Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Portugal caso de estudo ou somos todos malucos da tolinha , e provavelmente o único país que conheço em que casas completamente podres velhas fraco isolamento em que se vendem pelo seu potencial pos-obras.

    Isto é uma ruína mas como podes mandar abaixo e fazer uma moradia cobro já 300mil euros.

    Não sei é quem são os atrasados mentais que comprar essa porcaria.

    Como casas velhas cheias de humidade e com construção de m**** Querem vender quase ao mesmo de novas. Mas quem compra isto?

    Imobiliário em Portugal é uma coisa surreal

    Os estrangeiradas também compram estas velharias ou optam por construção nova
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, ferreiraj125
  2.  # 2

    Colocado por: Reduto25Os estrangeiradas também compram estas velharias ou optam por construção nova


    Já estava a tardar.
    Continue a culpar "a estrangeirada" pelas asneiras que fazemos que vai no bom caminho :)
  3.  # 3

  4.  # 4

    Como é que acham que estas medidas acabadas de anunciar pelo António Costa vão influenciar o mercado?
  5.  # 5

    "Por um lado, vai propor arrendar, directamente aos proprietários privados, casas que estejam disponíveis para ser habitadas, por um prazo de cinco anos, para sub-arrendar essas mesmas casas, comprometendo-se a pagar a renda aos proprietários e, assim, eliminando o risco de incumprimento, um dos factores que afasta proprietários do mercado."

    "Por outro, quando derem entrada procedimentos especiais de despejo no Balcão Nacional de Alojamento (BNA), após três meses de incumprimento de renda, o Estado vai substituir-se ao inquilino no pagamento das rendas, assumindo o papel de senhorio para cobrar as quantias em dívida."

    https://www.publico.pt/2023/02/16/economia/noticia/estado-quer-subarrendar-casas-privados-assegurar-rendas-falta-2039236

    Parecem-me medidas capazes de mexer com o mercado de arrendamento. Agora é imperativo que o estado efectivamente consiga cobrar a divida aos caloteiros, e não faça como faz nos bairros sociais: fechar os olhos. Se não quem vai pagar isto, mais uma vez são todos os que efectivamente contribuem.

    Simplificar os processos de licenciamento- Também me parece uma boa medida, desde que seja efetiva.

    Arrendamento Obrigatório de casas devolutas- Não sei como vão fazer isto. Como aferem exatamente que uma casa está devoluta? Vão obrigar o Ronaldo a alugar a casa da marquise, uma vez que deve la por os pés uma vez por ano?

    Obrigatoriedade dos bancos oferecerem taxa fixa -Esta seria extremamente importante e com potencial p+ara reduzir a exposição das familias portuguesas ao risco da variação da Euribor se não se tratatassem de bancos portugueses. A minha previsão é que estas taxas fixas sejam tão apelativas como são os contratos sem fidelização das operadoras de telecomunicações.
  6.  # 6

  7.  # 7

    Colocado por: buraburamonoque vergonha é esta? agora eu tenho que pagar o gambling da malta?
    É uma completa estupidez.

    Se quisessem ajudar, o que eles deviam fazer é permitir a dedução de parte dos juros no IRS, como já o permitem nas rendas ou nos juros dos contratos anteriores a 2011.

    Mas pelo que li é apenas para famílias com rendimentos brutos até 38k.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  8.  # 8

    em portugal fazer investimentos alavancados de forma irresposável compensa!

    espero que também usem o orçamento de estado para repôr as perdas com dogecoin.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  9.  # 9

    Colocado por: HAL_9000

    Mas pelo que li é apenas para famílias com rendimentos brutos até 38k.


    95% da população? :)
  10.  # 10

    Colocado por: buraburamono95% da população? :)
    É um facto também.
  11.  # 11

    Colocado por: Reduto25Vão para os bairros


    Menos mal. Não fossem eles investirem em autocaravanas.
  12.  # 12

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Menos mal. Não fossem eles investirem em autocaravanas.
    So espero que o estado ao menos consiga estabelecer e cobrar as rendas dos imóveis que vai arrendar nesses bairros, por menores que essas rendas sejam.
    A diligência na cobrança das rendas é importante não só por uma questão de educação financeira (as pessoas devem perceber que não é o estado que dá nada, somos todos, e portanto dentro das suas possibilidades elas t a obrigação para com os contribuintes de pagar a renda estabelecida) mas também para assegurar a manutenção dos edifícios. Além do mais, quem estragasse, ou não zelasse pela boa manutenção do imóvel que lhe foi atribuído, teria de ser responsabilizado.
    Grande parte dos bairros que conheço (apenas por fora é verdade) estão completamente degradados, em grande parte porque se uma família não quiser pagar uma renda de 5 euros (andou aí nas notícias um caso de Vila França de Xira), o estado enquanto arrendatário deixa andar. Isso é que não pode voltar a acontecer.

    Para mim é muito mais interessante a construção de prédios destinados a renda acessível, como os que estão a fazer em Entrecampos, para renda acessível ( alguém tem ideia que valores de renda estão a praticar nas casas já atribuídas?), e sem possibilidade de compra.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  13.  # 13

    Eu confesso que soltei alguma água de tanto rir quando li que o estado ia ser uma espécie de fiador para o senhorio ahahaha , nem aos fornecedores pagam e demoram anos mas alguém com dois dedos de testa aceita isto só se for muito parvo ou muito ingénuo .

    Adorava que o costa fosse o administrador dos meus arrendatários
  14.  # 14

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Menos mal. Não fossem eles investirem em autocaravanas.


    https://www.idealista.pt/imovel/32160514/

    😂😂😂
  15.  # 15

    Colocado por: Vítor Magalhães

    https://www.idealista.pt/imovel/32160514/

    😂😂😂


    Por fora parece aquelas casas que se vende como arrecadação para jardim no Aki o que vale que tem garagem percebe se o valor.

    Isto sim e visão de mercado
  16.  # 16

    Colocado por: Vítor Magalhães

    https://www.idealista.pt/imovel/32160514/

    😂😂😂


    isto está há anos.. preço aumenta 100€ cada mês lol

    proprietário deve ser um acólito do bate punho
  17.  # 17

    Claro que sim, 1200 paus para morar no quintal de alguém só porque fica a 5 minutos a pé da praia... Porra, quem é que com capacidade de pagar uma renda de 1200 paus vai morar para um "barraco" no quintal de outra pessoa?
    • DuarteM
    • 17 fevereiro 2023 editado

     # 18

    Quando as pessoas deixarem de querer ou ter de viver e trabalhar todas no mesmo local logo as coisas mudam de figura.
    Se metade de Portugal teve de ir para as grandes cidades, está na hora de meter metade das grandes cidades no resto de Portugal.

    Até lá podem continuar a viver numa real ilusão.


    Colocado por: Reduto25https://www.publico.pt/2023/02/15/local/noticia/esforco-construcao-lisboa-sera-bairros-sociais-vereadora-2039084

    Vão para os bairros


    Que façam novos bairros sociais....se possível isolado e cercado por arame farpado...bem longe de mim.
    É preferivel juntá-los todos a espalhar a bagagem na porta dos outros e acontecer o mesmo que aconteceu aos desgraçados da Alta de Lisboa e Loures.


    E quanto ao PS cuidado com eles, lixam-vos a vida com "bons vizinhos" num fechar de olhos...


    “Ao assumir que a CML só irá construir habitação pública nas zonas mais pobres ‘e degradadas’ da cidade, associando activamente o Beato à criminalidade e toxicodependência, as declarações da vereadora da Habitação promovem e ajudam a perpetuar estigmas sobre a habitação social, representando ainda uma visão de cidade socialmente estratificada e onde a classe média é activamente excluída, pela própria autarquia, de alguns bairros e freguesias”, afirmou ainda ao PÚBLICO Inês Drummond."
  18.  # 19

    Colocado por: DuarteMQuando as pessoas deixarem de querer ou ter de viver e trabalhar todas no mesmo local logo as coisas mudam de figura.
    Se metade de Portugal teve de ir para as grandes cidades, está na hora de meter metade das grandes cidades no resto de Portugal.
    Para as pessoas deslocalizarem dos grandes cenros urbanos, as empresas têm de o fazer primeiro, ou pelo menos dar esse sinal.

    O problema é que no nosso país estimula-se a centralidade e não a dispersão pelo território. Veja-se até pelo preço das portagens, qual é a empresa que quer ir para o interior, ficar longe de tudo, e ainda pagar preços exorbitantes de portagens para chegar a algum lugar?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  19.  # 20

    Colocado por: HAL_9000Para as pessoas desslocalizarem dos grandes cenros urbanos, as empresas têm de o fazer primeiro, ou pelo menos dar esse sinal.


    Não é só empresas, o estado tem de ser o primeiro a dispersar pelo país.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, HAL_9000, N Miguel Oliveira
 
0.0859 seg. NEW