Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Não se preocupem, vai passar a ser mensal
  2.  # 2

    Colocado por: EortigueEntão acha que o ser humano não aprende? Não vejo por ai muitos adultos a meter as mãos no fogo ou os dedos na tomada.

    O problema é que estas crises normalmente abrangem várias gerações, logo, na sua analogia, não se pode limitar a adultos.
    E assim, os prognósticos são bem diferentes.

    Quem comprou a primeira casa há menos de 8 anos, não passou pela crise anterior.
    E quem passou pela crise anterior, agora até pode estar minimamente resguardado. Mas quem comprou a sua primeira casa recentemente, será a primeira crise que terá de enfrentar, sem experiência do passado.

    Quando a experiência é empírica, é complicado transmiti-la como sugere.
    Isto é tudo cíclico.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  3.  # 3

    Colocado por: HAL_9000Não iam a concertos a 120 paus

    E se forem ao Chefs On Fire, pode ser? 😁 (estou só a brincar)
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  4.  # 4

    Os jovens em Paris ocupam casas ilegalmente por cá e capaz de começar a acontecer a mesma coisa
  5.  # 5

    Colocado por: pguilhermeA parte chata pode ser nas câmaras, caso seja necessário ou que facilite uma reunião presencial.


    Uma das poucas coisas boas do Covid, é que permitiu fazer e entregar projectos sem por um pé na câmara. As reuniões têm agora um tempo de espera menor, e é possivel fazer por chamada directamente com o técnico que nos interessa. Por vezes até melhorou a qualidade dessas "reuniões", enviando à priori as perguntas dando tempo ao técnico para se preparar, em vez de fazê-las à queima roupa.

    Apesar de ser chato, pesado e lento (e achar que têm muito para melhorar e flexibilizar), o modo como hoje em dia são instruídos os projectos minimiza o risco de fraude, pois os processo passam por vários intervenientes.
    Reduzindo casos como este:
    https://ominho.pt/funcionario-da-camara-de-braga-recebia-dinheiro-bilhetes-para-a-bola-e-jantares-para-facilitar-licenciamentos/

    Nunca percebi a ânsia em querer "mexer os cordelinhos" dentro dum serviço municipal.
    Existe a lei e é para cumprir, beneficiamos todos assim.
    Quando se quer algo que vai literalmente contra a lei (pois esta é genérica e não atende a situações particulares, e bem), mas não põe em causa o "espírito" da mesma, é tudo uma questão de argumentar e justificar a proposta, apelando ao bom senso dos técnicos.
    Eu perdi a conta aos casos em que o projecto não respeitava a 100% a tonelada de normas que temos, mas não era por isso que deixam de ser aprovados. Isto sem ter que "agilizar" nada ou oferecer um presunto a alguém, sem ter que omitir ou tentar esconder "a falha". Antes pelo contrário, é evidenciando que o não cumprimento duma norma em nada põe em causa o respeito pelo vizinho ou espaço público. Agora isso sequer tempo e paciência, por vezes é preciso "suavizar" o técnico e ir preparando o terreno. Quanto aos prazos, é o que é. Há-que deixá-los trabalhar, até que chega determinado dia e é preciso chateá-los dia sim dia não... Nos agendamentos, idem, às vezes é por falta de espaço ou coordenação. Por mim, até no parque de estacionamento se faz a reunião se for preciso. Se fôr por telefone, melhor ainda.
    • NMGS
    • 8 setembro 2022 editado

     # 6

    Colocado por: WarrenGÉ oficial, a Lagarde já aumentou os juros mais 0.75%. Mais do que o que estava previsto em Julho.
    O BCE está mesmo com uma mentalidade de ou vai ou racha!


    Pois o discurso já é subir o que for necessário custe o que custar, sobem mais 2x até ao fim do ano e possivelmente 0,75 cada, ou seja 1,5%, acabaram as mensagens ambíguas. Ou faziam isto ou o euro afundava ainda mais. Já se diz que as taxas chegarão aos 4% em dois anos, prestações a dobrar.
  6.  # 7

  7.  # 8

    Colocado por: Ruipsm

    Miserabilismo?? 😂
    Mais barato 75€ X 3=225€ + viagem


    E então? 75 euros é uma fortuna?
  8.  # 9

    Colocado por: Jose_BM75 euros é uma fortuna?
    Depende no que os gastar e de quanto ganha. Se ganhar 700 líquidos e gastar 75 num concerto eu acho que é. Mas isto é a minha opinião que gostando bastante música, não idolatro bandas ou músicos.
    • AMVP
    • 8 setembro 2022

     # 10

    Colocado por: MS_11Se tiverem de ir aos 5% vão...

    Esperemos não ser necessário, continuo a crer que com uma economia menos resiliente e elástica (por contraponto aos USA) a recessão chegará mais rápido o que acabará por travar a inflação.

    A cotação do alumínio em contratos futuros mostra bem a espectativa de recessão.

    Mas a dita ja chegou, ainda timidamente, ainda meio escondida pelas entidades que fazem estatisticas mas ja chegou.
  9.  # 11

    Colocado por: Jose_BM

    E então? 75 euros é uma fortuna?


    Depende da perspectiva de cada um. Apesar de o meu "vício" ser música, já perdi a conta a concertos que já fui ao longo dos últimos 20 e tal anos, considero que os preços praticados ultimamente são um exagero para a realidade Portuguesa e eu nem ganho mal. Concordo que é um preço justo por exemplo para um concerto de estádio dos Rammstein tendo em conta o que envolve, mas não deixo de achar muito dinheiro.
  10.  # 12

    Eu com quase 70 anos nunca comprei um bilhete para um concerto. Assisti a alguns nas primeiras concentrações de Faro e aos Xutos á porta de casa de borla.
    Também nunca comprei um bilhete para a bola, embora tenha assistido a uma dúzia de jogos por convite ou obrigação.
    Mas gastei algum dinheiro mal bem gasto noutras coisas
  11.  # 13

    Colocado por: N Miguel OliveiraUma das poucas coisas boas do Covid, é que permitiu fazer e entregar projectos sem por um pé na câmara. As reuniões têm agora um tempo de espera menor, e é possivel fazer por chamada directamente com o técnico que nos interessa. Por vezes até melhorou a qualidade dessas "reuniões", enviando à priori as perguntas dando tempo ao técnico para se preparar, em vez de fazê-las à queima roupa.

    Sem dúvida. Passar o projecto e colocar questões numa reunião posterior é muito útil.
    E estando preparados, parece-me que se sentem menos encurralados e com mais vontade de colaborar. DIgo eu.

    Colocado por: N Miguel OliveiraNunca percebi a ânsia em querer "mexer os cordelinhos" dentro dum serviço municipal.

    Sendo total leigo na matéria, diria que talvez não seja para deixar passar um projecto com erros por incompetência ou preguiça.
    Apostaria mais na vertente de tentar obter ganhos ilícitos, tal como aprovar com mais área do que a permitida, mais pisos, mais altura, o quer que seja, que possa valorizar o bem para uma posterior venda. Ou quem sabe, somente uma apreciação/aprovação mais célere.

    Então colaborar à distância é exequível. Folgo em saber :)
  12.  # 14

    Colocado por: pguilhermeApostaria mais na vertente de tentar obter ganhos ilícitos, tal como aprovar com mais área do que a permitida, mais pisos, mais altura, o quer que seja, que possa valorizar o bem para uma posterior venda.


    Sim, mas até nisso deveriamos ser mais flexiveis. Em certos países, é relativamente comum propor mais área ou mais alto que o permitido justificando com base no momento actual, falta de housing, ou fazendo troca com outra coisa, etc... pode ter o aval positivo ou não. Em Portugal nem se tenta, era logo chumbado.

    No limite, até acho que a única função da Câmara deveria ser apenas a de vistoriar e gerir o PDM. Tá mal, zumba, vai abaixo e acabou. O Arquitecto que pague o erro, ou o cliente. No fundo é um pouco esse o espirito da Comunicação Prévia.

    Ainda assim, e apesar de achar que há muito a melhorar, considero positivas as leis que temos no que ao Urbanismo diz respeito, e não vislumbro a longo prazo, nenhuma vantagem em "mexer os cordelinhos". Pode é trazer muitos dissabores no futuro.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  13.  # 15

    Colocado por: EortigueUsa-se aquecimento passivo, o belo do edredao de penas de pato.
    Concordam com este comentário:Samuscas


    Ou um edredão eletrico, com 60 W já te deixa a cama a arder.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  14.  # 16

    Colocado por: BztracensUma coisa é certa, pelo menos nos grandes centros urbanos e locais de interesse no litoral os preços pouco ou nada vão mexer, basta ver a quantidade de transações por parte de estrangeiros...


    Vamos aguardar e ver. Os estrangeiros que todos falam, são maioritariamente os brasileiros. Na minha opinião em Outubro se o Lula ganhar as eleições no Brasil acredito que 75% dos brasileiros vão voltar.
  15.  # 17

    Sim porque o Brasil passará logo a ser um espaço seguro, com uma moeda forte e com um mercado financeiro e profissional interessante!
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 18

    Colocado por: Leonix

    Vamos aguardar e ver. Os estrangeiros que todos falam, são maioritariamente os brasileiros. Na minha opinião em Outubro se o Lula ganhar as eleições no Brasil acredito que 75% dos brasileiros vão voltar.


    bom ponto, nem que não regressem muitos pode abrandar a diáspora. por outro lado vai abrir um visto de procura de trabalho muito fácil de obter.
  17.  # 19

    Colocado por: NMGS

    Pois o discurso já é subir o que for necessário custe o que custar, sobem mais 2x até ao fim do ano e possivelmente 0,75 cada, ou seja 1,5%, acabaram as mensagens ambíguas. Ou faziam isto ou o euro afundava ainda mais. Já se diz que as taxas chegarão aos 4% em dois anos, prestações a dobrar.

    Acredito que chegue aos 4% já até ao final de Novembro
  18.  # 20

    Colocado por: Gambino


    Sim, mas era isso que estava à espera de encontrar. Pessoas que entretanto deixaram de conseguir pagar crédito, ou pessoas que deixaram de conseguir explorar os imóveis em regime de AL.

    Mas não, mesmo os que seleccionei que sei que estavam em AL e que inclusive antes disto tudo já estavam à venda na mesma...os donos mostraram-se perfeitamente indiferentes ao facto de agora nem terem clientes.

    Fiquei surpreendido porque ouvi mesmo muita gente dizer que agora é ia ser fácil comprar...e não se passa mesmo nada disso.

    Pior, fui ao banco para ver se as condições de crédito que analizei há cerca de 6/7 meses atrás estavam mais \"relaxadas\" e adivinhem...estão muito mais \"duras\", os bancos estão ainda mais defensivos no crédito habitação do que já estavam, disse-me logo o gestor de conta!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Easidomo


    Na minha opinião, os preços subiram exatamente por "culpa" dos bancos, que facilitaram a torto e a direito a compra de imóveis, muitos deles acima do preço. a questão é que com a conjuntura económica, é cada vez mais difícil haver alguém a conseguir requisitos mínimos para um empréstimo. Os preços só descem quando já não houver ninguém para comprar, e neste momento isso ainda não acontece. Mesmo com os preços elevados, os negócios continuam a ser feitos, mas acho que mais mês menos mês, a queda será inevitável. Está literalmente tudo mais caro, e é impossível ao cidadão comum português sustentar tal economia...
 
0.6245 seg. NEW