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  1. Quem tem ICEs não tem também cartões/talões/APPs e dias para encher o depósito para poupar uns cêntimos por litro?

    Por curiosidade, os 0,06€/L gasóleo de aumento para a semana, num depósito de 50L são 3€.... este valor em eletricidade para um VE carregando a 0,10€/kWh, são uns 200km.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
  2. Colocado por: eu

    Estaria disposto a pagar mais 15000 € pelo carro, para evitar "cartoes e apps e mais uma data de treta" ?
    Nao, claro que não.
  3. Colocado por: mafgodQuem tem ICEs não tem também cartões/talões/APPs e dias para encher o depósito para poupar uns cêntimos por litro?

    Por curiosidade, os 0,06€/L gasóleo de aumento para a semana, num depósito de 50L são 3€.... este valor em eletricidade para um VE carregando a 0,10€/kWh, são uns 200km.
    eu nao uso nada disso, abasteço quando tenho de abastecer e pronto, a diferença é de uns tostões.
    Nos VE ja vi pessoal a levar com faturar de centenas de euros, nao sei como mas nos grupos de VE vão aparecendo…
  4. Colocado por: RcrdPrntMuito lindo....também estou com ideias de comprar um VE(ainda não tenho é vontad€)e escolher qual o modelo(será para andar cerca de 50km por dia/semana, depois fim de semana são sempre incertos)...minha escolhas estão no e-niro; e-2008 e kauai...gostava de ter um carro já com uma boa bagageira(cá em casa são 2 adultos e duas crianças 4 anos e outra com 1 mês)....

    Mas até inicio do próximo ano tenho muito que pesquisar....

    Revejo-me nesse planeamento. Se puder, o model Y vai ser o que lhe dará mais conforto/espaço (854 litros na bagageira traseira e 117 litros na bagageira dianteira). Por norma, no último mês de cada trimestre fiscal, há carros de inventário com 0km (ou quase) a preços abaixo do normal. Setembro é quando fecham o mês e estão por lá alguns a 45k (vi em Agosto a 43k vários dias seguidos).

    Para valores mais baixos (nos 30k), para os modelos que indicou, sugiro ponderar importar um semi-novo. Talvez o kauai não seja boa ideia importar 😀

    Ao importar, pode ver diretamente a secção de usados das marcas (podem oferecer garantia com cobertura internacional). Assim de repente e só a título de exemplo:
    2022 e-Niro Drive - €32.900

    2021 e-Niro Drive Long Range (sem ser pela marca) - €29.900
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RcrdPrnt
    • eu
    • 17 setembro 2023
    Colocado por: DR1982Nao, claro que não.


    É por isso que a capacidade das baterias é o que é: tem que haver um compromisso entre autonomia e custo.
  5. O meu Peugeot E-2008 está a carregar na tomada doméstica a 6KM e o carregador é de 3.6kw.
    Ele não deveria estar a carregar a mais velocidade?
    Tenho cabo de 6mm do quadro principal até um quadro parcial e desse quadro liguei uma tomada própria para carregamento de VE também com cabo de 6mm.
    Será que a tomada não é a aconselhada?






  6. Qual a tua média aos 100km?
    A uma média normal de 15kWh/100km.... a energia para 6km são 900W, ou seja, 0,9kW.
    Terias de estar a carregar a 4A.... virtualmente impossivel.
    A explicação que te dou é, estás a carregar a 16A (3,7kW) MAS o carro ainda não está a fazer bem as contas.
    Ou então, este valor estimado dele ainda está a ser calculado.

    Para carregares a 16A não precisavas de um cabo de 6mm^2 :-) um de 2,5mm^2 era suficiente.

    Vendo melhor a tua imagem.... tens 22% falta portanto 78%.
    O e-2008 tem bateria de 50,8kWh úteis, portanto falta carregar 0,78 x 50,8 ~= 39,6kWh
    Faltando 17h45m.... ou seja, 17,75h..... estás a carregar a 39,6/17,75~= 2,23kW (10A)

    Portanto, estás a carregar a 10A (ou o carro pensa que estás, há VEs que usam o valor da potência do último carregamento e não do atual para a estimativa).

    Esse carregador é 16A fixos ou regulável?
    Se for regulável provavelmente está configuado a 10A é configurar para 16A.

    Também pode ser que esse cabo seja um daqueles que precisa de um iman para passar a 16A... e essa tomada que tens aí não parece ser a tal caríssima com o iman lá dentro :-)

    Desliga o cabo e volta a ligar para ver se o tempo estimado não diminui bastante :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123, Zé Meirinho
  7. Colocado por: dom123liguei uma tomada própria para carregamento de VE também com cabo de 6mm.
    perdeu tempo e dinheiro pois esse carregador está limitado a uma corrente máxima de 10A,
    • argo
    • 17 setembro 2023
    O carregador é de 16A, 3.6kW.
    Não conheço o carro mas nas opções de carregamento do carro pode haver uma opção de carga a 10A.
  8. Colocado por: argoO carregador é de 16A, 3.6kW.
    Não conheço o carro mas nas opções de carregamento do carro pode haver uma opção de carga a 10A.

    O carro não tem nenhuma opção de carga.
  9. Colocado por: jorgealvesperdeu tempo e dinheiro pois esse carregador está limitado a uma corrente máxima de 10A,

    O carregador indica que é de 16A
    • dom123
    • 18 setembro 2023 editado
    Pelo consumo da casa, 2300W, devo estar a carregar a cerca de 8A, pois 300W devem ser dos equipamentos e 2000W do VE.
    2000/240=8.3333A
    Mas vou comprar um shelly para medir só o consumo do VE
  10. Colocado por: dom123O carregador indica que é de 16A

    o carregador apresentado com ligação com ficha schucko é de potencia fixa e somente tem 10A de corrente máxima de carga,

    é igual ao meu,

    se pretender mais tem que comprar outro carregador.
  11. Colocado por: jorgealves
    o carregador apresentado com ligação com ficha schucko é de potencia fixa e somente tem 10A de corrente máxima de carga,

    é igual ao meu,

    se pretender mais tem que comprar outro carregador.

    Que carregador o Jorge aconselha para poder carregar a 20A?
  12. Colocado por: dom123
    Que carregador o Jorge aconselha para poder carregar a 20A?
    existem muitos no mercado,

    no entanto tenho de salientar uma coisa importantíssima: este carregador consegue dar mais vida á bateria pois as cargas lentas não degradam a bateria.

    noto que sempre que preciso de fazer cargas rápidas a autonomia é menor para a mesma capacidade da bateria
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  13. Colocado por: jorgealveso carregador apresentado com ligação com ficha schucko é de potencia fixa e somente tem 10A de corrente máxima de carga,

    é igual ao meu,

    se pretender mais tem que comprar outro carregador.
    Pela info mostrada na imagem, o cabo permite a 16A.
    Muito provavelmente este é dos que precisa do iman maravilha para abrir as goelas para os 16A.
    Pode precisar de outro cabo ou apenas de um iman :-)

    Colocado por: dom123Que carregador o Jorge aconselha para poder carregar a 20A?
    Se quiseres mais info sobre isso manda-me uma mensagem privada :-)

    Colocado por: jorgealvesno entanto tenho de salientar uma coisa importantíssima: este carregador consegue dar mais vida á bateria pois as cargas lentas não degradam a bateria.
    Nim.
    Carregar a 10A é menos eficiente que a 16A, ou seja, há mais perdas logo gasta-se mais energia a carregar a bateria, para a saúde da bateria é irrelevante.
    Carregar a 10, 16, 32 A monofásico ou trifásico a 11 ou 22kW faz cocegas à bateria.
    O que acelera a degradação da bateria (a bateria degrada sempre, mesmo parada ou a andar devagar... e de todas as marcas e feitios) é a mistura de temperatura, potência de carga e o tempo.
    E obviamente que a química das mesmas tem também influência.

    O que se deve de evitar é:
    - manter por várias horas e por sistema, a bateria a 100% ou abaixo da reserva
    - fazer apenas cargas rápidas
    - fazer cargas rápidas com a bateria no vermelho (para VEs sem refrigeração da bateria)

    E mesmo assim, há n casos em que carros com mesmo modelo e ano, uns que foram estimados com cargas a 10 ou 16A e outros apenas com cargas rápidas, o estado da bateria é semelhante.

    Colocado por: jorgealvesnoto que sempre que preciso de fazer cargas rápidas a autonomia é menor para a mesma capacidade da bateria
    Qual o teu VE.... e cargas rápida referes-te a que potência?
    O que normalmente acontece é, em carga rápida em corrente continua, em alguns postos ele não permite carregar até 100% e mesmo os que permitem, devido à curva de carregamento do próprio VE, ele deixa de carregar a partir de uma certa velocidade, logo abaixo dos 100%.
    Enquanto que em corrente alterna, o VE carrega até aos 100%.
    Seja como for a autonomia que o VE indica é apenas uma estimativa, o que interessa é mesmo o que tem na bateria e o que consegue fazer.
  14. Colocado por: mafgodPela info mostrada na imagem, o cabo permite a 16A.
    Muito provavelmente este é dos que precisa do iman maravilha para abrir as goelas para os 16A.
    Pode precisar de outro cabo ou apenas de um iman :-)

    Em que local da tomada se coloca o íman e que tipo de íman?
    • mafgod
    • 18 setembro 2023 editado
    Sei que o pessoal com ZOE e com o cabo de origem tem de fazer isso para evitar ter de colocar a tomada green up, a tal que é bem cara e que já tem o iman embutido.

    Procura pela net/foruns/FB... de certeza que haverá alguém que já fez algum video a explicar :-)

    O iman creio que o colocam mesmo "colado" à ficha do cabo.

    Alguns links:
    https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?t=7135#p102449
    https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?t=8608#p149740
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
    •  
      Dom
    • 18 setembro 2023
    Aproveito esta questão das tomadas para colocar uma duvida. O meu condomínio, exige a colocação de Wallbox a comunicar as leituras diretamente para o fornecedor para evitar contas com os moradores e tornar o processo mais ágil e simples. Nós temos pré-instalação, sendo o quadro para todos os postos e as calhas técnicas para passar os fios para os parqueamentos. Não nos permitem ligar nem uma tomada ao quadro da nossa arrecadação que por sua vez, está ligado ao quadro do apartamento. Posto isto, a Wallbox é a única forma de comunicar as leituras automaticamente?
  15. Colocado por: DomAproveito esta questão das tomadas para colocar uma duvida. O meu condomínio, exige a colocação de Wallbox a comunicar as leituras diretamente para o fornecedor para evitar contas com os moradores e tornar o processo mais ágil e simples.
    Ou seja, colocas (não tu, mas o condomínio) um posto de carga ligado à rede mobi.e que servirá todos o do prédio, usando para isso um cartão CEME e pagando uma pipa de massa por kWh.

    Colocado por: DomNós temos pré-instalação, sendo o quadro para todos os postos e as calhas técnicas para passar os fios para os parqueamentos.
    Aqui não percebi... pré-instalação de quê? Quais postos? O quadro é individual ou do prédio?

    Colocado por: DomNão nos permitem ligar nem uma tomada ao quadro da nossa arrecadação que por sua vez, está ligado ao quadro do apartamento.
    Não sei se legalmente podem proibir de colocar uma tomada na sua arrecadação estando a usar a sua própria eletricidade.
    Eles que indiquem onde está na lei que não pode colocar uma tomada na sua arrecadação usando a sua eletricidade.
    O que poderá impossibiitar é, a secção do fio para a arrecadação ser de 1,5mm^2, ou seja apenas para iluminação, e sendo assim, só poderia puxar 10A.

    Colocado por: DomPosto isto, a Wallbox é a única forma de comunicar as leituras automaticamente?
    Mas comunicar as leituras de onde? Da eletricidade consumida do seu apartamento ou do condomínio?
    Do seu apartamento não tem de dar contas a ninguém.
    Do condomínio, há quem tenha colocado apenas um contador de energia ligado a uma simples tomada, protegida de modo a só ser usada pela pessoa, e depois comunicar ao condomínio regularmente o consumo e fazer contas. Aqui, o problema será, havendo um consumo extra, ter de se aumentar a potência contratada e a ser, você terá de pagar também mensalmente o acrécimo na taxa de potência.
 
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