Colocado por: AiOGajo
Não seja invejoso pois nem sequer cheguei a meio do apoio anterior e sem esquecer que no ano passado os painéis eram a 23% de IVA (valor que não era comparticipado) e agora são só 6% ou seja o esforço financeiro era maior.
O que mudou é que agora tenho carro elétrico e na altura não tinha e portanto agora dava jeito ter mais uns painéis fotovoltaicos ou sistema de armazenamento de bateria, mas ter redução no montante apoiado é que não vai com nada. :(
Colocado por: rjmsilva
Sempre disse que apoio de 1000€ para painéis era o mais ajustado. Até acho que a comparticipação não deveria passar dos 50%.
Apoiavam mais pessoas e a potência instalada era muito maior.
Colocado por: AiOGajo
Eu por exemplo não meteria painéis com 50% de comparticipação e um montante máximo de €1000 porque simplesmente não compensaria financeiramente o investimento. Maioritariamente durante o dia tenho a casa sem ninguém, eu a a maioria das habitações, o que acabam por estarem a injetar energia na rede gratuitamente.
A produção é só utilizada para os standbys e nos dias em que se programa as maquinas de lavar a roupa/loiça (por aqueles que sabem) o que acabaria por não compensar. Uma instalação de 1.2kwh anda por quanto, €1400 a €1600 já com IVA? Com a comparticipação em €50% do total estávamos a falar de um investimento de €700 a €800 que só seria recuperável ao fim de década e meia ou mais nos moldes de consumo de muita gente..
Colocado por: rjmsilvaEntao quer meter mais painéis para quê?
Colocado por: rantomasEm que parte da Caderneta Predial diz a data da licença da habitação? ou temos que entregar a respectiva licença também?
Colocado por: pcspinheiroJá pedi orçamentos "urgentes" com e sem bateria. Se percebi correctamente, os valores dadod são os tectos de comparticipação, ou seja:.
1100€ para painéis = factura de 1294€, ficando 194€ do lado do contribuinte
3300€ com bateria = factura de 3880€, ficando 582€ do lado do contribuinte.
é isso? (admitindo que queremos ter o apoio percentual máximo, mas podemos gastar mais, imagino?).
Colocado por: pcspinheiroEstive a olhar para preços online e parece-me que já houve o efeito "apoio do estado" nos preços. Ah português...
Colocado por: Beira Interior Power.
Não se esqueça da instalação...
Colocado por: DropVSAlguém tem passo a passo para a submissão do pedido? ou um guia? Estas coisas do estado têm a tendência para complicar..
Colocado por: jopsilveiraO certificado energético para apoios inferiores a 5000 euros é opcional ? Certo?
Lembro-me que na primeira fase era obrigatório