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    • donn
    • 23 outubro 2022

     # 301

    Onde é regulável - e não acende a luz do travão - sem problema.
  1.  # 302

    Colocado por: donnOnde é regulável - e não acende a luz do travão - sem problema.


    Se o abrandamento é intenso, acho muito bem que acenda a luz de travão.
  2.  # 303

    No Leaf existe o e-pedal, mas ao largar o acelerador trava mesmo. Penso que a força de travagem dependerá da velocidade com que se larga o acelerador, mas não estou certo. É porreiro no pára-arranca, em que basta largar o acelerador e o carro trava até parar. É algo a que se habitua facilmente e estou convencido de que sim, acende a luz de travagem (a confirmar).
  3.  # 304

    Colocado por: pcspinheiroNo Leaf existe o e-pedal, mas ao largar o acelerador trava mesmo. Penso que a força de travagem dependerá da velocidade com que se larga o acelerador, mas não estou certo. É porreiro no pára-arranca, em que basta largar o acelerador e o carro trava até parar. É algo a que se habitua facilmente e estou convencido de que sim, acende a luz de travagem (a confirmar).
    sim acende as luzes de stops no entanto não depende da velocidade que se larga o acelerador mas sim de quanto se larga, quando mais largar mais ele vai travar
  4.  # 305

  5.  # 306

    Colocado por: JotaP


    A parte de ser o próprio entendo. O resto... diria que então tudo está ilegal em Pt. Todas as box´s de prédio têm ligação à respetiva fração, ou não?


    Não está tudo ilegal, porque em termos elétricos são situações diferentes. As boxes têm ligação elétrica direta desde a fração, mas os lugares de estacionamento não, neste caso a alimentação elétrica tem origem nos serviços comuns.

    No vídeo, também houve alteração da instalação elétrica do edifício, sendo que a instalação elétrica na garagem tem duas alimentações com origens diferentes, o que não é permitido.

    Essa instalação tem várias ilegalidades ao nível das instalações elétricas e que em caso de acidente com origem nessa instalação podem trazer problemas ao nível dos seguros.

    Resumindo essa instalação e as outras semelhantes, tem de cumprir o Guia Técnico das Instalações Elétricas para alimentação de veículos elétricos da DGEG e demais legislação da área, o que não acontece nesse caso.

    https://www.dgeg.gov.pt/media/mpzhmae2/guia-tecnico-veiculos-eletricos.pdf
  6.  # 307

    Para voltas pequenas diárias, máximo 30km, estou indeciso entre smart forfour eletrico de 2018 (14000€) ou spring de 2021(19000€)!?
  7.  # 308

    É fazer um test drive com a esposa :-) e decidir.
    Atenção aos prazos de entrega.

    Uma vez mais alerto, não se fiem que é só para fazer 30km diários... vão querer ir para todo o lado de VE, até em férias.... portanto ponderem bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Clopess
  8.  # 309

    Colocado por: mafgod
    Uma vez mais alerto, não se fiem que é só para fazer 30km diários... vão querer ir para todo o lado de VE, até em férias.... portanto ponderem bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Clopess


    Ou não :)

    No meu caso tenho um segundo carro a gasolina que faz por ano 8000km ou nem isso, para ir de férias descansado. A ultima vez que fiz uma viagem maior jurei que nunca mais. POstos ocupados ou avariados, stresses de autonomias, não obrigado. Ir de férias e estar a stressar e a perder tempo com carregamentos não é para mim, prefiro gastar mais 50€ em combustivel ou o que for, mas não ter stresses. Portanto um eletrico para o dia a dia e para voltas grandes um a combustão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Clopess
  9.  # 310

    Colocado por: paulos

    Ou não :)

    No meu caso tenho um segundo carro a gasolina que faz por ano 8000km ou nem isso, para ir de férias descansado. A ultima vez que fiz uma viagem maior jurei que nunca mais. POstos ocupados ou avariados, stresses de autonomias, não obrigado. Ir de férias e estar a stressar e a perder tempo com carregamentos não é para mim, prefiro gastar mais 50€ em combustivel ou o que for, mas não ter stresses. Portanto um eletrico para o dia a dia e para voltas grandes um a combustão
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Clopess


    Eu também o pensava assim. O problema é que passei a detestar a condução dessas alternativas... E na realidade das viagens que fiz nunca tive problemas com carregadores, ao ponto de ficar ansioso.
  10.  # 311

    Posso dar o meu exemplo.
    Comprei o Spring há menos de 2 meses para todas as voltas do dia-a-dia, a razão principal casa para trabalho, 40 kms para cada lado, total de 80.
    As razões acessórias são idas a Cascais, Sintra, Setúbal, com frequência.
    No ultimo sábado fui da Moita a Sintra, Cascais, voltar à Moita; ir a Alcantara e voltar à Moita, tudo no mesmo dia, cerca de 200 kms.
    Para viagens longas mantém-se o diesel para ir a Trás os Montes, 450kms para cada lado; ou viagens pela Europa - concertos em Madrid, esquiar em Andorra, triatlos em França ou Espanha.
    Em resumo, o diesel está praticamente parado, só mexe quando é preciso usar os 2 carros em simultaneo ou para viagens longas.
  11.  # 312

    Colocado por: JotaP

    Eu também o pensava assim. O problema é que passei a detestar a condução dessas alternativas... E na realidade das viagens que fiz nunca tive problemas com carregadores, ao ponto de ficar ansioso.

    Tb depende do carro que se tem, eu tenho um leaf 40 que em AE dá para 220km e é algo limitado depois do 1º carregamento. Mas mesmo que tivesse um outro que desse para 400km, nunca faria uma viagem muito além desses km.
    Andei a ver por exemplo uma viagem para os picos da europa, é para esquecer, não há carregadores por lá, estamos dependentes dos alojamentos deixarem carregar ou não e como são 95% casas transformadas em alojamentos, nunca poderão ter vários carros a carregar, portanto não podemos contar com eles. É complicado ainda em algumas situações, pelas quais eu prefiro não passar. :)
  12.  # 313

    Colocado por: paulos...Andei a ver por exemplo uma viagem para os picos da europa...

    Isso é um sacrilégio se não for de "flat boxer" 😎😉
  13.  # 314

    Colocado por: paulos
    Tb depende do carro que se tem, eu tenho um leaf 40 que em AE dá para 220km e é algo limitado depois do 1º carregamento. Mas mesmo que tivesse um outro que desse para 400km, nunca faria uma viagem muito além desses km.
    Andei a ver por exemplo uma viagem para os picos da europa, é para esquecer, não há carregadores por lá, estamos dependentes dos alojamentos deixarem carregar ou não e como são 95% casas transformadas em alojamentos, nunca poderão ter vários carros a carregar, portanto não podemos contar com eles. É complicado ainda em algumas situações, pelas quais eu prefiro não passar. :)


    Parece-me estar a pintar um cenário demasiado negro sem nunca ter experimentado. Ok, Leaf40 não é um bom carro para viagens longas, estamos de acordo. Não era o carro que escolheria para ir aos picos da Europa. Mas um carro com 400km de autonomia fazia isso sem problemas. Há um PCR em Cangas de Onis e alguns postos lentos em aldeias da zona. Para além dos vários alojamentos que até aparecem no eletromaps que deixam carregar o carro. Logo dizer que não se pode contar com nada é mesmo só no caso de se ir às cegas fazer a viagem.
  14.  # 315

    Pois. Não costumo ir aos Picos nem tampouco compraria carro a pensar no dia da minha vida que lá iria... mas eu também não comprava um Cayenne, mesmo que tivesse dinheiro para ele e no entanto gostava de ter um Cayman S. Questão de gostos e opções :D
  15.  # 316

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Isso é um sacrilégio se não for de "flat boxer" 😎😉

    Por acaso da última vez que fui, foi de flat boxer :) já foi a terceira e não vai ser a última. Mas queria ir com a famelga e terá de ser de carro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  16.  # 317

    Colocado por: ruicarlov

    Parece-me estar a pintar um cenário demasiado negro sem nunca ter experimentado. Ok, Leaf40 não é um bom carro para viagens longas, estamos de acordo. Não era o carro que escolheria para ir aos picos da Europa. Mas um carro com 400km de autonomia fazia isso sem problemas. Há um PCR em Cangas de Onis e alguns postos lentos em aldeias da zona. Para além dos vários alojamentos que até aparecem no eletromaps que deixam carregar o carro. Logo dizer que não se pode contar com nada é mesmo só no caso de se ir às cegas fazer a viagem.

    Li faz uns tempos um diário de bordo de uma pessoa que foi lá de leaf e jasus, aquilo não foram umas férias, foram um teste de paciência e um teste aos nervos lol, não estou para isso. Um carro com mais autonomia que o leaf na altura custava mais 15.000€, sendo que o leaf serve para 90% das minhas deslocações, não justificava os € a mais.
  17.  # 318

    Colocado por: paulos
    Li faz uns tempos um diário de bordo de uma pessoa que foi lá de leaf e jasus, aquilo não foram umas férias, foram um teste de paciência e um teste aos nervos lol, não estou para isso. Um carro com mais autonomia que o leaf na altura custava mais 15.000€, sendo que o leaf serve para 90% das minhas deslocações, não justificava os € a mais.


    Eu com um IONIQ de 28 faço viagens de 1000km sem qualquer problema. O seu carro neste caso é o problema visto ter dificuldades no segundo e posteriores carregamentos.
  18.  # 319

    Colocado por: paulos
    Li faz uns tempos um diário de bordo de uma pessoa que foi lá de leaf e jasus, aquilo não foram umas férias, foram um teste de paciência e um teste aos nervos lol, não estou para isso. Um carro com mais autonomia que o leaf na altura custava mais 15.000€, sendo que o leaf serve para 90% das minhas deslocações, não justificava os € a mais.


    Aquilo que era verdade há um ano ou dois atrás não quer dizer que seja necessariamente verdade hoje. Eu vou a Espanha todos os anos de Ioniq, para locais a 1000km ou 1300km de minha casa, e nunca foi nenhum drama. Mas foi notória a progressão do número de postos a cada ano que passa. Cada vez é mais fácil fazer longas distâncias.
    Concordam com este comentário: paulos
  19.  # 320

    Colocado por: ricardoantunes

    Eu com um IONIQ de 28 faço viagens de 1000km sem qualquer problema. O seu carro neste caso é o problema visto ter dificuldades no segundo e posteriores carregamentos.

    Correto mas lá esta na altura o ioniq 38 ficava quase 5000€ mais caro, n justificava.
 
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