Colocado por: Reduto25O arroz tá caro
Colocado por: Caravelle
Pelos vistos, só há arroz...
Colocado por: HAL_9000https://www.publico.pt/2022/07/01/economia/noticia/concorrencia-decreta-coima-190-milhoes-grupos-hospitalares-concertacao-adse-2012182
A mim interessa-me mais isto. É um espelho perfeito do porquê os Hospitais privados não poderem representar o grosso de um sistema de saúde. De hoje para amanha decretam (concertando preços) que um parto são 100 mil euros e tratar uma fractura numa perna são 200 mil.
Se o zé tem dinheiro é tratado, se não tem dinheiro, terá de ter paciência e aguentar.
Colocado por: eu
Esse é um dos problemas das economias de mercado, e pode acontecer em todas as áreas de negócio.
É por isso que o estado tem que ter um papel forte na regulação para impedir monopólios, concertação de preços e abuso de posição dominante. Neste caso concreto, até parece que a regulação funcionou...
Colocado por: Sasapoassim é só mais um caso típico onde compensa pagar a multa,
Colocado por: Sasapo
Optou por não referir que no público só faz cesariana quando for realmente uma necessidade e no privado é a pedido e muitas mulheres recorrem ao privado porque querem cesarianas, porque da jeito à retórica?
Vamos lá, toda a gente a repetir "no privado ganham 5x mais".
Colocado por: Sandra_ccO que todos devem repetir é:
- em 2000 6% dos partos na privada. Em 2020 17%!
Colocado por: Sandra_cc
Há muitas mulheres que preferem cesariana.
Isso obviamente favorece muito os privados e quem neles exerce como obstetra.
Colocado por: eu
Compensa pagar 190 milhões?
Colocado por: Sandra_ccas pessoas estão a trocar o SNS pelo privado e ao ritmo de crescimento de privada (triplo em 20naos) exibido pode continuar a debitar obstetras para o privado que são todos absorvidos. E claro que alguns, com mais nome, fazem bem mais de 3 ou 4 partos por semana.Desde que possam pagar, não vejo mal. Vão libertando o SNS. Não me chocaria 1/3 de todos os atos médicos serem feitos no privado.
Colocado por: HAL_9000Vão libertando o SNS.
Colocado por: J.Fernandes
À medida que os utentes vão libertando o SNS da sua presença - e já são 3 milhões com seguros privados - as listas de espera no público e as urgências fechadas vão aumentando exponencialmente. É caso para dizer que vamos de libertação em libertação até ao estouro final.
Para mim, parece-me evidente que o SNS com o esquema de funcionamento atual é um sistema em adiantado estado de decomposição, sem remédio nem cura; e estar a insistir na mesma receita é apenas deitar dinheiro ao lixo.
Colocado por: J.Fernandessem remédio nem cura
Então a cura não é aumentar os médicos 5x?
Colocado por: Sandra_ccNos últimos 25 anos a receita do SNS para tudo tem sido:
Colocado por: Sandra_ccminha é nula.
A receita tem sido: deixar a ordem dos médicos fazer o que quer e o que lhes apetece sem nunca lhes fazer frente, afinal são um dos lobis mais poderosos do país. Quando te no privado mandam quanto cada médico recebe para não haver concorrência, está tudo dito.