Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

Bruno.Alves, eu percebo o que quer dizer, e sou a favor de apenas se trocar as coisas quando fazem sentido, mas sinceramente acha que um óleo com 12 anos está nas perfeitas condições?
  2.  # 502

No caso do fluido dos travões sim, porque não é óleo. E ao contrário do óleo do motor, não está sujeito à explosão, temperaturas, à fricção de metal, a milhares de ciclos por minuto, etc. Degrada-se se apanhar humidade.
    Se não apanhar humidade, não se degrada.

Medir, se necessário trocar. Um circuito de travões a funcionar e em bom estado, sobretudo num carro novo como o que se discute aqui, não tem porque apanhar humidade.
    Concordam com este comentário: eu, pcspinheiro, Paramonte, nunes pah
  3.  # 503

Colocado por: Bruno.AlvesNo caso do fluido dos travões sim, porque não é óleo. E ao contrário do óleo do motor, não está sujeito à explosão, temperaturas, à fricção de metal, a milhares de ciclos por minuto, etc. Degrada-se se apanhar humidade.
    Se não apanhar humidade, não se degrada.

Medir, se necessário trocar. Um circuito de travões a funcionar e em bom estado, sobretudo num carro novo como o que se discute aqui, não tem porque apanhar humidade.
    Concordam com este comentário:eu,pcspinheiro

Lá está, não é porque nos dizem que devemos mudar ou não que vamos mudar, mas sim porque fomos ver ou pedimos algum entendido no assunto para ver.

Relativamente ao outro assunto, o que aqui estávamos a falar é num carro com mais de 12 anos, e duvido que o óleo esteja em perfeitas condições.

Agora que num carro novo ou num que mudou o óleo de travões há um ou dois se calhar não faz muito sentido estar a muda , e ai concordo com o pcspinheiro (penso que foi ele que comentou o assunto).

Bem por mim chega de off-topic que este tópico não e o mais indicado para esta troca de ideias.
  4.  # 504

Não é exactamente off-topic, essa barbárie do fluido dos travões a casa 2 anos existe desde o início da comercialização do Leaf em 2011... É um flagelo transversal a todos os VE não Tesla.

Colocado por: bluthunder82Relativamente ao outro assunto, o que aqui estávamos a falar é num carro com mais de 12 anos, e duvido que o óleo esteja em perfeitas condições.

Eu também duvido. Mas ao contrário do óleo do motor, PODE estar, porque não é um óleo como o do motor. Medir e trocar se necessário, seja em que idade for.
    Sobretudo não mudar de forma obrigatória a cada 2 anos e sequer pensar em invalidar garantias se não se fizer...
    • paulos
    • 8 janeiro 2023 editado

# 505

Colocado por: Bruno.AlvesNão é exactamente off-topic, essa barbárie do fluido dos travões a casa 2 anos existe desde o início da comercialização do Leaf em 2011... É um flagelo transversal a todos os VE não Tesla.

Eu também duvido. Mas ao contrário do óleo do motor, PODE estar, porque não é um óleo como o do motor. Medir e trocar se necessário, seja em que idade for.
    Sobretudo não mudar de forma obrigatória a cada 2 anos e sequer pensar em invalidar garantias se não se fizer...

No orçamento do leaf que já não tem garantia, só da bateria, disseram que se não colocar o filtro de habitáculo perde a garantia pois é um ponto que está no plano de manutenção da marca. Até me ri! Que raio tem a haver o cú com as calças?!!!

A marca manda trocar o filtro de habitáculo a cada 30.000 ou 1 ano, eu fiz 16mil km em 1 ano o filtro não está bom? Xulisses...

Neste aspeto a Kia e a Toyota (não conheço outros que o façam) estão muito à frente. Quando comprei um outro carro a gasolina no inicio do ano andei a ver os híbridos, KIA e Toyota disseram-me que podia perfeitamente colocar os carros a GPL perdendo só a garantia da injeção (faz sentido) sendo que essa garantia teria de ser dada por quem iria instalar o gpl.
    Na altura que fui à toyota tinha lá uma corolla a sair de reboque, nova, para ir ao instalador colocar o kit gpl, era para táxi.
    Na kia tb me disse o vendedor que vendeu um Kia Niro para Uber que mal saiu do stand foi colocar a gpl.

Já o carro que comprei, citroen, se colocar a gpl perco a garantia total do carro, ridículo...
  5.  # 506

divirtam-se:
    https://letmegooglethat.com/?q=periodicidade+troca+liquido+travoes

alem disso, vão aos manuais dos vossos carros ICE e vejam o que consta dos planos de manutenção...

se esta manutenção invalida ou não a garantia é outra questão, mas por 20€ de 2 em 2 trocar preventivamente um elemento de segurança activo não vejo onde está a duvida.
    Além disso grande parte dos carros atuais usam o mesmo oleo/circuito para a embraiagem vão questionar um mecânico quanto custa substituir o rolamento de encosto...
  6.  # 507

Colocado por: paulos
    No orçamento do leaf que já não tem garantia, só da bateria, disseram que se não colocar o filtro de habitáculo perde a garantia pois é um ponto que está no plano de manutenção da marca.

A mim nada disseram em relação a perder garantia. Eu fui muito específico e disse que queria a revisão mínima que me mantivesse a garantia da bateria. Acedi à troca de fluido de travões porque tinha 4 anos (e provavelmente não fizeram mais nada) e nunca me disseram que tinha que fazer tudo o que estava no plano RECOMENDADO.
    • eu
    • 9 janeiro 2023

# 508

Colocado por: manelvcAlém disso grande parte dos carros atuais usam o mesmo oleo/circuito para a embraiagem vão questionar um mecânico quanto custa substituir o rolamento de encosto...

Continua a espalhar desinformação.

O rolamento de encosto não se desgasta por causa do fluido de travões.
  7.  # 509

Não falo de desgaste, falo de avarias.
    Também deve ser daqueles que diz que o óleo da caixa não é para trocar, então nas automáticas 🤷🏻‍♂️
  8.  # 510

O meu oleo dos travões é trocado quando não está em condições. Quero lá saber se está lá 2, 3, 5 ou 10 anos.

O óleo do motor é trocado a tempo e horas, fica-me barato, é a saúde do motor e além disso preciso de oleo queimado para as motoserras.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  9.  # 511

Btw, sou eu que faço as manutenções nos meus carros
  10.  # 512

Colocado por: manelvcNão falo de desgaste, falo de avarias.
    Também deve ser daqueles que diz que o óleo da caixa não é para trocar, então nas automáticas 🤷🏻‍♂️

Nas caixas manuais há fabricantes que, eles próprios, dizem que não se troca o lubrificante. No meu Opel, por exemplo.
  11.  # 513

Pois há, e agora vá perguntar aos fabricantes de óleos..
    Também há nas automáticas e depois dão 💩
  12.  # 514

Os fabricantes de óleo querem vender óleo... Mas por outro lado, os fabricantes de carros só devem estar preocupados com os primeiros anos de vida da máquina, fora isso não é com eles... No meu Opel apenas foi mudado 1x e até estava a pensar mudar em breve outra vez. Afinal, não é grande despesa nem trabalho. O que acho que ele vai precisar em breve é de uma embraiagem (já conta com muito perto de 400.000 km) mas não sei se é trabalho que me aventure a fazer (sem elevador, isto é). Este fds troquei o cabo de travão de mão.
    Concordam com este comentário: manelvc
    • eu
    • 9 janeiro 2023

# 515

Colocado por: manelvcNão falo de desgaste, falo de avarias.

Então explique-nos lá como é que o fluido dos travões vai provocar avarias no rolamento de encosto... estou curioso.
    Concordam com este comentário: JotaP, nunes pah
  13.  # 516

Presença de água no óleo que leva a ganhar corrosão no interior
  14.  # 517

No interior do quê?
  15.  # 518

Voltando ao tema central...

Mundo EV#55 Dez22
  16.  # 519

Renault 5 EV vem 30% abaixo do preço do Zoe; clrao que pode ser treta mas por 20k já dá que pensar.

Sendo um crítico dos EV e correndo o risco de comprar um sob protesto :-P isto pode ser interessante como 2ª carro (infelizmnente sou dos que precisa de 2/3 carros na família)

em off topic: tenho um Mercedes de 1978 (e tive um de 74) que andaram 20 anos com o mesmo óleo de travões; é sangrado de vez em quando (5 anos ou mais)
  17.  # 520

Colocado por: nunes pahSendo um crítico dos EV e correndo o risco de comprar um sob protesto
    Podes elaborar as razões?

0.3387 seg. NEW