Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: mafgodPodes elaborar as razões?


    opinião pessoal; não pretendo ser endoutrinado.

    autonomia anunciada versus real
    vida útil das baterias ainda por «ver» na prática
    espaço interior e de bagageira
    bandeira do ambiente favorece a hipocrisia: quadro fiscal bebenficia as empresas (isto é um problema fiscal mas faz parte dos meu processo de decisão)
    jantes de origem demasiado estreitas
    postos de carregamento e preçario pouco claro
    fiscalidade ainda jovem (o Governo é exímio em aproveitar as ondas para arrecadar mais impostos no futuro)
    mais caro que um carro de motor térmico
    um utilitário (a rondar os 20 mil euros) não tem autonomia para viagens longas
    carregamento durante o dia (for ade Lisboa) nem sempre é fácil

    e o mais importante para mim (que compro os carros porque gosto e não porque é uma compra 100% racional)

    não há coupes de 4 lugares a sério (ver série E da Mercedes ou da BMW), se bem que a MB diz que vai lançar um E coupe ou C/E Coupe em breve

    e apesar de tudo, cpomo gostei do R5, passou a ser opção
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
    • JotaP
    • 11 janeiro 2023 editado

     # 2

    Colocado por: nunes pah

    opinião pessoal; não pretendo ser endoutrinado.

    autonomia anunciada versus real Como se em todos os carros/marcas.
    vida útil das baterias ainda por «ver» na prática Nim. Mas é como os novos motores tricilindricos, como a moda das correias dentro do cárter, que deu raia antigamente e agora regressa, como os motores N47 da BMW que eram muitos bons, etc
    espaço interior e de bagageira a mala do pequeno Zoe é enorme (por exemplo).
    bandeira do ambiente favorece a hipocrisia: quadro fiscal bebenficia as empresas (isto é um problema fiscal mas faz parte dos meu processo de decisão)
    jantes de origem demasiado estreitas
    este tem que me explicar melhor
    postos de carregamento e preçario pouco claro
    concordo
    fiscalidade ainda jovem (o Governo é exímio em aproveitar as ondas para arrecadar mais impostos no futuro)
    mais caro que um carro de motor térmico
    um utilitário (a rondar os 20 mil euros) não tem autonomia para viagens longas
    carregamento durante o dia (for ade Lisboa) nem sempre é fácil
    não pode esperar que pelo mesmo valor tudo seja óptimo quando compara coisas. Tem é que ver se é bom no que mais lhe interessa e se esses itens superam os ses. No meu caso tenho

    e o mais importante para mim (que compro os carros porque gosto e não porque é uma compra 100% racional)

    não há coupes de 4 lugares a sério (ver série E da Mercedes ou da BMW), se bem que a MB diz que vai lançar um E coupe ou C/E Coupe em breve

    e apesar de tudo, cpomo gostei do R5, passou a ser opção
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
  2.  # 3

    Não querendo entrar em "guerra" de argumentos, apenas umas correções que para mim são inverdades :-)

    autonomia anunciada versus real
    É um problema transversal a qualquer carro/marca e se é elétrico ou fóssil.
    Quantos ICEs anunciam consumos impossíveis de se conseguir...
    Se bem que há marcas que são mais certas que outras, tanto com modelos elétricos como fósseis.
    Seja como for, para mim não é razão de não compra.

    vida útil das baterias ainda por «ver» na prática
    A Toyota fornece 10 anos de garantia ou um milhão de kms.... qual outro modelo/marca dá esta garantia a um ICE, turbo, embraiagem..
    Outras marcas dão 8anos ou 160.000km, ... nos ICEs qual a garantia que dão?
    As baterias atualmente é um não assunto, e para mim não é razão de não compra.

    espaço interior e de bagageira
    Cada vez há mais modelos.. de certeza que haverá um que lhe dá o espaço que precisa.. pode é não ter garag€m para ele ;-)
    E sim, ainda faltam soluções com modelos interessantes e a preços simpáticos para 7 lugares e também de carrinhas.
    Eu que troquei um Megane por um Leaf40, não me queixo do espaço e uma vez mais, para mim não é razão de não compra.

    bandeira do ambiente favorece a hipocrisia: quadro fiscal bebenficia as empresas (isto é um problema fiscal mas faz parte dos meu processo de decisão)
    Sobre a parte fiscal, tomara eu que as empresas apostassem a sério nos BVEs... infelizmente os hibridos ainda são a preferência.
    Sobre a questão ambiental, um VE no seu ciclo de vida é melhor para o meio ambiente que qualquer ICE equivalente e com a mesma utilização (não venha comparar um Tesla 100P com um Fiat Punto estacionado na garagem...)
    É de longe melhor para o ambiente consumir eletricidade de origem do carvão do que andar de ICE, isto porque é muito mais fácil de garantir e controlar a emissão de substâncias tóxicas para o meio ambiente que num ICE.
    Quantos retiram FAPs/EGR e afins... e quem controla?
    Justifiquei contudo logo no inicio desta discussão que a minha primeira razão em 2014 foi a financeira... a ambiental para mim é a cereja em cima do bolo.
    Hipocrisia, sim há muita, como no mundo dos ICEs... havia uma marca que também dizia que o que saia do cano de escape era mais limpo que o ar que entrava ;-)

    jantes de origem demasiado estreitas
    Esta não percebi mesmo... sim há VEs com jantes pequenas e estreitas... assim como alguns modelos ICEs, esta não é mesmo uma razão de não compra.

    postos de carregamento e preçario pouco claro
    Sobre o preçário concordo. Não é claro, é estupido, confuso, pequenas decisões levam a contas enormes... mas aqui a culpa não é de ser elétrico ou não, é do sistema de pagamento.
    Quem tem Tesla e usa a rede Tesla ou quem carrega somente em casa, é um não problema.
    Eu, só carrego em férias e aí uso a MIIO para ver, não só a localização dos postos mas sobretudo para simular o valor a pagar de modo a escolher o melhor cartão a usar.
    Sobre os postos de carregamento, não sei qual é a sua razão mas, cada vez são mais e mais rápidos.

    fiscalidade ainda jovem (o Governo é exímio em aproveitar as ondas para arrecadar mais impostos no futuro)
    Se no futuro os meus VEs começarem a pagar IUC qual é o problema?
    Vou deixar de comprar um VE porque no futuro irei pagar IUC?
    Qual a alternativa, comprar um ICE e pagar já IUC?
    De fato, esta não é mesmo uma razão de não compra.

    mais caro que um carro de motor térmico
    Como diria o outro é fazer as contas.
    Comprei o meu leaf40 em 2018 novo por pouco menos de 28.000€, consumo de 1,5€/100km se carregar em vazio, qual é o ICE em 2018 com 150CV e com esse consumo? :-)
    Pronto, ok... fazemos as contas ao fim de 4 anos.... já tem quase 80.000km... se carregasse sempre em casa teria um gasto de energia de 1.200€ versus uns 7.000€ em gasóleo, IUC foi zero versus, vamos por baixo, uns 600€ ?... sem entrar com as revisões, era equivalente a ter comprado um ICE em 2018 com 150CV por 28.000 - (7.000 - 1.200) - 600 ~= 22.800€
    Como posso carregar com fotões convertidos em eletrões e não poderia carregar água convertida em gasóelo, a poupança em energia é bem superior...
    Mas ok, o meu caso é particular e cada caso é um caso mas... dizer à partida que um elétrico é mais caro que um ICE é um pouco exagerado.

    um utilitário (a rondar os 20 mil euros) não tem autonomia para viagens longas
    Ok... novo por 20.000€ para viagens longas (200km/300km/1000km?) não há...
    Por esse preço usado, tem alguns Leaf40/ZOE40... com autonomias na casa dos 250km em velocidades moderadas (não em AE).
    No meu Leaf40 e morando na zona de Mafra, vou ao Algarve/Gerês/Trás-os-Montes sem problemas e demoro o mesmo tempo.
    Quando tinha ICEs em viagem raramente usava a AE, como agora, e a meio caminho (~200km) paramos sempre para esticar as pernas/comer qq coisa.
    Portanto, para mim não é razão de não compra.
    Concordo que para alguns que saem em Lisboa e que querem chegar ao Porto ou Algarve em menos de 2h, nem todos os VEs (e muito menos por 20k) o permitam fazer sem ter de parar para caregar.
    Contudo, já há n modelos que o fazem com velocidades a cumprir as regras e os limites de velocidade.

    carregamento durante o dia (for ade Lisboa) nem sempre é fácil
    Eu diria que fora de Lisboa e fora do interior é o mais fácil.
    Dentro de Lisboa há mais VEs e TVDES a competirem pelos postos :-)
    Fora, é um "vazio".
    Concordo contudo que no interior é preciso mais postos e a funcionar!

    Deu a entender que a compra de um VE seria para uma empresa e não para um particular, se é o caso, é falar com o contabilista ou empresa que lhe faz a contabilidade e questione as vantagens fiscais na compra de um cem por cento elétrico. :-)

    e o mais importante para mim (que compro os carros porque gosto e não porque é uma compra 100% racional)
    Bem, este sim é o "argumento" e nada tenho a dizer :-)
    Gostos são gostos e quem compra com o coração não há contra-argumentos ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart, lmcaet, nunes pah
  3.  # 4

    Colocado por: nunes pahnão há coupes de 4 lugares a sério (ver série E da Mercedes ou da BMW), se bem que a MB diz que vai lançar um E coupe ou C/E Coupe em breve


    Se esses carros são coupés, então o meu tractor é um cabrio.

    Coupés + 4 lugares a sério são coisas incompatíveis e uma afronta automobilística. Esses exemplos são simples carros familiares tradicionais de 5 portas, mas sem as portas para os lugares traseiros.
  4.  # 5

    Colocado por: Nostradamus

    Se esses carros são coupés, então o meu tractor é um cabrio.

    Coupés+ 4lugares a sériosão coisas incompatíveis e uma afronta automobilística. Esses exemplos são simples carros familiares tradicionais de 5 portas, mas sem as portas para os lugares traseiros.


    ou não entendeste ou vamos concordar em discordar.

    Coupé (no meu livro):

    Plataforma/chassis de sedan de 4 portas (3 volumes)
    2 portas
    sem pilar B
    sem aros nas portas
    4 lugares full com cintos
    perfil desportivo (baixo e largo com linhas fluidas)

    Há décadas que tenho sempre o mesmo modelo (ou as versões subsequentes) da Mercedes: C124, C209, C207

    Hoje em dia o marketing inventou muitos conceitos idiotas como Gran Coupe, Shooting Brake Coupe, Sport Coupe (que no fundo é um Hatch)

    Eu fico-me pela minha definição clássica e não misturo Roadster com Coupe
  5.  # 6

    Colocado por: nunes pahMercedes: C124, C209, C207


    Entendi perfeitamente.

    E continuo a dizer, usando o mesmo tipo de definições, o meu tractor então é um cabrio

    Esses modelos são puros carros familiares de 5 portas mas sem portas traseiras.

    Esses carros familiares alemães não são mais do que berlinas com "linhas desportivas" devido à falta da porta traseira e um pilar C modificado. O numero de lugares não define um coupé. Tanto pode ter 4, 2 ou 2+2.

    Esses exemplos até os vidros das janelas dos lugares atrás são enormes comparativamente aos verdadeiros coupés onde do pilar B para trás tem um mini óculo e não uma verdadeira janela (ver exemplos abaixo). Alguns desses pseudo-coupés alemães até tem vidros eléctricos nos lugares traseiros.

    E é precisamente este mini vidro/óculo imediatamente após o pilar B é um dos pormenores que mais define o design e linhas de um verdadeiro coupé desenhado do 0, e não ser um pseudo-desportivo-coupé adaptando de algo existente suprimindo as portas traseiras e espetando-lhe umas molas de -20 mm.

    E podia continuar, mas vou antes deixar exemplos concretos do que são coupés a sério em produção (e não cabrios ou roadsters como o meu tractor). Ha para todos os gostos e carteiras:

    Toyota GR86
    Alpine A110
    Nissan Z
    Porsche Cayman
    Audi TT
  6.  # 7

    Colocado por: mafgodMas ok, o meu caso é particular e cada caso é um caso mas... dizer à partida que um elétrico é mais caro que um ICE é um pouco exagerado.
    Nem por isso. É factual que um elétrico na compra é mais caro que um ICE equivalente. Depois existe menos oferta de elétricos usados, e diria que são menos confiáveis devido à autonomia da bateria.
    As suas contas fazem sentido para quem tem 28K para investir num carro, aí concordo com a sua poupança.
    Eu só tenho 10K. Como posso poupar recorrendo a um elétrico?
    Outra questão, quem mora em apartamentos e não tem garagem (mais uma vez o típico da classe média baixa, como carrega pelos valores que usou nas suas contas?

    Lá está uma vez mais esta questão da mobilidade limpa e "barata" só está acessível a quem tem boa liquidez. O estado Português se realmente quisesse promover a mobilidade elétrica implementava programas de apoio como existem na Alemanha, em que um leaf lhe custa 4-5k. Aí sim, se veria a transição para a mobilidade elétrica.

    Como está, a mobilidade elétrica é uma ideia interessante, mas efectivamente pouco acessível.




    Colocado por: mafgodOk... novo por 20.000€ para viagens longas (200km/300km/1000km?) não há...
    Por esse preço usado, tem alguns Leaf40/ZOE40... com autonomias na casa dos 250km em velocidades moderadas (não em AE).
    Depois isto é um problema para quem tem de fazer viagens longas com alguma regularidade, e que podem comprometer a tal poupança que falou dado que teria de recorrer aos carregadores com valores de pagamento confusos.
    Concordam com este comentário: sky3205
  7.  # 8

    Colocado por: Nostradamus

    Entendi perfeitamente.

    E continuo a dizer, usando o mesmo tipo de definições, o meu tractor então é um cabrio

    Esses modelos são puros carros familiares de 5 portas mas sem portas traseiras.

    Esses carros familiares alemães não são mais do que berlinas com "linhas desportivas" devido à falta da porta traseira e um pilar C modificado. O numero de lugares não define um coupé. Tanto pode ter 4, 2 ou 2+2.

    Esses exemplos até os vidros das janelas dos lugares atrás são enormes comparativamente aos verdadeiros coupés onde do pilar B para trás tem um mini óculo e não uma verdadeira janela (ver exemplos abaixo). Alguns desses pseudo-coupés alemães até tem vidros eléctricos nos lugares traseiros.

    E é precisamente este mini vidro/óculo imediatamente após o pilar B é um dos pormenores que mais define o design e linhas de um verdadeiro coupé desenhado do 0, e não ser um pseudo-desportivo-coupé adaptando de algo existente suprimindo as portas traseiras e espetando-lhe umas molas de -20 mm.

    E podia continuar, mas vou antes deixar exemplos concretos do que são coupés a sério em produção (e não cabrios ou roadsters como o meu tractor). Ha para todos os gostos e carteiras:

    Toyota GR86
    Alpine A110
    Nissan Z
    Porsche Cayman
    Audi TT


    esses modelos são efectivamente coupes mas não são carrocerias de 3 volumes (como diz a minha definição de Coupé)

    também não são todos de 4 lugares full

    também não é o tamanho dos vidros que define se é coupe. no entanto aceito que a fluidez de uma carroceria «quase» sem vidro de trás é mais fluida que numa de 3 volumes.

    o meu conceito é que tem que haver fluidez conseguida por um tecto mais baixo e fluido para a mala, especilamnete desde o sítio onde deveria estar o pilar B até à tampa da mala. sim tem que ter mala.

    não estou a discutir canones da indústria automóvel (até porque são os que mais desvirtuam as coisas), estou a dizer qual é a minha visão de um coupé...o resto são apenas outras opiniões.

    Os «meus» modelos:

    W111 coupe (exemplo clássico)
    BMW serie 6 (ou 3 e 4 para os remediados)
    MB 560 SEC
    CL
    S coupe

    como sou pobre contento-me com os Ecoupe

    e se fosse rico tinha um Skyline (qualquer um, não sou esquesito)
  8.  # 9

    Colocado por: HAL_9000É factual que um elétrico na compra é mais caro que um ICE equivalente.

    Não é factual, é falso. Nas gamas médias e sobretudo altas o preço do VE é semelhante ou até inferior a muitos ICE equivalentes. Pode dizer "ah, mas as gamas altas não me interessam". Certo, mas é assim que a introdução de tecnologias novas funciona, regra geral: até se massificar é nas gamas médias/altas que está o valor mais racional. Mais tarde chegará a todos.
    Nas gamas baixas sim, regra geral é mais caro MAS normalmente não são modelos equiparáveis. Ou seja, não existem é VEs de versões básicas como existem a combustão, na generalidade são modelos difíceis de comparar.
    Um Juke (é o Juke o equivalente ao Leaf? não sei) com caixa automática (ter só 2 pedais não é um "pormenor") e o binário que tem o Leaf, com telemática, etc, é mais barato que o Leaf?
    O que não existe é um Leaf com caixa manual a gasolina com um motor amorfo e sem comodidades nenhumas. Logo, não existe um Leaf ao preço de um Juke mais barato.

    Colocado por: HAL_9000Eu só tenho 10K. Como posso poupar recorrendo a um elétrico?

    Em novo não pode. É um facto. Mas mesmo num ICE, com 10k€ não compra nada novo.
    Em usados, antes deste boom de preços de usados no último ano, podia se tivesse 2 carros, tivesse trajectos diários até ~~80km e pudesse carregar em casa. A estatística europeia dizia que cerca de 80% dos condutores faz menos de 50km por dia (mais ou menos, não me recordo dos números ao certo).
    Fora destas condições, de facto não pode. É a sua realidade, muitas outras são diferentes. O mafgod tem um cenário quase ideal, outras pessoas terão cenários impossíveis. Como na generalidade das coisas, no meio está a maioria :-)

    Colocado por: HAL_9000programas de apoio como existem na Alemanha, em que um leaf lhe custa 4-5k

    Fui ao mobile.de e até 7500€ apenas existe um resultado, um Leaf de 2012. 4, 5, 6k, não encontrei nada.
    Os incentivos na Alemanha são muito mais bem conseguidos que cá, é um facto, mas não há milagres. Os mercados estão inflaccionados em todo o lado.
  9.  # 10

    Colocado por: HAL_9000Eu só tenho 10K. Como posso poupar recorrendo a um elétrico?
    Onde vê problemas eu vejo desafios :-)
    E claro, quem corre por gostp não se cansa :-)

    Quem só pode dar 10k por um ICE (usado claro), sabe que mensalmente vai gastar em combustível.
    Se pedir um crédito da diferença para um VE (usado obviamente) onde a mensalidade é a diferença entre o que gasta em combustível com o que gastaria em eletriciade em casa, no fim do crédito teria a diferença paga.
    Claro que quem só puder carregar na rede MOBI.e isto não é tão linear... mesmo assim há opções onde o carregamento até pode ficar gratuito ou praticamente igual ao em casa.

    Outra questão, quem mora em apartamentos e não tem garagem (mais uma vez o típico da classe média baixa, como carrega pelos valores que usou nas suas contas?
    Na rede do Continente, com cartão deles associado, o valor cobrado nos primeiros 30min em carga lenta ou 15min em carga rápida é creditado no cartão continente (isto se tier feito nos ultimos 10 dias uma compra superior ou igual a 30€, à semelhança do voucher para os fósseis, mas neste caso não há voucher fisico).
    Se carregar para além deste tempo, o valor poderá sair quase ao valor em cheio em casa.

    Sobre o não puder carregar em casa quem não tem garagem... sim, poderá ser uma limitação para alguns mas, todos os que tem ICE não consegue carregar em casa (só com jerrycan :-) ) ou então r a um posto e pagar o que lhe impõe.
    Há também a possibilidade de alugar ou comprar uma garagem (num edificio próximo por exemplo) para o seu carro onde poderá carregar o carro comodamnte.
    Há n soluções, umas melhores outras nem tanto...
    Cada vez mais há postos de carga em todo o lado... e as empresas estão a aderir em colcoar postos de carga ou tomadas para os seus colaboradores.

    Agora, quem está do contra, até implica com as jantes :-) ou a cor do carro.
  10.  # 11

    Colocado por: Bruno.Alves
    Não é factual, é falso. Nas gamas médias e sobretudo altas o preço do VE é semelhante ou até inferior a muitos ICE equivalentes. Pode dizer "ah, mas as gamas altas não me interessam". Certo, mas é assim que a introdução de tecnologias novas funciona, regra geral: até se massificar é nas gamas médias/altas que está o valor mais racional. Mais tarde chegará a todos.
    Nas gamas baixas sim, regra geral é mais caro MAS normalmente não são modelos equiparáveis. Ou seja, não existem é VEs de versões básicas como existem a combustão, na generalidade são modelos difíceis de comparar.
    Um Juke (é o Juke o equivalente ao Leaf? não sei) com caixa automática (ter só 2 pedais não é um "pormenor") e o binário que tem o Leaf, com telemática, etc, é mais barato que o Leaf?
    O que não existe é um Leaf com caixa manual a gasolina com um motor amorfo e sem comodidades nenhumas. Logo, não existe um Leaf ao preço de um Juke mais barato.


    Em novo não pode. É um facto. Mas mesmo num ICE, com 10k€ não compra nada novo.
    Em usados, antes deste boom de preços de usados no último ano, podia se tivesse 2 carros, tivesse trajectos diários até ~~80km e pudesse carregar em casa. A estatística europeia dizia que cerca de 80% dos condutores faz menos de 50km por dia (mais ou menos, não me recordo dos números ao certo).
    Fora destas condições, de facto não pode. É a sua realidade, muitas outras são diferentes. O mafgod tem um cenário quase ideal, outras pessoas terão cenários impossíveis. Como na generalidade das coisas, no meio está a maioria :-)


    Fui ao mobile.de e até 7500€ apenas existe um resultado, um Leaf de 2012. 4, 5, 6k, não encontrei nada.
    Os incentivos na Alemanha são muito mais bem conseguidos que cá, é um facto, mas não há milagres. Os mercados estão inflaccionados em todo o lado.


    fui eu que falei das jantes e eu sei a dinâmica/comportamento que uma maior superfície de contacto com o alcatrão confere...estamos conversados; segurança é fundamental para mim.

    até porque abastecer de combustível líquido demora 5 minutos e carregar uma baterai em casa demora horas.

    o processo de decisão é casuístico e como já tinha dito não vim aqui para ser endoutrinado. mas onde os outros vêm vantagens eu vejo perda de comodidade e segurança e carros feios.
  11.  # 12

    Colocado por: nunes pah

    fui eu que falei das jantes e eu sei a dinâmica/comportamento que uma maior superfície de contacto com o alcatrão confere...estamos conversados; segurança é fundamental para mim.

    até porque abastecer de combustível líquido demora 5 minutos e carregar uma baterai em casa demora horas.

    o processo de decisão é casuístico e como já tinha dito não vim aqui para ser endoutrinado. mas onde os outros vêm vantagens eu vejo perda de comodidade e segurança e carros feios.



    Se a segurança é importante, então a distribuição de peso que as baterias conferem ao carro não é importante?
    Já teve oportunidade de fazer a rotina do dia-a-dia com um VE durante 15 dias, 1 mês? Sem essa experiencia, a opinião é um "axismo".
  12.  # 13

    Colocado por: nunes pah(...)

    Estou em crer que falhou a citação, não era a mim que queria responder ;-)
    Concordam com este comentário: nunes pah
  13.  # 14

    Provavelmente, nestas 224 páginas deste tópico, esta questão já foi abordada, e se repetir, peço desculpa.
    Mas solicito alguma ajuda técnica e não de achómetro... LOL!

    A pensar adquirir um VE, obviamente que a ideia é carregá-lo o maior numero de vezes em casa.
    Tenho garagem privada, com quadro eléctrico específico. Neste momento, tem duas tomadas normais (sistema Plexo - Tomada 2P+T Schuko com tampa - Monobloco - Encastrar - Cinzento), iluminação e motor de portão basculante.
    É um andar moradia recente, eletrodomésticos A; iluminação LED, duas pessoas, tudo elétrico. Tenho corrente monofásica, 6,9Kva; tarifa simples.
    Não mudando os hábitos de vida e de condução, a ideia é percorrer cerca de 50km/dia útil em regime semi-urbano.
    Questões:
    1. Carregar através destas tomadas (normais) é viável, em termos de segurança da rede electrica (aquecimento) e do tempo de carregamento?
    2. Optar desde já pela compra de uma WALLBOX?
    3. Optar pela compra de uma Tomada Green Up? Existe opção com e sem disjuntor incluído (com uma diferença de +-150€? Justifica-se?
  14.  # 15

    Colocado por: Bruno.AlvesO que não existe é um Leaf com caixa manual a gasolina com um motor amorfo e sem comodidades nenhumas. Logo, não existe um Leaf ao preço de um Juke mais barato.
    Pomos as coisas mais simples então: Quero um carro utilitário que me transporte para o meu emprego, onde vou ganhar 1000 paus. Pretendo que seja fiável e que caiba no meu orçamento. É mais fácil encontrar um carro gama média que caiba nestas características elétrico ou ICE?
    Não faço ideia se um leaf me permite ir e vir Lisboa-Coimbra sem parar. Se não permite, como posso comparar com um ICE que me dá essa liberdade? Eu sei que estamos a comprar coisas diferentes, mas acho que deu para peceber a ideia com de gamas semelhantes.

    Agora relativamente a gamas altas, é capaz de ter razão. Não faço ideia se um Tesla é mais barato que um ICE de gama correspondente. Assim, como assim, um carro para mim não passa de um meio de locomoção, pelo que pagarei sempre o menos possível e não me refiro só ao valor de compra, mas ao valor dispendio no tempo de vida útil do carro. Por exemplo há 15 anos atrás dei 6.5k por um carro que anda até ao dia de hoje, e problemas que custassem mais de 500 euros de arranjo, lembro-me de um. De resto é por gasóleo, óleo e andar.
    É para este tipo de cliente que eu digo que não há oferta de VE. Houvesse incentivos que me permitisse comprar um VE até 10k, e eu estaria na fila já.



    Colocado por: Bruno.AlvesFui ao mobile.de e até 7500€ apenas existe um resultado, um Leaf de 2012. 4, 5, 6k, não encontrei nada.


    Lembro-me de ter lido algo há um ano ou dois, que com os apoios estaduais do governo alemão (Btw estão para acabar) era possível conseguir um VE quase de borla. Mas de facto não era um Leaf, era um Zoe.
    https://thedriven.io/2020/07/20/how-to-get-a-renault-zoe-electric-hatch-for-free/

    Por cá:
    https://www.dinheirovivo.pt/empresas/portugueses-sao-dos-que-pagam-mais-pelos-carros-eletricos-na-europa-12805378.html





    Colocado por: mafgoduem só pode dar 10k por um ICE (usado claro), sabe que mensalmente vai gastar em combustível.
    Se pedir um crédito da diferença para um VE
    Certo, pode-se tentar fazer essa gestão, e pode ser que compense. Mas o mais certo é que quando tivesse o carro pago, já tinha levado com o imposto galamba, o imposto x e o imposto Y porque entretanto a receita via ISP reduziu, e isso subverte essas contas. Os elétricos são uma poupança efectiva para quem tem liquidez para se "chegar à frente".
    De qualquer maneira, o que me prende a seguir o eu conselho é que por filosofia de vida, não faço créditos para bens de consumo.



    Colocado por: mafgodSobre o não puder carregar em casa quem não tem garagem... sim, poderá ser uma limitação para alguns mas, todos os que tem ICE não consegue carregar em casa (só com jerrycan :-) ) ou então r a um posto e pagar o que lhe impõe.
    Certo, mas entre ir pagar o que se impõe no ICE e no VE. Prefiro o ICE, é mais rápido e tenho mais autonomia. Era este o meu argumento. A grande vantagem do VE (sem olhar à questão ambiental para a qual toda a europa contribui com apenas 8%) é o preço de uso. Se retirar essa vantagem...

    O mesmo para a questão da garagem, então vou pagar um carro mais caro, e depois ainda tenho de dar 150 eur/mês para o por na garagem, lá se vai a poupança.

    Mas eu não sou contra os VE, aliás se pudesse tinha um. Quando saiu o Spring ou lá o que é aida andei considerei, mas depois vi que era um carro só a brincar e desisti da ideia (de qualquer forma aquilo começou a ser vendido a 17k e já vai nos 23k ou coisa que o valha).
    No fundo só acho que os VE são caros para o que oferecem. Quando se democratizarem, se não aparecer o combustivel sintético ou se o hidrogénio tardar em chegar-se à frente, pois bem, lá terei de comprar um. :)
  15.  # 16

    Colocado por: ARAS791. Carregar através destas tomadas (normais) é viável, em termos de segurança da rede electrica (aquecimento) e do tempo de carregamento?

    Perfeitamente. E essa Plexo é bem boa.

    Colocado por: ARAS792. Optar desde já pela compra de uma WALLBOX?

    De todo, não. Use a tomada normal com o EVSE que vem com o carro até perceber se é suficiente ou precisa de mais. Para o que descreve, até sobra muito :-)

    Colocado por: ARAS793. Optar pela compra de uma Tomada Green Up? Existe opção com e sem disjuntor incluído (com uma diferença de +-150€? Justifica-se?

    Não, isso é que não. A GreenUp é uma Plexo que custa muitas vezes mais. O diferencial já tem o da garagem, que cumpre perfeitamente.
    Concordam com este comentário: mafgod, argo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  16.  # 17

    Colocado por: HAL_9000Não faço ideia se um leaf me permite ir e vir Lisboa-Coimbra sem parar. Se não permite, como posso comparar com um ICE que me dá essa liberdade? Eu sei que estamos a comprar coisas diferentes, mas acho que deu para peceber a ideia com de gamas semelhantes.

    Não permite, de forma nenhuma. A ideia é obviamente sair de Lisboa carregado, carregar em Coimbra enquanto o carro está parado, e depois voltar a Lisboa.
    Mas obviamente que há limitações importantes a deslocações compridas, ninguém as nega. Mas se essas deslocações forem pontuais e QUERENDO, o incómodo dessa viagem pontual é largamente compensado pelo conforto e poupança do dia a dia.
    É como aquilo que se dizia em 2016 quando comprei o meu primeiro VE: "e se eu quiser ir a Faro tomar café e voltar? com o teu carro não posso ir". Respondo: "quantas vezes foste ao Algarve tomar café? Aliás, quantas vezes foste ao Porto (100km) tomar café?". Resposta: "Nunca".
    :-D

    Colocado por: HAL_9000Por exemplo há 15 anos atrás dei 6.5k por um carro que anda até ao dia de hoje, e problemas que custassem mais de 500 euros de arranjo, lembro-me de um. De resto é por gasóleo, óleo e andar.

    Como tudo, são sortes. Eu já disse mais que uma vez nestes tópicos que conheço pessoas a quem um VE assentava que nem uma luva (usam o carro para ir ao pão e pontualmente fazem 30km num dia, dificilmente mais, mas moram num quelho refundido onde é obrigatório andar de carro para todo o lado, mas dava perfeitamente possível para carregar um VE pequeno). Infelizmente são pessoas pobres e não conseguem dar mais de 2-3k€ por um carro (e mesmo assim andam a pagá-lo até ele "morrer" - quando não morre antes de ser totalmente pago).
    Estes carros velhos - lá está com 10-15-20 anos - duram-lhes 3 anos a correr bem (até terem de ser abatidos porque pufffff) e custam outro tanto em oficina até morrerem. Conheço estas pessoas há quase 20 anos e nunca vi outra realidade.
    Isto para dizer que comprar um carro barato e "é meter combustível e andar" é uma sorte. Outros não é exactamente assim :-(
  17.  # 18

    não há coisa mais fácil na indútria automóvel do que distribuir os pesos em cada eixo, seja AWD, RWD, FWD etc

    por algum motivo as performance e dinâmica são melhores em RWD quer seja motor frontal, central ou traseiro. logo o peso das baterias não é assunto em termos de segurança, veja-se os testes NCAP. é um não assunto.

    a minha opinião é isso mesmo:um processo mental que acomoda os pressupostos que valorizo e que resultam no veículo «óptimo». quem opina por modas woke também tem direito à opinião

    eu não comento opiniões dos outros e como disse não vim aqui para ser endoutrinado. quem não concorda pode sempre ignorar ou argumentar. o grande problema é que por norma ninguém argumenta com base nos pressupostos iniciais, antes preferem opiniar com base nos seus próprios pressupostos o que não funciona.

    o 1º critério obrigatório para comprar um carro é ter qualidade estética (os electricos não têm excepto o R5)
    o 2ª critério obrigatório é ter segurança (vou assumir que todos têm)
    o 3ª critério obrigatório é ser adequado à utilização (no caso do veículo principal da família 80% AE em longas distâncias)

    o resto é facultativo embora importante

    ainda não vi nenhum electrico que cumpra todos os critérios obrigatórios

    Nunca testei um electrico em daily driving porque ainda não estou comprador de nenhum. Talvez o R5 como segundo carro que faz 80% em cidade/nacional, menos de 50 km por dia. Aí poderá ser uma opção
  18.  # 19

    Colocado por: nunes paho 1º critério obrigatório para comprar um carro é ter qualidade estética (os electricos não têm excepto o R5)

    Falando em pressupostos próprios, o primeiro critério é falar de estética é altamente específico :-)

    Colocado por: nunes paho 3ª critério obrigatório é ser adequado à utilização (no caso do veículo principal da família 80% AE em longas distâncias)

    Mais uma vez, demasiado específico. A estatística mostra que a média diária na Europa é de 50km (18.000km/ano).

    Dito isto, também não o estou a tentar doutrinar nem nada que se pareça. Só estou a dizer que os seus requisitos são muito, muito válidos e merecem todo o respeito, mas são os seus. A média, mostram as estatísticas, é muito diferente ;-)
    Concordam com este comentário: eu, nunes pah
    • eu
    • 12 janeiro 2023

     # 20

    Colocado por: nunes pahainda não vi nenhum electrico que cumpra todos os critérios obrigatórios


    É óbvio que o carro elétrico ainda não é a melhor opção para toda a gente. Nem sei porque é que é preciso discutir isso.
    Concordam com este comentário: mafgod
 
0.1173 seg. NEW