Colocado por: mafgodVeículos elétricos por 40€/mês? O novo Leasing Social em França | Mundo EV #67 Dez-23
Colocado por: dom123
Que problemas problemas são esses?
Pois tenho um de 2021 à 2 meses.
Colocado por: Leao91Importou ou comprou por cá?
Colocado por: dom123
Comprei a uma empresa que ía trocar a frota, era de um gestor
Colocado por: Leao91
Também há quem fale maravilhas. O que me parece ponto assente pelo que tenho explorado, é que a vida util da bateria tem mais percas ao longo do tempo que as do grupo Kia/Hyundai, ou Tesla, mas isso é outro campeonato.
Ainda tenho muito tempo para ponderar, vá dando notícias, está contente com o bicho?
Também faço media 20/30Km dia, não sei se compensa investir num a bateria. Só se for mesmo pelo ISV e IUC...
Colocado por: Leao91Se a vida correr bem ando a ponderar ir pela aventura dos eléctricos este ano, importar da França ou Alemanha lá para o final deste ano numa faixa entre os 15/20k€
Colocado por: pcspinheiroA vida das baterias deve ter muitos factores em jogo. Cá em casa, o Leaf com quase 5 anos já fez mais de 50.000 km (OK, é pouco por ano...) e o indicador de "saúde" ainda tem as barras todas. Mas provavelmente só leva 2% das cargas em carga rápida fora de casa e é conduzido pela esposa que nunca "aperta" com ele em andamento. Isso quer dizer que, à partida, ainda não perdeu sequer ~8% da capacidade.
Infelizmente, não tenho um OBD compatível para o Leaf spy, porque até estou curioso com estado real das baterias.
Colocado por: pcspinheiroJá agora, o que é que o fez render-se ao TM3? Conforto? Qualidade interior? Tecnologia e "brinquedos"? Prestações? Autonomia? Pergunto porque as prioridades de uns não são sempre as de outros.
Colocado por: Bruno.AlvesOlhe que não... É a tradução directa do que o BMS reconhece como estado da bateria e, a menos de casos de avaria numa célula, mostra-se bastante útil. Se as barras valem zero então o SOH estimado pelo BMS do carro vale 0. O que obviamente não é verdade.
Eu próprio, há vários anos, confrontei a leitura do BMS via LeafSpy com "testes da tomada", e a conclusão que se chegava é que o BMS seria bastante pessimista (ou seja apresentava uma leitura de SOH - que se traduz nas barras) inferior à capacidade que o teste da tomada reportava. No entanto isto só era verdade enquanto as barras estavam lá todas ou quase.
Quando a degradação se ia instalando e se começava a sentir perda real de autonomia, a queda das barras acompanhava. Ainda há poucos meses um vizinho meu teve a bateria do Leaf30 trocada em garantia, não tinha células com avaria reportada pelo LS (ou seja tinha uma degradação mais ou menos homogénea) e a perda das barras era proporcional à autonomia perdida.
O que é preciso lembrar é que cada barra não vale o mesmo --> a primeira vale mais: 15% (ou seja a primeira barra só cai abaixo dos 85% SOH), cada uma das restantes julgo que era 7,5% mas não tenho a certeza. E que abaixo das 6-7 barras o carro torna-se muito muito difícil de usar.
Colocado por: crisssxo meu tem 80% SOH e ainda não perdeu nenhuma barra
Colocado por: Bruno.AlvesVai perder. Não é imediato, mas a 12ª barra cai a toda a gente após algum tempo abaixo dos ~~85% (se bem que se tem 80% já deve ter passado tempo suficiente para ter caído). Conheci inclusivamente carros que levaram uma "martelada" no BMS (reset da capacidade reconhecida pelo BMS para voltarem a aparecer as 12 barras) e elas voltaram a cair quando o BMS reaprendeu a capacidade real.
Colocado por: Leao91Ainda completando o que falei atrás, acho que vou amealhar um pouco mais, esperando que os juros baixem, e porque vi um carro bastante interessante. Duma marca que está a entrar em força nos mercado global dos VE's.
Falo da BYD, está a destronar completamente a Tesla na China. E a seguir vai ser a Europa.
O modelo Attos 3 para alem de bastante moderno por dentro e por fora, vai de encontro ao que espero num Suv.
Daqui a 2/3 anitos faz se bom negócio nestes veículos usados, até porque em novo já é acessível.
Entretanto é espremer o Cliozito 1.2 75CV de 2007 ao máximo.
É ponto assente que daqui a 2/3 anos pouco vai valer.