Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: AMG1E antes da borrada do dr. Costa com IVA 0%, já não pagavam a mesma tx?

Claro que pagava, e bem.

O Belmiro pagava 24€ só em IVA por 1 Kg desse bife, enquanto o outro "apenas" paga 0.60 cêntimos, em comparação.

O rico fica com +24€ disponíveis que permite comprar um tinto reserva para acompanhar com o bife Kobe, enquanto o Zé pobre bebe um Tang Aldi, e já vai com muita sorte.

Mas estamos de acordo que foi uma borrada enquanto medida.
    • eu
    • 30 junho 2023
    Colocado por: AMG1O tema nao era o IVA?
    Nao existem três taxas de IVA?
    Os bens essenciais (alimentação) não tem a tx reduzida ou intermédia?

Por isso é que fiz a pergunta, não sabia ao que se estava a referir. Obrigado pelo esclarecimento.

Colocado por: AMG1Nao acha que, em regra, quem tem menos rendimentos gasta uma % maior desse rendimento em bens essenciais, do que alguém com rendimentos elevados.

Claro que sim, por isso é que me parece justo que os bens essenciais alimentares tenham IVA zero, pois é uma grande ajuda para os pobres, e não faz quase nenhuma diferença nos impostos pagos pelos ricos.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • eu
    • 30 junho 2023
    Colocado por: Nostradamus
    O Belmiro pagava 24€ só em IVA por 1 Kg desse bife, enquanto o outro "apenas" paga 0.60 cêntimos, em comparação.

O que é melhor para o pobre? Pagar esses 60 cêntimos ou pagar IVA zero ?
  2. Colocado por: eu
    O que é melhor para o pobre? Pagar esses 60 cêntimos ou pagar IVA zero ?

E assim também não se estraga com o Cartuxa de 2016, mas... Vai gastar em palhetas e em medicação e insulina por causa do "Tang" do Lidl... Acho que a análise é feita desta forma e considerará estes pressupostos caso existam muitas questões.
  3. Colocado por: AMG1
    O tema nao era o IVA?
    Nao existem três taxas de IVA?
    Os bens essenciais (alimentação) não tem a tx reduzida ou intermédia?
    Nao acha que, em regra, quem tem menos rendimentos gasta uma % maior desse rendimento em bens essenciais, do que alguém com rendimentos elevados.
    Agora até pode mitigar o efeito, mas não é esta diferenciação de tx que resolve o problema do IVA e todos os impostos indirectos, serem um imposto cego que todos pagamos por igual.

Ainda não se cansou desse argumento?

Porque cismam que alguém com rendimentos "elevados" é rico?

Eu sou rico mas o gajo com n casas e terrenos porque ele e a mulher ganham 2 salários minimos é pobre, fds.

Mania de se importar com os outros e querer que toda a gente seja pobre.
    • AMG1
    • 30 junho 2023
    Colocado por: jg231

Ainda não se cansou desse argumento?

Porque cismam que alguém com rendimentos "elevados" é rico?

Eu sou rico mas o gajo com n casas e terrenos porque ele e a mulher ganham 2 salários minimos é pobre, fds.

Mania de se importar com os outros e querer que toda a gente seja pobre.

Qual é o argumento de que eu não me cansei?
    Voce está mesmo a comentar o que eu escrevi?

Se estiver, então eu esclareço. Não quero que toda a gente seja pobre, pelo contrário, para mim o ideial era que todos fossemos ricos. Mas como não sou tonto, tambem sei que isso é impossivel. E como tambem não sou idiota, também sei que a utilização dos termos rico e pobre sao demasiado redutoras, por isso usei as expressões "menos rendimentos" e "rendimentos mais elevados", querendo com isso dar a ideia de que não temos todos a mesma capacidade aquisitiva, porque também nao temos todos o mesmo rendimento disponivel. Agora, claro que continuam a ser noções subjectivas, ainda assim nao categorizam tanto como pobre e rico.
    Mas provavelmente nem se deu conta desse pormenor.
  4. Colocado por: AMVP
    Simples. Quem tem poder de compra, compra costoleta de vitela para o jantar familiar a iva 0%, quem não tem compram bifanas a 0% de iva. Ou seja, quem tem poder de comprar deixa de cintribuir para a verba de impostos que permitiria a distribuição pelos mais pobres, por via de subsídios.

Sim, mas um pobre ganha 800 € e gasta 300 € em comida, o menos pobre ganha 2400 € e gasta 600 € em comida.

Se 6% do valor for IVA, estamos a falar de 17 € de IVA pagos pelo primeiro e 34 € de IVA pagos pelo segundo.

O primeiro pagou em IVA para alimentação o correspondente a 2% do seu salario, enquanto o segundo pagou 1,4%.

Ou seja, o estado vai buscar aos pobres uma maior fatia dos seus salarios em receita de IVA.

E aqui reside o problema. Mesmo que o rico gaste mais, raramente o consumo aumenta de forma proporcional aos rendimentos.
  5. Colocado por: AMG1

E antes da borrada do dr. Costa com IVA 0%, já não pagavam a mesma tx?

Depois suspeito que quem compra um bife Kobe, é bem capaz de pagar mais IVA em tudo o que acompanha essa refeição do que paga o que compra o bife de 10€/kg.
    Concordam com este comentário:eu,Nostradamus

Os ricos pagam mais IVA, mas não de forma proporcional aos rendimentos.

Imagina que os pobres pagavam uma taxa de IRS superior à dos ricos.

Ou seja, alguém que ganhasse 20 000 € pagava por exemplo 30%, enquanto quem ganhasse 60 000 € pagava 20 %.

O rico pagaria mais em termos absolutos, mas isto seria um imposto regressivo porque o pobre paga uma maior percentagem dos seus rendimentos.

O IVA é assim.

Em media, os pobres pagam uma maior percentagem do seu rendimento em IVA.
    • AMG1
    • 30 junho 2023
    Colocado por: ferreiraj125

Imagina que os pobres pagavam uma taxa de IRS superior à dos ricos.

Nao preciso de imaginar. E a realidade!
    Se eu ganhar 100k como rendimento do trabalho e tu ganhares 500k como rendimentos de capital.
    Ganhas 5x mais do eu e pagas uma tx de IRS de 28% (tx liberatoria) e eu pago proximo de 40% de tx efectiva.
    • eu
    • 1 julho 2023 editado
    Colocado por: AMG1Se eu ganhar 100k como rendimento do trabalho e tu ganhares 500k como rendimentos de capital.
    Ganhas 5x mais do eu e pagas uma tx de IRS de 28% (tx liberatoria) e eu pago proximo de 40% de tx efectiva.

Neste caso, na minha opinião o que está errado é a taxa de IRS sobre o trabalho, que é escandalosa e incompreensível.

Para alguém ganhar 100,000 euros a trabalhar, é porque é alguém muito especializado e que faz um trabalho muito meritório e de elevado valor acrescentado. E o Estado o que faz? Castiga este tipo de pessoas, "roubando-lhe" quase metade do seu esforço e mérito.

Na minha opinião, este nível de impostos é extorsão.
  6. Colocado por: eu

Neste caso, na minha opinião o que está errado é a taxa de IRS sobre o trabalho, que é escandalosa e incompreensível.

Para alguém ganhar 100,000 euros a trabalhar, é porque é alguém muito especializado e que faz um trabalho muito meritório e de elevado valor acrescentado. E o Estado o que faz? Castiga este tipo de pessoas, "roubando-lhe" quase metade do seu esforço e mérito.

Na minha opinião, este nível de impostos é extorsão.

Provavelmente estarão ambas erradas. Se uma dela fosse mais baixa, provavelmente a outra teria de ser mais alta, ou vv.
    A questão é que nao ha razão nenhuma para os rendimentos de capital serem menos taxados do que os rendimentos do trabalho.
    Nao ha razão, mas há justificação. No caso dos rendimentos do trabalho nao ha hipotese de fuga, ja nos rendimentos de capital...portanto mais vale não apertar muito senão nem os 28%.
    Nao é por acaso que com uma carga fiscal wue nem é particularmente elevada (para a UE), o esforço fiscal é tão elevado em Portugal, como somos poucos a pagar temos de pagar muito. Se fossemos muitos a pagar, ja podiamos pagar menos.
  7. Enquanto cobram os impostos que cobram a economia paralela mantém-se muito forte:

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/economia-paralela-em-portugal-bate-recorde-no-peso-do-pib
    • eu
    • 1 julho 2023
    Colocado por: AMG1Se uma dela fosse mais baixa, provavelmente a outra teria de ser mais alta, ou vv.

Há uma terceira via ideológica: menos estado e menos impostos. Mas essa via não interessa aos Portugueses.

Colocado por: AMG1A questão é que nao ha razão nenhuma para os rendimentos de capital serem menos taxados do que os rendimentos do trabalho.

Nem sei como é possível discordar disso. Devia haver um tecto fiscal igual para todo o tipo de rendimentos, mas que fosse um valor abaixo do nível de extorsão. 25% parece-me um valor adequado: 3/4 do fruto do nosso esforço para nós e 1/4 para a comunidade.
  8. Colocado por: AMG1No caso dos rendimentos do trabalho nao ha hipotese de fuga

Pois não, ... haja imaginação.
    • eu
    • 1 julho 2023
    Colocado por: AMG1Se fossemos muitos a pagar, ja podiamos pagar menos.

Eu também já acreditei ingenuamente nisso.

Mas com o tempo, percebi que o Estado é por natureza um monstro extorsionário, que não cobra os impostos que precisa, cobra o máximo de impostos que pode.

Com a conivência de quem vota nestas políticas, claro. Portugueses, só têm o que merecem !
    Concordam com este comentário: NTORION
  9. Colocado por: Pickaxe
    Pois não, ... haja imaginação.

A partida precisará sempre da colaboração de outro, o que desde logo complica acoisa, mas claro que é possivel, embora nao seja tão simples como os rendimentos de capital...mesmo assim, nem todos.
  10. Colocado por: eu
    Eu também já acreditei ingenuamente nisso.

Mas com o tempo, percebi que o Estado é por natureza um monstro extorsionário, que não cobra os impostos que precisa, cobra o máximo de impostos que pode.

Com a conivência de quem vota nestas políticas, claro. Portugueses, só têm o que merecem !

Eu não preciso de acreditar, porque sei que é possivel. Vivi mais de metade da minha vida num pais onde se pagam bastante mais impostos do que em Portugal e isso nao impede que a generalidade das pessoas que lá vivem tenham uma vida bem melhor do que a maioria tem em Portugal.
    Tambem lhe posso dizer que quem ganha la o equivalente a 100k euros paga mais ou menos o mesmo do que aqui. Há é muito mais gente a ganha-los.
  11. Colocado por: ferreiraj125

Sim, mas um pobre ganha 800 € e gasta 300 € em comida, o menos pobre ganha 2400 € e gasta 600 € em comida.

Se 6% do valor for IVA, estamos a falar de 17 € de IVA pagos pelo primeiro e 34 € de IVA pagos pelo segundo.

O primeiro pagou em IVA para alimentação o correspondente a 2% do seu salario, enquanto o segundo pagou 1,4%.

Ou seja, o estado vai buscar aos pobres uma maior fatia dos seus salarios em receita de IVA.

E aqui reside o problema. Mesmo que o rico gaste mais, raramente o consumo aumenta de forma proporcional aos rendimentos.

Porque é que o pobre é o que ganha 800€ e o rico é o que ganha 2400€? É que 2400€ não faz de ninguém rico. Faz pagar muitos impostos isso sim.

Mas as mentalidades neste país são mesmo assim, não há nada a fazer.
  12. Colocado por: AMG1

Eu não preciso de acreditar, porque sei que é possivel. Vivi mais de metade da minha vida num pais onde se pagam bastante mais impostos do que em Portugal e isso nao impede que a generalidade das pessoas que lá vivem tenham uma vida bem melhor do que a maioria tem em Portugal.
    Tambem lhe posso dizer que quem ganha la o equivalente a 100k euros paga mais ou menos o mesmo do que aqui. Há é muito mais gente a ganha-los.

Engraçado que todos os meus colegas estrangeiros pagam bem menos impostos que eu e ganham bem mais.
    • eu
    • 1 julho 2023 editado
    Colocado por: AMG1Eu não preciso de acreditar, porque sei que é possivel. Vivi mais de metade da minha vida num pais onde se pagam bastante mais impostos do que em Portugal e isso nao impede que a generalidade das pessoas que lá vivem tenham uma vida bem melhor do que a maioria tem em Portugal.

Então a sua ideia não era que se fossem mais pessoas a pagar, os impostos poderiam ser mais baixos?

Pelos vistos nesse País há mais pessoas a pagar, mas os impostos continuam altos.

Portanto, só está a reforçar a ideia que os impostos não descem mesmo se forem muitas pessoas a pagar.

0.6326 seg. NEW