Colocado por: HAL_9000xD lá está faltam médicos.A Sandra dá-me razão quase a cada comentário que faz. Se uma direção de serviço se mete de joelhos para um médico não sai, é porque falta mão de obra.
Colocado por: Reduto25e aumento de alguns escalões de tarifasSe aumentam, nunca mais vão descer.
Colocado por: HAL_9000Se aumentam, nunca mais vão descer.
Cada vez mais a decisão de fechar as centrais a carvão e aumentar a produção de eletricidade nas barragens, parece ter sido uma boa opção. Até parece que não estavam sensibilizados para a questão da seca.
Colocado por: SasapoNem questiono a %, questiono que aumentaram a produção via barragem para compensar a energia que não produziram via carvão.
A produção nas barragens é 14% do tota
Colocado por: SasapoAs centrais de carvão, em Portugal, fazem pouquíssimo sentido ou mesmo nenhum.Faz mais sentido ir comprar a Espanha de centrais menos eficientes.
Colocado por: HAL_9000Nem questiono a %, questiono que aumentaram a produção via barragem para compensar a energia que não produziram via carvão.
Colocado por: HAL_9000Faz mais sentido ir comprar a Espanha de centrais menos eficientes.
Colocado por: SasapoNão é verdade,Quando começou a situação de seca, houve notícias nesse sentido, mas podem ter sido extemporâneas.
Colocado por: Sasapo"Portugal passa, assim, a ser um dos primeiros países do mundo a não ter em funcionamento centrais nucleares ou a carvão,É uma frase bonita para emoldurar e pendurar. Na prática apenas quer dizer que somos energeticamente mais dependentes de terceiros (sem falar na questão do preço). Depois não percebi muito bem em quê que a medida defende o ambiente se deixamos de produzir eletricidade a partir do carvão, para ir comprar eletricidade produzida por outra central a carvão.
Colocado por: Sasapoter uma central aberta que não funciona a 100% é um desperdícioA central do Pego estava amortizada e a funcionar como reserva energética. Se não estivesse até admito que não fosse rentável, mas menos rentavel seria desliga-la e continuar a paga-la. Agora não sei é porquê que estando as centrais a funcionar a meio gás, portugal ainda assim era importador de eletricidade.
Colocado por: SasapoE as centrais em Espanha são menos eficiêntes que a de Portugal era em que?Segundo consta a Central do Pego era a mais eficiente de todas as termoelétricas na Península Ibérica, a menos poluente do MIBEL (Mercado Ibérico de Eletricidade).
Colocado por: SasapoAs centrais de carvão, em portugal, fazem pouquíssimo sentido ou mesmo nenhum.
Colocado por: eu
Podem ser muito úteis como backup.
Colocado por: HAL_9000Na prática apenas quer dizer que somos energeticamente mais dependentes de terceiros (sem falar na questão do preço).
Colocado por: HAL_9000A central do Pego estava amortizada e a funcionar como reserva energética. Se não estivesse até admito que não fosse rentável, mas menos rentavel seria desliga-la e continuar a paga-la. Agora não sei é porquê que estando as centrais a funcionar a meio gás, portugal ainda assim era importador de eletricidade
Colocado por: Sasapoegundo li, seria para fazer a transição para uma central de hidrogénio verde (seja lá o que isso for)Quando entra em funcionamento essa central? Sugiro que se faça o mesmo com os carros. Primeiro proíbe-se que se ande em veículos com motor a combustão, e depois a seu tempo aparecerá alguma alternativa que dê para o bolso da maioria.
Colocado por: HAL_9000Quando entra em funcionamento essa central? Sugiro que se faça o mesmo com os carros. Primeiro proíbe-se que se ande em veículos com motor a combustão, e depois a seu tempo aparecerá alguma alternativa que dê para o bolso da maioria.
Colocado por: carlosj39As barragens estão cheias de água, com o que tem chovido, e como estamos de inverno não vamos gastar água para combater os incêndios , portanto para quê pensar em centrais do Pego e quejandas?
Colocado por: SasapoEra para isso que estava a ser usada, e nesses casos, comparativamente com centrais de gás, as de carvão são extremamente ineficiêntes pelo tempo de resposta que têm.
Colocado por: euMas nós é que somos espertos.Nós vamos ser pioneiros nas lutas contra as alterações climáticas, desde que isso represente apenas acabar com a carne de vaca nas cantinas, aumentar o ISP, aumentar o imposto saco plástico e acabar com centrais a carvão.
Colocado por: eu
Atualmente não está garantido fornecimento ou o preço do gás natural. Basta haver um conflito entre marrocos e argélia (e está cada vez mais perto de acontecer) para podermos ficar de repente sem gás natural.
Parece-me sensato manter as centrais de carvão prontas a funcionar em caso de necessidade.
Aliás, a Alemanha está a fazê-lo. Mas nós é que somos espertos.
Colocado por: HAL_9000Nós vamos ser pioneiros nas lutas contra as alterações climáticas, desde que isso represente apenas acabar com a carne de vaca nas cantinas, aumentar o ISP, aumentar o imposto saco plástico e acabar com centrais a carvão.
Medidas concretas para arranjar alternativas? Logo se vê, o futuro providenciará.
Colocado por: SasapoFazemos muito asneirada em políticas públicas, mas a aposta nas renováveis tem os resultados à vista, é ir ver a percentagem que representam em relação a tudo o resto que dependemos de terceiros para o seu fornecimento.Totalmente de acordo, foi das poucas coisas boas que o Sócrates fez. O problema é que ainda não somos (e não sei se algum dia poderemos ser) auto sustentáveis só com as renováveis.