Colocado por: HAL_9000Tem a certeza?
Para além das moratórias que talvez venham a ser introduzidas, há ja juros bonificados para algumas famílias de há uns meses a esta parte.
Além de que o nosso saqueador mor disse isto:
“O que o Governo está a fazer é precisamente criar um mecanismo para proteger mais estas famílias relativamente ao movimento dos juros, criar aqui uma situação de previsibilidade, de estabilidade,ao mesmo tempo que alargaremos o acesso à bonificação do crédito,isto é, aos apoios que damos àquelas famílias que, situando-se até determinado patamar de rendimento, estejam hoje numa taxa de esforço muito significativa”
https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2023/09/15/59505-bonificacao-de-juros-no-credito-habitacao-sera-alargada-diz-medina
Colocado por: AMVPcom esta número não há saldos.
Colocado por: N Miguel Oliveiraandam agora à procura de saldos para trocar de casa?
Colocado por: N Miguel OliveiraOs preços até podem descer 20, 30, 40%, que continuam caros face ao que eram e ao que são os salários. O
Colocado por: AMVPE o que têm os salários haver com o preço das casas?
Colocado por: AMVPescolas públicas
Colocado por: N Miguel Oliveira
Tem tudo...
A inflação é tramada quando os salários se mantêm.
Mas ao mesmo tempo, as propriedade que têm também valorizaram sem ter feito nada por isso.
A questão aqui é que como "queixar" tá-nos no sangue, só vemos os problemas, ignorando os benefícios também.
Não duvide que muito boa gente venderá pelo dobro ou pelo tripo o que comprou há uns anos atrás. Imóvel esse, que é agora mais velho, etc... O imobiliário não é como o mercado dos carros usados. Daí perguntar, o que se considera um "saldo"?
Acho que se não aumentar mais, já não é mau de todo.
Colocado por: ricardo.rodrigues
Aquelas onde os alunos não têm professores, pois estes não conseguem pagar casa?
O meu mais velho, sétimo ano, Odivelas... faltam-lhe cinco professores!
Colocado por: VarejoteEstou a falar das moratórias de juros, não do que já existepor isso é que em cima eu tinha dito que acabava as moratórias uma boa medida para quem estava apertado, mas não concordava com a bonificação dos juros.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas ao mesmo tempo, as propriedade que têm também valorizaram sem ter feito nada por isso.Essa valorização traduz-se em quê na prática nas situações em que se trata da casa de família? As pessoas poderem dizer que moram numa casa mais cara?
Colocado por: HAL_9000mas perfeito porque a casa onde moram valorizou e passou a valer o dobro :).
Colocado por: AMVPnão ficam sem casa e com dívida ao banco, como já aconteceu num passado recente.Aí as pessoas não se limitavam a pedir 80% do valor para comprar ou construir. Para além de pedirem 100% do valor (muitas vezes recorrendo a estratagemas), ainda levavam mais algum para a mobília, férias, carro, etc..). Claro que mais cedo ou mais tarde ia dar problemas.
Colocado por: HAL_9000Aí as pessoas não se limitavam a pedir 80% do valor para comprar ou construir. Para além de pedirem 100% do valor (muitas vezes recorrendo a estratagemas), ainda levavam mais algum para a mobília, férias, carro, etc..). Claro que mais cedo ou mais tarde ia dar problemas.
Colocado por: HAL_9000Hoje até ode achar que fez um bom negócio porque a casa valorizou....a questão é que se vender a casa, vai morar para onde? Para outra casa que tb ela valorizou?
Colocado por: AMVPMas lá está, devo ter ouvido mal pois tal nunca existiu.Nao conheço obviamente todas as realidades dessa altura. Mas uma coisa lhe garanto, houve alturas em que o pedido de empréstimo dava para 100% da casa, para o carro e para a mobília, isso dava. Nao é ao uma nem duas situações que conheço dessas. E sabe o melhor? Os juros ainda eram bonificados :).
Colocado por: HAL_9000Essa valorização traduz-se em quê na prática nas situações em que se trata da casa de família? As pessoas poderem dizer que moram numa casa mais cara?
Nestas situações a valorização da habitação não interessa nada uma vê que não a podem converter em dinheiro e continuar a ter onde morar. Com sorte ainda levam é com um aumento de IMI.
Logo, os salários estagnam, fica tudo mais caro, as pessoas teem dificuldades em continuar a manter as contas em dia, mas perfeito porque a casa onde moram valorizou e passou a valer o dobro :).