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    • huh
    • 22 novembro 2022

     # 381

    Alguém já foi ver o Smart #1 em pessoa num stand?
  1.  # 382

    A próxima arma dos supermercados não são as promoções!
    Por exemplo, por cada compra de valor igual ou superior a 30 € nas lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia aderentes, os clientes beneficiam de uma oferta em minutos para utilizar no serviço Continente Plug&Charge – 15 minutos (Rápido) ou 30 minutos (Lento), no saldo do seu Cartão Continente. A oferta tem validade de 10 dias.
  2.  # 383

  3.  # 384

    Nova realidade! Mais de metade dos condutores carregam o híbrido ou elétrico em casa
    Mais de metade (65%) carregam habitualmente o seu automóvel híbrido ou elétrico em casa, 15% carregam no local de trabalho, 11% carregam num posto de carregamento público e 9% carregam num local semipúblico. No geral, ao adquirir um veículo eletrificado, 22% optaram por instalar um carregador doméstico ou Wallbox.

    No entanto, 66% dos condutores fazem o carregamento por via de uma tomada elétrica e apenas 13% não efetuam nenhum carregamento em casa. Neste momento, cerca de 58% dos condutores que já têm veículos eletrificados vivem numa moradia. Nos postos de carregamento público, a maioria dos inquiridos (67%), optam pelo carregamento normal, enquanto 33% preferem o carregamento rápido.

    O estudo foi apresentado pelo Standvirtual, tendo sido realizado em parceria com a Marktest, com o tema "Utilizadores de Carros Elétricos e Híbridos". Segundo o estudo, há ainda a informação de que 79% dos automóveis híbridos ou elétricos são comprados novos, 21% são comprados em segunda-mão.
  4.  # 385

  5.  # 386

    Realmente para quem não possui um VE o tempo de carregamento é um bicho papão e que faz muita confusão.
    Para quem tem VE há mais de 8 anos como eu, isso é um não problema, mas uma pequena limitação que nos dias de hoje cada vez é menos sentida ou até mesmo inexistente.
    Em vez de tentarem criar baterias que carreguem em 5 min deviam era de criar baterias mais resistentes, com menor degradação ao longo do tempo, e drive trains mais eficientes.
    O que se vê agora são carros caríssimos, com baterias acima de 100kWh e consumos enormes!
  6.  # 387

    Colocado por: mafgodRealmente para quem não possui um VE o tempo de carregamento é um bicho papão e que faz muita confusão.
    Para quem tem VE há mais de 8 anos como eu, isso é um não problema, mas uma pequena limitação que nos dias de hoje cada vez é menos sentida ou até mesmo inexistente.
    Em vez de tentarem criar baterias que carreguem em 5 min deviam era de criar baterias mais resistentes, com menor degradação ao longo do tempo, e drive trains mais eficientes.
    O que se vê agora são carros caríssimos, com baterias acima de 100kWh e consumos enormes!


    O meu ioniq de 28, com o drive train que têm mas com um pack de baterias de 100kW/h é que era!
    Concordam com este comentário: mafgod
    • RCF
    • 30 novembro 2022

     # 388

    Colocado por: mafgodEm vez de tentarem criar baterias que carreguem em 5 min deviam era de criar baterias mais resistentes, com menor degradação ao longo do tempo, e drive trains mais eficientes.

    Li que o novo Toyota elétrico dá garantia de batera de 1.000.000 Km
    • mafgod
    • 30 novembro 2022 editado

     # 389

    Sim, em 10 anos.

    O bz4x :-)
  7.  # 390

    Colocado por: RCF
    Li que o novo Toyota elétrico dá garantia de batera de 1.000.000 Km

    Dá garantia de 10 anos ou 1Mkm. Mas tem revisões obrigatórias a cada 14kkm. Se fizerem bem as contas, essas revisões obrigatórias (e logo se vê a que preço) pagam bem a garantia dada...
    Concordam com este comentário: mafgod, amcsilva
  8.  # 391

    Ao fim dos 10 anos pagaram é quase uma bateria de substituição em revisões... Eles já faziam isso com os híbridos; garantia de 10 anos nas baterias SE fizer as revisões todas na marca. As marcas não podem continuar a perder o dinheirinho das revisões dos ICE só porque passam a vender mais EVs (cuja VERDADEIRA necessidade de manutenção é quase nula), por isso inventam revisões para os VEs de modo a continuarem a mamar à custa do consumidor. Imaginemos que algém percorre o milhão de KM nos 10 anos e vai fazer as revisões todas a cada 14k km, e que cada revisão custa 70€ (é talvez um valor muito baixo). Nesse tempo teria pago 5000€ em revisões...

    Devo dizer que cá em casa temos um leaf para a esposa e ela adora aquilo. Agora, compraria outro eléctrico mesmo se tivesse 500 Km de autonomia? Não. Comprarei provavelmente um mercedes classe E de meados dos anos 2000, que já desvalorizou quase tudo o que podia, paga IUC irrisório e continua a ser muito carro. Mete-se-lhe óleo e filtros de qualidade, muda-se a distribuição atempadamente e com jeitinho faz 500-600k Km.

    Em relação à notícia das baterias que carregam em segundos, é mais meias verdades para quem não sabe fazer contas à corrente eléctrica estúpida que seria necessária para carregar uma bateria de veículo em segundos (vs carregar uma célula protótipo em laboratório).
    • RCF
    • 30 novembro 2022

     # 392

    Colocado por: Bruno.Alves
    Dá garantia de 10 anos ou 1Mkm. Mas tem revisões obrigatórias a cada 14kkm. Se fizerem bem as contas, essas revisões obrigatórias (e logo se vê a que preço) pagam bem a garantia dada...

    mas, as outras marcas não estão a fazer o mesmo, isto é, a sujeitar a validade da garantia à realização de revisões na marca?
  9.  # 393

    Normalmente a "obrigatoriedade" é anual ou num numero maior de kms.
    Outras marcas até dispensam a obrigatoriedade...

    Neste campo das revisões, é apostar talvez em packs de manutenção por vários anos :-) talvez compense.
    É como tudo, é fazer as contas :-)
  10.  # 394

    Mas não existe a possibilidade de fazer revisões fora da marca e manter a garantia?
  11.  # 395

    O problema é que ainda há pouco quem pegue em eléctricos sem ser as próprias marcas. E não sei se, mesmo havendo, existe também a possibilidade de manter a garantia, como acontece com os ICE, em que há redes de oficinas "terceiras" que podem realizar as revisões e manter a garantia dos veículos.
  12.  # 396

    Colocado por: pcspinheiroO problema é que ainda há pouco quem pegue em eléctricos sem ser as próprias marcas. E não sei se, mesmo havendo, existe também a possibilidade de manter a garantia, como acontece com os ICE, em que há redes de oficinas "terceiras" que podem realizar as revisões e manter a garantia dos veículos.

    Isso será algo que se vai certamente debater em tribunais nos próximos anos. O direito a fazer revisões fora da marca, mantendo a garantia desde que feitas em oficinas autorizadas, existe e não é diferente nos VE. O que acontece é haverem poucas oficinas a fazê-lo, mas já existem. A mais conhecida será a rede Evolution.
    O que vai ser debatido é quando uma marca recusar uma eventual garantia de baterias por não terem todas as revisões na marca e alguém se chatear o suficiente para levar o caso a tribunal. Eu não conheço nenhum caso ainda.

    Por outro lado, esta coisa da garantia das baterias é cada vez mais uma não questão. Há alguns casos sim, há os Leaf que são críticos sem dúvida, mas a generalidade dos outros VE pouquíssimos casos tem registados. Sim, de cada vez que há um faz-se um escarcel brutal, "vende cliques" à bruta, mas a realidade é que são muito poucos.
  13.  # 397

    Ainda sobre o Toyota, li isto noutro fórum há algum tempo:
    Para quem fizer 1M/km em 10 anos, usufruindo totalmente da garantia, significa:

    70 verificações na marca, o que dá 7 por ano.
    No mínimo, 20 cargas completas por mês. Vou assumir 30 cargas 20-80% como um número aceitável, para fazer 273km/dia.

    (...)

    Ou seja, esse 1M km não serve para absolutamente ninguém.

    O utilizador normal que faz 25000km por ano vai lá quase 20x e ao fim de 10 anos fez 250000km, um valor que vai sendo normal qualquer bateria aguentar.

    Puro marketing.
  14.  # 398

    O Leaf da esposa apenas deve ter levado 3 cargas rápidas parciais desde que o compramos há 2 anos. Já não era novo (tinha 1 ano) e nunca verifiquei quantas teria já levado, mas a bateria continua com as barras todas... Carrega sempre em casa e, se possível ccontrolar, até 60-80% (nem sempre é possível, sobretudo quando carrega ao fds; à semana sei que carrega 40%/noite e é mais fácil gerir cargas parciais).
  15.  # 399

  16.  # 400

    O verdadeiro embuste. 😆
 
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