Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 29 junho 2023 editado

# 1

Colocado por: PedroNunes24Por mais que seja contra safar os bancos, TAPs e afins, garanto-lhe que nem o Vítor nem ninguém quer viver numa sociedade onde a maior parte dos bancos e instituições vá à falência.

Não é a maior parte, são apenas as empresas mal geridas e que não sejam sustentáveis.

Manter artificialmente empresas que não são sustentáveis, à custa de injeção de milhares de milhões dos contribuintes, é apenas engordar o problema.
  1.  # 2

Colocado por: JosebaInflação Espanhola abaixo do teto dos 2%!!!!!

Sairam hoje os numeros preliminares e mostram um valor de 1.9%

É a primeira grande economia da Zona Euro a voltar para baixo do teto do BCE!
    Excelente!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AMVP

qual inflação?
  2.  # 3

Colocado por: Sasapo
    qual inflação?

YoY
    • AMVP
    • 29 junho 2023

# 4

Colocado por: eu
    Eu concordo que as famílias pobres devem ser apoiadas.

Por isso é que o IVA da comida deve ser zero.

Cobrar IVA na comida dos pobres para depois o usar para subsidiar salários milionários na TAP, isso é que é imoral.

Mas os ricos tb comem, pelo que o valor do iva até beneficia mais os ricos pois têm mais dinheiro para comer e a quebra de impostos, pq os pobres são mais, por via do iva reduz a disponibilidade para ajudar os mais pobres. O iva é um imposto cego
    • eu
    • 29 junho 2023

# 5

Colocado por: AMVPMas os ricos tb comem

Comem, mas é no restaurante, onde pagam IVA.

Os ricos não cozinham em casa.
    • AMVP
    • 29 junho 2023

# 6

Comem, mas é no restaurante, onde pagam IVA.

Eles não as empregas sim, eles não querem ir todos dias ao restaurante e encomendar.
    • AMG1
    • 29 junho 2023

# 7

Pois não. Têm cozinheiros! 🤣
  3.  # 8

Inflação Portuguesa YoY nos 3.4%

Acredito seriamente que conseguimos chegar ao final do ano dentro do limite dos 2.0%

A ajudar temos o Global Supply Chain Pressure Index em baixa (https://www.newyorkfed.org/research/policy/gscpi#/interactive)
  4.  # 9

Colocado por: JosebaInflação Portuguesa YoY nos 3.4%

Acredito seriamente que conseguimos chegar ao final do ano dentro do limite dos 2.0%

A ajudar temos o Global Supply Chain Pressure Index em baixa (https://www.newyorkfed.org/research/policy/gscpi#/interactive)

Atenção à inflação subjacente (Core Inflation)
  5.  # 10

Colocado por: JosebaInflação Portuguesa YoY nos 3.4%

O limite dos 2% é na subjacente e não nessa que referiste
    Concordam com este comentário: Sasapo
  6.  # 11

Colocado por: AMVP
    Mas os ricos tb comem, pelo que o valor do iva até beneficia mais os ricos pois têm mais dinheiro para comer e a quebra de impostos, pq os pobres são mais, por via do iva reduz a disponibilidade para ajudar os mais pobres. O iva é um imposto cego

Mas os mais ricos gastam uma menor porção dos seus rendimentos em alimentação (mesmo que "comam mais").

Aliás, o IVA é na pratica um imposto regressivo porque por norma quem tem menores rendimentos paga proporcionalmente uma maior percentagem dos seus rendimentos em IVA do que alguém com rendimentos mais elevados e com maior capacidade de poupança.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
    • AMG1
    • 30 junho 2023

# 12

Colocado por: ferreiraj125

Mas os mais ricos gastam uma menor porção dos seus rendimentos em alimentação (mesmo que "comam mais").

Aliás, o IVA é na pratica um imposto regressivo porque por norma quem tem menores rendimentos paga proporcionalmente uma maior percentagem dos seus rendimentos em IVA do que alguém com rendimentos mais elevados e com maior capacidade de poupança.

O que as taxas diferenciadas procuram fazer é contrariar um pouco este efeito, mas não o conseguem de todo.
    Quem tem menores rendimentos, gasta uma maior % do seu rendimento em bens tributados com tx reduzida.
    • eu
    • 30 junho 2023

# 13

Colocado por: AMG1Pois não. Têm cozinheiros!

Então, ainda melhor, pois em vez do IVA dos alimentos, criam empregos, pagam salários e contribuições para a segurança social.

Não percebo a lógica de querer que os pobres paguem IVA nos alimentos, para que os ricos também paguem.
    • eu
    • 30 junho 2023

# 14

Colocado por: AMG1O que as taxas diferenciadas procuram fazer é contrariar um pouco este efeito, mas não o conseguem de todo.

Está a falar do IRS, certo?
  7.  # 15

Então, ainda melhor, pois em vez do IVA dos alimentos, criam empregos, pagam salários e contribuições para a segurança social.

Não percebo a lógica de querer que os pobres paguem IVA nos alimentos, para que os ricos também paguem.

• AMVP
    • 30 junho 2023

# 16

Simples. Quem tem poder de compra, compra costoleta de vitela para o jantar familiar a iva 0%, quem não tem compram bifanas a 0% de iva. Ou seja, quem tem poder de comprar deixa de cintribuir para a verba de impostos que permitiria a distribuição pelos mais pobres, por via de subsídios.
    • AMG1
    • 30 junho 2023

# 17

Eu nao quero nada, apenas disse que eles (os ricos) nao cozinhavam (confecionar os alimentos) porque tinham empregados para o fazer.
    Nem sequer estou a ver como é que se diferenciava um rico dum pobre quando ambos estivessem a comprar batatas.
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 18

Colocado por: AMG1Nem sequer estou a ver como é que se diferenciava um rico dum pobre quando ambos estivessem a comprar batatas.

Batatas também não sei

Mas na carne, um pobre compra bife lidl a 10€/kg, enquanto um rico compra bife kobe a 400€/kg.

Em ambos os casos vão pagar 0% de iva, graças à fantástica medida do IVA 0 do "doutor Costa".
    • AMG1
    • 30 junho 2023

# 19

Colocado por: eu Esta a falar do IRS, certo?

O tema nao era o IVA?
    Nao existem três taxas de IVA?
    Os bens essenciais (alimentação) não tem a tx reduzida ou intermédia?
    Nao acha que, em regra, quem tem menos rendimentos gasta uma % maior desse rendimento em bens essenciais, do que alguém com rendimentos elevados.
    Agora até pode mitigar o efeito, mas não é esta diferenciação de tx que resolve o problema do IVA e todos os impostos indirectos, serem um imposto cego que todos pagamos por igual.
    • AMG1
    • 30 junho 2023

# 20

Colocado por: Nostradamus

Batatas também não sei

Mas na carne, um pobre compra bife lidl a 10€/kg, enquanto um rico compra bife kobe a 400€/kg.

Em ambos os casos vão pagar 0% de iva, graças à fantástica medida do IVA 0 do "doutor Costa".

E antes da borrada do dr. Costa com IVA 0%, já não pagavam a mesma tx?

Depois suspeito que quem compra um bife Kobe, é bem capaz de pagar mais IVA em tudo o que acompanha essa refeição do que paga o que compra o bife de 10€/kg.
    Concordam com este comentário: eu, Nostradamus

0.7513 seg. NEW