Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: HAL_9000Eu respondi. Veja lá pelo meio das minhas respostas ao seu argumentário.

    Sim, já vi a "resposta". Aquela mão vazia...

    uma vez que a minha afirmação se refere a um dado objetivo eu não tive de concluir nada, bastou observar e relatar.
    Questionei-o foi acerca da conclusão a que chegou acerca dos que não Trabalham, não se dedicam, não se esforçam e não arriscam?
    Quem são afinal?



    Se você acha que isso é um dado objectivo, é porque tem a Verdade. Eu cá, só trabalho com verdades... há a minha e há a dos outros. Todas dignas de respeito e todas contestáveis.

    A sua observação e relato não lhe permite retirar conclusões, apenas lhe permite viver na sua Verdade. Agora até lhe podia pregar uma rasteirinha com a sua tese da FCT, nas "Ciências Exactas" mas não quero ser maldoso... :)

    Quanto a quem são essas pessoas: são, principalmente, os que se queixam. Os que estão a trabalhar, que se dedicam e que se esforçam, que arriscam, normalmente não têm tempo para queixumes...
  2.  # 2

    repetido
  3.  # 3

    Colocado por: HAL_9000Há quem decida o voto em função do voto útil, o NB vai pelo voto Inutil :).
    Tem a sua piada.


    A alternativa tem sido trabalhar mais a ver se consigo o meu "lugar ao sol", porque sei bastante bem onde quero chegar...mas devo admitir que está dificil, sou eu e mais uns 200.
    Mas isso não me impede de vir para um fórum (Local destinando àdiscussãopública; espaço virtual onde sediscute determinado tema.) e expor as minhas ideias, a minha visão da sociedade do que está bem e do que está mal, às vezes as minhas frustações, fazer brainstorming com esta comunidade com a qual gosto de "discutir", ou impede?

    E sim, acho que há empresas que têm mais do que deviam ter..sobretudo quado se aproveitam de cenários económicos adversos para aumentar margens. As empresas foram criadas para servir as pessoas e conceder ganho a quem nelas investe...mas o seu objetivo principal não deve ser nunca servir-se das pessoas. Quando assim é têm de ser reeducadas pela sociedade, ou pelos orgãos de decisão que a sociedade elege para sua representação.



    Sei sei....o objetivo era precisamente retirar aos dividendos para distribuir....para os dividendos não serem tão...expressivos.


    É a forma de gerir, é legitima, eu só não concordo com ela. O compromisso dos trabalhadores (colaboradores :)) para com a empresa refletirá sempre o compromisso que a empresa tem para com eles.

    Porque de acordo com a sua avaliação, valia a pena o investimento nos "colaboradores". Simples não é?
    Depois os 14% também depende da base de partida. Se a base era uma sande de coitado e um sumol, 14% também não foi muito.


    E eu ia querer perceber a realidade da sua empresa para quê? Se de facto quisesse fundamentar a sua decisão telo-ia feito. Se fez esse comentário para afirmar que você conhece muito melhor a realidade da sua empresa do que eu, olhe obrigado, a empresa é sua, não é minha.



    Normalmente dividem o prejuizo com os trabalhadores despedindo alguns, mas se chegar a acordo com eles, não vejo porque não pode reduzir salários para compensar os prejuizos. Lembra-se do compromisso com a empresa que falei atrás? Olhe em 2012 o que não faltou foram empresas a baixar salários e a despedirem pessoas por estarem a ter prejuizos.


    Como lhe disse continuei a pagar impostos religiosamente, que serviram para pagar os layoff (uns justos outros nem por isso), por isso imagino que tenha redistribuido a minha parte.
    Mas se quiser um dia vir jantar cá a casa redistribuo consigo de bom grado um leitão da bairrada e um espumante bem fresco. Ao menos que nunca falte para comer e beber e uma mesa onde colocar o repasto.






    Não, nada disso. É que eu para arte não tenho jeito nenhum, o NB põe-se a falar em quadro na parede, eu pelo menos precisava de saber se era algo mais no estilo realista, abrstrato, impressionista, figurativo, etc...para tentar perceber a sua analogia. Se me disser o pintor eu consigo chegar ao estilo, mas se o quadro for suficientemente conehcido tamb+em chego lá se me disser que quadro é.

    Se é para ver o mundo atrás da parede, então é isso mesmo que eu faço...para mim a parte mais interessante das galerias de arte é o exterior.

    Mas no fim disto tudo, a questão que verdadeiramente me preocupa é só uma: Da outra vez conseguiu comprar a lenha ou não?


    Pois, eu de arte também não percebo nada. De arquitectura deixo para quem perceba, apenas quero saber os custos. Já de exteriores de Galerias também não frequento. Tenho pouco tempo livre. Mas isso que não lhe impeça de expropriar a Galeria e nacionalizar o quadro :)

    Quanto à lenha, não comprei. Fui ver quatro locais mas como ia sempre com o medidor de humidade, a coisa nunca corria bem (eu é que os estava a enganar :):):)). Falei com um vizinho, o filho está na universidade de Coimbra há 8 anos, a estudar claro, e não tem interesse em vir ajudar o pai a cuidar das terras. Assim, comprei-lhe um pinhal com quase 4.000 m2, a 50 metros da moradia, uma mota-serra e já tenho lenha para muitos anos... Lá tive de pagar 6,5% de IMT + 0,8% de IS, mais escritura e registos, mas pronto, já criei mais património. Tenho pena é que não fique mesmo encostado à casa, já tinha uma forma substancial de valorização da propriedade ;)

    Vê: problema + pensamento = solução. Dependência: zero. Protesto: zero. Aprendizagem real e útil: bastante.

    Se calhar devia ter ido para a porta da Câmara Municipal de Viseu protestar por não terem um serviço público de lenha... :):):) Ou então fazer uma palesta sobre os pobres energéticos e a forma como podemos ultrapassar esse novo cancro da nosso sociedade :)
  4.  # 4

    Já desabafou tudo? Vá dormir agora.
  5.  # 5

    Colocado por: NB_Viseu

    Caro amigo, se convencer a UE a patrocionar as minhas ideias (ainda que mais caras e menos eficientes) eu também não me importo de passar fome. Ou a UE ou o Obama, se vier a governar o Mundo. Tenho é de ter a certeza que a minha empresa de automóveis tem garantia e subsídios do Estado (ilimitados, pelo que se foi vendo) ou que consigo garantir a contratação e financiamento prévio dos meus serviços de ida ao Espaço, anos antes de sequer ter lançado um fogo-de-artifício.

    Aliás, se estiver disponível para isso, eu faço-lhe já aqui um contrato de fornecimento de bens alimentares, carnes e legumes,à laMusk. Paga-me até ao final do mês 30.000 euros e eu garanto-lhe o fornecimento dos desses bens alimentares para a próxima década. Ainda tenho tempo de ir comprar uma terra para poder ir lavrar, com máquinas agrícolas que terá de me financiar (a menos que queira perder o seu investimento de 30k) e depois de tudo, faça o favor de me pagar o veterinário dos cabritos e bezerros que venha a comprar (se não me pagar, não posso garantir a qualidade da carne). Mas sobretudo, não esquecer que quero usar alguns herbicidas que estão proibidos, por isso conto consigo para os conseguir aprovar. E isto tudo, ainda é um favor que lhe faço, tudo para que não perca os seus 30k de investimento inicial.

    Vê, como é fácil ser milionário? Não pode é apoiar nada que não seja popular... que possa tirar votos. Calma, calma, esteja descansado que se quiser ser o Presidente da sua Junta de Freguesia pode contar com o meu apoio para os cartazes.

    E importante, não esquecer: as campanhas publicitárias (oficiais e não oficiais) que promovam o consumo de legumes e de carne ao invés do peixe, são por sua conta.


    Ninguém lhe impede de criar uma ideia e tentar concretizá-la ao máximo, mas pegue nas suas poupanças todas e invista nessa ideia, durma no carro ou simplesmente na rua e só depois de passar por isso tudo veja alguém lá de cima a dizer "bem agora que não tens mais dinheiro vou te comprar isso por meia dúzia de ovos".. isto a falar da Tesla, a SpaceX já é outra coisa, simplesmente não há concorrentes por isso o dinheiro todo gasto pelo governo dos EUA.. mas já agora, não culpe o governo dos EUA por investirem forte e feio nas suas empresas e na tentativa de criar um monopólio mundial, culpe sim a UE que não faz esse investimento nas suas empresas
    • AMG1
    • 24 junho 2023

     # 6

    Colocado por: NB_Viseu

    Acha que o dinheiro que saí (que Portugal perde) é o das contribuições para o Orçamento da UE?

    Acha que quando a UE assina acordos comerciais com a China (em pleno isolamento total do COVID), quando assina acordos comerciais com o Quatar, quando assina acordos comerciais com a Índia e Bangladesh, quando principalmente assina acordos comerciais com Marrocos, vêm perguntar a Portugal quanto é que contribui para o Orçamento da UE?

    Ou quando aprova regimes de ocupação territorial em Portugal e na Roménia, está preocupada em fazer o mesmo na Lombardia ou na Floresta Negra?

    Ou quando concede apoios de milhões e milhões de euros para a melhoria dos sistema de reciclagem e lixos urbanos, que financiam parte significativa da actividade das autarquias... onde acha que os técnicos camarários vão antes de abrirem os concursos para a aquisição de equipamentos? À Salvador Caetano não é... ;)

    Ou quando nos concede milhões e milhões para podermos construir o TGV (essa mega-necessidade do país), vão comprar à SOREFAME?

    Conhece a Siemens? Por certo que sim. Conhece a Ferrovial? Devia conhecer, paga-lhe muito todos os dias... E o Siemens bank? Devia conhecer, é lá cliente!


    Ok, afinal eu tinha razão em supor aproximidade da sua proposição às posicoes do PCP. Por mim não tem problema nenhum, a maravilha da democracia e liberdade é que todos podemos expressar as nossas opiniões, têm e de se sujeitar ao contraditório

    1. Em termos de orçamento, portugal é efectivamente um beneficiario liquido e não contribuite.

    2. Como deve saber as regras do mercado único ditam que não se possam excluir dos concursos fornecedores de outros estados da UE. Essas regras existem para Portugal, tal como para a Alemanha, se Portugal vende sol e caipirinhas a beira mar e os alemães vendem comboios, o problema é da UE ou nós também teremos alguma responsabilidade nisso?
    Tenha é em conta que se conseguir fazer comboios melhores e mais baratos do que os alemães tem a sua disposição um mercado que sem a UE nunca teria.

    3. Muito obrigado por nos esclarecer que a governação da UE beneficia mais uns do que outros, mas só por ingenuidade é que se pode assumir que isso é uma característica exclusiva da UE, que não se vê em nenhuma outra organização deste tipo. Até em situações de maior integração isso acontece. Provavelmente resulta do facto de, por vezes, existirem interesses adversos, mesmo entre parceiros, será?
  6.  # 7

    A subida de taxas de juro em Espanha tem exactamente o efeito pretendido:

    https://cincodias.elpais.com/economia/2023-06-23/el-euribor-lleva-a-que-ya-se-cancelen-mas-hipotecas-de-las-que-se-firman.html

    La firma de nuevos préstamos sobre viviendas se hunde mientras se disparan las cancelaciones registrales de hipotecas.
  7.  # 8

    Colocado por: NB_ViseuMas recorda-se de termos paineleiros de fórum, de jornais ou de TV a falarem contra o BCE quando imprimia dinheiro (criava dívida) para sustentar a dívida soberana de alguns países?


    Por acaso...

    Artigo de 2020: https://eco.sapo.pt/opiniao/a-grande-redistribuicao/
  8.  # 9

    Colocado por: palmstrokeA subida de taxas de juro em Espanha tem exactamente o efeito pretendido:
    Imagino que quando saírem os dados da inflação em Espanha relativamente ao mês de junho, ela já esteja nos 2%
  9.  # 10

    Colocado por: HAL_9000Imagino que quando saírem os dados da inflação em Espanha relativamente ao mês de junho, ela já esteja nos 2%

    acho que não, mas pelo menos os espanhois que *podem* comprar casa não precisam preocupar-se com subidas de preço nos próximos tempos
    • eu
    • 25 junho 2023

     # 11

    Colocado por: AMG1Deve ser mais ou menos naesma proporção que as empresas deles os pagam hoje.

    Não, não é.

    As empresas têm mil e uma formas legais de fugir aos impostos; os indivíduos não.
  10.  # 12

    Colocado por: eu
    Não, não é.

    As empresas têm mil e uma formas legais de fugir aos impostos; os indivíduos não.

    Se é legal não é fuga.
    E cerca de 50% das pessoas não paga IRS nenhum.
  11.  # 13

    Colocado por: NB_Viseu

    Claro, ainda hoje falei com o namorado (britânico) da minha prima (emigrada na UK... dentista) e ele queixava-se do Brexit. Perguntei-lhe porquê?

    Porque agora tinha muita dificuldade em comprar na Amazon.de e porque queria fazer um estágio na Suécia (daqueles da INOV) e agora estava difícil.

    Perguntei-lhe: então mas sabes que as frota pesqueira britânica e as exportações de peixe britânicas (que ainda continuam sob acordo de pescas até 2029), subiram em flecha (mais de 800% face a 2018), que foram vários os estaleiros de Southampton (é onde eles vivem) que reabriram. E, por exemplo, que a produção automóvel britânica, com capitais britânicos, é expectável que aumente 100% a cada ano, só na próxima década?

    Resposta: mas o que é que me facilita poder ir estagiar para a Suécia?

    E pronto, é isto que as sondagens apanham, esse violar da soberania, perdão, da vida facilitada.


    ou seja, esses 2 indicadores valem mais que os milhentes outros negativos? bela maneira de fazer um balanço à economia pos brexit.
    • eu
    • 25 junho 2023 editado

     # 14

    Colocado por: CarvaiSe é legal não é fuga.

    Podemos usar uma palavra mais apropriada, mas o conceito é o de evitar pagar impostos. As empresas conseguem fazê-lo.

    Colocado por: CarvaiE cerca de 50% das pessoas não paga IRS nenhum.

    O Carvai está fora de contexto. Estamos a falar dos super ricos, quando vendem milhões em ações. Pagam impostos e de que maneira!
    • AMG1
    • 25 junho 2023

     # 15

    Colocado por: euEstamos a falar dos super ricos, quando vendem milhões em ações. Pagam impostos e de que maneira!


    Meu caro, nunca ouviu falar em holdings pessoais, de paraisos fiscais, ou de jurisdições amigas de grandes investidores, de fundações, fundos fiduciarios, quer que continue?
    Talvez não saiba, mas existe toda uma industria, que inclui advogados, ficalistas, banqueiros, cujo trabalho é tratar destas miudezas.
    Se por acaso tiver uns bons milhões para receber fruto da venda de uma participação social numa empresa em Portugal ou em qualquer parte do mundo e precisar de ajuda para minimizar (estou a ser simpatico) o esforço fiscal dessa operação não lhe faltam opções, a troco óbviamente de uma comissão, quase sempre não sobre o valor da transacção, mas do beneficio conseguido.
    Julga que os governos nao sabem disto?
    Então porque não fazem nada, não podem, a nao ser que nao cumpram a lei, que
    ... é feita pelos governos.
    Depois a lei tambem nao pode ser mudada por um governo de forma unilateral, porque senão os negócios "fogem" para um dos que mantenha a "lei amiga do investidor". Claro que quando se trata de tributar os rendimentos do trabalho ou pequenas transacções financeiras, de quem não pode pagar o recurso à tal industria", aí já nao há problema, qualquer governo pode alterar a lei tributária como lhe apetecer e precisar, sem precisar de seguir ou ser seguido por outros.
    • Carvai
    • 25 junho 2023 editado

     # 16

    Colocado por: AMG1qualquer governo pode alterar a lei tributária como lhe apetecer e precisar, sem precisar de seguir ou ser seguido por outros.

    Como a Irlanda e os Países Baixos, p.ex., aparentemente com bons resultados.
    Baixar impostos para aumentar a receita fiscal não é tão idiota como parece.

    "PCP quer reduzir impostos sobre famílias e aumentar carga fiscal de grupos económicos".
    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/pcp-propoe-menos-impostas-e-taxa-para-e-paraisos-fiscais

    Estes são mais espertos, reduzem para quem trabalha e aumentam para quem lhe dá trabalho. Os resultados também são conhecidos...
    • AMG1
    • 25 junho 2023

     # 17

    Fico sem saber se percebeu o que eu escrevi ou se apenas aproveitou para mostrar o quanto está informado e interessado em divulgar as propostas do PCP. Isto porque me escapa por completo a relação entre o que escrevi e a proposta do PCP, mas o Carvai lá deve ter encontrado alguma.
    • argo
    • 25 junho 2023

     # 18

    "Como a Irlanda e os Países Baixos, p.ex., aparentemente com bons resultados.
    Baixar impostos para aumentar a receita fiscal não é tão idiota como parece."
    À custa dos impostos dos outros países.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  12.  # 19

    Colocado por: argo"Como a Irlanda e os Países Baixos, p.ex., aparentemente com bons resultados.
    Baixar impostos para aumentar a receita fiscal não é tão idiota como parece."
    À custa dos impostos dos outros países.


    A custa dos impostos dos outros países? Oi? Tanto a Irlanda como os países baixos são países contribuidores para o OE da UE.. Portugal deve ser dos países que mais mamou em toda a sua vida dos impostos desses países e no entanto não saímos disto
    Concordam com este comentário: Carvai
  13.  # 20

    Sou contra as grandes empresas fugiram a sua sede fiscal para outros países, ou deviam ser taxados para não ser vantajoso...
    Como é óbvio é legal e estes governos não merecem que se pague impostos a verdade é esta
 
0.4491 seg. NEW