Colocado por: mafgodPodes elaborar as razões?
Colocado por: nunes paheste tem que me explicar melhor
opinião pessoal; não pretendo ser endoutrinado.
autonomia anunciada versus real Como se em todos os carros/marcas.
vida útil das baterias ainda por «ver» na prática Nim. Mas é como os novos motores tricilindricos, como a moda das correias dentro do cárter, que deu raia antigamente e agora regressa, como os motores N47 da BMW que eram muitos bons, etc
espaço interior e de bagageira a mala do pequeno Zoe é enorme (por exemplo).
bandeira do ambiente favorece a hipocrisia: quadro fiscal bebenficia as empresas (isto é um problema fiscal mas faz parte dos meu processo de decisão)
jantes de origem demasiado estreitas
autonomia anunciada versus realÉ um problema transversal a qualquer carro/marca e se é elétrico ou fóssil.
vida útil das baterias ainda por «ver» na práticaA Toyota fornece 10 anos de garantia ou um milhão de kms.... qual outro modelo/marca dá esta garantia a um ICE, turbo, embraiagem..
espaço interior e de bagageiraCada vez há mais modelos.. de certeza que haverá um que lhe dá o espaço que precisa.. pode é não ter garag€m para ele ;-)
bandeira do ambiente favorece a hipocrisia: quadro fiscal bebenficia as empresas (isto é um problema fiscal mas faz parte dos meu processo de decisão)Sobre a parte fiscal, tomara eu que as empresas apostassem a sério nos BVEs... infelizmente os hibridos ainda são a preferência.
jantes de origem demasiado estreitasEsta não percebi mesmo... sim há VEs com jantes pequenas e estreitas... assim como alguns modelos ICEs, esta não é mesmo uma razão de não compra.
postos de carregamento e preçario pouco claroSobre o preçário concordo. Não é claro, é estupido, confuso, pequenas decisões levam a contas enormes... mas aqui a culpa não é de ser elétrico ou não, é do sistema de pagamento.
fiscalidade ainda jovem (o Governo é exímio em aproveitar as ondas para arrecadar mais impostos no futuro)Se no futuro os meus VEs começarem a pagar IUC qual é o problema?
mais caro que um carro de motor térmicoComo diria o outro é fazer as contas.
um utilitário (a rondar os 20 mil euros) não tem autonomia para viagens longasOk... novo por 20.000€ para viagens longas (200km/300km/1000km?) não há...
carregamento durante o dia (for ade Lisboa) nem sempre é fácilEu diria que fora de Lisboa e fora do interior é o mais fácil.
e o mais importante para mim (que compro os carros porque gosto e não porque é uma compra 100% racional)Bem, este sim é o "argumento" e nada tenho a dizer :-)
Colocado por: nunes pahnão há coupes de 4 lugares a sério (ver série E da Mercedes ou da BMW), se bem que a MB diz que vai lançar um E coupe ou C/E Coupe em breve
Colocado por: Nostradamus
Se esses carros são coupés, então o meu tractor é um cabrio.
Coupés+ 4lugares a sériosão coisas incompatíveis e uma afronta automobilística. Esses exemplos são simples carros familiares tradicionais de 5 portas, mas sem as portas para os lugares traseiros.
Colocado por: nunes pahMercedes: C124, C209, C207
Colocado por: mafgodMas ok, o meu caso é particular e cada caso é um caso mas... dizer à partida que um elétrico é mais caro que um ICE é um pouco exagerado.Nem por isso. É factual que um elétrico na compra é mais caro que um ICE equivalente. Depois existe menos oferta de elétricos usados, e diria que são menos confiáveis devido à autonomia da bateria.
Colocado por: mafgodOk... novo por 20.000€ para viagens longas (200km/300km/1000km?) não há...Depois isto é um problema para quem tem de fazer viagens longas com alguma regularidade, e que podem comprometer a tal poupança que falou dado que teria de recorrer aos carregadores com valores de pagamento confusos.
Por esse preço usado, tem alguns Leaf40/ZOE40... com autonomias na casa dos 250km em velocidades moderadas (não em AE).
Colocado por: Nostradamus
Entendi perfeitamente.
E continuo a dizer, usando o mesmo tipo de definições, o meu tractor então é um cabrio
Esses modelos são puros carros familiares de 5 portas mas sem portas traseiras.
Esses carros familiares alemães não são mais do que berlinas com "linhas desportivas" devido à falta da porta traseira e um pilar C modificado. O numero de lugares não define um coupé. Tanto pode ter 4, 2 ou 2+2.
Esses exemplos até os vidros das janelas dos lugares atrás são enormes comparativamente aos verdadeiros coupés onde do pilar B para trás tem um mini óculo e não uma verdadeira janela (ver exemplos abaixo). Alguns desses pseudo-coupés alemães até tem vidros eléctricos nos lugares traseiros.
E é precisamente este mini vidro/óculo imediatamente após o pilar B é um dos pormenores que mais define o design e linhas de um verdadeiro coupé desenhado do 0, e não ser um pseudo-desportivo-coupé adaptando de algo existente suprimindo as portas traseiras e espetando-lhe umas molas de -20 mm.
E podia continuar, mas vou antes deixar exemplos concretos do que são coupés a sério em produção (e não cabrios ou roadsters como o meu tractor). Ha para todos os gostos e carteiras:
Toyota GR86
Alpine A110
Nissan Z
Porsche Cayman
Audi TT
Colocado por: HAL_9000É factual que um elétrico na compra é mais caro que um ICE equivalente.
Colocado por: HAL_9000Eu só tenho 10K. Como posso poupar recorrendo a um elétrico?
Colocado por: HAL_9000programas de apoio como existem na Alemanha, em que um leaf lhe custa 4-5k
Colocado por: HAL_9000Eu só tenho 10K. Como posso poupar recorrendo a um elétrico?Onde vê problemas eu vejo desafios :-)
Outra questão, quem mora em apartamentos e não tem garagem (mais uma vez o típico da classe média baixa, como carrega pelos valores que usou nas suas contas?Na rede do Continente, com cartão deles associado, o valor cobrado nos primeiros 30min em carga lenta ou 15min em carga rápida é creditado no cartão continente (isto se tier feito nos ultimos 10 dias uma compra superior ou igual a 30€, à semelhança do voucher para os fósseis, mas neste caso não há voucher fisico).
Colocado por: Bruno.Alves
Não é factual, é falso. Nas gamas médias e sobretudo altas o preço do VE é semelhante ou até inferior a muitos ICE equivalentes. Pode dizer "ah, mas as gamas altas não me interessam". Certo, mas é assim que a introdução de tecnologias novas funciona, regra geral: até se massificar é nas gamas médias/altas que está o valor mais racional. Mais tarde chegará a todos.
Nas gamas baixas sim, regra geral é mais caro MAS normalmente não são modelos equiparáveis. Ou seja, não existem é VEs de versões básicas como existem a combustão, na generalidade são modelos difíceis de comparar.
Um Juke (é o Juke o equivalente ao Leaf? não sei) com caixa automática (ter só 2 pedais não é um "pormenor") e o binário que tem o Leaf, com telemática, etc, é mais barato que o Leaf?
O que não existe é um Leaf com caixa manual a gasolina com um motor amorfo e sem comodidades nenhumas. Logo, não existe um Leaf ao preço de um Juke mais barato.
Em novo não pode. É um facto. Mas mesmo num ICE, com 10k€ não compra nada novo.
Em usados, antes deste boom de preços de usados no último ano, podia se tivesse 2 carros, tivesse trajectos diários até ~~80km e pudesse carregar em casa. A estatística europeia dizia que cerca de 80% dos condutores faz menos de 50km por dia (mais ou menos, não me recordo dos números ao certo).
Fora destas condições, de facto não pode. É a sua realidade, muitas outras são diferentes. O mafgod tem um cenário quase ideal, outras pessoas terão cenários impossíveis. Como na generalidade das coisas, no meio está a maioria :-)
Fui ao mobile.de e até 7500€ apenas existe um resultado, um Leaf de 2012. 4, 5, 6k, não encontrei nada.
Os incentivos na Alemanha são muito mais bem conseguidos que cá, é um facto, mas não há milagres. Os mercados estão inflaccionados em todo o lado.
Colocado por: nunes pah
fui eu que falei das jantes e eu sei a dinâmica/comportamento que uma maior superfície de contacto com o alcatrão confere...estamos conversados; segurança é fundamental para mim.
até porque abastecer de combustível líquido demora 5 minutos e carregar uma baterai em casa demora horas.
o processo de decisão é casuístico e como já tinha dito não vim aqui para ser endoutrinado. mas onde os outros vêm vantagens eu vejo perda de comodidade e segurança e carros feios.
Colocado por: nunes pah(...)
Colocado por: Bruno.AlvesO que não existe é um Leaf com caixa manual a gasolina com um motor amorfo e sem comodidades nenhumas. Logo, não existe um Leaf ao preço de um Juke mais barato.Pomos as coisas mais simples então: Quero um carro utilitário que me transporte para o meu emprego, onde vou ganhar 1000 paus. Pretendo que seja fiável e que caiba no meu orçamento. É mais fácil encontrar um carro gama média que caiba nestas características elétrico ou ICE?
Colocado por: Bruno.AlvesFui ao mobile.de e até 7500€ apenas existe um resultado, um Leaf de 2012. 4, 5, 6k, não encontrei nada.
Colocado por: mafgoduem só pode dar 10k por um ICE (usado claro), sabe que mensalmente vai gastar em combustível.Certo, pode-se tentar fazer essa gestão, e pode ser que compense. Mas o mais certo é que quando tivesse o carro pago, já tinha levado com o imposto galamba, o imposto x e o imposto Y porque entretanto a receita via ISP reduziu, e isso subverte essas contas. Os elétricos são uma poupança efectiva para quem tem liquidez para se "chegar à frente".
Se pedir um crédito da diferença para um VE
Colocado por: mafgodSobre o não puder carregar em casa quem não tem garagem... sim, poderá ser uma limitação para alguns mas, todos os que tem ICE não consegue carregar em casa (só com jerrycan :-) ) ou então r a um posto e pagar o que lhe impõe.Certo, mas entre ir pagar o que se impõe no ICE e no VE. Prefiro o ICE, é mais rápido e tenho mais autonomia. Era este o meu argumento. A grande vantagem do VE (sem olhar à questão ambiental para a qual toda a europa contribui com apenas 8%) é o preço de uso. Se retirar essa vantagem...
Colocado por: ARAS791. Carregar através destas tomadas (normais) é viável, em termos de segurança da rede electrica (aquecimento) e do tempo de carregamento?
Colocado por: ARAS792. Optar desde já pela compra de uma WALLBOX?
Colocado por: ARAS793. Optar pela compra de uma Tomada Green Up? Existe opção com e sem disjuntor incluído (com uma diferença de +-150€? Justifica-se?
Colocado por: HAL_9000Não faço ideia se um leaf me permite ir e vir Lisboa-Coimbra sem parar. Se não permite, como posso comparar com um ICE que me dá essa liberdade? Eu sei que estamos a comprar coisas diferentes, mas acho que deu para peceber a ideia com de gamas semelhantes.
Colocado por: HAL_9000Por exemplo há 15 anos atrás dei 6.5k por um carro que anda até ao dia de hoje, e problemas que custassem mais de 500 euros de arranjo, lembro-me de um. De resto é por gasóleo, óleo e andar.
Colocado por: nunes paho 1º critério obrigatório para comprar um carro é ter qualidade estética (os electricos não têm excepto o R5)
Colocado por: nunes paho 3ª critério obrigatório é ser adequado à utilização (no caso do veículo principal da família 80% AE em longas distâncias)
Colocado por: nunes pahainda não vi nenhum electrico que cumpra todos os critérios obrigatórios