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  1. Colocado por: luisvvescobriu que os portugueses têm menor poder de compra. Alguém devia noticiar isso.
    A minha questão nem era essa como é que trabalhadores com uma produtividade semelhante têm salários tão distintos. Imagino que seja por apenas os nossos hiper terem margens mesmo muito pequenas.



    Colocado por: luisvvUm "estudo" para uma empresa de cartões de refeição, claramente não representativo "dos portugueses" e que é contrariado pelos números.
    Se me mostrar os números até acredito. Caso contrário esse estudo tem o mesmo valor que o comentário de "um gajo" num fórum.

    No que me diz respeito, ajustei os meus hábitos de consumo, não por necessidade, mas por ser a única maneira de se parar com a especulação nos preços.
  2. Colocado por: euNão conhecia a sua veia de cómico.
    O luisvv, caiu no caldeirão do liberalismo económico quando era pequenino :)
    • eu
    • 28 julho 2023 editado
    Colocado por: HAL_9000O luisvv, caiu no caldeirão do liberalismo económico quando era pequenino :)

    Eu também sou adepto do liberalismo económico, mas não tenho ilusões sobre o funcionamento real da economia e das grandes empresas.

    Em Portugal, as más práticas, os abusos de posição dominante e a disseminação de oligopólios descarados são assustadores.
  3. Colocado por: euEm Portugal, as más práticas, os abusos de posição dominante e a disseminação de oligopólios descarados são assustadores.

    Mas isso não é por causa de um suposto liberalismo económico que na verdade, por cá, pouco se vê. Pelo contrário, se a economia portuguesa padece dessas disfunções, visão que eu em grande parte partilho, é por falta de liberdade económica e concorrência.
    Concordam com este comentário: eu, N Miguel Oliveira
    • eu
    • 29 julho 2023
    Colocado por: J.FernandesMas isso não é por causa de um suposto liberalismo económico que na verdade, por cá, pouco se vê. Pelo contrário, se a economia portuguesa padece dessas disfunções, visão que eu em grande parte partilho, é por falta de liberdade económica e concorrência.


    Concordo a 100%.

    Isto pode parecer um paradoxo, mas as grandes empresas detestam um dos principais princípios do liberalismo económico: concorrência.

    E o Estado, pelo menos em Portugal, é muito fraco a regular a concorrência. Já noutros Países (por exemplo EUA), as coisas são levadas mais a sério.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  4. Colocado por: eu

    Não conhecia a sua veia de cómico.


    Factos. O negócio da distribuição é volume, não é margem.


    A minha questão nem era essa como é que trabalhadores com uma produtividade semelhante têm salários tão distintos. Imagino que seja por apenas os nossos hiper terem margens mesmo muito pequenas.

    Você é que tira conclusões com base em factos que enfim..

    e me mostrar os números até acredito. Caso contrário esse estudo tem o mesmo valor que o comentário de "um gajo" num fórum.
    No que me diz respeito, ajustei os meus hábitos de consumo, não por necessidade, mas por ser a única maneira de se parar com a especulação nos preços.


    https://expresso.pt/economia/distribuicao/2023-05-02-Volume-de-negocios-no-comercio-a-retalho-desacelerou-em-marco-fed94f61
    (..)No conjunto do primeiro trimestre de 2023, as vendas no comércio a retalho cresceram 1,6% face ao mesmo período de 2022.


    O luisvv, caiu no caldeirão do liberalismo económico quando era pequenino :)

    E no entanto, o Hal, que não caiu em caldeirão nenhum, discute com base em sensações e bitaites.
    • eu
    • 31 julho 2023 editado
    Colocado por: luisvvFactos. O negócio da distribuição é volume, não é margem.


    O negócio da distribuição é ganhar o máximo possível, usando volume e margem de comercialização e definição de preços numa lógica de oligopólio.

    Só não vê quem não quer.
  5. Colocado por: euO negócio da distribuição é ganhar o máximo possível, usando volumee margem de comercializaçãoe definição de preços numa lógica de oligopólio.

    Você está a falar de uma área de negócio como há poucas em Portugal, com uma enorme concorrência e com margens muito apertadas.

    A inflação dos produtos alimentares no último ano e meio, é facilmente explicada pelo aumento dos preços ao nível do produtor, por vários motivos: fertilizantes ao valor mais alto de sempre, seca brutal em grande parte da europa com consequente queda de produção, dificuldade de recrutamento de mão-de-obra levando a um aumento dos custos salariais, etc., etc.

    Tudo isto está profusamente ilustrado nos números oficiais do Eurostat, Ministério da Agricultura, entre outros, de tal forma que estar sempre a bater na tecla dos supostos oligopólios e na ganância da grande distribuição, pode ser fácil e popular, mas revela muita ignorância. Como você diria:


    Colocado por: euSó não vê quem não quer.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    • eu
    • 31 julho 2023
    Colocado por: J.FernandesVocê está a falar de uma área de negócio como há poucas em Portugal, com uma enorme concorrência e com margens muito apertadas.


    Enorme concorrência? Margens de comercialização apertadas?

    Olhe, comentários destes só me dão vontade de rir.

    Só falta dizer que os grandes grupos da distribuição estão quase falidos. Cómico.
  6. Colocado por: J.Fernandescom uma enorme concorrência e com margens muito apertadas.


    LOL
    • AMG1
    • 31 julho 2023
    Colocado por: HAL_9000

    LOL
      preços.png


    Isto não é o que vocês pensam...
    É o resultado de estarmos perante a total eficiência de toda a fileira, desde a produção à distribuição, que associado à completa transparência no processo de fixação de precos, resulta em precos iguais independentemente do produtor ou da loja onde for adquirido.
    Estejam os srs. consumidores completamente descansados, que o mercado alimentar em Portugal atingiu o nivel máximo de eficiencia possivel. Aquele em que os precos são todos iguais, porque os custos sejam eles quais forem, também o são!
    Concordam com este comentário: eu
    • luisvv
    • 31 julho 2023 editado
    O negócio da distribuição é ganhar o máximo possível, usando volume e margem de comercialização e definição de preços numa lógica de oligopólio. Só não vê quem não quer.

    Todos os negócios assentam em ganhar o máximo possível. O foco no volume ou na margem depende dos sectores e da concorrência, mas mostre-me outros de sectores capital intensivo e com margens líquidas de 2,5%...

    O resto, é ver como foram as variações de preço na produção e depois continuar a choradeira:
    • AMG1
    • 31 julho 2023
    Colocado por: luisvv... mas mostre-me outros de sectores capital intensivo e com margens líquidas de 2,5%...


    De facto, o custo de capital da distribuição é enorme. Os fornecedores que o digam!
    Concordam com este comentário: eu
  7. Felizmente temos um Estado que zela por nós, aumentos espetaculares e sem concorrência.
    https://eco.sapo.pt/2023/07/31/excedente-orcamental-mais-que-duplica-em-junho-receitas-de-irs-aumentam-148/
    E quando se trata de fazer uma das coisas mais básicas de uma democracia - Justiça - são 10 anos a pensar se vale a pena aplicar a justiça. E agora devemos aguardar outros tantos para sair algum resultado.
    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/bes-ges-ricardo-salgado-vai-a-julgamento
  8. Colocado por: HAL_9000LOL

    Essas figurinhas com preços que você aí pôs, é suposto significarem alguma coisa?!
  9. Colocado por: euEnorme concorrência? Margens de comercialização apertadas?

    Olhe, comentários destes só me dão vontade de rir.

    Só falta dizer que os grandes grupos da distribuição estão quase falidos. Cómico.

    Sim, enorme concorrência e margens mínimas, como você pode verificar se quiser, mas claro que não quer porque o discurso anti-grande distribuição e anti-grande capital é que rende o aplauso geral!

    Mas claro, maus e capitalistas como eles são concertaram a subida de preços em toda a europa; e o facto de, na mesma altura, os preços dos alimentos terem subido na produção acima de 20% em média é pura coincidência.
  10. Colocado por: J.FernandesEssas figurinhas com preços que você aí pôs, é suposto significarem alguma coisa?!
    As figurinhas são publicitadas pelas principais empresas distribuidoras nas suas páginas oficiais e não significam nada mais que o preço que cobram por cada um dos produtos mencionados. Todos eles tiveram o cuidado de mudar o template da embalagem, pelo que a mim me parece bem.
    • AMG1
    • 31 julho 2023
    Colocado por: J.Fernandes
    ...
    Mas claro, maus e capitalistas como eles são concertaram a subida de preços em toda a europa...


    Pena que não o tivessem feito. Os consumidores suecos ou dinamarqueses gostariam de poder comprar o arroz agulha a €1,12 kg.
    Se são "maus" ou não, isso nao sei, é que tenho alguma dificuldade em lidar com julgamentos morais. Agora capitalistas, eu julgava que eram, não são?
    Provavelmente aquilo não é um negócio, mas filantropia.
  11. Colocado por: AMG1Pena que não o tivessem feito. Os consumidores suecos ou dinamarqueses gostariam de poder comprar o arroz agulha a €1,12 kg.

    Eu não disse que concertaram preços, disse em tom irónico que concertaram subida de preços. Como é óbvio não concertaram nada, a subida de preços na produção é que impôs as naturais subidas de preço no supermercado, tanto aqui como na Dinamarca.
  12. Colocado por: AMG1alguma dificuldade em lidar com julgamentos morais.

    E em perceber a correta dose de ironia nos comentários alheios também é algo que lhe custa um bocado.
 
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