Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sou como s Tomé ver para querer, devem oferecer menos um bocado da actual, tirando o ponto que 2 anos não é nada.
    Se as coisas reduzirem nem que seja para spreads de 2% gostava de os ver oferecer taxas mais alargadas mas competitivas.
    Não utilizei taxa fixa no Millennium porque a diferença era significativa e isto á 4 anos
    • AMVP
    • 25 julho 2023 editado

     # 2

    Colocado por: ferreiraj125

    https://eco.sapo.pt/2023/01/11/taxa-de-poupanca-das-familias-cai-para-minimo-historico-de-024/

    Essa noticia já é de janeiro, desde aí até já suspenderam uma série de CA
    • AMVP
    • 25 julho 2023

     # 3

    Colocado por: HAL_9000"Finanças negoceiam com banca “possibilidade de utilização de regimes de taxa fixa” no crédito por período de dois anos, retomando depois taxa variável. Acesso à bonificação dos juros vai ser alargado."
    https://eco.sapo.pt/2023/07/25/governo-quer-bancos-a-oferecer-taxa-fixa-a-quem-ja-tem-credito-a-habitacao/

    Estou curioso para ver a oferta de taxa/mista da CGD

    Eu tb, mas é para conhecer a conta que vai para o OE
  2.  # 4

    Colocado por: AMVPmas é para conhecer a conta que vai para o OE
    conta já nós estamos a pagar com esta estupidez da bonificação de juros para alguns.

    A CGD se de facto oferecesse alguma taxa fixa verdadeiramente interessabte,quanto muito traduzir-se-ia em menor lucro, não propriamente em prejuízo.

    Mas esteja descansada que a CGD não vai oferecer nada que impacte de forma significativa o OE, daí o meu comentário irónico as declarações do Medina. Isto é mais um golpe de publicidade do Medina do que alguma ação efectiva.

    Se estivessem realmente preocupados com a saúde financeira dos portugueses, não sei porque que esta ação conjunta com a banca para aumentar a oferta da taxa fixa não foi feita antes.
  3.  # 5

    Hum
    O timming da entrevista não é inocente.
    É mais música no coração.
    Uma...cenoura
    Uns dizem que tá quase, outros assim,
    E o tempo passa
    Mas quem tem responsabilidades, tem que as sustentar.
    Amanhã temos mais uma subida de taxas de juro.
    Na minha opinião, 0.25, mas para assustar, embora com pouca probabilidade, pode impulsionar 0.50.
    Concordam com este comentário: eu
    • AMVP
    • 26 julho 2023

     # 6

    Colocado por: HAL_9000conta já nós estamos a pagar com esta estupidez da bonificação de juros para alguns.

    E como tal já estamos a pagar.

    Colocado por: HAL_9000CGD se de facto oferecesse alguma taxa fixa verdadeiramente interessabte,quanto muito traduzir-se-ia em menor lucro, não propriamente em prejuízo.

    A cgd não tem de fazer politica social e sim teria impacto no oe, menor lucro da cgd implica menos receita logo mais necessidade de financiamento. Já agora, a cgd opera em concorrência pelo que ponham a cgd a fazer o que não pode e aí teremos ainda o imoacto das multas da ue por violação da concorrência.

    Colocado por: HAL_9000Mas esteja descansada que a CGD não vai oferecer nada que impacte de forma significativa o OE, daí o meu comentário irónico as declarações do Medina. Isto é mais um golpe de publicidade do Medina do que alguma ação efectiva.

    É provável.

    Colocado por: HAL_9000Se estivessem realmente preocupados com a saúde financeira dos portugueses,

    Aumentavam salários, refiro-me a generalidade da economia, e promovia políticas para que a economias não se baseasse em salários baixos mas sim em atividades de valor acrescentado e diferenciadas.
    Uma forma de se ser livre é ter-se rendimento suficiente para se viver sem se depender a apoios.
  4.  # 7

    Colocado por: AMVPA cgd não tem de fazer politica social e
    Não era política social, era "regular" o mercado via concorrência.

    Mas a CGD não faz porra nenhuma, já nem sequer tem a questão da proximidade que era a sua principal vantagem antes. Não percebi muito bem qual é a função de um banco público nestes moldes.



    Colocado por: AMVPE como tal já estamos a pagar.
    E vamos continuar a pagar, tal como pagamos os juros bonificados até 2002 (muitas das pessoas que beneficiam dessa bonificação são as mesmas que agora dizem que os jovens não conseguem comprar cada porque gastam tudo em uber eats), como continuamos a pagar as casas todas de rendas a 9 euros, como continuamos a pagar....

    Criou-se um problema de habitação tal, que o OE vai sempre ter de pagar.



    Colocado por: AMVPAumentavam salários, refiro-me a generalidade da economia, e promovia políticas para que a economias não se baseasse em salários baixos mas sim em atividades de valor acrescentado e diferenciadas.
    ora nem mais.
  5.  # 8

    Colocado por: HAL_9000

    A CGD se de facto oferecesse alguma taxa fixa verdadeiramente interessabte,quanto muito traduzir-se-ia em menor lucro, não propriamente em prejuízo.

    (...)

    Se estivessem realmente preocupados com a saúde financeira dos portugueses, não sei porque que esta ação conjunta com a banca para aumentar a oferta da taxa fixa não foi feita antes.


    A CGD ofereceu taxas fixas bastante atrativas durante vários anos. Eu tenho a 0.65 (+ spread de 0.95)
  6.  # 9

    Colocado por: PedroNunes24Eu tenho a 0.65 (+ spread de 0.95)
    Em 2019 para além de não me fazer taxa fixa ( CH autoconstrucao) nem me fazia crédito sem fiador para uma taxa de esforço que nem chegava aos 10%. Estava a pedir cerca de 50% do valor real da obra. Porque? Porque não tinha contrato efectivo (aparentemente o Santo Graal da isenção de risco).

    Em 2018 o meu irmão fez lá CH, com uma taxa de esforço na altura a rondar os 15%, e a taxa fixa que lhe propuseram estava mesmo muito longe dessa que refere (tinha um diferencial de mais de 2% face a Euribor a 12m da altura + spread.)

    Não invalida que o PedroNunes24 tenha efectivamente tido essa taxa, não sei é se isso tem a ver com o seu caso particular, ou se era uma oferta comercial corrente.
    Agora não acredito nem um momento que a CGD tivesse feito uma aposta comercial séria nas taxas fixas, como aliás nenhum banco fazia. A preferência era pelas taxas variáveis, o que aliado ao nosso crónico problema de baixos rendimentos, assentava que nem ginjas. Existiram sim ofertas para quem sabia bem do que estava a procura.
    Concordam com este comentário: smart
    • AMVP
    • 26 julho 2023

     # 10

    Colocado por: HAL_9000Não era política social, era "regular" o mercado via concorrência.

    Tb não tem de o regular.
  7.  # 11

    Colocado por: AMVP
    Tb não tem de o regular.
    Na sua visão a CGD enquanto banco público serve para quê então? Para ajudar os Berardos desta vida?

    Ja eu tenho a opinião que teria a obrigação de o regular tendo em conta as características particulares da sociedade portuguesa: baixos rendimentos, taxas de poupança miseraveis e baixa literacia financeira (a que o nosso sistema de ensino não é alheio)
    • AMVP
    • 26 julho 2023

     # 12

    Colocado por: HAL_9000Na sua visão a CGD enquanto banco público serve para quê então? Para ajudar os Berardos desta vida?

    Não, é um banco que atual em mercado concorrencial, desde que seja gerido como tal e dê lucro, para mim é uma maravilha, menos impostos são necessários.
    Temos de acabar com esta visão de paizinho (estado) e nada tenho contra investimentos publicos geradores de lucros, sobretudo em área essenciais como o sistema bancário (e outros que foram privatizados e nunca o deveriam ter sido) pois um banco forte pode permitir acesso ao mercado financeiro e isso é um ativo mt importante para um estado.


    Colocado por: HAL_9000Ja eu tenho a opinião que teria a obrigação de o regular tendo em conta as características particulares da sociedade portuguesa: baixos rendimentos, taxas de poupança miseraveis e baixa literacia financeira (a que o nosso sistema de ensino não é alheio)

    Não devemos criar mais problemas, devemos é resolver os que temos.
    • AMVP
    • 26 julho 2023

     # 13

  8.  # 14

    Colocado por: AMVPNão, é um banco que atual em mercado concorrencial, desde que seja gerido como tal e dê lucro, para mim é uma maravilha, menos impostos são necessários.
    Na minha visão, não é tão linear.

    O Medina apela a taxas fixas, o Medina apela a subida nos juros dos depósitos a prazo, quando tem no bolso o instrumento para fazer isso tudo acontecer. Falar sem agir, é um simples exercício de hipocrisia.

    Se o impacto no OE, não vai pelo lado da perda de lucros da CGD, irá por outro lado, porque já se viu que uma sociedade como a nossa, sem poupanças e assente em baixos rendimentos, não vai aguentar muito tempo com as taxas de juros a 5% depois de uma inflação de 8+5%. Há e vai haver grupos significativos da população que vao requerer ajuda...e aí será o OE a pagar.

    Faz-me mais sentido o estado invesir estes apoios que anda a dar na foma de bonificações de juros, numa taxa fixa interessante a 2 anos.

    Antes que ache que falo em causa própria, o meu CH é para 2ª habitação, pelo que nenhuma das medidas do governo será aplicada à minha situação, o que eu não concordo é ver o dinheiro público mal aplicado.

    Quanto a ter a CGD como forma de " investimentos publicos geradores de lucros", não tenho como discordar disto. O problema da CGD é que tb dá prejuizo ás vezes. E neste momento nem seise os lucros já compensaram os prejuizos. A caixa enquanto banco público, deveria ter um papel mais estratégico no mercado bancário.

    Depois é o modo como os lucros da CGD têm sido conseguidos, que não é lá muito inventiva: fechar balcões, despedir/reformar trabalhadores indo buscar mão de obra mais barata e aumentar comissões.
    • AMVP
    • 26 julho 2023

     # 15

    Colocado por: HAL_9000irá por outro lado, porque já se viu que uma sociedade como a nossa, sem poupanças e assente em baixos rendimentos, não vai aguentar muito tempo com as taxas de juros a 5% depois de uma inflação de 8+5%.

    Verdade, mas não é a CGD que deve atuar para resolver essa questão.


    Colocado por: HAL_9000O problema da CGD é que tb dá prejuizo ás vezes.

    Na verdade salvamos todos os bancos, e a CGD tb, também, mt prejuízos em resultado de a terem envolvidos em negócios onde nunca deveria ter sido envolvida e depois nas limitações que lhe colocaram a ceder crédito, ora se um banco não pode dar crédito só há um caminho.



    Colocado por: HAL_9000Depois é o modo como os lucros da CGD têm sido conseguidos, que não é lá muito inventiva: fechar balcões, despedir/reformar trabalhadores indo buscar mão de obra mais barata e aumentar comissões.

    Claro, tal como referi é uma instituição a atuar no mercado concorrencial, os restantes fazem diferente?
    • eu
    • 26 julho 2023

     # 16

    Colocado por: HAL_9000O Medina apela a taxas fixas, o Medina apela a subida nos juros dos depósitos a prazo, quando tem no bolso o instrumento para fazer isso tudo acontecer.

    Falar sem agir, é um simples exercício de hipocrisia.


    Ora, na mouche ! Estes politiqueiros atiram-nos com areia para os olhos todos os dias.
    • AMVP
    • 26 julho 2023

     # 17

    Colocado por: HAL_9000Depois é o modo como os lucros da CGD têm sido conseguidos, que não é lá muito inventiva: fechar balcões, despedir/reformar trabalhadores indo buscar mão de obra mais barata e aumentar comissões.

    Não me referindo às agências, mas nos serviços centrais era mesmo necessário reduzir trabalhadores, aliás nunca deveria ter crescido tanto, era mesmo um exagero.
  9.  # 18

    Colocado por: AMVPNa verdade salvamos todos os bancos, e a CGD tb

    Não salvamos banco nenhum. O BPN, o BPP, o Banif e o BES já não existem e todos os acionistas perderam a totalidade das ações. Alguns -poucos- foram presos mas a maioria continua por julgar. E o BdP que esteve sempre a dormir continua a faturar sem nenhuma consequência.
    A CGD levou mais uns milhares de milhões dos contribuintes mas isso não é diferente de grande parte das empresas públicas que vão sendo "salvas" até ao berro final.
    • AMVP
    • 26 julho 2023

     # 19

    Colocado por: Carvai
    Não salvamos banco nenhum. O BPN, o BPP, o Banif e o BES já não existem e todos os acionistas perderam a totalidade das ações. Alguns -poucos- foram presos mas a maioria continua por julgar. E o BdP que esteve sempre a dormir continua a faturar sem nenhuma consequência.
    A CGD levou mais uns milhares de milhões dos contribuintes mas isso não é diferente de grande parte das empresas públicas que vão sendo "salvas" até ao berro final.

    Como queira, vivemos em mundos diferentes. Eu tenho a certeza absoluta que paguei/contribui para salva um desses bancos, ou se quer que eu seja precisa, para salvar o dinheiro/ativos de quem o tinha num desses bancos. Quanto aos acionistas, pois nem sei se alguma vez lá colocaram algum dinheiro.
  10.  # 20

    Colocado por: smartHum
    O timming da entrevista não é inocente.
    É mais música no coração.
    Uma...cenoura
    Uns dizem que tá quase, outros assim,
    E o tempo passa
    Mas quem tem responsabilidades, tem que as sustentar.
    Amanhã temos mais uma subida de taxas de juro.
    Na minha opinião, 0.25, mas para assustar, embora com pouca probabilidade, pode impulsionar 0.50.
    Concordam com este comentário:eu

    Hum...
    Bem,
    0.25%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
 
0.6940 seg. NEW