Colocado por: pguilhermeRidículo por alma de quem, porque você o diz? Mantenha-se calmo! Eu tenho a minha opinião você tem a sua e ficamos por aqui.
Ridículo. Tanto a preposição, como o juízo de valor.
Colocado por: pguilhermePois mas os que pediram crédito ha dois abos atras certamente que não acharam que nunca iria subir, o que fala aí faz sentido se fosse taxa fixa.
Qual é a fonte desta informação?
Não tem, é só um feeling? Então pense mais um pouco: muitos dos que constroem, pedem financiamento. Com a subida dos juros, a mensalidade será maior, o que aumentará a taxa de esforço.
Para a mensalidade poder duplicar, o rendimento líquido tem que ser o triplo (para uma taxa de esforço de 33%).
Acha que a grande maioria dos DO triplicaram os seus rendimentos no ano passado?
Essa visão a preto e branco é simplista e redutora.
Os juros não impossibilitam a vida a 100% dos DO. Mas não é preciso uma quebra de 100% para afectar os profissionais.
Colocado por: DR1982Ridículo por alma de quem
Colocado por: DR1982Pois mas os que pediram crédito ha dois abos atras certamente que não acharam que nunca iria subir, o que fala aí faz sentido se fosse taxa fixa.
Colocado por: pguilhermeEu falei em 1-2 anos atras porque supostamente sao os que iniciaram as casas nessa altura que ainda estão a dar trabalho aos empreiteiros.
Simplesmente por não ser verdade nem lógico. Não fique ofendido.
Segundo a RTP, a taxa de esforço média é de 17%. A grande maioria dos créditos novos tem taxas de esforço muito mais elevadas.
Com uma duplicação da mensalidade, a maioria já teria alguma dificuldade em conseguir financiamento.
Dizer que "os que podiam pagar 300k por uma casa ha 2 anos continuam a poder pagar", é acreditar que ninguém comprou casa com 25% ou mais de taxa de esforço.
Nesta perspectiva torna-se mais evidente que é uma afirmação ridícula.
Pode criticar as pessoas que "foram muito optimistas" por não terem limitado a taxa de esforço a 10% por exemplo, mas seria bastante irrealista devido ao rácio entre custo de habitação e ordenado.
Muitos desses optimistas conseguirão reajustar as suas finanças e suportar a prestação mais pesada, mas isso não significa que o banco as financiasse nas condições actuais. Compreende?
Quem pede financiamento a taxa variável sabe sempre que as taxas podem subir e podem descer e que o farão inevitavelmente. Não é só quem "pediu crédito há dois anos atrás".
Isso não invalida que quem tenha comprado com taxas negativas, simplesmente não consiga suportar uma prestação com a Euribor a 5%, mantendo uma taxa de esforço abaixo de 35%.
Até espero é que não haja muita gente que tenha que vender a sua habitação para se desfazer do crédito.
Colocado por: DR1982
Eu não falava em relação ao banco conceder crédito, em relação a isso é claro que se os juros subiram serão menos a conseguir ter acesso a crédito, lógico.
Colocado por: DR1982Mas eu como nunca me guiei pela prestação no momento mas sim a prestação máxima espectavél
Colocado por: pguilhermeOs que tenho falado são bons, os bons vão continuar a ter trabalho porque ainda ha gente com dinheiro, mau é se não havia, agora sucateiros já não sei o que lhes vai acontecer.
.
Colocado por: pguilhermeClaro que é razoável, se nao pudessem fazer face à mensalidade mais alta espectavel so fixando a taxa, senao não sei como conseguem dormir descansados!
Então falava de quê, concretamente? 🤦♂️
As obras recentes são as que os empreiteiros ainda estão a executar. Obras novas, serão menos, como já concordou. Logo, os empreiteiros com quem tem falado, simplesmente ainda não se aperceberam da realidade... ou então estão somente a papaguear as balelas de terem a agenda cheia na próxima década, a ver se cola.
Tudo bem. Mas acha razoável esperar que todos tenham essa capacidade?
Novamente o rácio entre vencimento e custo de habitação... Mas isto já é desconversar.
Colocado por: RUIOLIe o preço da cola KERAKOLL H40 subiu tanto em 10 dias, logo agora que vou ter de comprar...
Colocado por: FabCardoso
Comprei no dia 31 a 15.70€, avisaram-me logo que se fosse no dia seguinte ja não apanhava esse preço. A macolusa está a vender a 17.20€.
Colocado por: DR1982Claro que é razoável, se nao pudessem fazer face à mensalidade mais alta espectavel so fixando a taxa, senao não sei como conseguem dormir descansados!Não dormem. Tendo um salário português, e construindo a preço alemão, e tendo necessidade da casa muita gente vai na fé.
Colocado por: RUIOLIe o preço da cola KERAKOLL H40 subiu tanto em 10 dias, logo agora que vou ter de comprar...
Colocado por: HAL_9000Não dormem. Tendo um salário português, e construindo a preço alemão, e tendo necessidade da casa muita gente vai na fé.Certo, claro que nao se consegue prever tudo, mas entrar num crédito de taxa variável a raspar a taxa máxima de esforço numa altura de juros baixos acho um
O mercado não tem alternativas por aí fora. Poder-se-ia construir mais pequeno, mais racional, mas para isso tem de se ir mudando a mentalidade antes.
Eu tb pedi o empréstimo em função da taxa máxima, mas acho que se fosse agora tinha pedido menos e construído mais pequeno, para não ser sujeito a tanto esforço financeiro. Previ a taxa máxima, não previ foi a inflação a somar a isto se que os salários pareçam querer acompanhar.
Nem ninguém consegue propriamente prever se vai conseguir manter o mesmo nível salarial, etc.. Ou seja é sempre um risco
Colocado por: BigmouseEm outubro de 2021 comprei a 22,95€ o saco de 25kg (preço de tabela)
Colocado por: DR1982mas entrar num crédito de taxa variávelTente lá fazer um crédito à construção a taxa fixa e depois diga como correu :)
Colocado por: DR1982E na maioria das vezes ninguém constroi o que realmente precisa, por isso essa da “tendo necessidade da casa” é uma meia verdade, se concordo que arrendar é caríssimo tambem concordo que poucos constroi o que realmente precisa ou o adequado ao que pode pagarAqui nada a objetivar. As pessoas constroem o que precisam + os sonhos que não precisam mas querem. Eu pelo menos foi assim, o Dr tb será assim. Simplesmente faz uma análise financeira mais conservadora, há quem seja mais aventureiro.