Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 3 dezembro 2022

# 501

Colocado por: DR1982nesta altura ainda estava mais barato:
    https://forumdacasa.com/discussion/77980/orcamento-prh-solius/#Item_9
    depende de muita coisa, eu por ex ultimamente tenho dado cotação com passos de 10cm, o que implica maiores colectores mais cabeças electricas mais tubo.
  1.  # 502

Colocado por: pguilherme
    Que habilidade incrível, já deduziu a operação toda da empresa inclusive o seu local de operação. Até assume ter vendido o prédio sem obras...

Tinha-o em melhor conta do que isso.

Nem percebo esse comentário apenas com 1 excerto do meu comentário.

Perguntei qual a atividade real da empresa e não o CAE para perceber exatamente qual poderia ser a origem dessas V&PS...

Dps dei um exemplo de como tal era possível. E na realidade até é uma operação plausível q nada tem de ilegal, pelo q n vejo onde está o mal ou daí pode tirar conclusões sobre a minha pessoa.

Até lhe digo mais, há formas completamente legais de fazer a operação q referi e pagar 0,00€ de impostos.
  2.  # 503

Colocado por: SrRdepende de muita coisa, eu por ex ultimamente tenho dado cotação com passos de 10cm, o que implica maiores colectores mais cabeças electricas mais tubo.
    pois, isso ja nao sei! Apenas que ronda cerca de 30€ m2 + iva para aquecimento e refrescanento
    • SrR
    • 3 dezembro 2022

# 504

Colocado por: DR1982pois, isso ja nao sei! Apenas que ronda cerca de 30€ m2 + iva para aquecimento e refrescanento
    depende das soluções DR
  3.  # 505

Colocado por: pguilherme
    Existe mercado para tudo. Porquê tanto descurar os segmentos mais económicos?

Especialmente na habitação, onde a maioria das pessoas não conseguem ter os luxos que gostariam (tal como ter tudo personalizado e feito à medida), certamente prescindiriam dos luxos de uma obra desse género, em detrimento de terem um casa minimamente eficiente e com o tamanho necessário.

Seriam compostas modularmente e, como tal, com traços iguais a tantas outras. So what? Acha que o IKEA está à beira da falência porque não tem clientela? Há claramente mercado para isso tb.

Assim, as moradias totalmente bespoke ficariam para os Cristianos Ronaldos da vida, e o comum dos mortais teriam casas +- padronizadas mas com qualidade de construção e comportamento térmico sem escavacar totalmente a carteira.
    Parece-me uma ideia sólida.

Imagine lá se os automóveis, computadores, etc fossem feitos de raíz para cada pessoa...
    Concordam com este comentário:RUIOLI,marco1,ricardo.rodrigues,Nostradamus

Descurar os segmentos económicos?
    Das duas uma, ou eu não me explico bem ou o PGuilherme interpreta mal.
    Eu defendo é um conceito diferente de construção. Isto como está já não anda famoso, se continuarem a querer “simplificar” mais, invariavelmente o que mais vai sofrer é a qualidade geral das habitações. Qualquer jeitosinho serve para faz tudo hoje em dia. Marceneiros? Onde estão? Nikles batatinhas, agora temos é montadores de caixotes de aglomerados. E mesmo assim, muitos deles, nem uma ilharga aprumada conseguem deixar. Serralheiros? Onde estão? Idem aspas, agora temos montadores de caixilhos e pouco mais. Etc, etc, etc
    É apenas a minha opinião. Mas também nunca fui adepto do Ikea…
  4.  # 506

Colocado por: Joao DiasIsto como está já não anda famoso, se continuarem a querer “simplificar” mais, invariavelmente o que mais vai sofrer é a qualidade geral das habitações.

Quando existem empreiteiros a dar orçamentos com factor caganço elevado a quarta potência e coisas a +1500€/m2, estavam à espera de que resultado?

Mas a falar a sério, estão à espera de quê? A malta vai cortar e continua a cortar e cortar.

O João que faz tanto soalho por aí fora, devia saber que NINGUEM nesta europa da classe média monta um soalho na sua habitação. Isso é coisa da gama de luxo.

Da mesma maneira que ninguém da classe média na europa faz uma cozinha por medida. Vai tudo ao Ikea, Le Roy Merlin e afins.

O João é um excelente profissional num país de tesos que não consegue pagar a sua arte. E fica chocado com isto...?
    Concordam com este comentário: mica
  5.  # 507

Colocado por: SrRdepende das soluções DR
    Só sei que é Solius, o resto não faco a minima mas deve ser o mais barato possível
  6.  # 508

Colocado por: Joao Dias Marceneiros? Onde estão? Nikles batatinhas, agora temos é montadores de caixotes de aglomerados. E mesmo assim, muitos deles, nem uma ilharga aprumada conseguem deixar.
    e cada vez vai ser pior, porque a diferença de custos entre o bom e o que desenrasca/remedeia está cada vez maior…
    E tu sabes melhor disso do que eu, ou a diferença entre o custo final de um flutuante por exemplo e um estratificado colado é a mesma que ha dois ou tres anos atras?
    • SrR
    • 3 dezembro 2022

# 509

Colocado por: DR1982Só sei que é Solius, o resto não faco a minima mas deve ser o mais barato possível
    mas olhe que há diferenças de preços
  7.  # 510

O que me foi ditoné que os tubos e placas de isolamento grosso modd é tudo a mesma coisa, as diferenças estão é no resto!
  8.  # 511

Sendo as placas de PRH em eps, com uma lâmina plástica com pítons, o que faz justificar preços na ordem de 14€/m2? Sou leigo, mas haverá uma justificação? Isto comparando preços de placas de EPS para capoto, com 6 CMS ou mais, que custam talvez metade desse preço.

Podem ajudar?
  9.  # 512

Colocado por: SrRdepende de muita coisa, eu por ex ultimamente tenho dado cotação com passos de 10cm, o que implica maiores colectores mais cabeças electricas mais tubo.

Pois, eu tenho uma mistura entre 10 e 15 cm de passo, consoante as zonas.

Outras diferenças poderão ser estas:

Colocado por: Joao DiasEu defendo é um conceito diferente de construção. Isto como está já não anda famoso, se continuarem a querer “simplificar” mais, invariavelmente o que mais vai sofrer é a qualidade geral das habitações. Qualquer jeitosinho serve para faz tudo hoje em dia. Marceneiros? Onde estão? Nikles batatinhas, agora temos é montadores de caixotes de aglomerados. E mesmo assim, muitos deles, nem uma ilharga aprumada conseguem deixar. Serralheiros? Onde estão? Idem aspas, agora temos montadores de caixilhos e pouco mais. Etc, etc, etc
    É apenas a minha opinião. Mas também nunca fui adepto do Ikea…

Talvez tenha percebido mal. Mas não apanhei então qual a sua opinião sobre a solução para o tema. Será melhor padronizar módulos, testados e comprovados, onde as pessoas podem compor/assemblar a sua casa dentros de determinados parametros?
    Ou encarar todo e qualquer projecto como único, fazendo repetidamente tudo de raíz, sempre às voltas dos mesmos problmas, onde tudo é possível, e há uma mar de possibilidades de meter a pata na poça?
    Creio que a maior parte das pessoas não está para aí virada (tempo, chatice e dinheiro).

Como DR1982 diz, quanto maior o custo, maior a motivação para desenrascar/remediar, ou pelo menos "cutting corners".

Colocado por: NostradamusQuando existem empreiteiros a dar orçamentos com factor caganço elevado a quarta potência e coisas a +1500€/m2, estavam à espera de que resultado?

Experimente mais a 4k€/m2, tal como as que recebi.
  10.  # 513

Colocado por: Nostradamus

Quando existem empreiteiros a dar orçamentos com factor caganço elevado a quarta potência e coisas a +1500€/m2, estavam à espera de que resultado?

Mas a falar a sério, estão à espera de quê? A malta vai cortar e continua a cortar e cortar.

O João que faz tanto soalho por aí fora, devia saber que NINGUEM nesta europa da classe média monta um soalho na sua habitação. Isso é coisa da gama de luxo.

Da mesma maneira que ninguém da classe média na europa faz uma cozinha por medida. Vai tudo ao Ikea, Le Roy Merlin e afins.

O João é um excelente profissional num país de tesos que não consegue pagar a sua arte. E fica chocado com isto...?

A mim já muito pouca coisa me choca.
    Mas francamente, cada vez vejo mais este forum, ou pelo menos um determinado grupo de users, completamente alienado da realidade.
    O mundo real, não é nada, mas nada, daquilo que pintam por aqui.
    Aliás, só para perceber o longe que o seu comentário está da realidade, a grande maioria dos nossos clientes pertencem á classe média baixa. Depois temos uma percentagem simpática de classe média alta e uma ínfima parte é de facto de outro patamar.
    Mas eu nunca estive aqui a falar de custos. A minha opinião foi no sentido de não me parecer minimamente apelativo um conceito de “chega e monta”. É a minha opinião. E vale o que vale (zero ou perto disso).
    E mantenho o que escrevi, é para essa realidade que caminhamos de facto e nada de bom vai trazer aos DO.
    Cada vez vejo menos brio. É triste, mas é verdade!!
  11.  # 514

João
    no seu entender como acha que se constroi uma estação espacial? supostamente algo racionalizado ao limite e perfeito em todos os aspetos ou quase.
    de qualquer forma o que lancei foi mais no sentido de a coisa cada vez mais ser programada em fábrica ou parcialmente construida, evitando uma mão de obra deslocalizada e até recorrendo á robotização cada vez mais.
    Atenção que as belas artes não morrem por isso.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, pguilherme, RUIOLI
  12.  # 515

Colocado por: DR1982sim eu sei, tenho orçamentos nessa ordem com iva incluído BC+ PRH + VMC.
    Recebi ontem um de Daikin e Zhender de 41K

Então recebeu orcamentos dentro dos valores que esperava mas mencionou o único bem mais alto como se fosse representativo do mercado em geral?
  13.  # 516

Colocado por: Nostradamus

Concordam com este comentário:mica

Só tem de orientar o seu produto ao segmento correcto, existe espaço e clientes para tudo, é uma questão de estrategia. O João dias referiu serralheiros, veja o que uma simples serralharia quase na falência conseguiu fazer quando redirecionou a sua produção, procure por riluc.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  14.  # 517

Colocado por: marco1o que lancei foi mais no sentido de a coisa cada vez mais ser programada em fábrica ou parcialmente construida,

Precisamente.
    Com uma falta de habitação com se tem visto, a solução passará por criarem-se mais fogos, mais baratos, e mais rápido.
    Uma grande fatia do que se paga é mão de obra, transporte, energia e afins... Provavelmente é mais por aí que ter-se-á que cortar, assim como à área dos fogos. Isto porque rapar ainda mais à "qualidade" começa a ser difícil pois até o tacho tem fundo.

Onde existe uma tremenda falta de habitação ou as que existem são astronomicamente caras, as empresas têm apostado pela modulação, repetição e rápida execução. Exemplos:

https://www.youtube.com/watch?v=6GWFRumKI2Q&t=28s

https://www.youtube.com/watch?v=LUqqSHl0_P0

https://effektivhouse.com/plans/

https://autovol.com/

Ou seja, há empresas que se dedicam ao planeamento e promoção, outras à arte (fabricação), outras ao transporte, outras à montagem, e outras à limpeza...
    O apartamento vem todinho montado de fabrica (até com os eletrodomésticos vêm), em obra apenas se fazem as ligações de tubagens e cabos. Para as casas é o mesmo. Isto está longe de ser novo. Diria que há uns 100 anos que existe por esse mundo fora. Em Portugal? Muito raro.

Acho que em Portugal as pessoas confundem a modularidade, grelha e repetição com as casas por catalogo sem atender ao contexto ou potencial do terreno. Não deveria ser assim.
    Por outro lado, os técnicos tampouco procuram a racionalidade das formas e proporções por desconhecerem ou não existirem mesmo empresas que levem a cabo o serviço. Mas mesmo sem as empresas, nada impede de voltarmos a uma racionalidade clássica (veja-se os monumentos ou edifícios públicos) com noções de simetria, de métrica, ritmo, de proporção... que entretanto se foi perdendo.

A juntar a isso, é difícil de promover a modulação quando o "sistema corrente" é o tijolo ou bloco térmico e betão.
    São poucos que se interessam por construir ou projectar em madeira ou LSF por exemplo. A começar pelo próprio Dono de Obra.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  15.  # 518

Colocado por: N Miguel OliveiraA começar pelo próprio Dono de Obra. arquitecto e restaurante equipa de projecto
  16.  # 519

Colocado por: Sasapo
    Então recebeu orcamentos dentro dos valores que esperava mas mencionou o único bem mais alto como se fosse representativo do mercado em geral?
    eu estimava cerca de 20k PRH+BC+VMC ja com iva. Recebi cerca de mais 50% disso, e ontem um de 41k.
  17.  # 520

Colocado por: DR1982eu estimava cerca de 20k PRH+BC+VMC ja com iva. Recebi cerca de mais 50% disso, e ontem um de 41k.

Então mas teve aqui uns 3 user a dizer que encontra soluções para esse preço, convém é definir que marcas estamos a falar e que marcas estava a pensar na sua estimativa. Eu também posso estar estimar cerca de 50k euros para um Ferrari e depois venho aqui dizer que o preços dos carros subiu muito porque recebi um orçamento de 200k.

0.1256 seg. NEW