco por onde passa o cabo da carga, em tem uma pinça (CT) interna.

    Mas ao lado está um Shelly EM com outra pinça ligada no mesmo cabo.
 
0.0242 seg. NEW