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  1.  # 1

    Colocado por: AiOGajosó fico com a pergunta porque é que não mudei mais cedo.

    Que é normalmente a conclusão a que a larga maioria chega :-)

    Colocado por: pcspinheiroNo leaf da esposa aos 3 anos queriam mudar fluido dos travões, de arrefecimento de não sei o quê

    É uma treta. A troca do fluido dos travões a cada 2 anos é um desperdício. O meu Megane esteve 13 anos na minha mão a fazer 30.000km/ano em média e nunca trocou esse fluido. Trocou muito óleo, trocou o lubrificante da caixa, etc.
    Essas substituições são só a forma que as oficinas arranjaram para sacar dinheiro nas revisões porque sabem bem que os carros não vão lá fazer nada. E pior, trocam filtros de habitáculo e fluido de travões a cobrar mão de obra especializada de veículos elétricos...
    Na Tesla não há revisões obrigatórias e há vídeos DIY da marca para as trocas de consumíveis "fáceis" como os filtros.
    É degradante :-(
    Concordam com este comentário: eu
    • hangas
    • 16 janeiro 2024 editado

     # 2

    Colocado por: Bruno.AlvesÉ uma treta. A troca do fluido dos travões a cada 2 anos é um desperdício.


    Tem a sua razão de ser. O oleo DOT é altamente hidrofilo (absorve humidade, o que muda o seu ponto de ebulição). Por fechado que seja o sistema, a sempre alguma permeabilidade nos vedantes, tubos, etc. Há também o risco dessa humidade corroer os componentes de travagem por dentro.

    Se trocar ao fim de 4 há problema. Na maior parte dos casos não..depende muito das condições. Mas os prazos têm a sua razão de ser.
    Também num carro a gasolina também provavelmente não acontecerá se só trocar o oleo do motor ao fim de 50.000 ou 100.000km, deste que esteja no nivel certo. Mas lá depende muito das condições de operação.

    Mas há aproveitamento das oficinias no pós venda, em especial nos EVs? claro!

    De repente passaram de um cenario onde tinham um motor mecanico com centenas de peças directa e indiretamente ligadas, para um outro mais simples, onde só têm um motor electrico e um pack de baterias, que nem sequer têm know-how para reparar on-site. Têm que ajustar os rendimentos em concordancia. Para isso justificam-se com mão de obra mais especializada e cara (até certo ponto é verdade) e o mark-up nas margens nas peças e operações relativamente simples.
    • smart
    • 16 janeiro 2024 editado

     # 3

    Hum
    A proxima a rebentar...
    Agora compreendo a democratização dos tvde.
    No futuro, poucos terao carro, ckaro, no reino tuga...na norte da Europa é outra loiça..
    Parecem medidas à...medida
    Tipo guiao
    https://executivedigest.sapo.pt/noticias/ue-pretende-proibir-reparacao-dos-carros-mais-antigos-novo-regulamento-europeu-provoca-polemica-saiba-o-que-esta-em-causa/
    • smart
    • 16 janeiro 2024 editado

     # 4

    Hum..
    Serao estes 15% que irao salvar o planeta, ou deveriamos olhar para a pegada da industria, aviacao e petroleiros..
    So fundamentalismo ...
    Aviacao so deveria ser admissível com combustivel sintetico
    Embarcações de grande porte, so com recurso a hidrogenio ou nuclear.
    Mas abre se um novo mercado para fazer a economia mexer.
    Aqui nem escondem.
    Ao longk da história inventam sempre uma mxxpara se gastar o dinheiro.
    Carros, computador, net, pc, telemóveis, smartphones ...
      Screenshot_20240116-194047_Chrome~2.jpg
  2.  # 5

    Colocado por: smartHum..
    Serao estes 15% que irao salvar o planeta, ou deveriamos olhar para a pegada da industria, aviacao e petroleiros..
    So fundamentalismo ...
      Screenshot_20240116-194047_Chrome~2.jpg


    Sendo que a Europa é a única empenhada nisto, talvez nem 5% das emissões a nível global estejam em causa.
    Concordam com este comentário: smart
  3.  # 6

    Hum
    Podem sempre deslocar as produções nocivas para a asia, assim ja somos amigos do ambiente e depois importamos esses produtos.., que nao sao penalizados pelos factores de produção nocivos, mas exigimos tal a industria europeia sem a subsidiar adequadamente para a transicao..
    Enfim..
    Se calhar vao implementar compartimentos estanques nos diversos continentes...
  4.  # 7

    Viram a notícia agora na TVI? Bruxelas quer votar o fim de vida dos ICE de mais de 15 anos quando precisarem de reparações tipo motor, caixa, chassis, carroçaria ou direção... Ficam condenados à sucata! Imagino que só se for reparação identificada em IPO.
  5.  # 8

    Uma parvoíce... e a malta que não tem dinheiro p comprar outro? Fica apeada?
  6.  # 9

    É isso, uma palermice. Obsolência forçada. E lá se vai muito negócio das sucatas.
  7.  # 10

    O valor comercial de qualquer carro com mais de 12 anos passou a 0.
  8.  # 11

    Colocado por: pcspinheiroÉ isso, uma palermice. Obsolência forçada. E lá se vai muito negócio das sucatas.


    E o negócio dos mecânicos tb. Não acredito que esta palermice passe. E se for um clássico ou carro de estima, mesmo que não tenha valor de clássico?
  9.  # 12

    Colocado por: pcspinheiro

    E o negócio dos mecânicos tb. Não acredito que esta palermice passe. E se for um clássico ou carro de estima, mesmo que não tenha valor de clássico?


    https://www.razaoautomovel.com/noticias/rumores-falsos-uniao-europeia-reparacao-carros-antigos/

    Tanto não vai para a frente como isso não é verdade. A UE pretende sim, combater aquelas carcaças que saem fora do sistema e não são recicladas/aproveitadas quando chegam ao fim de vida - ficam por aí num terreno qualquer a apodrecer. Nada diz de não poder reparar o veículo.
    Esta diretiva também pretende parar com a exportação de carros que mais não são conjuntos de peças para paises de 3o mundo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: techniclmind
  10.  # 13

    Ok isto faz mais sentido. Quando a notícia passa na TVI pensa-se que tem alguma credibilidade. Mas infelizmente a credibilidade dos nossos jornais já era. É quase como clickbait para os olhos...
    • eu
    • 17 janeiro 2024

     # 14

    Colocado por: hangasTem a sua razão de ser. O oleo DOT é altamente hidrofilo (absorve humidade, o que muda o seu ponto de ebulição). Por fechado que seja o sistema, a sempre alguma permeabilidade nos vedantes, tubos, etc. Há também o risco dessa humidade corroer os componentes de travagem por dentro.


    Isso é a teoria.

    Na prática, o risco de isso acontecer é quase zero.
    • smart
    • 17 janeiro 2024 editado

     # 15

    Colocado por: Dias12

    https://www.razaoautomovel.com/noticias/rumores-falsos-uniao-europeia-reparacao-carros-antigos/

    Tanto não vai para a frente como isso não é verdade. A UE pretende sim, combater aquelas carcaças que saem fora do sistema e não são recicladas/aproveitadas quando chegam ao fim de vida - ficam por aí num terreno qualquer a apodrecer. Nada diz de não poder reparar o veículo.
    Esta diretiva também pretende parar com a exportação de carros que mais não são conjuntos de peças para paises de 3o mundo.

    Hum
    Se fosse essa a finalidade da medida (apenas para as carcaças abandonadas) nao havia polemica, nem se relacionava o propósito que é vender mais carros eléctricos.
    O anuncio é muito claro, proibição de reparacao de motor/sistema travagem, entre outros, em veiculos com mais de 15 anos.
    Em boa verdade, face à inflacao um ve por 25 mil novo, é barato, para os bolsos da maioria da UE, que ganham em media 2500 euros mes nesses paises.
    Os portugais, sao pouca gente, com pouco peso, que os comprem usados ao norte da europa.
    Quem nao quiser que va de uber
    Nao sera assim que pensam?
    Primeiro estranha se
    Depois entranhasse
    Depois assim tem de ser..
    O povo espera muito de quem nos governa..
    Agora comparem com o fascismo, qd nao se podia ter isqueiro sem licença, co. Alegada finalidade de protecção da industria fosforeira portuguesa, em confronto com os entao produtores de isqueiro estrangeiros..
    So para reflectir o alcance da liberdade que se apresenta...
      Screenshot_20240117-165812_Chrome~2.jpg
  11.  # 16

    Colocado por: smartEm boa verdade, face à inflacao um ve por 25 mil novo, é barato, para os bolsos da maioria da UE, que ganham em media 2500 euros mes nesses paises.
    E por falar em VEs baratos (como se os ICEs fossem baratos)...
    À atenção da concorrência. Tesla volta a descer preço do Model Y em Portugal
    Assim e com o propósito declarado de tornar os seus carros “mais acessíveis a mais pessoas”, a Tesla decidiu baixar o preço de acesso ao Model Y e fixá-lo agora nos 42.990€.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
  12.  # 17

    Hum
    Sera para escoar e apresentar o model Y my 2024 ...
    Boa proposta face a concorrência, com boa imagem e bom valor de retoma com 4 ou 5 anos usado.
    Vai de encontro ao que penso...
    Nao interessa qt custa, mas sim qt perco nele com a operacao e posteror retoma em confronto com os poluentes..
    Concordam com este comentário: argo
    • lmcaet
    • 17 janeiro 2024 editado

     # 18

  13.  # 19

    Agora imaginem o que era a Reuters fazer uma reportagem especial sobre esse tema. Nos states, onde os limões custam fortunas aos fabricantes, já andam a comprar os carros aos proprietários afectados por não haver solução. Cá já se começa a falar nisso também.

    Mas Nissan não vende cliques...
  14.  # 20

    Colocado por: lmcaet19.000€ para substituir a bateria de um Leaf.
    Orçamento de janeiro de 2024.
    https://sicnoticias.pt/programas/poligrafo/2024-01-15-Substituir-a-bateria-de-um-Nissan-Leaf-pode-custar-19-mil-euros--85cb80c4

    É bem feito. Quem é que mandou comprar um Leaf??!

    Fora de brincadeiras, está a tardar a generalização dos operadores de manutenção de baterias, para não deixar o pessoal nas mãos das marcas.
    Mas isto também só atesta que as baterias (e os carros em si) não têm uma vida tão curta como diziam as "más linguas". Se fossem "descartáveis" como se temia, já teríamos mais players no mercado.

    Boa sorte para o pessoal que tem os Leaf
 
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