Iniciar sessão ou registar-se
    • dom123
    • 13 dezembro 2023 editado

     # 1

    Colocado por: Bruno.AlvesNão sei se há registos de utilizadores para esses carros. Numa pesquisa rápida não encontrei nada.
    De qualquer forma acho que o razoável seria entre 0 (percepção - não será real) e 10% (máximo dos máximos) porque a maior parte da degradação é suposto acontecer nos primeiros anos e depois abrandar muito.
    Mas isto depende se o carro tem ou não top buffer e de uma série de outros fatores. Os coreanos continuam a mostrar 0 capacidade após centenas de milhar de km, o que é obviamente impossível: têm uma reserva superior interessante

    Não sei se o ABRP mostra a percentagem correcta mas o meu está com 9.6% de degradação em 2 anos e 4 meses, com 51000km.

  1.  # 2

    Eu não sofria com isso. Esses dados são estimados em função de parâmetros que vão sendo lidos ou registados e não passam disso, estimativas.
    Para a Tesla há uma app Tessie que entre muitas outras coisas também estima degradação. Pessoal que não sente qualquer diferença na autonomia mas vê uma % elevada na app e começa logo a sofrer. Não façam isso.

    No tempo dos Leaf a melhor forma de aferir degradação era com o “teste da tomada”: descarregar o carro até se desligar (normalmente já com o AC a gastar dentro da garagem), carregar a 100% com uma corrente definida e depois comparar o consumo da tomada com um valor de referência em novo.
    Actualmente é mais difícil fazer isso de forma fidedigna: há uma série de coisas nos VE mais recentes que consomem energia durante o carregamento (condicionamento da temperatura por exemplo) que não são sempre iguais e por isso distorcem o resultado da tomada.

    Sente 10% de redução de autonomia agora em relação a novo? (Provavelmente sente porque é inverno :-))
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
  2.  # 3

    Colocado por: Bruno.AlvesSente 10% de redução de autonomia agora em relação a novo? (Provavelmente sente porque é inverno :-))

    Tenho o carro à cerca de 2 meses e meio, por isso não sei a autonomia de novo, mas o máximo que fiz foram 300km, dos 100% aos 12%.
    Neste momento faço em média 250km em modo WLTP
  3.  # 4

    Tenho um Tesla modelo 3 LR de 8/2020 já tem 130000 e não noto diferença nenhuma.
  4.  # 5

    Davam 20k por um mazda mx-30 de 2020 com 50.000kms para segundo carro?
    Com garantia ate 2025 e baterias ate 2028 ou 160.000kms.
    Cá em casa a esposa faz 25000kms/ano em viagens diarias que nao costumam passar no maximo dos 50 a 100kms diarios. Mas no final do ano é uma despesa em combustivel e manutencoes de um diesel.
    Aquilo faz apenas 200kms, mas tem muita qualidade como carro.
    Alguém tem ou conhece quem tenha?
  5.  # 6

    Colocado por: SirruperDavam 20k por um mazda mx-30 de 2020 com 50.000kms para segundo carro?

    Pessoalmente não dava. Carro de 3 portas, com bateria de 32kWh.
    Como alternativa para o mesmo preço importava um ID.3
  6.  # 7

    Pelo mesmo preço tem Niro 64 oi kauai 64.
  7.  # 8

    Colocado por: mafgodPelo mesmo preço tem Niro 64 oi kauai 64.

    Por 20k€? Não tem nada...

    Para essa rotina diária qualquer VE dá, não há dúvidas. Eu fiz mais km que isso num ano com um Leaf de 24kWh que fazia pouco mais de 100km e desde que não meta auto-estrada.

    Eu, honestamente, não comprava esse carro. Para essa rotina um Leaf antigo (mesmo já fora de garantia) ou um ForFour que é muito prático para a cidade, por pouco mais de metade do preço. Não fazem 200km mas também não precisa.

    Mas é como tudo, se a esposa gosta do carro isto é uma discussão que não interessa para nada 😅
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  8.  # 9

    Colocado por: Bruno.AlvesPor 20k€? Não tem nada...
    Sim, é difícil encontrar.... Aqui um.
    • ematos
    • 17 dezembro 2023 editado

     # 10

    Tenho um e-golf de 2019 e só posso dizer maravilhas!
    Por dentro e por fora é um golf normal . Da para 200km. Consegue se bons consumos
    • argo
    • 17 dezembro 2023

     # 11

    Li que o preços dos EV's usados está a deflacionar bastante com a expectativa que os novos modelos em 2024 vão ser mais baratos.

    O próprio mx-30 sofreu um belo desconto em novo:
    https://www.turbo.pt/mazda-mx-30-preco/
  9.  # 12

    Colocado por: argoLi que o preços dos EV's usados está a deflacionar bastante com a expectativa que os novos modelos em 2024 vão ser mais baratos.

    O próprio mx-30 sofreu um belo desconto em novo:
    https://www.turbo.pt/mazda-mx-30-preco/

    Isto traz muita incerteza, de facto.
  10.  # 13

    Colocado por: pguilherme
    Isto traz muita incerteza, de facto.


    Os que já desceram bastante, como estes e os Tesla, já tem menos margem para baixar de preço significativamente, os restantes vão ter de alinhar o preço com a "nova" concorrência.
  11.  # 14

    "A terminar, recordar que o Mazda MX-30 combina um motor elétrico a debitar 145 cv com uma bateria de iões de lítio de 35,5 kWh, com a qual consegue fazer cerca de 200 quilómetros com uma só carga. Graças, também, a um consumo oficial de energia que o fabricante fixa em apenas 17,9 kWh/100 km."

    35,5 x 0,8 / 17,9 x 100 = 158 Km
  12.  # 15

    Colocado por: mafgodSim, é difícil encontrar....Aquium.

    Mesmo muito barato... Nem nos leboncoin e mobile.de os costumo ver tão baratos.

    Colocado por: RUIOLIos restantes vão ter de alinhar o preço com a "nova" concorrência

    E bem. Finalmente a oferta é tal que os preços começam a alinhar por baixo. Em Portugal há muitos carros inflacionados por importadores gulosos, há que puxar a coisa para o sítio.

    Dificilmente teremos VE novos a 15k€. Mas começa a vir por aí abaixo 💪
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  13.  # 16

    Colocado por: mafgodSim, é difícil encontrar....Aquium.

    Com 160.000kms?
    Para mim comprar um VE usado, tem de ter menos de 50000kms e menos 3 anos.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  14.  # 17

    Colocado por: coelhinho78"A terminar, recordar que o Mazda MX-30 combina um motor elétrico a debitar 145 cv com uma bateria de iões de lítio de 35,5 kWh, com a qual consegue fazer cerca de 200 quilómetros com uma só carga. Graças, também, a um consumo oficial de energia que o fabricante fixa em apenas 17,9 kWh/100 km."

    35,5 x 0,8 / 17,9 x 100 = 158 Km

    Ha quem faça 15.
  15.  # 18

    Colocado por: Sirruper17,9


    Usei os dados que a reportagem da como sendo do fabricante.

    No meu Leaf já fiz medias de 10 e 11 (idas e voltas)
  16.  # 19

    Colocado por: coelhinho78

    Usei os dados que a reportagem da como sendo do fabricante.

    No meu Leaf já fiz medias de 10 e 11 (idas e voltas)

    Eu no meu Peugeot e-2008 faço médias de 13kwh/100 por aqui às voltinhas, se for para uma viagem tipo Ovar-Porto-Ovar, faço média de 17kwh/100, respeitando a velocidade da via.
  17.  # 20

    Colocado por: SirruperDavam 20k por um mazda mx-30 de 2020 com 50.000kms para segundo carro?
    Alguém tem ou conhece quem tenha?


    Tenho alguém na família com um, e ando muitas vezes com ele ao longo do ano.

    Cheguei a fazer uns 150Km num dia com ele, e no final do dia ainda tinha uns 15 ou 20 Km de autonomia (e não arranquei a 100% de bat). Não sei a certo o consumo mas anda em torno dos 15 kW/h (?).
    Honestamente, quem anda "pouco" por dia, e/ou pode carregar todos os dias em casa, é daquelas coisas que ao fim de meia dúzia de dias, estamos a borrifar se consome +1kW/h ou -1kW/h que a concorrência.

    O carro cumpre bem. Tem um châssis bem firme e a condução é agradável. Um inconveniente horrível de ter de abrir as portas da frente, para poder abrir as portas atrás. Ou seja, quem tenha filhos com idade de usar cadeira, é um bocado chato. Para mim é o maior defeito, e não tanto a autonomia/consumo.
    Também é um bocado claustrofóbico atrás, devido a ter um óculo fixo em vez de uma janela verdadeira (contenção de custos).

    Por esses 20 mil €, o mesmo preço que um Dacia Spring novo, o MX-30 vale bem e muito bem, o preço. Podemos dizer que é um Carro.

    Curiosidade, um dia fui visitar (com o Mx-30) um amigo meu que tem um Tesla 3, e tive a oportunidade de experimentar durante uma boa hora o carro, e aquilo que lhe disse no final foi: "O Tesla pode custar 2x mais que o MX-30, mas não é 2x mais carro".

    Ou seja, estamos actualmente num ponto que andamos a comprar carros EV e a pagar por KM extra de autonomia e por gadgets e apetrechos que ao final do dia pouco importam num carro, principalmente para quem só quer ir do ponto A ao ponto B de forma eficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sirruper
 
0.5884 seg. NEW