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    • RUIOLI
    • 30 agosto 2023 editado
    Colocado por: NTORIONEm termos aduaneiros é que não sei qual o valor só vendo.


    NTORION quando souber, agradeço a informação, os preços são tentadores, para equipar a garagem com o eletrodoméstico que me falta :)


    Colocado por: ematosSe for UE conheço uma empresa que trata de todas as burocracias por 650 euros, valor final.

    Preço bastante aceitável. E Noruega?
  1. Colocado por: ematosSe for UE conheço uma empresa que trata de todas as burocracias por 650 euros, valor final.

    Mais transporte?

    Colocado por: ematosMas só iria buscar de 2017/2018

    Quanto mais recente melhor, claro, mas neste modelo S, penso que os carregamentos gratuitos nos postos Tesla são apenas para os acarros adquiridos até 2016?
  2. Posso tentar saber, depois coloco aqui.
    Aconselho só mesmo a validar se preços do 75 por exemplo de 2017/2018 são assim tão diferentes, pois já é a versão seguinte, menos problemas segundo parece e garantia de motor e bateria é de 8 anos, alguns casos KM ilimitados. portanto ficaria com um carro com garantia desses componentes até 2025 ou 2026.
    Concordam com este comentário: NTORION
  3. Colocado por: NTORIONMais transporte?

    Certo. No caso era Espanha, pertinho iam lá buscar sem mais custos.



    Colocado por: NTORIONQuanto mais recente melhor, claro, mas neste modelo S, penso que os carregamentos gratuitos nos postos Tesla são apenas para os acarros adquiridos até 2016?

    Isto é preciso cuidado, porque se mudar a conta associada ao carro perde o acesso aos carregamentos gratuitos. A única forma é "herdar" a conta.
  4. Noruega é um no-no. Primeiro porque se paga IVA, depois porque muita neve e sal.

    De resto sim, importar muito. Poupar dinheiro, garantias europeias funcionam em qualquer país.

    Colocado por: ematosIsto é preciso cuidado, porque se mudar a conta associada ao carro perde o acesso aos carregamentos gratuitos. A única forma é "herdar" a conta

    E mesmo isso é preciso algum cuidado. Serve e funciona, até se mudar a morada de faturação, até se precisar de alguma coisa da oficina, ...
    Eles não são nabos. Eu ligo para lá e eles tratam-me pelo nome só pelo número de telemóvel. VIN, email, tudo está relacionado.
    Mas sim, há quem o faça
  5. Colocado por: Bruno.AlvesNoruega é um no-no. Primeiro porque se paga IVA, depois porque muita neve e sal.


    Vi lá carros com 50 ou 100 km de 2023 com valores bem interessantes (suspeito que tenham um esquema de incentivos), a neve e o sal não seriam um problemas.

    Já os impostos, era algo que gostava de esclarecer.
  6. Colocado por: RUIOLI

    Vi lá carros com 50 ou 100 km de 2023 com valores bem interessantes (suspeito que tenham um esquema de incentivos), a neve e o sal não seriam um problemas.

    Já os impostos, era algo que gostava de esclarecer.


    Noruega era o país com mais alta penetraçao de VE, devido a forte subsidiaçao do estado. O petróleo dá para muita coisa.
  7. Também tenho interesse neste assunto e discussão.
    Cá em PT por +-35.000€ arranjam-se Teslas Model 3 de 2019 com pouco menos de 100.000kms, ou Teslas Model S de 2014 com pouco mais de 100.000kms.
    Qual o modelo mais vantajoso e indicado e porquê?
    Obrigado.
  8. Colocado por: lmcaetTeslas Model 3 de 2019


    Pelo que li, vale a pena comprar a partir de 2021, pois já tem Bomba de Calor entre outras melhorias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  9. Colocado por: RUIOLIJá os impostos,

    O IVA n tem impacto, desde que lá compre a uma empresa e o IVA esteja discriminado, é uma exportação sem IVA. Cá liquida o IVA a 23%, enquanto pe na Alemanha paga-o lá a 19%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  10. Na minha opinião os Model 3 usados ainda não se ajustaram à baixa de preços.... Mas com alguma paciência chega-se a preços interessantes a carros de fim de 2021 ou 2022... Depois é regatear... porque 35K Model 3 de 2019, quando novo custa 40K ou até menos em inventário....
    Concordam com este comentário: NTORION, RUIOLI, Bruno.Alves, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  11. Colocado por: lmcaetQual o modelo mais vantajoso e indicado e porquê?

    São carros diferentes. O Model S é um bisonte de 2 toneladas e tal, um carro muito grande, espaçoso (os 5 lugares são reais, não são os 4 lugares e meio habituais). Os dessa idade já acusam muito a idade: tecnologia de bateria antiga (carregam MUITO mais devagar que os actuais), são mais propensos a avaria de bateria bem como o drivetrain, já estão fora da garantia, toda a tecnologia é mais antiga, enfim uma série de coisas.
    Tem Supercharger gratuito para a vida do carro e passa de proprietário (desde que não seja revendido pela Tesla), por outro lado consome bastante pelo que para carregar em casa é mais gastador.

    O Model 3 é mais compacto, mais recente, tem todas as niquices tecnológicas actuais, carrega que nem um animal enraivecido, consome bastante menos que o S (logo é mais poupado), ainda estará em garantia, etc etc.

    O que se costuma dizer é que, a menos que se precise do espaço do S, ou quê de todo se odeie o 3 - a minha mulher não suporta o interior minimalista - a escolha acertada é o 3.

    Dito isto, eu tenho um S70 de 2015 (mas já o tenho há 4 anos, hoje não o comprava, e não tive grandes problemas com ele, mas a escolha acertada é o 3)
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
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  12. Isso sim é 1 bom feedback, a questão do consumo é pertinente, mas a diferença é assim tanta?
    A minha preferência pelo S é mesmo pelo design, acho o mais bonito dos 4... O X é demasiado caro, o Y acho muito feio... o 3 n sendo o mais bonito secalhar é mesmo como refere, a escolha certa.
  13. Colocado por: NTORIONY acho muito feio




    Estava de férias e fui ver este ao vivo, achei lindo, nas restantes cores também não sou grande fã.

    Em relação ao model 3, vamos ver como sai a nova versão highland e os preços.
  14. Taxas aduaneiras

    É o caso, por exemplo, da Suíça e da Noruega. Estes países pagam 0% de taxa alfandegária se o automóvel eléctrico tiver sido fabricado nesse país ou num país da UE. Se o carro não tiver sido fabricado num país da UE, pagam 10% ou a taxa que o país de fabrico paga geralmente na UE.
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    De relembrar que muitos Teslas são/ foram feitos na Alemanha :)

    IVA
    Sempre que um determinado bem entra na UE vindo de um país externo, terá que pagar IVA no país de destino.
    No caso de Portugal, a taxa de IVA é de 23%, que deverá ser calculada sobre a soma do valor do veículo, do valor de quaisquer despesas associadas (transporte, seguros, embalagem, etc.) e do valor das taxas aduaneiras.

    Em alguns casos, pode existir uma possibilidade de diminuir o valor a pagar.
    Se houver IVA a deduzir no país de origem, ou seja, se for possível descontar algum do IVA, sendo um veículo para exportação, poderá indicar isso mesmo ao comerciante e este pode descontar o valor do IVA.
    Ou seja, não pagará IVA na origem mas, continuará a pagar o IVA em Portugal, não haverá é dupla tributação de IVA.

    Não é o caso da Noruega, porque tem uma isenção de IVA nos veículos eléctricos - por isso é o líder mundial de venda de veículos eléctricos - no entanto, é o caso da Suíça, apesar do IVA suíço ser apenas 7,7%.
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    Exemplo de cálculo de impostos sobre um eléctrico
    Assim, imaginando mais uma vez que comprou um Tesla S por 40.000€ na Noruega (fora UE), novo ou usado é indiferente, pagará:

    custo do carro = 40.000€
    transporte = 1.500€
    ISV = 0€
    taxas alfandegárias 10% = (40.000€ do carro + 1.500€ transporte) * 0,1 taxa alfandegária = 4.150€
    IVA 23% = (40.000€ do carro + 1.500€ transporte + 4.150€ taxas alfandegárias) * 0,23 taxa IVA = 10.499€
    despesas legalização em Portugal = 200€
    custo total despesas = 16.349€
    custo total = 40.000€ do carro + 1.500€ transporte + 4.100€ taxas alfandegárias + 10.499€ IVA + 200€ despesas legalização = 56.349€
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    Pelo que me parece, sendo da Noruega não desconta IVA por não existir, logo paga em PT.
    Concordam com este comentário: NTORION
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  15. Colocado por: Bruno.Alvesjá estão fora da garantia

    Só um aparte , conforme disse se for um S de 2017/2018 ainda tem garantia bateria e motores até 2025/2026. Alguns com km ilimitados
  16. Colocado por: RUIOLITaxas aduaneiras

    É o caso, por exemplo, da Suíça e daNoruega. Estes países pagam 0% de taxa alfandegária se o automóvel eléctricotiver sido fabricado nesse país ou num país da UE. Se o carro não tiver sido fabricado num país da UE, pagam 10% ou a taxa que o país de fabrico paga geralmente na UE.
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    De relembrar que muitos Teslas são/ foram feitos na Alemanha :)

    IVA
    Sempre que um determinado bem entra na UE vindo de um país externo, terá que pagar IVA no país de destino.
    No caso de Portugal, a taxa de IVA é de 23%, que deverá ser calculada sobre a soma do valor do veículo, do valor de quaisquer despesas associadas (transporte, seguros, embalagem, etc.) e do valor das taxas aduaneiras.

    Em alguns casos, pode existir uma possibilidade de diminuir o valor a pagar.
    Se houver IVA a deduzir no país de origem, ou seja, se for possível descontar algum do IVA, sendo um veículo para exportação, poderá indicar isso mesmo ao comerciante e este pode descontar o valor do IVA.
    Ou seja, não pagará IVA na origem mas, continuará a pagar o IVA em Portugal, não haverá é dupla tributação de IVA.

    Não é o caso da Noruega, porque tem uma isenção de IVA nos veículos eléctricos - por isso é o líder mundial de venda de veículos eléctricos - no entanto, é o caso da Suíça, apesar do IVA suíço ser apenas 7,7%.
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    Exemplo de cálculo de impostos sobre um eléctrico
    Assim, imaginando mais uma vez que comprou um Tesla S por 40.000€ na Noruega (fora UE), novo ou usado é indiferente, pagará:

    custo do carro = 40.000€
    transporte = 1.500€
    ISV = 0€
    taxas alfandegárias 10% = (40.000€ do carro + 1.500€ transporte) * 0,1 taxa alfandegária = 4.150€
    IVA 23% = (40.000€ do carro + 1.500€ transporte + 4.150€ taxas alfandegárias) * 0,23 taxa IVA = 10.499€
    despesas legalização em Portugal = 200€
    custo total despesas = 16.349€
    custo total = 40.000€ do carro + 1.500€ transporte + 4.100€ taxas alfandegárias + 10.499€ IVA + 200€ despesas legalização = 56.349€
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    Pelo que me parece, sendo da Noruega não desconta IVA por não existir, logo paga em PT.
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    se for como na Suíça, compensa é comprar carros com “motor partido” por exemplo, ja que se compra bem mais barato pelo menos na fatura…
  17. Colocado por: RUIOLITaxas aduaneiras

    É o caso, por exemplo, da Suíça e daNoruega. Estes países pagam 0% de taxa alfandegária se o automóvel eléctricotiver sido fabricado nesse país ou num país da UE. Se o carro não tiver sido fabricado num país da UE, pagam 10% ou a taxa que o país de fabrico paga geralmente na UE.
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    De relembrar que muitos Teslas são/ foram feitos na Alemanha :)

    IVA
    Sempre que um determinado bem entra na UE vindo de um país externo, terá que pagar IVA no país de destino.
    No caso de Portugal, a taxa de IVA é de 23%, que deverá ser calculada sobre a soma do valor do veículo, do valor de quaisquer despesas associadas (transporte, seguros, embalagem, etc.) e do valor das taxas aduaneiras.

    Em alguns casos, pode existir uma possibilidade de diminuir o valor a pagar.
    Se houver IVA a deduzir no país de origem, ou seja, se for possível descontar algum do IVA, sendo um veículo para exportação, poderá indicar isso mesmo ao comerciante e este pode descontar o valor do IVA.
    Ou seja, não pagará IVA na origem mas, continuará a pagar o IVA em Portugal, não haverá é dupla tributação de IVA.

    Não é o caso da Noruega, porque tem uma isenção de IVA nos veículos eléctricos - por isso é o líder mundial de venda de veículos eléctricos - no entanto, é o caso da Suíça, apesar do IVA suíço ser apenas 7,7%.
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    Exemplo de cálculo de impostos sobre um eléctrico
    Assim, imaginando mais uma vez que comprou um Tesla S por 40.000€ na Noruega (fora UE), novo ou usado é indiferente, pagará:

    custo do carro = 40.000€
    transporte = 1.500€
    ISV = 0€
    taxas alfandegárias 10% = (40.000€ do carro + 1.500€ transporte) * 0,1 taxa alfandegária = 4.150€
    IVA 23% = (40.000€ do carro + 1.500€ transporte + 4.150€ taxas alfandegárias) * 0,23 taxa IVA = 10.499€
    despesas legalização em Portugal = 200€
    custo total despesas = 16.349€
    custo total = 40.000€ do carro + 1.500€ transporte + 4.100€ taxas alfandegárias + 10.499€ IVA + 200€ despesas legalização = 56.349€
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    Pelo que me parece, sendo da Noruega não desconta IVA por não existir, logo paga em PT.
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    Já tinha lido esse artigo, não tenho a certeza de estar completamente certo, principalmente na taxa de 10% e por isso não o coloquei.

    Já quanto a não terem IVA na Noruega não fazia ideia e pode justificar o preço lá praticado (pensei q fosse de devido ao grande número de Teslas por lá). Pelo que se assim é mata desde logo a vantagem do preço.

    Já por cá não vejo PQ as empresas podem deduzir o IVA,o gasto em IRC e não ter QQ tributação autónoma e o cidadão comum não tem QQ benefício... É mais uma pérola daquelas.
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  18. Colocado por: NTORIONa questão do consumo é pertinente, mas a diferença é assim tanta?

    É. o 3 não é só mais pequeno, aerodinâmico e leve, o drivetrain é todo mais eficiente. Mesmo os S mais recentes consomem bastante menos que o meu, mais eficientes.
    Nos 120kkm que fizemos (o carro tem agora 240kkm), a média total anda pelos 190Wh/km (ou 19kWh/100km). Nas mesmas condições um Model 3 faria 130-150Wh/km.
    Edit: e nós andamos normalmente a cumprir, já andávamos a combustão. Não é (nada!) difícil ter consumos de 250Wh/km ou mais no meu carro.
    Um 3 consegue consumos ao nível de um ioniq, e isso é impressionante.

    Colocado por: NTORIONA minha preferência pelo S é mesmo pelo design, acho o mais bonito dos 4

    Eu é o X. Enche-me totalmente as medidas, m€nos a mais important€ :-D Mas à parte do X, o S é sem dúvida o mais bonito. O design tem 10 anos e continua actual.

    Colocado por: RUIOLIEstava de férias e fui ver este ao vivo, achei lindo, nas restantes cores também não sou grande fã.

    Nas férias encontrei um Y Midnight Cherry. Mesmo mesmo bonito. Acho que aquele até fazia a mulher esquecer o interior minimalista :-D

    Colocado por: ematosSó um aparte , conforme disse se for um S de 2017/2018 ainda tem garantia bateria e motores até 2025/2026. Alguns com km ilimitados

    Sim, os S e X têm todos kms ilimitados. Mas o lmcaet tinha falado em S de 2014
    Edit2: os dessa idade (> Abril 2017) só têm Free SuC no primeiro proprietário, quando se muda de titular perde essa regalia
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