Colocado por: AMG1E antes da borrada do dr. Costa com IVA 0%, já não pagavam a mesma tx?
Colocado por: AMG1O tema nao era o IVA?
Nao existem três taxas de IVA?
Os bens essenciais (alimentação) não tem a tx reduzida ou intermédia?
Colocado por: AMG1Nao acha que, em regra, quem tem menos rendimentos gasta uma % maior desse rendimento em bens essenciais, do que alguém com rendimentos elevados.
Colocado por: Nostradamus
O Belmiro pagava 24€ só em IVA por 1 Kg desse bife, enquanto o outro "apenas" paga 0.60 cêntimos, em comparação.
Colocado por: eu
O que é melhor para o pobre? Pagar esses 60 cêntimos ou pagar IVA zero ?
Colocado por: AMG1
O tema nao era o IVA?
Nao existem três taxas de IVA?
Os bens essenciais (alimentação) não tem a tx reduzida ou intermédia?
Nao acha que, em regra, quem tem menos rendimentos gasta uma % maior desse rendimento em bens essenciais, do que alguém com rendimentos elevados.
Agora até pode mitigar o efeito, mas não é esta diferenciação de tx que resolve o problema do IVA e todos os impostos indirectos, serem um imposto cego que todos pagamos por igual.
Colocado por: jg231
Ainda não se cansou desse argumento?
Porque cismam que alguém com rendimentos "elevados" é rico?
Eu sou rico mas o gajo com n casas e terrenos porque ele e a mulher ganham 2 salários minimos é pobre, fds.
Mania de se importar com os outros e querer que toda a gente seja pobre.
Colocado por: AMVP
Simples. Quem tem poder de compra, compra costoleta de vitela para o jantar familiar a iva 0%, quem não tem compram bifanas a 0% de iva. Ou seja, quem tem poder de comprar deixa de cintribuir para a verba de impostos que permitiria a distribuição pelos mais pobres, por via de subsídios.
E antes da borrada do dr. Costa com IVA 0%, já não pagavam a mesma tx?
Depois suspeito que quem compra um bife Kobe, é bem capaz de pagar mais IVA em tudo o que acompanha essa refeição do que paga o que compra o bife de 10€/kg.
Colocado por: ferreiraj125
Imagina que os pobres pagavam uma taxa de IRS superior à dos ricos.
Colocado por: AMG1Se eu ganhar 100k como rendimento do trabalho e tu ganhares 500k como rendimentos de capital.
Ganhas 5x mais do eu e pagas uma tx de IRS de 28% (tx liberatoria) e eu pago proximo de 40% de tx efectiva.
Neste caso, na minha opinião o que está errado é a taxa de IRS sobre o trabalho, que é escandalosa e incompreensível.
Para alguém ganhar 100,000 euros a trabalhar, é porque é alguém muito especializado e que faz um trabalho muito meritório e de elevado valor acrescentado. E o Estado o que faz? Castiga este tipo de pessoas, "roubando-lhe" quase metade do seu esforço e mérito.
Na minha opinião, este nível de impostos é extorsão.
Colocado por: AMG1Se uma dela fosse mais baixa, provavelmente a outra teria de ser mais alta, ou vv.
Colocado por: AMG1A questão é que nao ha razão nenhuma para os rendimentos de capital serem menos taxados do que os rendimentos do trabalho.
Colocado por: AMG1No caso dos rendimentos do trabalho nao ha hipotese de fuga
Colocado por: AMG1Se fossemos muitos a pagar, ja podiamos pagar menos.
Colocado por: Pickaxe
Pois não, ... haja imaginação.
Eu também já acreditei ingenuamente nisso.
Mas com o tempo, percebi que o Estado é por natureza um monstro extorsionário, que não cobra os impostos que precisa, cobra o máximo de impostos que pode.
Com a conivência de quem vota nestas políticas, claro. Portugueses, só têm o que merecem !
Colocado por: ferreiraj125
Sim, mas um pobre ganha 800 € e gasta 300 € em comida, o menos pobre ganha 2400 € e gasta 600 € em comida.
Se 6% do valor for IVA, estamos a falar de 17 € de IVA pagos pelo primeiro e 34 € de IVA pagos pelo segundo.
O primeiro pagou em IVA para alimentação o correspondente a 2% do seu salario, enquanto o segundo pagou 1,4%.
Ou seja, o estado vai buscar aos pobres uma maior fatia dos seus salarios em receita de IVA.
E aqui reside o problema. Mesmo que o rico gaste mais, raramente o consumo aumenta de forma proporcional aos rendimentos.
Eu não preciso de acreditar, porque sei que é possivel. Vivi mais de metade da minha vida num pais onde se pagam bastante mais impostos do que em Portugal e isso nao impede que a generalidade das pessoas que lá vivem tenham uma vida bem melhor do que a maioria tem em Portugal.
Tambem lhe posso dizer que quem ganha la o equivalente a 100k euros paga mais ou menos o mesmo do que aqui. Há é muito mais gente a ganha-los.
Colocado por: AMG1Eu não preciso de acreditar, porque sei que é possivel. Vivi mais de metade da minha vida num pais onde se pagam bastante mais impostos do que em Portugal e isso nao impede que a generalidade das pessoas que lá vivem tenham uma vida bem melhor do que a maioria tem em Portugal.
Tambem lhe posso dizer que quem ganha la o equivalente a 100k euros paga mais ou menos o mesmo do que aqui. Há é muito mais gente a ganha-los.