Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

Só hoje é tive conhecimento desta proposta do PSDois!

Mas onde é que aquela malta anda com a cabeça? Então não sabem que antes de trabalhar, pagar impostos e ter as primeiras responsabilidades é quase tudo do BE?

https://www.dn.pt/politica/psd-quer-reduzir-idade-legal-minima-para-votar-para-os-16-anos--15338465.html
    Concordam com este comentário: eu, JotaP
    • eu
    • 7 dezembro 2022

# 822

Colocado por: DuarteMMas onde é que aquela malta anda com a cabeça?

O único objetivo desta parvoíce é tentar cativar o voto jovem.
    • AMG1
    • 7 dezembro 2022

# 823

Colocado por: palmstroke

(deixe-me dizer que a sua sugestão de como tenho ou não de responder denota muita condescedencia.. não é agradavel discutir assim..)

Eu nunca disse que gostava de manter/aumentar o estado social que temos e descer impostos, acho que isso não é possível.
    De resto, a sua premissa não faz sentido para mim, porque a descida de impostos não deve ser compensada apenas e só com redução de apoios sociais, mas de forma geral com uma redução do peso do estado na economia, incluindo até redução de subsídios ao sector privado (o contrario de apoios sociais!).

Portanto:
    - Os apoios sociais condicionam o voto e mantém o modelo.
    - Se o modelo mudasse, os ajustamentos políticos-económicos necessarios para compensar a descida de impostos teriam de ocorrer muito além dos apoios sociais.

Eu nao tive qualquer intenção de ser condescendente, apenas procurei limitar o alcance da resposta, por forma a que pudéssemos, de facto, ter uma discussão, senão dificilmente saímos do acantonamento das nossas proprias posições.
    Pelo que percebo, em seu entender, qualquer mudança politica (admito que seja um governo que nao saia do PS ou do PSD) não será possível pelo voto.
    Então e se a minha leitura estiver certa, como é que se sai deste suposto impasse, com uma revolução?

A sua alternativa, mais uma vez pelo que percebi, seria pela redução já nao apenas dos apoios sociais (ou outros subsidios) mas pela redução do peso do estado na economia. Mas se pelo voto nao se alcança esta alteração, estamos condenados a manternos assim eternamente?

Eu também acho que o estado está presente nalguns setores onde pouco ou nada adianta para cumprir as suas funções. Agora nao adiantar, nao significa que necessariamente prejudique o cumprimento dessas funções.

É certo e, julgo que +/- consensual, que temos um estado muito pouco eficiente no que toca ao cumprimento de algumas das suas funções. Agora para mim, ainda esta para demonstrar que se o estado fosse mais pequeno seria necessáriamente mais eficiente no cumprimento dessas funções. Não faltam exemplos disso e do seu contrário logo, o mais provavel será a chave nao estar na dimensão.
    Eu ja aqui disse que nao tenho qualquer problema que alguns serviços publicos possam ser prestados por privados, mas nao alinho na conversa simplista de que se é publico então é necessariamente mal gerido. Mais uma vez, nao precisamos de estar a inventar a roda, basta olhar para os nossos parceiros da UE e nao faltam exemplos de estados muito maiores do que o nosso e muito mais presentes na economia, em paises com elevadas txs de crescimento economico e bem estar social.
    Portanto em meu entender, assumido adepto de uma economia de mercado livre e regulado, mas simultâneamente com elevados niveis de proteção social, óbviamente atribuida de forma responsável e de acordo com os recursos existentes, nao vejo que a solução esteja na dimensao do estado, mas na sua eficiência.
    Isto para dizer que é mais importante exigirmos ao estado maior eficiência na distribuição dos recursos que tem a disposição, em lugar de pensarmos em alterar-lhe as funções.
    Claro que o estado nao se confunde com governo e muito menos com partidos e isso nem sempre é claro nestas discussões e até talvez não fosse displicente começar mesmo por aí. Ou seja, criar os mecanismos essenciais para evitar essa nublosa que sempre se instala, sobretudo depois de alguns anos de governo.
    Por exemplo, que justificação é que existe para que cada ministro ou secretario de estado tenha um rol de acessores "politicos". Os ministérios nao têm funcionários e esses funcionarios não estao obrigados ao dever de lealdade para com os superiores hierárquicos. Nesse caso porque razão são necessarios comissarios politicos, quase a fazer lembrar o estilo soviético?
    Mas, simultâneamente os politicos que, com esta prática, menorizam e tornam irrelevantes os funcionários publicos, nao perdem uma oportunidade de enaltecer o papel desses funcionários. Tambem gostava de saber que papel tem os sindicatos da função publica nestas matérias, eu só os oiço falar de desbloquear carreiras e outra miudezas com expressao pecuniária, mas sobre estes temas nada.
  2.  # 824

Colocado por: AMG1
    Pelo que percebo, em seu entender, qualquer mudança politica (admito que seja um governo que nao saia do PS ou do PSD) não será possível pelo voto.
    Então e se a minha leitura estiver certa, como é que se sai deste suposto impasse, com uma revolução?
    A sua alternativa, mais uma vez pelo que percebi, seria pela redução já nao apenas dos apoios sociais (ou outros subsidios) mas pela redução do peso do estado na economia. Mas se pelo voto nao se alcança esta alteração, estamos condenados a manternos assim eternamente?

Não quero nenhuma revolução. Eu apenas faço a constatação e lamento de que é muito improvavel que o nosso modelo mude. Gostava que mudasse, de forma gradual, mas não acho que isso aconteça, pelos motivos que apresentei, e por isso a minha opinião é passiva qb, isto é, não tenho planos para influenciar uma mudança que eu própio acho nunca vai acontecer. Já não vivo em Portugal há 7 anos.

É certo e, julgo que +/- consensual, que temos um estado muito pouco eficiente no que toca ao cumprimento de algumas das suas funções. Agora para mim, ainda esta para demonstrar que se o estado fosse mais pequeno seria necessáriamente mais eficiente no cumprimento dessas funções.

Eu vejo as coisas de forma mais simples e inocente: cortar e depois logo se vê. Baixar impostos e baixar despesa - talvez 1% menos a cada par de anos, ou qualquer outra % onde exista consenso, mas devagarinho. A eficiencia teria de aparecer por si mesma: ou porque toda a máquina se adapta, ou porque a própria população prioriza onde se deve gastar, ou, com menos capacidade de despesa, acabam por sobressair as áreas onde o estado é mais eficiente.

Infelizmente isto não vai acontecer, porque baixar despesa significa interromper o circuito de voto.
    A alternativa, de aumentar o PIB em relação à despesa para ter folga para aliviar impostos, depende dos empresarios deste país conseguirem criar mais industria exportadora com valor acrescentado. Acha que isso vai acontecer?
  3.  # 825

Fiquei a saber que os estragos feitos pela chuva em Lisboa, foram segundo Carlos Moedas, provocados pelas alterações climáticas. E eu a pensar que foi devido á chuva forte, ao mau escoamento e muito betão, coisa que aconte, vai acontecer e já aconteceu.
    Mas nem tudo é mau, o comandante dos bombeiros lá disse que não é inédito e que vai acontecendo, além de que faltam medidas estruturais para evitar estas situações

Isto está a tomar dimensões ridículas, agora não chove nem faz calor, é tudo alterações climáticas para certa gente.
    Concordam com este comentário: smart
  4.  # 826

Colocado por: DuarteMFiquei a saber que os estragos feitos pela chuva em Lisboa, foram segundo Carlos Moedas, provocados pelas alterações climáticas. E eu a pensar que foi devido á chuva forte, ao mau escoamento e muito betão, coisa que aconte, vai acontecer e já aconteceu.
    Mas nem tudo é mau, o comandante dos bombeiros lá disse que não é inédito e que vai acontecendo, além de que faltam medidas estruturais para evitar estas situações

Isto está a tomar dimensões ridículas, agora não chove nem faz calor, é tudo alterações climáticas para certa gente.

Em certa parte pode ter razão. Imagine k sul de Portugal até há bem poucos dias não tinha caído 1 pinga de chuva. De repente chove este mundo e o outro os solos de tão secos que estavam que não tem capacidade de absorção. E depois claro a cidade não foi pensada para suportar isto.
    Aqui no norte os solos estavam tão secos que as primeiras chuvas tb ouve zonas em aldeias que inundaram.
    Em 2025 vai ficar resolvido, ou não.
  5.  # 827

Colocado por: Pereira_89

Em certa parte pode ter razão. Imagine k sul de Portugal até há bem poucos dias não tinha caído 1 pinga de chuva. De repente chove este mundo e o outro os solos de tão secos que estavam que não tem capacidade de absorção. E depois claro a cidade não foi pensada para suportar isto.
    Aqui no norte os solos estavam tão secos que as primeiras chuvas tb ouve zonas em aldeias que inundaram.
    Em 2025 vai ficar resolvido, ou não.

E? Portalegre há uns 50 anos era terra de arroz.
    • eu
    • 8 dezembro 2022

# 828

Colocado por: DuarteMFiquei a saber que os estragos feitos pela chuva em Lisboa, foram segundo Carlos Moedas, provocados pelas alterações climáticas.

De vez em quando os políticos não resistem ao soundbite disparatado.
    Concordam com este comentário: smart, DuarteM
  6.  # 829

quando chove e porque chove quando nao chove e porque nao chove , ha que vender . No verão nao chovia andava tudo a chorar agora chove tudo a chorar novamente .

agora e tudo alterações climáticas
    Concordam com este comentário: DuarteM
  7.  # 830

Colocado por: Reduto25agora e tudo alterações climáticas

Eu proponho eliminar o nome das estações e colocar os nomes Alteração 1, 2, 3 e 4!
    Chuva, frio e calor também podem ser substituídos por Rain_ClimAlteration_1, Cold_ClimAlteration_1, Hot_ClimAlteration_1! O numero 1 pode ser substituido por outros mais elevados conforme os graus e percipitação. Escolhi em inglês porque é mais progressita e cool!

E prontos, já contribuí a minha parte para o combate das alterações climáticas. Já agora onde anda o aquecimento global? Fez birra e desapareceu da vida pública?
  8.  # 831

Colocado por: DuarteMJá agora onde anda o aquecimento global? Fez birra e desapareceu da vida pública?
    Comentário de quem não percebe do que fala.

O quecimento global é que leva as alterações climáticas homem. Deixamos de ter as 4 estações bem definidas para termos estações mais incertas e com fenómenos cada vez mais extremos seja de calor, seja de chuva, seja de frio. Veja o degelo do Ártico se desconfia das alterações.

Eu estou na casa dos 30s e para mim já são claras as alterações, tendo em conta o que me lembro das estações há uns 15-20 anos. Imagino que para as pessoas com mais idade, estás alterações sejam ainda mais evidentes.

Outra coisa é os politicos quererem colar tudo as alterações climáticas porque está na moda, ou as usarem como desculpa para aumentar impostos, sem criarem primeiro as alternativas para a transição.

Lisboa sempre teve problemas de inundações e as soluçoes de drenagem teem vindo a ser adiadas. As alterações nao provocam estás inundações, o que elas fazem é contribuir para que essas inundações sejam cada vez mais frequentes. Este ano já foram 2.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro, 21papaleguas
  9.  # 832

Colocado por: HAL_9000omentário de quem não percebe do que fala.

Ai não? Porquê? Há muito que não se ouve falar de aquecimento global, e antes era todos os dias a toda a hora.

Colocado por: HAL_9000O quecimento global é que leva as alterações climáticas homem. Deixamos de ter as 4 estações bem definidas para termos estações mais incertas e com fenómenos cada vez mais extremos seja de calor, seja de chuva, seja de frio. Veja o degelo do Ártico se desconfia das alterações.

E? Qual o espanto? Era suposto ser uma coisa imutável?

Colocado por: HAL_9000u estou na casa dos 30s e para mim já são claras as alterações, tendo em conta o que me lembro das estações há uns 15-20 anos. Imagino que para as pessoas com mais idade, estás alterações sejam ainda mais evidentes.

Lol, o que é que é claro? Eu sou bem mais velho e não é nada claro. O que é que te lembras das estações? Há quase 40 anos caiu um nevão enorme no alentejo. Sabes quanto tempo depois voltou a acontecer? Há 40 anos foi um nevão, agora é alterações climáticas.

O que se nota bem é a falta de água, cada vez há menos. Mas as causas podem ser o simples ciclo do planeta.
    De resto é mais do mesmo com gente a inventar.
  10.  # 833

Colocado por: DuarteMO que se nota bem é a falta de água, cada vez há menos. Mas as causas podem ser o simples ciclo do planeta.
    Parabéns acabou de desmontar décadas de investigação científica, com uma opinião.

Infelizmente é assim que o mundo funciona hoje. Toda a gente acha que tem uma opinião válida acerca de tudo, mesmo que não perceba nada do assunto em questão.

Eu não fazendo investigação na área, resta-me ler os estudo publicados e confiar na ciência.
    Há os que confiam no "achismo".
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, eu, desofiapedro, 21papaleguas
    • Squire
    • 9 dezembro 2022 editado

# 834

2. Como reduzir significativamente a abstenção?
    Como sabe, não se trata de um problema português, pelo contrário está presente em todos os sistemas politicos dos paises desenvolvidos, nalguns casos até com maior acuidade do que cá. Em primeiro lugar há que perceber qual a verdadeira dimensão do fenómeno, porque estranhamente e depois de tanta integração de informação, parece que continua a ser dificil manter os cadernos eleitorais convenientemente actualizados.
    O voto electrónico e/ou descentralizado tem de avançar, não se percebe porque nao saímos da eterna discussao da segurança. A eleição do PR durante o confinamento mostrou que é possivel alguma abertura.
    A oferta no mercado eleitoral já é suficientente robusta para que nao existam desculpas para a não participação, mas ainda assim nada a impede de crescer ainda mais, desde que nao acabemos numa solução tipo brasileira, o que seria ainda pior do que ja estamos.

3. Como levar os jovens a envolverem-se politicamente?
    Admito que algumas das alterações ja elencadas poderiam ajudar a um maior envolvimento dos jovens, mas eu até admito que esse envolvimento nao tenha que ser diretamente com partidos, mas mais com causas. Alguma até podem parecer disparatadas (como a que menciona), mas mostram vontade de participar e ja sabemos que é entre os jovens que hoje se envolvem que estão os lideres de amanhã. Depois, quem é que aos 20 anos não quis mudar o mundo? Como já alguem disse só quem nao tem coração.
    Eu acho fantástico que os jovens se envolvam em causas por mais esquisitas e esotéricas que elas me pareçam. Se essa é a altura de errar e aprender, por que razão haveriam de estar certos ou nao poderem transgredir quanto ao politicamente correto. Prefiro ter jovens que se envolvem com idiotices do que jovens apáticos para com a nossa vida em comum. O tempo e a experiencia vai encarregar-se de lhes ensinar o que precisam de saber para se tornarem adultos responsáveis e preocupados com o bem comum, na pluralidade de opiniões e opções que constituem a vida democrática.

4. Como se resolvem os conflitos em democracia?
    Nao creio que haja outro caminho que nao seja através do diálogo e do compromisso. Todas as restantes opções traduzem algum tipo de tirania sobre o outro, que em meu entender é completamente intolerável.

As minhas desculpas, pela extensão do texto e por algumas verdades ao estilo do sr. De la Palice, mas é o que me vai na alma.
    Concordam com este comentário:Squire

Consigo concordar com grande parte do que disse.
    Mas acho que o voto eletrónico não vai mudar grande coisa. Quem quer votar, vota. Não é o incómodo de sair de casa que os demove. Acontece que, conscientemente, não querem saber, mesmo que alguém lhes bata à porta com a urna na mão.

Relativamente aos jovens, embora eu concorde que é melhor ter um ativista que um ignorante preguiçoso, não desvalorizo o perigo que um ativista possuído ideologicamente apresenta.
    Porque este tipo de pessoas acaba por influenciar os restantes jovens que pouco percebem sobre o assunto ou sobre a vida existencial. Então o que se tem visto são jovens a despejar a cassete que lhes enfiaram pela boca, sem saberem minimamente do que estão a falar. É cool, aparecem na televisão, sobem uns degraus no status na "alcateia social da escola", dão a entender que se preocupam e parecem moralmente emancipados. Enfim caem nas graças das pessoas que lhes são mais próximas, porque "parece bem".
    Mas no fundo são apenas carneiros levados pelos ativistas ligados ao BE, Livre e por aí fora. Esses sim que sabem muito bem o que estão a fazer. São a minoria. Mas mexem bem os cordelinhos.
    Neste momento a Esquerda radical tem a supremacia cultural nas escolas. E isto tem acontecido nos outros países. Não sou tão optimista como o AMG1. E não porque a esquerda radical vá vencer. Não conseguirá, porque o que eles defendem é tão utópico e desfasado da realidade, que mais ninguém aceitará ou sequer compreenderá. Mas sim porque quando se estica a corda de um lado, há sempre uma reação do outro extremo. E ambos são maus.
    Concluindo, concordo que os jovens devem ter espírito critico. Mas acho inaceitável serem instrumentalizados por indivíduos que têm claramente uma agenda ideológica.
  11.  # 835

Colocado por: DuarteMHá muito que não se ouve falar de aquecimento global, e antes era todos os dias a toda a hora.

E de pensar que a COP 27 terminou há duas semanas... (mesmo antes do mundial da bola).

Que estas conferencias deviam ser muito mais exigentes, fortes, mediáticas e de rápida implementação até concordo. Agora por em causa o que se sabe à dezenas de anos e achar que é tudo invenção nos dias de hoje é no minino curioso.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  12.  # 836

Colocado por: DuarteMO que se nota bem é a falta de água, cada vez há menos. Mas as causas podem ser o simples ciclo do planeta.

Mais incêndios aqui, mais cheias acolá, mais tornados, mais picos de calor, mais records a serem batidos, mais espécies extintas, mais, mais... há mais de tudo. Coincidiu com mais poluição, maior uso dos recursos naturais, maior exploração agricola e pecuária, desflorestação, maior quantidade de gente, etc etc... uma coincidência portanto.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, desofiapedro
  13.  # 837

Colocado por: HAL_9000Eu não fazendo investigação na área, resta-me ler os estudo publicados e confiar na ciência.

Na qual? Na que lhe agrada ou que não agrada?
    Tem noção das vezes que a ciência falhou na qustão planeta e clima? Talvez não, é muito novo.
  14.  # 838

Colocado por: N Miguel OliveiraMais incêndios aqui, mais cheias acolá, mais tornados, mais picos de calor, mais records a serem batidos, mais espécies extintas, mais, mais...

Diz você.
    Mais tornados? Mais picos de calor? Onde, quantos? Qual a verdadeira causa.
    Mais especies extintas..LOL. Sabe qual o periodo onde mais especies se extinguiram? E cães e gatos ás paletes não faz diferença?
    Há mais de tudo? Tem a certeza?

Seja quais forem as razões, querem fazer o quê? Falar?

Podiam começar por ajudar este site

https://extinctionclock.org/
  15.  # 839

Eu acho e que a cidade tem menos limpeza do que tinha a uns anos que reforça estes tipo de acontecimentos . Existe maior desleixo.

Os governantes aprenderam duas palavras novas da moda e usar até gastar
  16.  # 840

Colocado por: DuarteMNa qual? Na que lhe agrada ou que não agrada?
    Na única que é ciência e se baseia em dados concretos.
    Artigos de opinião de negacionistas publicados na internet em sites mais ou menos manhosos não são ciência, sabe disso, certo?

Colocado por: DuarteMTem noção das vezes que a ciência falhou na qustão planeta e clima? Talvez não, é muito novo.
    Pode elaborar? Falhou em quê concretamente?

Há pelo menos 30 anos que a ciência alerta para os efeitos do aquecimento global. O que tem vindo a ser ajustado, à luz dos acontecimentos mais recentes, são os efeitos que a subida de 1ºC provoca no planeta. Face a isso o "ponto de não retorno" tem vindo a ser ajustado também. Mas os efeitos do aquecimento global e o impacto dos mesmos na nossa vida há muito que são sobejamente conhecidos, e há muito que a ciência alerta para a necessidade de reduzir as emissões de CO2.

Agora eu concordo que não se consegue fazer transição nenhuma à custa do empobrecimento das populações. Por exemplo no nosso país, eu gostava muito de saber onde é que o governo investe o que saca em ISP com a desculpa das alterações climáticas. Investe em energias renováveis? Investe em rede de transportes? Investe em mobilidade limpa?

Também importa ter em consideração que a Europa é responsável por cerca de 8% das emissões, por isso os nossos esforços na transição são pouco eficientes equanto EUA, China, Índia, continuarem todos os anos a aumentar as suas emissões. O CO2 mantém-se na atmosfera durante cerca de 100 anos, por isso o que está a ser emitido agora ainda terá efeitos daqui a 100 anos. Neste momento estamos a sofrer as consequências do CO2 acumulado pelas emissões tresloucadas nos EUA há 100 anos atrás, quando China e India ainda contribuiam com pouco.

As COP parecem uma feira de vaidades, uma hipocrisia pegada, e isso também em nada contribui para credibilizar a urgência das alterações climáticas.

Enquanto assim for, só posso aconselhar a toda a gente, invistam em terrenos produtivos, em terrenos com água. Prevejo que quem o fizer, num período tão curto como 25 anos, vai considerar esse investimento como um dos melhores que fez na vida

0.3227 seg. NEW