Colocado por: Carvai
Pois não faço ideia, nessa altura não existia o Excel e os papeis foram á vida. Sobraram as escrituras das casas que digitalizei.
E também não havia estes Forum's para o pessoal se lamentar que não conseguia comprar casa em Lisboa. Íamos para a Reboleira, Queluz ou Amadora que eram mais em conta. E a quantidade de bairros de barracas que existiam por toda a grande Lisboa incluindo aqui na Amadora não mostravam facilidades na compra de casa.
Colocado por: pcspinheiroPor vezes é também uma questão de escolhas e prioridades.É verdade Pcspinheiro. Não coloco minimamente em causa o que diz.ha imensa gente com as prioridades trocadas.
Colocado por: NTORIONCarvai, eu percebo que queira demonstrar que nos anos 70 ou 80 era mais dificil comprar casa do que agora, mas confesso que tenho muitas dúvidas nessa teoria... Quantos ordenados médios era precisos para comprar uma casa média (agora uma casa média seria na altura de luxo, tb é um fator a ter em conta) na altura?
Colocado por: Sasapo
eu aposto em mais uma subida, desemprego em minimos historicos e inflação alta... em breve vamos saber.
Colocado por: crisssxPor mim a inflação de 20/30% pode voltar... se os rendimentos acompanharem...
Colocado por: Sasapobasta ir para a turquia, argentina ou zimbabuevem logo com a Turquia, alguém falou da Turquia Argentina ou Zimbábue? O que se estava a falar foi da inflação em Portugal no final da década de 80 e início da década de 90, quer perguntar a algum português que passou por essas inflacoes se ganhou ou perdeu poder de compra no processo?
Colocado por: CarvaiRestaurantes para quase todos era sexta á noite ou domingo. Concertos, festivais não havia. Havia alguns que iam á bola. TV's era uma por casa com 2 canais. Saude era o médico da caixa só havia um hospital privado em Lisboa e pouca mais fazia
que partos para madames finas.
E quando estamos chateados bebíamos umas minis. Não havia teclados.
Colocado por: CarvaiE a quantidade de bairros de barracas que existiam por toda a grande Lisboa incluindo aqui na Amadora não mostravam facilidades na compra de casa.
Colocado por: CarvaiE quando estamos chateados bebíamos umas minis. Não havia teclados.Até o Carvai se rendeu aos teclados, já viu?
Colocado por: CarvaiEu na altura já conhecia 3 continentes por razões profissionais, mas a grande maioria das pessoas do meu circulo de amigos/colegas nunca tinham passado de Badajoz.Não tinham muita coisa é verdade, mas sabe o que tinham? Perspectivas e confiança no futuro. Pergunte aí a qualquer pessoa que está a iniciar a sua vida profissional, ou mesmo aqueles que por aqui vao resistindo feito burros se as teem.
Restaurantes para quase todos era sexta á noite ou domingo. Concertos, festivais não havia. Havia alguns que iam á bola. TV's era uma por casa com 2 canais. Saude era o médico da caixa só havia um hospital privado em Lisboa e pouca mais fazia
Colocado por: HAL_9000Não tinham muita coisa é verdade, mas sabe o que tinham? Perspectivas e confiança no futuro. Pergunte aí a qualquer pessoa que está a iniciar a sua vida profissional, ou mesmo aqueles que por aqui vao resistindo feito burros se as teem.
Colocado por: HAL_9000Sabe outra coisa que não tinham na altura? A carga fiscal actual.
Colocado por: HAL_9000Quer contar o segredo? Achava eu que meter-me a fazer casa aos 30 era cedo :).
Colocado por: CarvaiGeneralizar o sucesso ou o fracasso é muito completo.Não é preciso generalizar, eu trago-lhe dados concretos, que espelham dentro do possível a realidade..
Colocado por: HAL_9000Pode haver outras maneiras, eu é que não estou a ver quais.
Colocado por: HAL_9000Achava eu que meter-me a fazer casa aos 30 era cedo :).
Colocado por: HAL_9000Não tinham muita coisa é verdade, mas sabe o que tinham? Perspectivas e confiança no futuro. Pergunte aí a qualquer pessoa que está a iniciar a sua vida profissional, ou mesmo aqueles que por aqui vao resistindo feito burros se as teem.
Colocado por: N Miguel OliveiraJá lhe disse, constrói mais pequeno, mais simples, menos compartimentos, menos pisos, investe no planeamento e no pragmatismo de quem constrói como que se fosse para vender.Vamos por partes:
E principalmente, cancela a conta no pinterest e outros que tais.
Colocado por: N Miguel OliveiraVai de cada um.A minha ideia era e é mais: Quanto tiver filhos, quero já ter a questão da casa resolvida, para que eu lhes possa dar estabilidade. Daí ter optado por comprar e construir antes de avançar com os planos de paternidade. ´
Acho que antes dos filhos entrarem para a escola está sempre a tempo, de resto quanto mais tarde melhor. No limite, não vejo a necessidade extrema de se ser dono da casa onde se vive. Mas lá está, são ideias. Cada um com as suas.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão concordo nada com essa visão. A geração dos meus ascendentes tinha a profissão que o pai ou a mãe decidia, em função do que dava mais jeito para a aldeia. Isso se pelo meio não tivessem que ou ir para a guerra em África ou emigrar. Normalmente os homens iam para a Guiné, Angola... as mulheres para a Alemanha ou França. Outros quantos rumavam à Metropole da capital como que se fosse o El Dorado. A perspectiva de futuro era trabalhar como um desgraçado para dar melhor vida aos filhos e possibilidade de que estudassem se assim quisessem.Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
Colocado por: N Miguel OliveiraA minha geração (dos anos 80) saiu da escola com uma data de ferramentas para fazer-se à vida e deixarem-se de lamúrias. Apanhamos a tecnologia e globalização ainda na escola. As geraçôes dos 90, 2000 já nasceram no meio disto. A bolha deixou de ser um rectangulo à beira mar plantado, e as fronteiras deixaram de ser um problema como o eram antigamente. O mercado passou a ser quase infinito, multidisciplinar, multicultural, multilinguístico, multi-etc...Enquanto não estivermos a falar da mesma coisa, nunca vamos concordar.
Colocado por: N Miguel OliveiraSinceramente, perspectiva de futuro só não a tem quem é demasiado péssimista ou avesso ao mínimo risco, tenha nascido nos 50, 60, 80 ou 2000. Apesar de concordar de que o ponto de partida e contexto têm um peso brutal na equação, cada um é o maior responsável pela vida que tem ou quer ter. Logo a começar pela escolha da profissão. Outrora, a gente "nem sabia" que podia escolher profissão...Já cá faltava a teoria da autoresponsabilização. O Miguel ia-se entender às mil maravilhas com a minha esposa nesse tema. Ela tb defende a autoresponsabilização acima de tudo, e que por isso é tema muito debatido cá por casa.
Colocado por: smartHum
Na minha opinião, se não fosse a procura, já há muito que o mercado imobiliário tinha sofrido um Crash.
Em Itália os preços corrigiam na década passada, enquanto que cá, o céu é o limite.