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  1.  # 1

    Ok.... e ainda arranjo mais em conta :-)
  2.  # 2

    Colocado por: DomPenso que a ideia é não fazer disparar o quadro com o carro a carregar e o uso de energia na residência.


    Exacto.

    E do mesmo modo, caso a casa não esteja a utilizar energia (A) esta ser canalizada para o carregamento do VE, aproveitando a amperagem máxima desta (32A), sem disparar o quadro.
    Pelo que vi é tipo um diferencial com um outro aparelho que se liga à fase do disjuntor que alimenta o VE...
  3.  # 3

    Colocado por: pcspinheiroPara além disso anunciam autonomias que parecem muiiito optimistas. 420 Km WLTP com uma bateria de 60 kWh (acho que será a capacidade base para o Atto 3? Acho que até na China, com o ciclo de testes deles mais optimista anunciam 410 km NEDC, como pode ter 420 WLTP? Está a escapar-me algo?


    Offtopic: Interessante ver que a BYD e a Tesla parecem ser parceiros no que toca às baterias - Tesla Model Y com baterias da BYD saem a ganhar nos tempos de carregamento
  4.  # 4

    Colocado por: RCFe já vai em 1302 candidaturas... para 1300 apoios

    1788. De acordo com a descrição, se meus documentos estiverem corretos, eu me encontrarei em Lista de Espera.
    O que esperar pessoas que estão na lista de espera?
  5.  # 5

    esperar que fechem as candidaturas para verem quanto sobra das outras categorias q possa ser aplicado nos VE passageiros, que é a última a levar com os valores
    Concordam com este comentário: radensky
    • RCF
    • 26 maio 2023

     # 6

    Colocado por: radensky1788. De acordo com a descrição, se meus documentos estiverem corretos, eu me encontrarei em Lista de Espera.
    O que esperar pessoas que estão na lista de espera?

    esperar que hajam muitos pedidos rejeitados, para poderem entrar no lote dos 1300.
    Mas, sendo realista, não vejo grandes possibilidades de poder ser contemplado quem está em 1788... ainda assim, acho que fazem bem apresentar a candidatura...
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  6.  # 7

    Isto da mobilidade elétrica é impecável...

    Hoje cheguei ao trabalho e ainda tinha 35% de bateria (que dá perfeitamente para voltar para casa) mas começou a bater a ansiedade dos elétricos já que iria gastar cerca de 10% para voltar para casa, pois a minha bateria é pequena.

    Solução:

    Deixei a carregar num posto do LIDL que até possuem cabos AC e nem é preciso tirar os meus da mala.
    Enquanto fui lá dentro comprar umas coisas demorei cerca de 15 minutos e quando cheguei ao carro já tinha 55% de bateria e aquela ansiedade foi-se...

    E nem sequer estou a falar de carregamento CSS, foi carregamento AC que é mais lento.

    Com o meu carro antigo tinha demorado mais tempo porque precisava de ir à bomba de gasolina para depois ir às compras.


    Impecável!
  7.  # 8

    Colocado por: AiOGajoDeixei a carregar num posto do LIDL que até possuem cabos AC e nem é preciso tirar os meus da mala.
    Enquanto fui lá dentro comprar umas coisas demorei cerca de 15 minutos e quando cheguei ao carro já tinha 55% de bateria e aquela ansiedade foi-se...

    Com o meu carro antigo tinha demorado mais tempo porque precisava de ir à bomba de gasolina para depois ir às compras.

    Por outro lado, não sabendo quanto paga antes de pagar, acontece que isso até pode ficar bastante caro :-(
    Os PCR têm a ficha type2, mas nessa saem no máximo 43kW que esse carro felizmente aceita 22kW. Porque se fosse um Leaf só aceitava 6,6kW e o valor era muito mais desproporcional.
    15min de utilização do LIDL (e são os PCR mais baratos da rede pública) custam 0,08 * 15 * 1,23 = 1,5€. Em 15min entraram no máximo 5,5kWh pelo que só para o posto foram 27cts/kWh. Falta somar a energia.
    Não fica estupidamente caro porque esse carro carrega a 22kW. Mas as fichas type2 nos PCR são um perigo muito significativo para quem não souber ao que vai.
  8.  # 9

    E é isso Bruno, disseste tudo.

    Atenção ao carregar nos postos públicos e principalmente se não tivermos em atenção as limitações do nosso carro e o valor praticado pelo OPC/CEME!
    Chegando a casa nas lonas é preferível a nível económico, por a carregar em horário de cheio do que carregar num posto público pago (se fosse num posto da rede Continente ou semelhantes onde a carga pode ficar gratuita a conversa seria outra).

    Se a ideia é chegar a casa com alguma carga para alguma eventualidade/emergência, aí sim, é carregar o minimo nos postos públicos :-)
  9.  # 10

    Desculpe não estar no assunto, quero perguntar sobre estacionamento, vi informações que em Lisboa você pode usar estacionamento por 12 euros por ano. Existe a mesma possibilidade para os residentes do Porto?
  10.  # 11

    Colocado por: Bruno.Alves
    Por outro lado, não sabendo quanto paga antes de pagar, acontece que isso até pode ficar bastante caro :-(
    Os PCR têm a ficha type2, mas nessa saem no máximo 43kW que esse carro felizmente aceita 22kW. Porque se fosse um Leaf só aceitava 6,6kW e o valor era muito mais desproporcional.
    15min de utilização do LIDL (e são os PCR mais baratos da rede pública) custam 0,08 * 15 * 1,23 = 1,5€. Em 15min entraram no máximo 5,5kWh pelo que só para o posto foram 27cts/kWh. Falta somar a energia.
    Não fica estupidamente caro porque esse carro carrega a 22kW. Mas as fichas type2 nos PCR são um perigo muito significativo para quem não souber ao que vai.



    Se não estou em erro o Lidl não cobra taxas OPC já que essas estão incluídas no custo por minuto. Mas se for a olhar para os registo dos meus consumos noto que pelo menos 50% é só destas taxinhas de ativação. Felizmente para mim, o IVA dos carregamentos é dedutível o que me faz baixar o custo.

    Quanto a um LEAF podia sempre carregar em ChadeMo o que iria ser substancialmente mais rápido em vez de usar o Type 2, já que carregaria a 63kW (DC) em vez de 6.6kW do Type 2 (AC) já que normalmente nestes postos públicos possuem sempre esta tomada. Problemático são os PHEV que são lentos a carregar e não possuem outras alternativas e com isso está a ocupar fichas para quem realmente necessita delas e não possui outra alternativa para se deslocar.

    Mas uma verdade é que quem carrega na rua não está a olhar para o preço e eles valem-se disso, até porque é um pouco complicado para quem anda nisto à pouco tempo.
  11.  # 12

    Colocado por: radenskyDesculpe não estar no assunto, quero perguntar sobre estacionamento, vi informações que em Lisboa você pode usar estacionamento por 12 euros por ano. Existe a mesma possibilidade para os residentes do Porto?

    Não. Em Lisboa é a EMEL que disponibiliza esse selo adicional, que permite estacionar gratuitamente nos parques de superfície em sem cancela que eles gerem. No Porto não conheço nada do género.
  12.  # 13

    Em Lisboa, tendo um 100% elétrico, pagas 12€ à EMEL e tens um selo/dístico verde que colocas no vidro que te permite por um ano estacionar sem pagar em qualquer parque EMEL sem cancela.

    No Porto e segundo site da UVE:
    Porto
    Desconto de 15% para veículos elétricos nas avenças nos parques de estacionamento municipais de veículos ligeiros.
    O link indicado já não existe, portanto não sei até que ponto ainda prevalece, é questionar os gestores dos parques.
  13.  # 14

    Colocado por: AiOGajomas começou a bater a ansiedade dos elétricos


    Estive há pouco tempo no nordeste transmontado e revejo-me bem nessa ansiedade. Aquilo é que era um ver se te avias. Ansiedade no máximo!

    Com um PHEV isso nunca me aconteceu. Fiava-me sempre no depósito como fonte principal. Agora no VE evito ao máximo ter menos de 30/40%, até porque abaixo dos 20% já fico sem o sentry mode que não dispenso. E onde há pouca oferta, pode sempre sair-nos prémio €€€ na fatura.
  14.  # 15

    Os meus 35% são menos km que o teu Tesla porque tenho uma bateria pequena. Os meus 35% correspondem a +/- 73km...

    Mas eu ando sempre por cidade e como tal tenho uma boa rede de carregamentos em todo o lado e estão sempre a abrir novos e sei que caso seja necessário até consigo carregar na empresa... assim sei que para mim é um fator mesmo psicológico.

    Aliás hoje já cheguei à empresa com 39% mesmo para me forçar que consigo superar esta ansiedade lol hoje definitivamente só carrego o carro quando chegar a casa (e o carro aos 20% já acende a luz a avisar de bateria fraca).
  15.  # 16

    A ansiedade anda sempre lá e claro que é só psicológico (comigo também).

    Mas no fundo tenho sempre a extensão e qualquer tomada (mal ou bem) acaba por me safar. Pena é a rede de carregadores públicos ser fraca fora dos grandes centros urbanos e ainda haverem muitas falhas (rara a semana que não reporto um posto que está em baixo).
  16.  # 17

    Já mudaram para a tarifa indexada? eu ando a gastar 0.15€ para fazer 100km.
    Acho que gasto mais em pneus!
  17.  # 18

    Colocado por: ricardoantunesJá mudaram para a tarifa indexada? eu ando a gastar 0.15€ para fazer 100km.
    Acho que gasto mais em pneus!


    Página 10, post #194
  18.  # 19

    Colocado por: Zé Meirinho

    Página 10, post #194


    Eu já apanhei o kWh mais caro :(
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
  19.  # 20

    Colocado por: Zé MeirinhoA ansiedade anda sempre lá e claro que é só psicológico (comigo também).

    Mas no fundo tenho sempre a extensão e qualquer tomada (mal ou bem) acaba por me safar. Pena é a rede de carregadores públicos ser fraca fora dos grandes centros urbanos e ainda haverem muitas falhas (rara a semana que não reporto um posto que está em baixo).


    Chegou à hora de almoço e pensei cá para mim: "Bem vou carregar o carro"... LoL

    A minha "sorte" foi que parei num posto da EDP e o Type 2 estava desativado (embora tinha um livre 20 metros à frente) mas quando li:

    - Taxa de Ativação €0.20
    - Taxa de Serviço €0.086/min
    - Energia €0.1616/kW

    Acabei por não carregar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
 
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