Iniciar sessão ou registar-se
  1. A euribor não vai chegar nada aos 5%, tenham calma.
    Na minha opinião em julho é a última subida, depois mantem nas reuniões seguintes e inicio do ano que vem o BCE baixa as taxas de juro um pouco....

Se puserem no Google Euribor Forecast ninguém está a espera que elas ultrapassem os 4.3%

E outro factor.... Na América (nós vamos sempre a reboque) a taxa de juro já está mais alta que a taxa de inflação... Aqui mais uns 2 a 3 meses e atingimos o mesmo patamar.... Por isso não haverá necessidade de subidas mais agressivas
  2. Colocado por: JosebaA euribor não vai chegar nada aos 5%, tenham calma.
    Na minha opinião em julho é a última subida, depois mantem nas reuniões seguintes e inicio do ano que vem o BCE baixa as taxas de juro um pouco....

por outro lado o banco central europeu já veio dizer aos governos que tem que acabar com os apoios, porque o banco central tira com uma mão e os governos dão com os outros. e que se isto continua assim não vai existir teto máximo na subida das taxas de juros. que sobem até onde tiverem que subir.
  3. Colocado por: pauloagsantospor outro lado o banco central europeu
    O banco central europeu já devia era ter retirado o excesso de liquidez dos bancos, se ele efectivamente o existe em vez de vir apelar ao empobrecimento.
    Devia apelar é para que os governos regulem fortemente o aumento das margens de lucro, mas não..

Agora os bancos vão ter de devolver os 500 mil milhões que foram buscar a juro zero (e que imagino eu tinham parte dele a render a 3.25%- grande negócio).
    Se este dineiro não era preciso na economia (havia excesso de liquidez, como os juros do depóstico o comprovam) porque carga de água o BCE não forçou esta devolução há mais tempo?
    Pois, combater a inflação a empobrecer os pobres é mais simples que atacar o capital.
  4. Colocado por: JosebaSe puserem no Google Euribor Forecast ninguém está a espera que elas ultrapassem os 4.3%
    A taxa euribor 12 meses passou hoje os 4%. Deve estabilizar nos 4.15 %.
    Se houver aumento em julho, e pelos vistos em Setembro, é somar mais 0.5-0.7 à actual taxa euribor 12m e já se tem uma ideia onde é que ela pode parar.

Para falar em números, um empréstimo de 150K a 40 anos que em janeiro de 2022 tinha uma prestação de 360 euros passa para uma prestação de 790 euros em Agosto de 2023 (considerando uma euribor 12 meses média de 4.5% em julho).
    Se as famílias tiverem folga para acomodar a diferença de 5000 euros anuais, aguentam-se. Mais crítico que isso, é que as amortizações mensais reduzem para valores ridiculos, pelo que a divida prevalece.

A única maneira de atenuar este efeito, terá obviuamente de ser por um aumento de rendimentos que acompanhe minimamente a inflação.
    Concordam com este comentário: NB_Viseu
  5. O SaraivaPT trouxe uma história com muito romantismo, mas infelizmente sabemos que não reflete a realidade na generalidade, pelo menos na parte de viver desafogadamente com férias, trocas de carros, etc... Por cada episódio desses surgem vários episódios de vidas sem despesismo, sem automóveis sequer e muito menos com escolaridade alguma.
  6. Colocado por: JosebaA euribor não vai chegar nada aos 5%, tenham calma.

Se puserem no Google Euribor Forecast ninguém está a espera que elas ultrapassem os 4.3%

E outro factor.... Na América (nós vamos sempre a reboque) a taxa de juro já está mais alta que a taxa de inflação... Aqui mais uns 2 a 3 meses e atingimos o mesmo patamar.... Por isso não haverá necessidade de subidas mais agressivas

Vamos lá ver se não vai ser mais um daqueles comentarios para revisitarmos daqui a uns tempos. 😁

Se bem que o BCE deu a entender que vai continuar a fazer mais subidas, por isso é provavel que não haja mais subidas.

Aliás, o facto de a euribor estarem todas abaixo da taxa do BCE significa quem o mercado não acredita em mais subidas.
  7. Colocado por: ferreiraj125Aliás, o facto de a euribor estarem todas abaixo da taxa do BCE significa quem o mercado não acredita em mais subidas.

A taxa de remuneração dos depósitos do BCE está em 3,5%.

Euribor 3 M - 3,572%.
    Euribor 6M - 3,822%
    Euribor 12M- 4,002%

Não estão propriamente mais baixas, ainda que a euribor a 3M esteja ali colada à taxa do BCE, mas ainda estará a ajustar
  8. Colocado por: HAL_9000
    Pois, combater a inflação a empobrecer os pobres é mais simples que atacar o capital.

Carlos Carvalhas, ainda és vivo?
  9. Colocado por: JosebaA euribor não vai chegar nada aos 5%, tenham calma.

Tenho a certeza de pouca coisa mas de uma estou absolutamente certo: em Julho não será a última subida, nem sequer a última subida deste ano...

Se chega aos 5%? Talvez. A Austrália também suspendeu a subida das taxas e agora teve de voltar a aumentar (foi um erro, terem suspendido a subida das taxas).

Mais uma vez o BCE cumpriu a sua função política, de financiar os sistemas políticos da Europa pró-comunitária (emitindo dívida...). Deveria ter subido as taxas há muito tempo e de forma mais faseada. Não o tendo feito, apenas lhe restava a correcta subida de taxas em larga escala (aos 1,5% de cada vez). Não o fez também: resultado, arrastou a situação e os europeus podem continuar a ser europeus (queixam-se mas não se revoltam, ficam sem forças para tal, porque se desgastaram a queixar durante 2 anos).
  10. Colocado por: NB_ViseuCarlos Carvalhas, ainda és vivo?
    Excelente argumentação uma vez mais. Sei que o NB_Viseu faz parte da escola do "não há alternativa".

Imagine se as ciências verdadeiras assumissem a mesma postura, ainda hoje se morria de gripe.

Adoro os economistas. São sempre gajos cheios de certezas, mas só depois de ver o resultado
  11. Colocado por: NB_Viseumas de uma estou absolutamente certo: em Julho não será a última subida, nem sequer a última subida deste ano...
    Já tem mais certezas que a Lagarde e "sus muchachos". Talvez não fosse má ideia enviar as suas projeções económicas ao BCE para ver se os orienta (Nem sequer estou a gozar. De cada vez que vejo a conferência da lagarde parece-me sinceramente que ela está completamente à nora).
  12. Colocado por: HAL_9000
    Para falar em números, um empréstimo de 150K a 40 anos que em janeiro de 2022 tinha uma prestação de 360 euros passa para uma prestação de 790 euros em Agosto de 2023 (considerando uma euribor 12 meses média de 4.5% em julho)
    Concordam com este comentário:NB_Viseu

???
    Então mas a Euribor a 12 meses de um contrato de Janeiro (de 2022) renova em Agosto de 2023??
    Então mas a taxa Euribor a considerar na renovação do contrato é a projectada em Julho de 2023?? Para que contratos?
    Então mas taxa Euribor a considerar é de 4,5% quando a Euribor a 12 meses ainda não se fixou sequer nos 4%, muito menos é a taxa média?

Dito isto, naturalmente que a Euribor irá subir (talvez até acima dos 4,5% referidos). Mas talvez o problema seja pensar em fazer um contrato de crédito a 40 anos...
    40 anos: a vida activa total de uma pessoa "normal";
    40 anos: quanto paga de juros no primeiro ano vs. capital amortizado;
    40 anos: mesmo sendo um contrato iniciado aos 25 anos de idade, quanto paga de juros totais? E de seguro de vida (especialmente nos +50 anos)?

Tudo somado: se não tivesse esses custos, qual seria a poupança total que conseguia? E se reduzisse esses custos a apenas 2/3?
    Ora, compre-se lá uma casa mais deslocada, mais barata, mais pequena, e sobretudo a 25 ou 30 anos e veja-se o montante de poupança que se conseguia? E agora, imagine-se que conseguia-se pegar nesse montante e rentabilizá-lo a uma taxa anual de 2% ou 3%?
    E agora, imagine-se que essa pessoa não teria preocupações com a reforma...
  13. Colocado por: HAL_9000Já tem mais certezas que a Lagarde e "sus muchachos". Talvez não fosse má ideia enviar as suas projeções económicas ao BCE para ver se os orienta (Nem sequer estou a gozar. De cada vez que vejo a conferência da lagarde parece-me sinceramente que ela está completamente à nora).

Mas a Lagarde não sabe que a taxa continuará a subir? E a subir mais do que uma vez este ano?
    Isto se, claro, quiserem cumprir com a palavra (os alemães forçarão isto) de reduzir a inflação para perto dos 2%.
  14. Colocado por: HAL_9000Excelente argumentação uma vez mais. Sei que o NB_Viseu faz parte da escola do "não há alternativa".

Imagine se as ciências verdadeiras assumissem a mesma postura, ainda hoje se morria de gripe.

Adoro os economistas. São sempre gajos cheios de certezas, mas só depois de ver o resultado

Por acaso, aqui economista só o meu sogro. Que também é prof. universitário, logo, também tem a fotografia do Cunhal na parede).
  15. Colocado por: NB_ViseuEntão mas a Euribor a 12 meses de um contrato de Janeiro (de 2022) renova em Agosto de 2023??
    Não. Estava simplesmente a ilustrar o impacto total da subida dos juros desde o início até agosto de 2023, porque é esse impacto que as pessoas vão sentir, não todo de uma vez, mas no espaço de 1.5 anos vão ter esse impacto.

Colocado por: NB_ViseuEntão mas a taxa Euribor a considerar na renovação do contrato é a projectada em Julho de 2023?? Para que contratos?
    Então mas taxa Euribor a considerar é de 4,5% quando a Euribor a 12 meses ainda não se fixou sequer nos 4%, muito menos é a taxa média?
    Usa-se a média de julho para contratos feitos em agosto, ou não?

Não se fixou ainda nos 4, foi só uma previsão para a média de julho. Tendo em conta esta subida de juros do BCE e a de julho (sendo que a euribor tem tendência a começae a corrigir antes da reunião) é fácil de prever que a eur12M em juho deverá estar entre os 4.2 e os 4.5. A diferença entre a previsão e a realidade será de umas dezenas de euros por mês.

Quer contestar mais alguma coisa? pode contribuir com previsão melhor que a minha. Eu pelo menos agradeço

Colocado por: NB_ViseuMas talvez o problema seja pensar em fazer um contrato de crédito a 40 anos...
    Então faça as contas para o contrato a 20 anos e atualize os valores. Eu não disse que o contrato devia ser a 40 anos, ou a 10. Simplesmente plasmei o contrato típico dos últimos 5 anos (que serão os que sofrerão maior impacto).

Acha que as pessoas em Portugal fazem o contrato a 40 anos porquê?
    A- Baixos rendimentos
    B- São burras e querem chegar à velhice e ainda estar a pagar a casa ao banco.

De resto eu concordo consigo, o contrato deveria ser metade desse tempo no máximo. Eu antes da subida dos juros tinha previsto pagar o meu em 10 anos, agora...talvez em 20-25 (com estes juros). A verdade, se tudo correr bem, deverá estar pelo meio.

Colocado por: NB_ViseuTudo somado: se não tivesse esses custos, qual seria a poupança total que conseguia? E se reduzisse esses custos a apenas 2/3?
    Ora, compre-se lá uma casa mais deslocada, mais barata, mais pequena, e sobretudo a 25 ou 30 anos e veja-se o montante de poupança que se conseguia? E agora, imagine-se que conseguia-se pegar nesse montante e rentabilizá-lo a uma taxa anual de 2% ou 3%?
    E agora, imagine-se que essa pessoa não teria preocupações com a reforma...
    Eu imagino isso tudo.

Com aquele exercício pretendi uma coisa simples: mostrar o impacto real da subida dos juros numa prestação tipo. Foi tão somente isso.
    • Ruipsm
    • 16 junho 2023 editado
    Colocado por: pcspinheiro"... É muito provável que voltemos a aumentar as taxas de juro em julho" disse Lagarde ontem... Está bonito. A notícia que um queria ver é "salários aumentam 5% para acompanhar inflação".
    Concordam com este comentário:Ruipsm
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ruipsm

Penso que aumentar salários em 5% já não seria suficiente amigo.

O grande problema com este aumento de taxas é que mesmo se amortize 20k a um empréstimo habitação a redução na prestação é mínima.
  16. Colocado por: NB_ViseuMas a Lagarde não sabe que a taxa continuará a subir? E a subir mais do que uma vez este ano?
    Ela dizer isso diz, mas os efeitos que terá na economia, é que acho que ela não sabe. Até porque as subidas estão a ser decididas com base em "cenas", e "coisas", até porque não há alternativa a ficarmos "todos" mais pobres.

O caramelo do banco de Portugal já veio dizer que a partir do Verão é que é. A partir do verão é que eles já conseguem fazer previsões mesmo daquelas que não falham.
    • Carvai
    • 16 junho 2023 editado
    Colocado por: SaraivaPTA verdade é que se não fossem as casas dos pais, a nossa população jovem seria sem abrigo!

Quando uma sociedade condena a parte da população que será o seu futuro a esta situação, não podemos esperar nada de bom a médio-longo prazo.
    Concordam com este comentário:pedrovil

Nos últimos 40 anos o nº de habitantes quase não se alterou, no entanto existe quase o dobro das casas que existiam na altura. E depois ainda dizem por aqui que na altura é que era bom, a minha geração eramos todos uns lordes comparados com os nossos filhos agora.
    Já agora os sem abrigo são um problema de droga e álcool e não de falta de casas.
    Concordam com este comentário: NB_Viseu
  17. Colocado por: NB_Viseu

Mas a Lagarde não sabe que a taxa continuará a subir? E a subir mais do que uma vez este ano?
    Isto se, claro, quiserem cumprir com a palavra (os alemães forçarão isto) de reduzir a inflação para perto dos 2%.

Claro que vai continuar a subir. Exatamente por isso.
    A questão é, com aumentos mínimos de 300€, como foi o caso na Alemanha, que outro resultado estão à espera?
    Se na França e Alemanha os CH são na sua maioria taxa fixa, é normal que a subida da Euribor tenha muito menos impacto no controlo da inflação, ou que pelo menos demore mais...

Pelo que sim, é aguentar.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, HAL_9000
  18. Colocado por: NTORIONA questão é, com aumentos mínimos de 300€

Colocado por: NTORIONSe na França e Alemanha os CH são na sua maioria taxa fixa, é normal que a subida da Euribor tenha muito menos impacto no controlo da inflação,

Já por cá, em que a euribor dá uma bordoada bem dada a grande parte das familias, só se pode subir os salários umas migalhas para não provocar uma espiral inflaccionista.

E depois ainda temos o CR7 das finanças a dizer que não se pode pressionar muito os bancos para aumentar a a taxa dos depósitos porque "não podemos empurrar a banca para problemas do passado."

0.4388 seg. NEW