Colocado por: N Miguel OliveiraRepare, não estou a criticar, apenas acho interessante este tema da área (porque está de facto muito ligada à minha profissão). A curiosidaďe leva-me a perguntar. Como vive o HAL num T2 de 65m2, e passa para uma casa com o triplo do tamanho? O que justificou isso? O quarto a mais do T3?Simples. Valor comercial. Construi a casa como se fosse para vender. Se lhe digo que para a zona a casa em si até é pequena...Mais pequena não iria ter grande valor. Depois foi feita com uma perspetiva de rentabilizar uma parte.
Colocado por: N Miguel OliveiraE ainda vai com sorte. Ainda há uns meses saiu um noticia do JN anunciando que um Arq. ganha em média 800 e tal paus, média a incluir os Sizas desta vida veja lá. Pelo que se a sua anda nos 1500 já não é nada mau.Óbvio que o valor está alavancado pelos dinossauros, imagino que mais 10 anos e caia mais 200 ou 300 euros. É este andar em marcha atrás que me exaspera. É impossível todos os jovens profissionais da área serem incompetentes quando comparados com os colegas mais antigos.
Colocado por: N Miguel OliveiraAinda assim, a escolha duma profissão não é desculpa para nada. Há tantas profissões condenadas socialmente ao fracasso, mas ainda assim não falta quem leve o barco a bom porto.Primeiro eu não escolhi a profissão só pelo ordenado, mas por ser uma área que gostava e na qual achava que tinha valor a acrescentar. Mas eu também não sou lunático ao ponto de escolher a minha formação apenas pelo gostasse de fazer se fosse uma área que não remunerasse minimamente. Será alguém feliz a fazer aquilo que gosta se ao fim do mês não receber para o arroz?
Acho bem pior escolher uma profissão apenas focado na remuneração... mas uma vez mais, é apenas a minha opinião.
Colocado por: pguilhermeTalvez até estejamos em paridade com outros países, no que diz respeito no rácio entre o preço das casas e vencimentos médios.Lembro-me de ver uma estatística em que estávamos longe da paridade. Precisávamos de muitos mais anos de trabalho para pagar a habitação que a média da UE. Situação que foi muito agravada nos últimos 5 anos.
Colocado por: HAL_9000Lembro-me de ver uma estatística em que estávamos longe da paridade. Precisávamos de muitos mais anos de trabalho para pagar a habitação que a média da UE. Situação que foi muito agravada nos últimos 5 anos.
Colocado por: Reduto25Em Portugal não existe a cultura moradia como em outros países por isso e que este tipo de comparação não tem muito por onde pegar , a maior parte das pessoas sente se confortável em apartamento.
Colocado por: AMVP
Olhe, fui ver Barcelona e a coisa tb nao anda barata por la
https://www.idealista.com/pt/alquiler-habitacion/barcelona-barcelona/
Colocado por: lardocelar
Em que se baseia para dizer isso?
Colocado por: palmstroke
Estive em Barcelona em Fevereiro deste ano e, nos anúncios afixados nas janelas das imobiliárias, tanto para comprar como arrendar, os preços eram iguais ou até, no que me pareciam zonas prime, ligeiramente abaixo de Lisboa.
É curioso, porque Barcelona tem muito mais "nómadas digitais" que Lisboa.
Colocado por: Reduto25
Eurostat .
Colocado por: lardocelar
O Eurostat não vincula qualquer tipo lógica cultural, que era o que estava a defender.
Portanto, não me parece que possa afirmar que existe ou não existe uma cultura de moradia no nosso país.
Colocado por: pguilhermeEntão ainda estamos *pior* que o resto da UE.
Creio que N Miguel Oliveira estaria a dizer que a habitação por cá seria barata, comparativamente, e que não havia razão para não ficar mais cara, tal como acontece em outros países.
Pelos vistos é ao contrário.
Colocado por: N Miguel OliveiraAgora para o "lisboeta" apenas não sei, talvez.
Colocado por: AMVPPara o lisboeta o problema é identico ou londrino ou parisiense.
Colocado por: N Miguel OliveiraEu refiro-me sobretudo aos suburbios, que é onde se constroem as casas. Até pelo tamanho dos lotes se vê.
Colocado por: AMVPNao entendo o que quer dizer
Colocado por: HAL_9000Será alguém feliz a fazer aquilo que gosta se ao fim do mês não receber para o arroz?
Colocado por: AMVPQuanto ao mundo ser global, ja o tinha referido mas isso tb aumenta a concorrencia.