Colocado por: JosebaA euribor não vai chegar nada aos 5%, tenham calma.
Na minha opinião em julho é a última subida, depois mantem nas reuniões seguintes e inicio do ano que vem o BCE baixa as taxas de juro um pouco....
Colocado por: pauloagsantospor outro lado o banco central europeuO banco central europeu já devia era ter retirado o excesso de liquidez dos bancos, se ele efectivamente o existe em vez de vir apelar ao empobrecimento.
Colocado por: JosebaSe puserem no Google Euribor Forecast ninguém está a espera que elas ultrapassem os 4.3%A taxa euribor 12 meses passou hoje os 4%. Deve estabilizar nos 4.15 %.
Na minha opinião em julho é a última subida, depois mantem nas reuniões seguintes e inicio do ano que vem o BCE baixa as taxas de juro um pouco....
Se puserem no Google Euribor Forecast ninguém está a espera que elas ultrapassem os 4.3%
E outro factor.... Na América (nós vamos sempre a reboque) a taxa de juro já está mais alta que a taxa de inflação... Aqui mais uns 2 a 3 meses e atingimos o mesmo patamar.... Por isso não haverá necessidade de subidas mais agressivas
Colocado por: ferreiraj125Aliás, o facto de a euribor estarem todas abaixo da taxa do BCE significa quem o mercado não acredita em mais subidas.
Colocado por: HAL_9000
Pois, combater a inflação a empobrecer os pobres é mais simples que atacar o capital.
Colocado por: NB_ViseuCarlos Carvalhas, ainda és vivo?Excelente argumentação uma vez mais. Sei que o NB_Viseu faz parte da escola do "não há alternativa".
Colocado por: NB_Viseumas de uma estou absolutamente certo: em Julho não será a última subida, nem sequer a última subida deste ano...Já tem mais certezas que a Lagarde e "sus muchachos". Talvez não fosse má ideia enviar as suas projeções económicas ao BCE para ver se os orienta (Nem sequer estou a gozar. De cada vez que vejo a conferência da lagarde parece-me sinceramente que ela está completamente à nora).
Colocado por: HAL_9000
Para falar em números, um empréstimo de 150K a 40 anos que em janeiro de 2022 tinha uma prestação de 360 euros passa para uma prestação de 790 euros em Agosto de 2023 (considerando uma euribor 12 meses média de 4.5% em julho)
Colocado por: HAL_9000Já tem mais certezas que a Lagarde e "sus muchachos". Talvez não fosse má ideia enviar as suas projeções económicas ao BCE para ver se os orienta (Nem sequer estou a gozar. De cada vez que vejo a conferência da lagarde parece-me sinceramente que ela está completamente à nora).
Colocado por: HAL_9000Excelente argumentação uma vez mais. Sei que o NB_Viseu faz parte da escola do "não há alternativa".
Imagine se as ciências verdadeiras assumissem a mesma postura, ainda hoje se morria de gripe.
Adoro os economistas. São sempre gajos cheios de certezas, mas só depois de ver o resultado
Colocado por: NB_ViseuEntão mas a Euribor a 12 meses de um contrato de Janeiro (de 2022) renova em Agosto de 2023??Não. Estava simplesmente a ilustrar o impacto total da subida dos juros desde o início até agosto de 2023, porque é esse impacto que as pessoas vão sentir, não todo de uma vez, mas no espaço de 1.5 anos vão ter esse impacto.
Colocado por: NB_ViseuEntão mas a taxa Euribor a considerar na renovação do contrato é a projectada em Julho de 2023?? Para que contratos?Usa-se a média de julho para contratos feitos em agosto, ou não?
Então mas taxa Euribor a considerar é de 4,5% quando a Euribor a 12 meses ainda não se fixou sequer nos 4%, muito menos é a taxa média?
Colocado por: NB_ViseuMas talvez o problema seja pensar em fazer um contrato de crédito a 40 anos...Então faça as contas para o contrato a 20 anos e atualize os valores. Eu não disse que o contrato devia ser a 40 anos, ou a 10. Simplesmente plasmei o contrato típico dos últimos 5 anos (que serão os que sofrerão maior impacto).
Colocado por: NB_ViseuTudo somado: se não tivesse esses custos, qual seria a poupança total que conseguia? E se reduzisse esses custos a apenas 2/3?Eu imagino isso tudo.
Ora, compre-se lá uma casa mais deslocada, mais barata, mais pequena, e sobretudo a 25 ou 30 anos e veja-se o montante de poupança que se conseguia? E agora, imagine-se que conseguia-se pegar nesse montante e rentabilizá-lo a uma taxa anual de 2% ou 3%?
E agora, imagine-se que essa pessoa não teria preocupações com a reforma...
Colocado por: pcspinheiro"... É muito provável que voltemos a aumentar as taxas de juro em julho" disse Lagarde ontem... Está bonito. A notícia que um queria ver é "salários aumentam 5% para acompanhar inflação".
Colocado por: NB_ViseuMas a Lagarde não sabe que a taxa continuará a subir? E a subir mais do que uma vez este ano?Ela dizer isso diz, mas os efeitos que terá na economia, é que acho que ela não sabe. Até porque as subidas estão a ser decididas com base em "cenas", e "coisas", até porque não há alternativa a ficarmos "todos" mais pobres.
Colocado por: SaraivaPTA verdade é que se não fossem as casas dos pais, a nossa população jovem seria sem abrigo!
Quando uma sociedade condena a parte da população que será o seu futuro a esta situação, não podemos esperar nada de bom a médio-longo prazo.
Colocado por: NB_Viseu
Mas a Lagarde não sabe que a taxa continuará a subir? E a subir mais do que uma vez este ano?
Isto se, claro, quiserem cumprir com a palavra (os alemães forçarão isto) de reduzir a inflação para perto dos 2%.
Colocado por: NTORIONA questão é, com aumentos mínimos de 300€
Colocado por: NTORIONSe na França e Alemanha os CH são na sua maioria taxa fixa, é normal que a subida da Euribor tenha muito menos impacto no controlo da inflação,