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  1.  # 1

    Colocado por: Bruno.AlvesAgora imaginem o que era a Reuters fazer uma reportagem especial sobre esse tema. Nos states, onde os limões custam fortunas aos fabricantes, já andam a comprar os carros aos proprietários afectados por não haver solução. Cá já se começa a falar nisso também.

    Mas Nissan não vende cliques...


    Aqui também já há situações de recompras , sei de casos que tinham os carros parados á mais de 1 ano e que finalmente a solução foi a sua recompra , e pelos vistos por preços simpáticos .
    No entanto e como estamos no mercado europeu não teremos nem 10% dos direitos que o mercado norte americano tem .
    é triste .
  2.  # 2

    Colocado por: jorgemlflorencioFora de brincadeiras, está a tardar a generalização dos operadores de manutenção de baterias, para não deixar o pessoal nas mãos das marcas.


    Já há algumas coisas por cá. Algumas até ja operavam no mercado de conversão de EVs e têm certamente bastante know-how.

    Mas também acho que é algo que à medida que houver mais EVs fora das garantias, e mais usados para venda, esse mercado fica maior e mais players irão aparecer.

    https://evolutionsbc.pt/
    https://hybridcarcenter.pt/oficina-carros-eletricos/
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  3.  # 3

    Colocado por: crisssxAqui também já há situações de recompras

    Boa! Conheço (dos fóruns) um caso em que é uma solução apontada e já "acordada" para um carro encostado há vários meses, mas não sabia que já haviam casos efetivos.

    Do que tenho acompanhado há 2 problemas graves com as baterias dos Leaf, aparentemente dissociados:
    - Leaf 30, degradação brutalmente acelerada e com células objectivamente fracas em relação à restantes, que descarregam mais rapidamente e por isso reduzem grandemente a autonomia. Chegam a desligar o carro com débito de potência superior (por "afundarem" quando se puxa por elas). Nestes casos não há grande reparação que se possa fazer. Podem substituir-se essas células sim, mas se não se colocarem células mais ou menos no mesmo estado a bateria vai sempre ficar desequilibrada.
    - Leaf 40, células "inchadas" e que acabam por criar um defeito de isolamento. Neste caso há várias empresas a fazer a reparação (implica abrir a bateria, encontrar a célula afetada e isolá-la), conheço quem o tenha feito em casa e vi ontem mesmo um orçamento da Nissan para esta reparação (muito importante, a um valor muito mais simpático que conhecia de empresas externas).
  4.  # 4

    É impressão minha ou finalmente o mercado de segunda mão está a “normalizar”? Ando a planear comprar um EV nos próximos 2 anos, e volta e meia olho para o Standvirtual, já se conseguem Niro/Kauai com baterias de 64kw por menos de 30k, alguns até estão nos 25k sem muitos kms, se nem me recordo no ano passado estavam nos 32/35K.

    Por exemplo este https://www.standvirtual.com/carros/anuncio/hyundai-kauai-ev-64kwh-premium-led-ID8PsppJ.html

    Isto é mesmo o valor que tem estado a descer ou está-me a falhar alguma coisa destes modelos de 2019/2020 que possam ter algum problema?
  5.  # 5

    Colocado por: Bruno.Alvesmuito importante, a um valor muito mais simpático que conhecia de empresas externas
    Mais pormenores :-) ?

    Colocado por: lpetingae volta e meia olho para o Standvirtual, já se conseguem Niro/Kauai com baterias de 64kw por menos de 30k, alguns até estão nos 25k sem muitos kms, se nem me recordo no ano passado estavam nos 32/35K.
    Ainda em outubro ultimo vi um de 2021 por 25.900k. E vários abaixo de 30k de 2021. Niro64 para mim só a partir de 2021, ou seja o modelo intoduzido nessa altura.

    Antes de 2021, para mim, teriam de custar bem menos de 26k.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
  6.  # 6

    Colocado por: mafgodMais pormenores :-) ?

    Ainda em outubro ultimo vi um de 2021 por 25.900k. E vários abaixo de 30k de 2021. Niro64 para mim só a partir de 2021, ou seja o modelo intoduzido nessa altura.

    Antes de 2021, para mim, teriam de custar bem menos de 26k.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lpetinga


    Pelo que sei carro de 2019 , compraram por mais de 20k .Não posso precisar o valor concreto .

    Nos States , há pessoal que tem ganho dinheiro com esta situação pois compraram os carros por 30k , tiveram apoio do estado de 7.5k e agora a nissan oferece 25k por carros com 4/5 anos e ainda oferece outras compensações como carro de cortesia até comprarem outro carro e ainda assumem outros custos que os clientes tiveram com os carros , claro que aqui na Europa nunca na vida acontecerá isto .

    Obrigado.
  7.  # 7

    Colocado por: Bruno.Alves
    Boa! Conheço (dos fóruns) um caso em que é uma solução apontada e já "acordada" para um carro encostado há vários meses, mas não sabia que já haviam casos efetivos.

    Do que tenho acompanhado há 2 problemas graves com as baterias dos Leaf, aparentemente dissociados:
    - Leaf 30, degradação brutalmente acelerada e com células objectivamente fracas em relação à restantes, que descarregam mais rapidamente e por isso reduzem grandemente a autonomia. Chegam a desligar o carro com débito de potência superior (por "afundarem" quando se puxa por elas). Nestes casos não há grande reparação que se possa fazer. Podem substituir-se essas células sim, mas se não se colocarem células mais ou menos no mesmo estado a bateria vai sempre ficar desequilibrada.
    - Leaf 40, células "inchadas" e que acabam por criar um defeito de isolamento. Neste caso há várias empresas a fazer a reparação (implica abrir a bateria, encontrar a célula afetada e isolá-la), conheço quem o tenha feito em casa e vi ontem mesmo um orçamento da Nissan para esta reparação (muito importante, a um valor muito mais simpático que conhecia de empresas externas).


    O meu é um LEAF 40 e ultimamente tem apresentado o sintoma que referece para os Leaf 30 , apartir dos 50% de autonomia . Tem 140000km .
    Já tenho todo o processo em andamento na Nissan , mas compreendo que irá ser muito complicado e irei perder muito tempo com esta situação .
    De momento o que me interessa é que o carro continue a circular e a cumprir +\- as suas funções .
  8.  # 8

    Colocado por: mafgodMais pormenores :-) ?

    Recebi num grupo de WhatsApp, não sei de onde veio por isso vale o que vale.

    Colocado por: crisssxNos States , há pessoal que tem ganho dinheiro com esta situação pois compraram os carros por 30k , tiveram apoio do estado de 7.5k e agora a nissan oferece 25k por carros com 4/5 anos e ainda oferece outras compensações como carro de cortesia

    Pois, isso é nos states... Aqui o que li num fórum foi uma oferta de 14k€
    https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?f=56&t=6945&start=570#p153581

    Colocado por: crisssxO meu é um LEAF 40 e ultimamente tem apresentado o sintoma que referece para os Leaf 30 , apartir dos 50% de autonomia

    Não me lembro de ver casos desses em Leafs 40, em relação à degradação as baterias dos Leaf40 parecem resistir bem, crítico é o problema do isolamento. É bom saber.
      IMG-20240117-WA0033.jpg
  9.  # 9

    Mas no caso do problema dos Leaf 40, como é que se dá conta desse problema? Cá em casa temos 1, leva 99% de cargas lentas, mas quero estar atento a possíveis sintomas...
  10.  # 10

    Colocado por: pcspinheiroMas no caso do problema dos Leaf 40, como é que se dá conta desse problema? Cá em casa temos 1, leva 99% de cargas lentas, mas quero estar atento a possíveis sintomas...

    É fácil o carro deixa de andar 😅 Dá mensagem de erro e não anda mais. Com o LeafSpy vê-se um código de erro de falha de isolamento
  11.  # 11

    O pessoal não pode é ser manso , manter sempre a pressão em alta em cima dos concessionários e da propria nissan .

    Tenho a certeza que se entrasse um processo conjunto pelo menos a nível nacional , isto iria ter grandes consequências para eles pois certamente iria propagar pelo resto da europa .

    Teria que tomar decisões , ou ignoravam a situação ou começavam aqui com os buybacks .

    Caso ignorassem penso que a posição deles aqui na europa iria ficar bem pior .

    Manter a pressão !
  12.  # 12

    aliás a nissan é tão caricata que depois de eu apresentar o problema da bateria mandaram-me ir á oficina fazer o diagnóstico no qual eu ainda teria que pagar 82€ .

    Isto tudo para me diagnosticarem que a bateria está quase a partir para o outro , o que eles já estão fartos de saber ?

    isto não é ignorância...é tentar vencer os clientes por cansaço .

    E para esses parvalhões que trabalham nos concessionários , ninguém vos pede para que não sigam as diretrizes da marca em relação a estas situações , apenas se pede para partilhem as melhores ferramentas para com os clientes .
  13.  # 13

    Para não falar que nos states a garantia são efetivamente 8 anos ou 160000km .

    Sem ****
  14.  # 14

    Colocado por: mafgodMais pormenores :-) ?

    Ainda em outubro ultimo vi um de 2021 por 25.900k. E vários abaixo de 30k de 2021. Niro64 para mim só a partir de 2021, ou seja o modelo intoduzido nessa altura.

    Antes de 2021, para mim, teriam de custar bem menos de 26k.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lpetinga


    Há algum problema crónico com os Niro antes de 2021? Estou a pensar vender a minha V60 e esse parece-me uma boa opção para trocar.
  15.  # 15

    Eu queria maior ou igual a 2021 porque:
    - tem suporte APP (Kia Connect)
    - interior mais recente

    Niro64 tem um "problema" relacionado com a transmissão, que é substituido em garantia.
  16.  # 16

  17.  # 17

    Se continuarem assim, daqui a 4 anos, em poupanças já dá para pagar outro carro elétrico novo de categoria superior... lol
  18.  # 18

    Finalmente estão a abrir o olho... Ao preço a que estavam mais valia um Tesla. E mesmo assim não sei...
    • Leao91
    • 20 janeiro 2024 editado

     # 19

    Isto é bom até para mexer com o mercado de usados eléctricos.

    Vou andar atento ao mercado, cheira me que vão aparecer muito boas oportunidades de negócio, principalmente de retomas de leasings na Alemanha e França.
  19.  # 20

    Pois... E este nem está como "excelente preço". Diz que tem 450 km de autonomia.
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