Colocado por: xiripiti
A custa dos impostos dos outros países? Oi? Tanto a Irlanda como os países baixos são países contribuidores para o OE da UE.. Portugal deve ser dos países que mais mamou em toda a sua vida dos impostos desses países e no entanto não saímos disto
Colocado por: AMG1Troquei o nome da primeira posição do ranking da competitividade. A Dinamarca é o segundo, o primeiro é a Suécia. Na prática o que tem a segunda mais elevada carga fiscal da UE está em primeiro neste ranking e o detentor da marca da mais elevada carga fiscal, esta aqui em segundo.
Calhou que fui ver o ranking e afinal não é nem a Suécia em primeiro nem a Dinamarca em segundo.. Além de que a Suécia não pertence a UE.. Agora pergunto, quando é que Portugal foi um país contribuidor líquido?
Depois, não é só ter taxas de fiscalidade baixas, a Alemanha também é um dos que tem alta fiscalidade mas no entanto tem um sistema judicial e de leis que funcionam em prol de um objetivo maior do que qualquer partido que passe por lá
Colocado por: AMG1
Nao devemos ter visto o mesmo. O que eu vi está no link abaixo.
Os três primeiros são
Suica
Suécia
Dinamarca
No meu post não mencionei a SUÍÇA, pelo simples razão de que não pertence à UE. Logo o primeiro da UE é a Suécia e o segundo a Dinamarca.
Admito que relativamente à não pertenca da Suécia à UE, o xiripiti esteja a confundir o reino da Suécia com a Confederação Helvetica.
E claro o ranking nunca poderia ser só sobre a fiscalidade senão como é que a Suécia e a Dinamarca, salvo o erro, os dois paises com as mais altas cargas fiscais da europa ficavam nos dois primeiros lugares (entre os da UE), mas também não tem só mais a justica, tbem la estão as infraestruturas, a educação, o investimento em I&D,...enfim todas aquelas porcarias que habitualmente caracterizam o desenvolmento economico e social e que nem sempre vão bem com impostos baixos.
Mas pronto reconheço que se o seu termo de comparação passou a ser a Alemanha, já não é mau, até porque a Alemanha, ao contrario da Irlanda, não anda a "mamar" a riqueza produzida por outros, sob a forma de impostos baixos.
https://www.sgeconomia.gov.pt/noticias/imd-ranking-de-competitividade-mundial-de-2021.aspx
Continuo a não perceber essa da Irlanda, chama se livre comércio de bens e serviços, se as empresas não querem ser chuladas em impostos como fazem em Portugal estão mais do que no seu direito ou afinal vivemos numa espécie de república das bananas comunistas?
Não faz mal, eu explico:
1. O que a Irlanda faz chama-se dumpig fiscal e não tem nada a ver comercio livre de bens e servicos (mercado único). No limite seria abuso da liberdade de estabelcimento. Mas descanse que não é ilegal, ou já não se lembra do meu primeiro post.
2. Depois se vivemos numa republica das bananas porque algumas das nossa empresas registaram a sua sede fiscal na Irlanda, isso significa que também muitos outros paises europeus (alemanha incluida) e ate mesmo os USA, nao passam, em seu entender, de republicas das bananas porque a razão pela qual também existem empresas desses paises sedeadas na Irlanda é a mesma; pagar menos impostos.
Apple tem de pagar 13 mil milhões à Irlanda mas o “tigre celta” não quer
Ao declarar que a Irlanda infringiu as regras europeias de concorrência por decidir atribuir à Apple vantagens fiscais ilegais, a Comissão Europeia determinou nesta terça-feira a restituição de 13 mil milhões de euros ao fisco irlandês. Mas desengane-se quem esperaria ver o Governo irlandês regozijar-se por vir a encaixar uma receita de tão grande valor, conseguindo só com o resultado desta decisão de Bruxelas um valor equivalente a um quinto de toda a receita pública do Estado irlandês.
Apostado em não ferir a imagem do país como região atractiva para as multinacionais ali se instalarem e ali fazerem negócios, Dublin contesta a interpretação da Comissão Europeia, de que as decisões fiscais tomadas a favor da Apple configuram uma ajuda pública indevida, ao permitirem ao gigante americano pagar menos impostos e ficar em vantagem face a outras empresas.
Colocado por: lpetingaNa verdade o que a Irlanda faz é ilegal, e a Europa já quis fechar isso:https://www.publico.pt/2016/08/30/economia/noticia/apple-tem-de-pagar-13-mil-milhoes-a-irlanda-mas-o-tigre-celta-nao-quer-1742728
E então, se não é ilegal qual é mesmo o problema? Há países com taxas ainda mais baixas do que a Irlanda, se a UE não quer que isto aconteça é simples, meta um limite e já agora um limite máximo também que é para não andarmos a ser chulados a sustentar a gamela, mas isto ia ser tão bonito como no dia a seguir as empresas mudavam para locais mais competitivos ainda.
No teu segundo ponto acabaste de me dar razão, é exatamente por isso que fogem do país e não só.
Só para clarificar que se a Apple só pagou 0.005% (ainda por provar ao que parece) é só ridículo
Colocado por: xiripitiSó para clarificar que se a Apple só pagou 0.005% (ainda por provar ao que parece) é só ridículoTendo em conta que a fortuna da Apple é virtual, não é real, eu acho que pagou foi de mais.
Colocado por: HAL_9000Tendo em conta que a fortuna da Apple é virtual, não é real, eu acho que pagou foi de mais.
Colocado por: N Miguel OliveiraVá ver o brutal campus da empresa e depois diga lá se é virtual.Esqueci-me de por o aviso "Irony-mode on"
Agora é que não percebo mesmo. Então quando finalmente aparece uma empresa que nao se deixa "chular" de todo, você acha que é ridículo?
Do que é que acha que eu estava a falar, quando la atrás falei em "isenções" por parte da Irlanda a algumas empresas?
Colocado por: HAL_9000Esqueci-me de por o aviso "Irony-mode on"
O meu comentário veio no seguimento de uma discussão atrasada com xiripiti, em que ele alegava que as grandes tecnológicas e respectivos CEO, não pagavam mais impostos porque as fortunas não tinham valor real, era um valor especulativo.
Colocado por: xiripitique é taxar a 100% ou simplesmente nacionalizar tudo.Onde é que eu disse isso?
Colocado por: HAL_9000Onde é que eu disse isso?
Todas as outras empresas que pagam impostos também não investem e geram empregos?
Aliás se a empresa fez esse investimento, foi porque considerou que conseguia retorno certo? É assim mesmo, as empresas investem, e quando têm lucro pagam impostos como contrapartida de operarem em determinado país.
A única coisa que quero é que estas gigantes tecnologicas paguem proporcionalemnte os impostos que são devidos a todas as outras empresas e não tenham benefícios fiscais apenas por terem dinheiro para contratar os advogados mais habilidosos do mundo.
Imagine lá que os 0,005% são reais.....nem que fossem 10%.
A comissão europeia tem afirmado de forma bastante insistente que as big tech pagam, (ou pagavam) menos de metade dos impostos das empresas tradicionais (em termos proporcionais claro está). Repare que é a comissão europeia, não é a nem cuba, nem a venezuela, nem a china. Cá pela europa que eu saiba, não existe nenhum regime comunista, como parece sugerir a casa 2 linhas que escreve.
10% é o que muitos países o fazem, chama se conseguir atrair investimentos estrangeiros, até Portugal tem essas benesses, é ver o caso da Autoeuropa.. a partir do momento que todos os países tiverem a mesma taxa é garantido que não vem mais investimento para Portugal ou para países que não tem as mais valias que tem estes países ricos (estabilidade judicial, infraestrutura, mão de obra qualificada, etc etc).. Quero ver esse dia chegar para depois virem chorar baba e ranho