Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 20 setembro 2023
    Uma vez, uma senhora contactou-me e então, esrava sozinha com um filho e então vivia num quarto na ameixoeira e fez-me perguntas tais como: Odivelas é longe? Há supermercados? Como são as escolas? Eu não areendo a pessoas com filhos, tais como mt outras pessoas, mas não me aguentei disse-lhe que fosse ao Google, que tal como estava no anuncio era Odivelas distrito de lisboa e não Odivelas do alentejo, quanto a supermercados qye em odivelas costumamos comer e aue quanto a escolas não havia comparação com as da ameixoeira, eram um ambiente completamente diferente.
    Se eu alguma vez naquelas circunstâncias, sabendo que poucas pessoas arrendo quartos a pessoas com filhos e não querendo ficar na rua com o meu filho alguma vez me armava em dondoca da ameixoeira, por amor da santa, haja bom senso.
  1. Colocado por: HAL_9000Tem a certeza?

Para além das moratórias que talvez venham a ser introduzidas, há ja juros bonificados para algumas famílias de há uns meses a esta parte.

Além de que o nosso saqueador mor disse isto:

“O que o Governo está a fazer é precisamente criar um mecanismo para proteger mais estas famílias relativamente ao movimento dos juros, criar aqui uma situação de previsibilidade, de estabilidade,ao mesmo tempo que alargaremos o acesso à bonificação do crédito,isto é, aos apoios que damos àquelas famílias que, situando-se até determinado patamar de rendimento, estejam hoje numa taxa de esforço muito significativa”
    https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2023/09/15/59505-bonificacao-de-juros-no-credito-habitacao-sera-alargada-diz-medina

Estou a falar das moratórias de juros, não do que já existe, ainda que eventualmente tenha mais algumas alterações.
    • AMVP
    • 20 setembro 2023
    Segundo ouvi, os bancos terão nesra altura 750 casas em balanço decorrente de situações de incumprimento, com esta número não há saldos. Veremos como a cousa evolui.
  2. Colocado por: AMVPcom esta número não há saldos.

Caramba, a malta viu as próprias propriedades duplicarem de valor imobiliário em 4 ou 5 anos sem nada terem feito tampouco... e andam agora à procura de saldos para trocar de casa? Os preços até podem descer 20, 30, 40%, que continuam caros face ao que eram e ao que são os salários. O que se considera "saldo"?
    • AMVP
    • 20 setembro 2023
    Colocado por: N Miguel Oliveiraandam agora à procura de saldos para trocar de casa?

E eu que pensava que era mesmo casas para habitarem, visto que dizem haver falta de casas.

Colocado por: N Miguel OliveiraOs preços até podem descer 20, 30, 40%, que continuam caros face ao que eram e ao que são os salários. O

E o que têm os salários haver com o preço das casas? Teria toda a razão num contexto de economia normal, mas já não temo isso no nosso mercado imobiliário. Mas isto é o que cobcluo, cada um tirara as suas conclusões. Já agora, a subida do custo da construção tb não foi acompanhada pela subida dos salários
    Concordam com este comentário: FTavares
    • AMVP
    • 20 setembro 2023
    A propósito, já alguém se apercebeu para onde estão a ir estudar os alunos das escolas públicas? Parece que nada tem haver com o preço das casas, mas tem. Como dizia o outro, isto está tudo relacionado.
  3. Colocado por: AMVPE o que têm os salários haver com o preço das casas?

Tem tudo...
    A inflação é tramada quando os salários se mantêm.
    Mas ao mesmo tempo, as propriedade que têm também valorizaram sem ter feito nada por isso.

A questão aqui é que como "queixar" tá-nos no sangue, só vemos os problemas, ignorando os benefícios também.
    Não duvide que muito boa gente venderá pelo dobro ou pelo tripo o que comprou há uns anos atrás. Imóvel esse, que é agora mais velho, etc... O imobiliário não é como o mercado dos carros usados. Daí perguntar, o que se considera um "saldo"?

Acho que se não aumentar mais, já não é mau de todo.
  4. Colocado por: AMVPescolas públicas

Aquelas onde os alunos não têm professores, pois estes não conseguem pagar casa?

O meu mais velho, sétimo ano, Odivelas... faltam-lhe cinco professores!
    • AMVP
    • 20 setembro 2023
    Colocado por: N Miguel Oliveira

Tem tudo...
    A inflação é tramada quando os salários se mantêm.
    Mas ao mesmo tempo, as propriedade que têm também valorizaram sem ter feito nada por isso.

A questão aqui é que como "queixar" tá-nos no sangue, só vemos os problemas, ignorando os benefícios também.
    Não duvide que muito boa gente venderá pelo dobro ou pelo tripo o que comprou há uns anos atrás. Imóvel esse, que é agora mais velho, etc... O imobiliário não é como o mercado dos carros usados. Daí perguntar, o que se considera um "saldo"?

Acho que se não aumentar mais, já não é mau de todo.

Deveria ter considerado o que escrevi a seguir, tal como rscrevi anteriormente, teria toda a razão se o imobiliário fosse um mercado local, mas nós globalizamo-lo e ainda por cima damos mais vantagens aos externos. Olhe fizemos o mesmo com ao imobiliário que ao azeite, para aproveitar o tema de outro tópico, mas como não pidemos colocar o imobiliário em garrafas e exporta-lo, criamos iscos para o exportar.
    Concordam com este comentário: FTavares
    • AMVP
    • 20 setembro 2023
    Colocado por: ricardo.rodrigues
    Aquelas onde os alunos não têm professores, pois estes não conseguem pagar casa?

O meu mais velho, sétimo ano, Odivelas... faltam-lhe cinco professores!

Não sei, os professores são funcionários publicos, se os aumenta tem de pagar mais impostos.
    Mas olhe, aqui entre nós, o meu em odivelas durante 2 anos, covid, tinha professores mas olhe...não davam aulas, é só escolher o que é melhor. Solução? Pagar explicações, ele não quis ir para um colégio que era o que eu queria dada a ausência de aulas. Aguardo qye os professores me paguem o que eu paguei em explicações por eles não terem dado aulas.
  5. Colocado por: VarejoteEstou a falar das moratórias de juros, não do que já existe
    por isso é que em cima eu tinha dito que acabava as moratórias uma boa medida para quem estava apertado, mas não concordava com a bonificação dos juros.
  6. Colocado por: N Miguel OliveiraMas ao mesmo tempo, as propriedade que têm também valorizaram sem ter feito nada por isso.
    Essa valorização traduz-se em quê na prática nas situações em que se trata da casa de família? As pessoas poderem dizer que moram numa casa mais cara?

Nestas situações a valorização da habitação não interessa nada uma vê que não a podem converter em dinheiro e continuar a ter onde morar. Com sorte ainda levam é com um aumento de IMI.
    Logo, os salários estagnam, fica tudo mais caro, as pessoas teem dificuldades em continuar a manter as contas em dia, mas perfeito porque a casa onde moram valorizou e passou a valer o dobro :).
    • AMVP
    • 20 setembro 2023
    Colocado por: HAL_9000mas perfeito porque a casa onde moram valorizou e passou a valer o dobro :).

E já pensou quanto vale o ego? Se for ao café ouvirá quanto isso é importante, todos fazem excelentes negócios:)
    Mas vejamos, em certa medida sim é relevante a valorização para os proprietários que tenham de vender, pelo menos não ficam sem casa e com dívida ao banco, como já aconteceu num passado recente.
  7. Colocado por: AMVPnão ficam sem casa e com dívida ao banco, como já aconteceu num passado recente.
    Aí as pessoas não se limitavam a pedir 80% do valor para comprar ou construir. Para além de pedirem 100% do valor (muitas vezes recorrendo a estratagemas), ainda levavam mais algum para a mobília, férias, carro, etc..). Claro que mais cedo ou mais tarde ia dar problemas.

Hoje até ode achar que fez um bom negócio porque a casa valorizou....a questão é que se vender a casa, vai morar para onde? Para outra casa que tb ela valorizou?

Claro que se aproveitou este período para comprar e vender ( e conheço algumas pessoas que o fizeram), claro, a valorização foi ótima para as finanças pessoais.
    • AMVP
    • 20 setembro 2023 editado
    Colocado por: HAL_9000Aí as pessoas não se limitavam a pedir 80% do valor para comprar ou construir. Para além de pedirem 100% do valor (muitas vezes recorrendo a estratagemas), ainda levavam mais algum para a mobília, férias, carro, etc..). Claro que mais cedo ou mais tarde ia dar problemas.

Olhe, isso é mais uma conversa que é mito, muitos dos que perderam casas não tinham essa situação.

Colocado por: HAL_9000Hoje até ode achar que fez um bom negócio porque a casa valorizou....a questão é que se vender a casa, vai morar para onde? Para outra casa que tb ela valorizou?

Fica sem casa sim, mas sem a divida tb, foi o que salientei. Para onde vão? Para onde muitos foram, para casa dos pais e outros para o arrendamento, que na altura baixou o preço, e aí sim é pior agora.
    Não há hipótese, estas situações são sempre más não se pode é dizer que as outras foram menos más.
    Vou utilizar os termos que em 2018 umas agentes imobiliários me transmitiram ao falarmos sobre o aumento galopante dos preços "estamos assustadas, só temos medo que volte acontecer o mesmo que da outra vez em que se atiravam lá de cima cá para baixo", digo-lhe, não tinha ideia que isto tivesse ocorrido. Sabia da ponte, do rio, dos comboios e do metro mas não destes casos.
    • AMVP
    • 20 setembro 2023
    Mas se quer que lhe diga, cruzei-me com outra qye me disse que nessa altura muitos voltaram para casa dos pais, alguns amigos ainda lá estavam, até pq ainda estavam a pagar o empréstimo da casa que perderam, mas que temia que na próxima ainda poderia ser pior pois as casas dos pais estava a ser dada como garantia para cumprir a exigência doa 10% ou 20% de capitais próprios, mas como aqui pelo fórum sempre disseram que não seria verdade é porque não é.
    Nota: um agente imobiliário chegou a falar-me disso ao telefone assim qye o contactei sobre um imóvel que, pelis vistos, eram cendidos na zona acima da avaliação bancária. Mas lá está, devo ter ouvido mal pois tal nunca existiu.
  8. Colocado por: AMVPMas lá está, devo ter ouvido mal pois tal nunca existiu.
    Nao conheço obviamente todas as realidades dessa altura. Mas uma coisa lhe garanto, houve alturas em que o pedido de empréstimo dava para 100% da casa, para o carro e para a mobília, isso dava. Nao é ao uma nem duas situações que conheço dessas. E sabe o melhor? Os juros ainda eram bonificados :).

Agora sim, acredito que quem comprou ali por volta de 2008-2010 depois tenha levado grande tombo. Também conheço pessoas que na altura so conseguiram manter a casa porque a família se disponibilizou a emprestar dinheiro para pagar as prestações durante algum tempo. Por acaso não conheço ninguém que a tivesse perdido, mas lá está a realidade é mais vasta do que o nosso círculo de relações.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  9. Colocado por: HAL_9000Essa valorização traduz-se em quê na prática nas situações em que se trata da casa de família? As pessoas poderem dizer que moram numa casa mais cara?

Nestas situações a valorização da habitação não interessa nada uma vê que não a podem converter em dinheiro e continuar a ter onde morar. Com sorte ainda levam é com um aumento de IMI.
    Logo, os salários estagnam, fica tudo mais caro, as pessoas teem dificuldades em continuar a manter as contas em dia, mas perfeito porque a casa onde moram valorizou e passou a valer o dobro :).

Desculpe, não interessa nada?

É o mesmo que dizer que não consegue comer notas e moedas, pois o seu corpo não as consegue digerir bem.

Ter um património que valorizou o dobro ou o triplo, não interessa nada? Há cada uma.

Bem, é somente a razão de muito boa gente hoje em dia se dedicar ao imobiliário como profissão, ou de muita familia poder perspectivar construir casa noutra zona, com a venda que fará do T0 que comprou no centro quando ninguém lá queria viver.

Então se não tivesse valorizado nada, certamente essa opção de mudar-se nem se punha sequer... Muita gente se queixa que está tudo caro e que têm que mudar para uma zona mais rural. Não é que tenha mesmo, é que agora tem essa possibilidade fruto da valorização do imovel que comprou há uns anos.

Não fosse assim, estariamos aqui numa situação de quem vende um carro usado, para comprar um melhor.
    Concordam com este comentário: palmstroke
  10. O imóvel como reserva de capital é a realidade de muita gente, e pode conseguir fazer um bail out de divida com relativa facilidade.

Pior quem teve de vender em 2011/2012...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11. O custo da Habitação não está compatível para uma grande maioria dos trabalhadores que apenas conta com o vencimento do seu contrato por conta de outrem, isso suponho que é unânime.
    Com o aumento dos preços praticados pela construção, tendo preços especulativos das habitação que aparecem no mercado para transacionar, juntado o valores atuais das taxas de juro, analisado os valores pedidos para os alugueres de habitação nas grandes áreas urbanas, é fácil perceber que o problema de não termos trabalhadores em quase todas as áreas porque o vencimento que possam usufruir para ocupar as vagas de emprego não chega para suportar sequer a habitação, e se chegamos a este ponto algum está muito mal!
    Tendo um terreno Urbano num loteamento, arranja-se uns painéis solares, uma bateria, um gerador, pede-se um contador de água de obra de forma fraudulenta, arranja-se uma roulotte, ou uma tenda das grandes e assim consegue-se sobreviver!
    Vantagens, não paga qualquer imposto requerido por uma habitação e fica livre dos custos de empréstimos bancários, seguros, condomínios, etc…

0.5519 seg. NEW