Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Sasapo

    com pessoal ja a gemer com os emprestimos e a precisar de ajuda do estado (juros bonificados), nao falta muito. Que agradecam ao costa andar a amparar quem se endividou.


    Sim, mas a subida de juros foi feita muito a medo.

    Para haver descidas de preços precisariamos de algo como 2008-2013.

    Uma crise, com paises à rasca, empresas a falir, desemprego a aumentar, imigrantes a sair em debandada, etc.

    Tudo indica que o BCE está tomado por interesses politicos, que jamais querem ter uma bomba dessas a rebentar-lhes nas mãos, preferem passar a batata quente a governantes futuros, e por isso, continua a estrategia de desvalorização do dinheiro e manter a economia quente com dinheiro relativamente barato.
  2.  # 2

    Colocado por: ferreiraj125

    Já nem me dou ao trabalho de tentar explicar a falacia desse argumento.

    Não precisa, vá ver a RTP 1 agora e percebe...
  3.  # 3

    A freguesia do Beato atingiu o limite máximo permitido para AL permitido pela CML, pelo que não vão emitir novas licenças...no Beato?
    Isto parece que está bem pior do que eu imaginava.
  4.  # 4

    Colocado por: N Miguel OliveiraAté os estrangeiros vêm para Portugal sem contexto nenhum, fazer dinheiro do nada (influencers e o catano) e nem assim os locais aprendem.

    Sim, eu prefiro uma casa arranjada, e um freguês da terra com umas valentes coroas no bolso, que andar a chorar pelas casas a cair e desertificação do interior.

    Se até os estrangeiros se safam, sem saber falar, sem ligação à terra, e comidos de cebolada a torto e a direito pelo humilde chico esperto tuga.. os portugueses bem que podiam fazer o mesmo e sacar dali algum rendimento.
    Afinal há falta de contrução, os que estiverem no interior não lhe estorvam na capital.

    Aprenda é como eles... em vez de destilar comentários racistas gratuitamente e sem sentido nenhum.


    Monhe não e racista aprenda e deixe de emprenhar pelos ouvidos


    https://dicionario.priberam.org/monh%C3%A9


    Racista e você e contra os do seu País



    Nem as indianas querem os homens indianos devia aprender mais sobre as pessoas que estão a entrar no seu País mas como se esta a borrifar não aprende , não conhece como estas pessoas se comportam


    Pessoas como você só aprendem quando sofrerem na pele espero que não aconteça mas e assim.
  5.  # 5

    Colocado por: ferreiraj125Já nem me dou ao trabalho de tentar explicar a falacia desse argumento.
    Oh, explica la porquê que é falácia. Falei na AML, só para enquadrar
  6.  # 6

    Colocado por: Reduto25Monhe não e racista aprenda e deixe de emprenhar pelos ouvidos


    https://dicionario.priberam.org/monh%C3%A9


    Racista e você e contra os do seu País



    Nem as indianas querem os homens indianos devia aprender mais sobre as pessoas que estão a entrar no seu País mas como se esta a borrifar não aprende , não conhece como estas pessoas se comportam


    Pessoas como você só aprendem quando sofrerem na pele espero que não aconteça mas e assim.



    Reduto,
    É simplesmente de mau tom generalizar uma nacionalidade como você faz (e outros fazem).
    Para mim isso é racismo, é catalogar alguém pela raça ou cultura e pronto, está o rótulo feito.

    Como que se os indianos fossem todos assim ou assado pela cor do passaporte que trazem, brasileiros idem... ou que os portugueses fossem todos uns santos.

    Terá gente boa e má, limpos e porcos, cumpridores e devedores, honestos e mentirosos na sua terra, na do lado, e do outro lado do mundo também.

    É o mesmo que vir dizer que todos os portugueses são uns vaidosos, uns chicos espertos que acham que sabem tudo, e que depois levam nas orelhas desde e daquele... certamente que os há. Daí a generalizar ou a guiar-se por preconceitos...

    Quanto ao que me deseja... olhe, eu falo e trabalho, como e bebo cada dia com um punhado de indianos, de africanos, chineses, filipinos, americanos, latinos, russos e gente dos balcãs. Literalmente. Não são nem piores nem melhores que eu, europeu e português... veja lá. Só no condominio onde vivo, uns 40% dos residentes deve ser indiano, e outro tanto chinês.

    No imobiliário, desejar que gente rica não tenha lugar onde vivo, ou pelo contrário, desejar que gente pobre não tenha lugar onde vivo... é tão simplesmente mesquinho.
    Outra coisa bem diferente é que um nacional pague X€ IMI, e um estrangeiro pague diferente por ser estrangeiro. Se é residente, deve ser tratado como tal, sem importar a sua nacionalidade. Mas parece que por aqui se gosta de misturar as coisas... e logo saí o rótulo em função da nacionalidade.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  7.  # 7

    Colocado por: Reduto25Racista e você e contra os do seu País


    Está a virar a cabeça ao prego.
    Eu não sou contra ninguém. Se eu vivesse em Lisboa e sentisse pressão (imobiliária), eu não seria contra ninguém que tal como eu ali quisesse viver, nem veria diferença entre o tipo que nasceu ali, o minhoto (como eu), o transmontano ou açoriano que veio tentar a sorte na capital, o brasileiro, o indiano, ou o reformado rico americano ou norueguês... sendo todos residentes, deveriam ser tratados por igual.

    Quem vê diferenças em função da raça ou nacionalidade é você, está certo. Na minha terra isso tem um nome. Na sua não faço ideia.
  8.  # 8

    Colocado por: N Miguel OliveiraSe eu vivesse em Lisboa e

    Tem um problema com lisboa não tem?
    O que acusa quem cá vive e perfeitamente natural em qualquer parte do mundo. As pessoas vivem aqui, toda uma vida ou quase a totalidade, e o que sentem é como se de repente deixassem de ter o direito de viver na sua terra. Assim parece-me que o que as pessoas aqui vão dizendo é um sentimento humano, aqui e em qualquer parte do mundo.
    Eu sou uma menina de odivelas, o user gosta de realçar não a minha familia não é daqui os meus pais vivem cá desde os 21 anos como têm mais de 80 e sair nunca foi hipótese na verdade esta tb é a terra deles mas adiante. Odivelas, nos últimos anos foi invadida e isso não me agrada. Sim, há africanos e mt destes mulcumanos, estão cá desde o 25 de abril e sem qualquer problema. O problema é recente, vieram os "frustrados" de lisboa em barda, o que para mim é uma invasão da pior espécie, e de toda a parte do mundo que nem se percebe de onde, que raça ou lingua. Mas o pior sao mesmo os primeiros. E então tb sou racista? Não, mas qye sinto a minha terra invadida e pior por esta causa sem dúvida. Sim eu sei que os "frustrados" são, dizem, com mais dinheiro e instruídos dos que cá viviao o problema é que isso não é verdade, para a mesma faixa etária é claro, e claramente são mais mal educados e firmados do que aqueles que já cá estavam. Concluindo, tenho saudades da minha odivelas (concelho) antes desta invasão. E olhe que a grande invasão a que ne refiro são brancos e tugas. Mas sim tb tenos mt indianos e mulcumanos, os primeiros estranhamos mais os segundos já fazem parte da identidade cultural em odivelas há decadas. Onde resido há mt e há bairros com mais ainda, nasta estar nas proximidades da mesquita e já há mt muçulmanos. Quanto aos indianos, a minha mãe adora apreciar a roupa de festa das senhoras, veja lá como a senhora é racista.
  9.  # 9

    Colocado por: N Miguel Oliveiradeveriam ser tratados por igual
    mas não são.

    Colocado por: N Miguel Oliveirareformado rico americano ou norueguês...
    veja lá se estes fiscalmente são tratados da mesma maneira que o "o tipo que nasceu ali, o minhoto (como eu), o transmontano ou açoriano que veio tentar a sorte na capital, o brasileiro, o indiano, "

    Existe inclusivamente um turismo de Saúde em Portugal que deveria ser completamente inadmissível num país com as carências de dinheiro e com os problemas no SNS que o nosso tem.
  10.  # 10

    .
  11.  # 11

    Colocado por: N Miguel Oliveira




    Quanto ao que me deseja...



    Vou deixar de lhe responder pela segunda vez e desonesto intelectualmente ao por palavras na minha boca , passe bem
  12.  # 12

    Colocado por: AMVPTem um problema com lisboa não tem?


    Não. Não tenho. Nem com ninguém em particular, venha lá donde vier.

    Colocado por: AMVPa minha familia não é daqui os meus pais vivem cá desde os 21 anos


    Ou seja, também chegou a Lisboa vinda de algum lado.
  13.  # 13

    Colocado por: HAL_9000veja lá se estes fiscalmente são tratados da mesma maneira


    Precisamente. Eu concordo com o Hal neste ponto e acho que é aí em que se deve concentrar a discussão. E o que comento é justamente a facilidade com que se passa desse problema criado pelo nosso Estado à discriminação ou comentários descabidos em função da terra onde se nasceu.

    Colocado por: Reduto25por palavras na minha boca


    "...os monhés são bons para perpetuar os salários baixos".
    (e outras bocas do genéro)...

    Isto para mim não se refere a nenhum caso fiscal em particular. É simplesmente um comentário triste e racista em que mete os indianos (porventura o país com maior população do mundo) todos no mesmo saco.

    Interessante que noutros lados, são precisamente os indianos (e chineses) que alavancaram a economia... onde os salários são estupidamente altos (sector da tecnologia). O que muda é o tipo de empregos que o país/cidade/região oferece, e isso não é culpa desta ou daquela cultura ou raça pois há bons e maus em qualquer uma.

    Esta discussão é velha em qualquer lado... e é no mínimo algo hipócrita ler certas coisas num país com tanto nacional emigrado. Depois usam-se estes desgraçados ou reformados ricos para diminuir a discussão de problemas estruturais, quando na prática, o "problema" que trazem ou é residual ou ofusca complemente as vantagens que trazem, como a requalificação urbana das nossas cidades por exemplo.
    Concordam com este comentário: zed
  14.  # 14

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Não precisa, vá ver a RTP 1 agora e percebe...


    Eu explico: os estrangeiros não vão comprar casas mais caras só porque sim. Se houver menos gente com maior poder de compra, o preço baixa, simples. Mesmo que haja pessoas com mais dinheiro, só têm de pagar mais que os outros.
  15.  # 15

    Colocado por: N Miguel Oliveira


    Reduto,
    É simplesmente de mau tom generalizar uma nacionalidade como você faz (e outros fazem).
    Para mim isso é racismo, é catalogar alguém pela raça ou cultura e pronto, está o rótulo feito.

    Como que se os indianos fossem todos assim ou assado pela cor do passaporte que trazem, brasileiros idem... ou que os portugueses fossem todos uns santos.

    Terá gente boa e má, limpos e porcos, cumpridores e devedores, honestos e mentirosos na sua terra, na do lado, e do outro lado do mundo também.

    É o mesmo que vir dizer que todos os portugueses são uns vaidosos, uns chicos espertos que acham que sabem tudo, e que depois levam nas orelhas desde e daquele... certamente que os há. Daí a generalizar ou a guiar-se por preconceitos...

    Quanto ao que me deseja... olhe, eu falo e trabalho, como e bebo cada dia com um punhado de indianos, de africanos, chineses, filipinos, americanos, latinos, russos e gente dos balcãs. Literalmente. Não são nem piores nem melhores que eu, europeu e português... veja lá. Só no condominio onde vivo, uns 40% dos residentes deve ser indiano, e outro tanto chinês.

    No imobiliário, desejar que gente rica não tenha lugar onde vivo, ou pelo contrário, desejar que gente pobre não tenha lugar onde vivo... é tão simplesmente mesquinho.
    Outra coisa bem diferente é que um nacional pague X€ IMI, e um estrangeiro pague diferente por ser estrangeiro. Se é residente, deve ser tratado como tal, sem importar a sua nacionalidade. Mas parece que por aqui se gosta de misturar as coisas... e logo saí o rótulo em função da nacionalidade.


    Esse comentario é todo ele um bocado desnecessario.

    É um facto que os indostanicos vêm fazer trabalhos para os quais os patrões não conseguiriam contratar ninguém sem aumentarem bastante os salarios que pagam.

    Mais oferta de mão de obra traduz-se em salarios mais baixos. Simples.

    Isto nada tem a ver com ser xenofobo ou ter alguma coisa contra os indostanicos, é uma mera constatação.

    O facto de serem indostanicos é totalmente irrelevante para a questão.
  16.  # 16

    Colocado por: ferreiraj125O facto de serem indostanicos é totalmente irrelevante para a questão


    Precisamente por isso não vejo qual é a necessidade de definir estes trabalhadores mal pagos em função da sua raça ou nacionalidade.

    Já agora e por essa lógica, o racismo também começa na mera constatação de factos, de que este ou aquele é branco ou amarelo... ou diferente nisto ou naquilo... e ainda assim nunca seria isso que o legitimaria.

    O meu comentário advém precisamente do que escreveram sobre a raça desnecessariamente.
  17.  # 17

  18.  # 18

    Colocado por: ferreiraj125

    Eu explico: os estrangeiros não vão comprar casas mais caras só porque sim. Se houver menos gente com maior poder de compra, o preço baixa, simples. Mesmo que haja pessoas com mais dinheiro, só têm de pagar mais que os outros.

    Claro que sim, o problema é que em Portugal atualmente só interessa o turismo, atraír e promover os outros sectores parece estar no fundo da gaveta...
    Que medidas é que tem sido tomadas para fixar a população noutras zonas do país que não o Algarve, Lisboa, Porto e Braga?
    E que tal tornar apelativo o interior com polos industriais a sério e fixação de Multinacionais, valorizar a nossa produção agrícola? Custos de portagens e combustíveis dos mais caros na Europa dizem que não... Lá está, importa é que venha para cá o [introduzir nacionalidade] disfrutar da nossa segurança, o nosso bom tempo, que no final importamos o básico do outro lado do Atlântico, dos "nuestros hermanos", etc...
  19.  # 19

    Colocado por: Vítor Magalhãesdisfrutar da nossa segurança, o nosso bom tempo,
    e do já depenado SNS.

    (O meu comentário apenas se destina aos turistas com benefícios fiscais e os turistas de saúde).
    • RCF
    • 5 junho 2023

     # 20

    Colocado por: Vítor MagalhãesClaro que sim, o problema é que em Portugal atualmente só interessa o turismo, atraír e promover os outros sectores parece estar no fundo da gaveta...

    Não creio que apenas interesse o turismo ou que Portugal tenha investido no turismo... Simplesmente, o turismo acontece... sem necessidade de se fazer grande coisa por ele

    Colocado por: Vítor MagalhãesCustos de portagens e combustíveis dos mais caros na Europa dizem que não...

    Verdade... e tenho para mim que as portagens afastam muita gente do interior, até os lisboetas. Na hora de decidir ir dar uma volta até ao interior, esse fator pesa. De Lisboa à Guarda ou Castelo Branco é "uma pipa de massa" em portagens
 
0.4153 seg. NEW