Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Aproveito para deixar um novo link para que todos possam ler, o FT é pago...

https://12ft.io/proxy?q=https%3A%2F%2Fwww.ft.com%2Fcontent%2F76e8b499-2381-463d-ac6d-9d3507f150c3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  2.  # 2

Interessante como no artigo o Reino Unido é marcado mais desfavoravelmente e com maior probabilidade de incumprimentos e quebra de mercado, por ter muito financiamento com taxa variável.

E diriam o mesmo sobre Portugal, senão fossemos demasiado pequenos para ser mencionados.
    • DR1982
    • 14 novembro 2022 editado

# 3

Colocado por: pguilherme
    Ridículo. Tanto a preposição, como o juízo de valor.
    Ridículo por alma de quem, porque você o diz? Mantenha-se calmo! Eu tenho a minha opinião você tem a sua e ficamos por aqui.
  3.  # 4

Qual é a fonte desta informação?

Não tem, é só um feeling? Então pense mais um pouco: muitos dos que constroem, pedem financiamento. Com a subida dos juros, a mensalidade será maior, o que aumentará a taxa de esforço.
    Para a mensalidade poder duplicar, o rendimento líquido tem que ser o triplo (para uma taxa de esforço de 33%).
    Acha que a grande maioria dos DO triplicaram os seus rendimentos no ano passado?

Essa visão a preto e branco é simplista e redutora.
    Os juros não impossibilitam a vida a 100% dos DO. Mas não é preciso uma quebra de 100% para afectar os profissionais.
    Concordam com este comentário:PedroeLara
    Pois mas os que pediram crédito ha dois abos atras certamente que não acharam que nunca iria subir, o que fala aí faz sentido se fosse taxa fixa.
  4.  # 5

Gostaria de saber qual a vossa opinião sobre o preço do ferro para 2023.

É que se fala que irá descer, em linha com as cotações do mercado internacional, perspetivas de recessão, abrandamento da economia, etc.
  5.  # 6

Este tópico(recente), já tem mais de um ano, na altura parece que os preços do ferro iam ter descida acentuada, pelo que se vê não foi isso que aconteceu.

Esperemos por novas previsões.
  6.  # 7

Colocado por: DR1982Ridículo por alma de quem

Simplesmente por não ser verdade nem lógico. Não fique ofendido.

Segundo a RTP, a taxa de esforço média é de 17%. A grande maioria dos créditos novos tem taxas de esforço muito mais elevadas.
    Com uma duplicação da mensalidade, a maioria já teria alguma dificuldade em conseguir financiamento.

Dizer que "os que podiam pagar 300k por uma casa ha 2 anos continuam a poder pagar", é acreditar que ninguém comprou casa com 25% ou mais de taxa de esforço.
    Nesta perspectiva torna-se mais evidente que é uma afirmação ridícula.

Pode criticar as pessoas que "foram muito optimistas" por não terem limitado a taxa de esforço a 10% por exemplo, mas seria bastante irrealista devido ao rácio entre custo de habitação e ordenado.

Muitos desses optimistas conseguirão reajustar as suas finanças e suportar a prestação mais pesada, mas isso não significa que o banco as financiasse nas condições actuais. Compreende?

Colocado por: DR1982Pois mas os que pediram crédito ha dois abos atras certamente que não acharam que nunca iria subir, o que fala aí faz sentido se fosse taxa fixa.

Quem pede financiamento a taxa variável sabe sempre que as taxas podem subir e podem descer e que o farão inevitavelmente. Não é só quem "pediu crédito há dois anos atrás".

Isso não invalida que quem tenha comprado com taxas negativas, simplesmente não consiga suportar uma prestação com a Euribor a 5%, mantendo uma taxa de esforço abaixo de 35%.
    Até espero é que não haja muita gente que tenha que vender a sua habitação para se desfazer do crédito.
  7.  # 8

Simplesmente por não ser verdade nem lógico. Não fique ofendido.

Segundo a RTP, a taxa de esforço média é de 17%. A grande maioria dos créditos novos tem taxas de esforço muito mais elevadas.
    Com uma duplicação da mensalidade, a maioria já teria alguma dificuldade em conseguir financiamento.

Dizer que "os que podiam pagar 300k por uma casa ha 2 anos continuam a poder pagar", é acreditar que ninguém comprou casa com 25% ou mais de taxa de esforço.
    Nesta perspectiva torna-se mais evidente que é uma afirmação ridícula.

Pode criticar as pessoas que "foram muito optimistas" por não terem limitado a taxa de esforço a 10% por exemplo, mas seria bastante irrealista devido ao rácio entre custo de habitação e ordenado.

Muitos desses optimistas conseguirão reajustar as suas finanças e suportar a prestação mais pesada, mas isso não significa que o banco as financiasse nas condições actuais. Compreende?

Quem pede financiamento a taxa variável sabe sempre que as taxas podem subir e podem descer e que o farão inevitavelmente. Não é só quem "pediu crédito há dois anos atrás".

Isso não invalida que quem tenha comprado com taxas negativas, simplesmente não consiga suportar uma prestação com a Euribor a 5%, mantendo uma taxa de esforço abaixo de 35%.
    Até espero é que não haja muita gente que tenha que vender a sua habitação para se desfazer do crédito.
    Eu falei em 1-2 anos atras porque supostamente sao os que iniciaram as casas nessa altura que ainda estão a dar trabalho aos empreiteiros.

Eu não falava em relação ao banco conceder crédito, em relação a isso é claro que se os juros subiram serão menos a conseguir ter acesso a crédito, lógico.
    Mas eu como nunca me guiei pela prestação no momento mas sim a prestação máxima espectavél, não noto grande diferença…
    Alias os bancos deveriam precisamente fazer o mesmo, se assim fosse protegiam as pessoas de si próprias.
    Era nesse sentido que eu falava…
    Os que ha 2 anos conseguiam aguentar uma prestação maxima espectavel de 1000€ continuam a conseguir aguentar a mesma prestação máxima expectável nos dias de hoje ( assumindo que os aumentos de ordenado acompanharam a inflação
  8.  # 9

e o preço da cola KERAKOLL H40 subiu tanto em 10 dias, logo agora que vou ter de comprar...
  9.  # 10

Tanta parra cheia de caracteres e depois a uva secou porque tudo depende do aumento de ordenados que acompanhem a inflação ....
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  10.  # 11

Colocado por: DR1982
    Eu não falava em relação ao banco conceder crédito, em relação a isso é claro que se os juros subiram serão menos a conseguir ter acesso a crédito, lógico.

Então falava de quê, concretamente? 🤦‍♂️

As obras recentes são as que os empreiteiros ainda estão a executar. Obras novas, serão menos, como já concordou. Logo, os empreiteiros com quem tem falado, simplesmente ainda não se aperceberam da realidade... ou então estão somente a papaguear as balelas de terem a agenda cheia na próxima década, a ver se cola.

Colocado por: DR1982Mas eu como nunca me guiei pela prestação no momento mas sim a prestação máxima espectavél

Tudo bem. Mas acha razoável esperar que todos tenham essa capacidade?
    Novamente o rácio entre vencimento e custo de habitação... Mas isto já é desconversar.
    • DR1982

# 12

.
    Os que tenho falado são bons, os bons vão continuar a ter trabalho porque ainda ha gente com dinheiro, mau é se não havia, agora sucateiros já não sei o que lhes vai acontecer.

Então falava de quê, concretamente? 🤦‍♂️

As obras recentes são as que os empreiteiros ainda estão a executar. Obras novas, serão menos, como já concordou. Logo, os empreiteiros com quem tem falado, simplesmente ainda não se aperceberam da realidade... ou então estão somente a papaguear as balelas de terem a agenda cheia na próxima década, a ver se cola.

Tudo bem. Mas acha razoável esperar que todos tenham essa capacidade?
    Novamente o rácio entre vencimento e custo de habitação... Mas isto já é desconversar.
    Claro que é razoável, se nao pudessem fazer face à mensalidade mais alta espectavel so fixando a taxa, senao não sei como conseguem dormir descansados!
    A mensalidade sobe para o valor mais alto dos 20 anos e perdem tudo, já nem falo que pode subir ainda mais, ja só digo para prever um cenário igual ao que já aconteceu.
  11.  # 13

Colocado por: RUIOLIe o preço da cola KERAKOLL H40 subiu tanto em 10 dias, logo agora que vou ter de comprar...
      download.png

Comprei no dia 31 a 15.70€, avisaram-me logo que se fosse no dia seguinte ja não apanhava esse preço. A macolusa está a vender a 17.20€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
    • RUIOLI

# 14

Colocado por: FabCardoso

Comprei no dia 31 a 15.70€, avisaram-me logo que se fosse no dia seguinte ja não apanhava esse preço. A macolusa está a vender a 17.20€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI

Onde?

Não percebo este sobe e desce...
  12.  # 15

Colocado por: DR1982Claro que é razoável, se nao pudessem fazer face à mensalidade mais alta espectavel so fixando a taxa, senao não sei como conseguem dormir descansados!
    Não dormem. Tendo um salário português, e construindo a preço alemão, e tendo necessidade da casa muita gente vai na fé.

O mercado não tem alternativas por aí fora. Poder-se-ia construir mais pequeno, mais racional, mas para isso tem de se ir mudando a mentalidade antes.

Eu tb pedi o empréstimo em função da taxa máxima, mas acho que se fosse agora tinha pedido menos e construído mais pequeno, para não ser sujeito a tanto esforço financeiro. Previ a taxa máxima, não previ foi a inflação a somar a isto se que os salários pareçam querer acompanhar.

Nem ninguém consegue propriamente prever se vai conseguir manter o mesmo nível salarial, etc.. Ou seja é sempre um risco
    Concordam com este comentário: pguilherme
  13.  # 16

Em outubro de 2021 comprei a 22,95€ o saco de 25kg (preço de tabela) depois ainda tem muito desconto... por isso tente negociar

Colocado por: RUIOLIe o preço da cola KERAKOLL H40 subiu tanto em 10 dias, logo agora que vou ter de comprar...
      download.png
    • DR1982

# 17

Colocado por: HAL_9000Não dormem. Tendo um salário português, e construindo a preço alemão, e tendo necessidade da casa muita gente vai na fé.

O mercado não tem alternativas por aí fora. Poder-se-ia construir mais pequeno, mais racional, mas para isso tem de se ir mudando a mentalidade antes.

Eu tb pedi o empréstimo em função da taxa máxima, mas acho que se fosse agora tinha pedido menos e construído mais pequeno, para não ser sujeito a tanto esforço financeiro. Previ a taxa máxima, não previ foi a inflação a somar a isto se que os salários pareçam querer acompanhar.

Nem ninguém consegue propriamente prever se vai conseguir manter o mesmo nível salarial, etc.. Ou seja é sempre um risco
    Certo, claro que nao se consegue prever tudo, mas entrar num crédito de taxa variável a raspar a taxa máxima de esforço numa altura de juros baixos acho um
    meio suicida… é daquelas coisas que se sabe ao início que vão correr mal, só nao se sabe é quando, mas que vai, vai…

E na maioria das vezes ninguém constroi o que realmente precisa, por isso essa da “tendo necessidade da casa” é uma meia verdade, se concordo que arrendar é caríssimo tambem concordo que poucos constroi o que realmente precisa ou o adequado ao que pode pagar
  14.  # 18

Colocado por: BigmouseEm outubro de 2021 comprei a 22,95€ o saco de 25kg (preço de tabela)

Puxadote... Pensava que agora estava caro...

Amanhã vou ligar para uns pontos de venda que a kerakoll me enviou, vou lançar o preço do início do mês, se não der compro keraflex XX que tenho mais de 50% de desconto sobre o preço de tabela.
  15.  # 19

Colocado por: DR1982mas entrar num crédito de taxa variável
    Tente lá fazer um crédito à construção a taxa fixa e depois diga como correu :)

Colocado por: DR1982E na maioria das vezes ninguém constroi o que realmente precisa, por isso essa da “tendo necessidade da casa” é uma meia verdade, se concordo que arrendar é caríssimo tambem concordo que poucos constroi o que realmente precisa ou o adequado ao que pode pagar
    Aqui nada a objetivar. As pessoas constroem o que precisam + os sonhos que não precisam mas querem. Eu pelo menos foi assim, o Dr tb será assim. Simplesmente faz uma análise financeira mais conservadora, há quem seja mais aventureiro.

O problema disto é a construção de uma casa não ser um acto puramente racional, e mexer muito com emoções. As pessoas têm de ser mais frias e analíticas, o que nem sempre é possível
  16.  # 20

.

0.0555 seg. NEW