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  1.  # 1

    • RUIOLI
    • 30 agosto 2023 editado

     # 2

    Colocado por: NTORIONEm termos aduaneiros é que não sei qual o valor só vendo.


    NTORION quando souber, agradeço a informação, os preços são tentadores, para equipar a garagem com o eletrodoméstico que me falta :)


    Colocado por: ematosSe for UE conheço uma empresa que trata de todas as burocracias por 650 euros, valor final.

    Preço bastante aceitável. E Noruega?
  2.  # 3

    Colocado por: ematosSe for UE conheço uma empresa que trata de todas as burocracias por 650 euros, valor final.

    Mais transporte?

    Colocado por: ematosMas só iria buscar de 2017/2018

    Quanto mais recente melhor, claro, mas neste modelo S, penso que os carregamentos gratuitos nos postos Tesla são apenas para os acarros adquiridos até 2016?
  3.  # 4

    Posso tentar saber, depois coloco aqui.
    Aconselho só mesmo a validar se preços do 75 por exemplo de 2017/2018 são assim tão diferentes, pois já é a versão seguinte, menos problemas segundo parece e garantia de motor e bateria é de 8 anos, alguns casos KM ilimitados. portanto ficaria com um carro com garantia desses componentes até 2025 ou 2026.
    Concordam com este comentário: NTORION
  4.  # 5

    Colocado por: NTORIONMais transporte?

    Certo. No caso era Espanha, pertinho iam lá buscar sem mais custos.



    Colocado por: NTORIONQuanto mais recente melhor, claro, mas neste modelo S, penso que os carregamentos gratuitos nos postos Tesla são apenas para os acarros adquiridos até 2016?

    Isto é preciso cuidado, porque se mudar a conta associada ao carro perde o acesso aos carregamentos gratuitos. A única forma é "herdar" a conta.
  5.  # 6

    Noruega é um no-no. Primeiro porque se paga IVA, depois porque muita neve e sal.

    De resto sim, importar muito. Poupar dinheiro, garantias europeias funcionam em qualquer país.

    Colocado por: ematosIsto é preciso cuidado, porque se mudar a conta associada ao carro perde o acesso aos carregamentos gratuitos. A única forma é "herdar" a conta

    E mesmo isso é preciso algum cuidado. Serve e funciona, até se mudar a morada de faturação, até se precisar de alguma coisa da oficina, ...
    Eles não são nabos. Eu ligo para lá e eles tratam-me pelo nome só pelo número de telemóvel. VIN, email, tudo está relacionado.
    Mas sim, há quem o faça
  6.  # 7

    Colocado por: Bruno.AlvesNoruega é um no-no. Primeiro porque se paga IVA, depois porque muita neve e sal.


    Vi lá carros com 50 ou 100 km de 2023 com valores bem interessantes (suspeito que tenham um esquema de incentivos), a neve e o sal não seriam um problemas.

    Já os impostos, era algo que gostava de esclarecer.
  7.  # 8

    Colocado por: RUIOLI

    Vi lá carros com 50 ou 100 km de 2023 com valores bem interessantes (suspeito que tenham um esquema de incentivos), a neve e o sal não seriam um problemas.

    Já os impostos, era algo que gostava de esclarecer.


    Noruega era o país com mais alta penetraçao de VE, devido a forte subsidiaçao do estado. O petróleo dá para muita coisa.
  8.  # 9

    Também tenho interesse neste assunto e discussão.
    Cá em PT por +-35.000€ arranjam-se Teslas Model 3 de 2019 com pouco menos de 100.000kms, ou Teslas Model S de 2014 com pouco mais de 100.000kms.
    Qual o modelo mais vantajoso e indicado e porquê?
    Obrigado.
  9.  # 10

    Colocado por: lmcaetTeslas Model 3 de 2019


    Pelo que li, vale a pena comprar a partir de 2021, pois já tem Bomba de Calor entre outras melhorias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  10.  # 11

    Colocado por: RUIOLIJá os impostos,

    O IVA n tem impacto, desde que lá compre a uma empresa e o IVA esteja discriminado, é uma exportação sem IVA. Cá liquida o IVA a 23%, enquanto pe na Alemanha paga-o lá a 19%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  11.  # 12

    Na minha opinião os Model 3 usados ainda não se ajustaram à baixa de preços.... Mas com alguma paciência chega-se a preços interessantes a carros de fim de 2021 ou 2022... Depois é regatear... porque 35K Model 3 de 2019, quando novo custa 40K ou até menos em inventário....
    Concordam com este comentário: NTORION, RUIOLI, Bruno.Alves, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  12.  # 13

    Colocado por: lmcaetQual o modelo mais vantajoso e indicado e porquê?

    São carros diferentes. O Model S é um bisonte de 2 toneladas e tal, um carro muito grande, espaçoso (os 5 lugares são reais, não são os 4 lugares e meio habituais). Os dessa idade já acusam muito a idade: tecnologia de bateria antiga (carregam MUITO mais devagar que os actuais), são mais propensos a avaria de bateria bem como o drivetrain, já estão fora da garantia, toda a tecnologia é mais antiga, enfim uma série de coisas.
    Tem Supercharger gratuito para a vida do carro e passa de proprietário (desde que não seja revendido pela Tesla), por outro lado consome bastante pelo que para carregar em casa é mais gastador.

    O Model 3 é mais compacto, mais recente, tem todas as niquices tecnológicas actuais, carrega que nem um animal enraivecido, consome bastante menos que o S (logo é mais poupado), ainda estará em garantia, etc etc.

    O que se costuma dizer é que, a menos que se precise do espaço do S, ou quê de todo se odeie o 3 - a minha mulher não suporta o interior minimalista - a escolha acertada é o 3.

    Dito isto, eu tenho um S70 de 2015 (mas já o tenho há 4 anos, hoje não o comprava, e não tive grandes problemas com ele, mas a escolha acertada é o 3)
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION, lmcaet, jorgemlflorencio
  13.  # 14

    Isso sim é 1 bom feedback, a questão do consumo é pertinente, mas a diferença é assim tanta?
    A minha preferência pelo S é mesmo pelo design, acho o mais bonito dos 4... O X é demasiado caro, o Y acho muito feio... o 3 n sendo o mais bonito secalhar é mesmo como refere, a escolha certa.
  14.  # 15

    Colocado por: NTORIONY acho muito feio




    Estava de férias e fui ver este ao vivo, achei lindo, nas restantes cores também não sou grande fã.

    Em relação ao model 3, vamos ver como sai a nova versão highland e os preços.
  15.  # 16

    Taxas aduaneiras

    É o caso, por exemplo, da Suíça e da Noruega. Estes países pagam 0% de taxa alfandegária se o automóvel eléctrico tiver sido fabricado nesse país ou num país da UE. Se o carro não tiver sido fabricado num país da UE, pagam 10% ou a taxa que o país de fabrico paga geralmente na UE.
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    De relembrar que muitos Teslas são/ foram feitos na Alemanha :)

    IVA
    Sempre que um determinado bem entra na UE vindo de um país externo, terá que pagar IVA no país de destino.
    No caso de Portugal, a taxa de IVA é de 23%, que deverá ser calculada sobre a soma do valor do veículo, do valor de quaisquer despesas associadas (transporte, seguros, embalagem, etc.) e do valor das taxas aduaneiras.

    Em alguns casos, pode existir uma possibilidade de diminuir o valor a pagar.
    Se houver IVA a deduzir no país de origem, ou seja, se for possível descontar algum do IVA, sendo um veículo para exportação, poderá indicar isso mesmo ao comerciante e este pode descontar o valor do IVA.
    Ou seja, não pagará IVA na origem mas, continuará a pagar o IVA em Portugal, não haverá é dupla tributação de IVA.

    Não é o caso da Noruega, porque tem uma isenção de IVA nos veículos eléctricos - por isso é o líder mundial de venda de veículos eléctricos - no entanto, é o caso da Suíça, apesar do IVA suíço ser apenas 7,7%.
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    Exemplo de cálculo de impostos sobre um eléctrico
    Assim, imaginando mais uma vez que comprou um Tesla S por 40.000€ na Noruega (fora UE), novo ou usado é indiferente, pagará:

    custo do carro = 40.000€
    transporte = 1.500€
    ISV = 0€
    taxas alfandegárias 10% = (40.000€ do carro + 1.500€ transporte) * 0,1 taxa alfandegária = 4.150€
    IVA 23% = (40.000€ do carro + 1.500€ transporte + 4.150€ taxas alfandegárias) * 0,23 taxa IVA = 10.499€
    despesas legalização em Portugal = 200€
    custo total despesas = 16.349€
    custo total = 40.000€ do carro + 1.500€ transporte + 4.100€ taxas alfandegárias + 10.499€ IVA + 200€ despesas legalização = 56.349€
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    Pelo que me parece, sendo da Noruega não desconta IVA por não existir, logo paga em PT.
    Concordam com este comentário: NTORION
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  16.  # 17

    Colocado por: Bruno.Alvesjá estão fora da garantia

    Só um aparte , conforme disse se for um S de 2017/2018 ainda tem garantia bateria e motores até 2025/2026. Alguns com km ilimitados
  17.  # 18

    Colocado por: RUIOLITaxas aduaneiras

    É o caso, por exemplo, da Suíça e daNoruega. Estes países pagam 0% de taxa alfandegária se o automóvel eléctricotiver sido fabricado nesse país ou num país da UE. Se o carro não tiver sido fabricado num país da UE, pagam 10% ou a taxa que o país de fabrico paga geralmente na UE.
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    De relembrar que muitos Teslas são/ foram feitos na Alemanha :)

    IVA
    Sempre que um determinado bem entra na UE vindo de um país externo, terá que pagar IVA no país de destino.
    No caso de Portugal, a taxa de IVA é de 23%, que deverá ser calculada sobre a soma do valor do veículo, do valor de quaisquer despesas associadas (transporte, seguros, embalagem, etc.) e do valor das taxas aduaneiras.

    Em alguns casos, pode existir uma possibilidade de diminuir o valor a pagar.
    Se houver IVA a deduzir no país de origem, ou seja, se for possível descontar algum do IVA, sendo um veículo para exportação, poderá indicar isso mesmo ao comerciante e este pode descontar o valor do IVA.
    Ou seja, não pagará IVA na origem mas, continuará a pagar o IVA em Portugal, não haverá é dupla tributação de IVA.

    Não é o caso da Noruega, porque tem uma isenção de IVA nos veículos eléctricos - por isso é o líder mundial de venda de veículos eléctricos - no entanto, é o caso da Suíça, apesar do IVA suíço ser apenas 7,7%.
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    Exemplo de cálculo de impostos sobre um eléctrico
    Assim, imaginando mais uma vez que comprou um Tesla S por 40.000€ na Noruega (fora UE), novo ou usado é indiferente, pagará:

    custo do carro = 40.000€
    transporte = 1.500€
    ISV = 0€
    taxas alfandegárias 10% = (40.000€ do carro + 1.500€ transporte) * 0,1 taxa alfandegária = 4.150€
    IVA 23% = (40.000€ do carro + 1.500€ transporte + 4.150€ taxas alfandegárias) * 0,23 taxa IVA = 10.499€
    despesas legalização em Portugal = 200€
    custo total despesas = 16.349€
    custo total = 40.000€ do carro + 1.500€ transporte + 4.100€ taxas alfandegárias + 10.499€ IVA + 200€ despesas legalização = 56.349€
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    Pelo que me parece, sendo da Noruega não desconta IVA por não existir, logo paga em PT.
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    se for como na Suíça, compensa é comprar carros com “motor partido” por exemplo, ja que se compra bem mais barato pelo menos na fatura…
  18.  # 19

    Colocado por: RUIOLITaxas aduaneiras

    É o caso, por exemplo, da Suíça e daNoruega. Estes países pagam 0% de taxa alfandegária se o automóvel eléctricotiver sido fabricado nesse país ou num país da UE. Se o carro não tiver sido fabricado num país da UE, pagam 10% ou a taxa que o país de fabrico paga geralmente na UE.
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    De relembrar que muitos Teslas são/ foram feitos na Alemanha :)

    IVA
    Sempre que um determinado bem entra na UE vindo de um país externo, terá que pagar IVA no país de destino.
    No caso de Portugal, a taxa de IVA é de 23%, que deverá ser calculada sobre a soma do valor do veículo, do valor de quaisquer despesas associadas (transporte, seguros, embalagem, etc.) e do valor das taxas aduaneiras.

    Em alguns casos, pode existir uma possibilidade de diminuir o valor a pagar.
    Se houver IVA a deduzir no país de origem, ou seja, se for possível descontar algum do IVA, sendo um veículo para exportação, poderá indicar isso mesmo ao comerciante e este pode descontar o valor do IVA.
    Ou seja, não pagará IVA na origem mas, continuará a pagar o IVA em Portugal, não haverá é dupla tributação de IVA.

    Não é o caso da Noruega, porque tem uma isenção de IVA nos veículos eléctricos - por isso é o líder mundial de venda de veículos eléctricos - no entanto, é o caso da Suíça, apesar do IVA suíço ser apenas 7,7%.
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    Exemplo de cálculo de impostos sobre um eléctrico
    Assim, imaginando mais uma vez que comprou um Tesla S por 40.000€ na Noruega (fora UE), novo ou usado é indiferente, pagará:

    custo do carro = 40.000€
    transporte = 1.500€
    ISV = 0€
    taxas alfandegárias 10% = (40.000€ do carro + 1.500€ transporte) * 0,1 taxa alfandegária = 4.150€
    IVA 23% = (40.000€ do carro + 1.500€ transporte + 4.150€ taxas alfandegárias) * 0,23 taxa IVA = 10.499€
    despesas legalização em Portugal = 200€
    custo total despesas = 16.349€
    custo total = 40.000€ do carro + 1.500€ transporte + 4.100€ taxas alfandegárias + 10.499€ IVA + 200€ despesas legalização = 56.349€
    https://impostosobreveiculos.info/importacao/importar-um-automovel-electrico-para-portugal/

    Pelo que me parece, sendo da Noruega não desconta IVA por não existir, logo paga em PT.
    Concordam com este comentário:NTORION
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    Já tinha lido esse artigo, não tenho a certeza de estar completamente certo, principalmente na taxa de 10% e por isso não o coloquei.

    Já quanto a não terem IVA na Noruega não fazia ideia e pode justificar o preço lá praticado (pensei q fosse de devido ao grande número de Teslas por lá). Pelo que se assim é mata desde logo a vantagem do preço.

    Já por cá não vejo PQ as empresas podem deduzir o IVA,o gasto em IRC e não ter QQ tributação autónoma e o cidadão comum não tem QQ benefício... É mais uma pérola daquelas.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  19.  # 20

    Colocado por: NTORIONa questão do consumo é pertinente, mas a diferença é assim tanta?

    É. o 3 não é só mais pequeno, aerodinâmico e leve, o drivetrain é todo mais eficiente. Mesmo os S mais recentes consomem bastante menos que o meu, mais eficientes.
    Nos 120kkm que fizemos (o carro tem agora 240kkm), a média total anda pelos 190Wh/km (ou 19kWh/100km). Nas mesmas condições um Model 3 faria 130-150Wh/km.
    Edit: e nós andamos normalmente a cumprir, já andávamos a combustão. Não é (nada!) difícil ter consumos de 250Wh/km ou mais no meu carro.
    Um 3 consegue consumos ao nível de um ioniq, e isso é impressionante.

    Colocado por: NTORIONA minha preferência pelo S é mesmo pelo design, acho o mais bonito dos 4

    Eu é o X. Enche-me totalmente as medidas, m€nos a mais important€ :-D Mas à parte do X, o S é sem dúvida o mais bonito. O design tem 10 anos e continua actual.

    Colocado por: RUIOLIEstava de férias e fui ver este ao vivo, achei lindo, nas restantes cores também não sou grande fã.

    Nas férias encontrei um Y Midnight Cherry. Mesmo mesmo bonito. Acho que aquele até fazia a mulher esquecer o interior minimalista :-D

    Colocado por: ematosSó um aparte , conforme disse se for um S de 2017/2018 ainda tem garantia bateria e motores até 2025/2026. Alguns com km ilimitados

    Sim, os S e X têm todos kms ilimitados. Mas o lmcaet tinha falado em S de 2014
    Edit2: os dessa idade (> Abril 2017) só têm Free SuC no primeiro proprietário, quando se muda de titular perde essa regalia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
 
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