Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: José Matias MartinsPenso que é irrefutável que um trabalhador menos sujeito a desgaste, stress irá ter melhor desempenho no trabalho
    Uma vez mais, a falta de produtividade em Portugal, tem muito pouco a ver com o desempenho dos trabalhadores. Resulta sim da falta de organização, e do facto de sermos um país de serviços e vez de produtos de valor acrescentado. Logo o aumento de produtividade não se verificaria por aí.



    Colocado por: José Matias MartinsCom mais tempo livre, as pessoas têm mais tempo para actividades de lazer,
    Se tiverem dinheiro para o fazer....Coisa que há falta hoje em dia.
  2.  # 122

    Colocado por: palmstrokeA productividade não tem a ver com trabalhar/produzir mais, tem a ver com conseguir vender productos mais caros (valor acrescentado) pelas mesmas horas de trabalho. E para isso é preciso cérebros criativos que inventem productos e industrias, e estrategia política para permitir que se desenvolvam essas industrias.
    Não tem nada a ver com o Zé que trabalha 40h ou o Pedro que trabalha 32h.

    Concordo.
    Por isso é que o foco deveria estar em aumentar a produtividade, não em experiências de quatro dias por semana, que até podem fazer sentido; mas lá está, é uma questão que os países mais avançados e mais produtivos podem e devem aprofundar, mas as nossas prioridades como país com uma economia tão fraca têm de ser outras mais imediatas.
  3.  # 123

    Colocado por: HAL_9000Uma vez mais, a falta de produtividade em Portugal, tem muito pouco a ver com o desempenho dos trabalhadores. Resulta sim da falta de organização, e do facto de sermos um país de serviços e vez de produtos de valor acrescentado. Logo o aumento de produtividade não se verificaria por aí.



    Se tiverem dinheiro para o fazer....Coisa que há falta hoje em dia.
    .
  4.  # 124

    E só comparar o preço do bigmac
  5.  # 125

    Colocado por: José Matias Martins- Benefício imediato nos sectores do turismo, comércio, restauração e cultura.
    Com mais tempo livre, as pessoas têm mais tempo para actividades de lazer, ou pendentes por falta de tempo. Isso por sua vez vai-se reflectir numa maior procura de empregados, empresas pelo aumento da actividade que irá provocar nestes sectores, podendo ter como efeito uma séria redução no desemprego.

    Dois tiros ao lado.
    Se calhar o pessoal do turismo também gostaria de trabalhar 4 dias por semana, não?
    Bastaria que o patronato da restauração e hotéis admitisse mais empregados, o que faria aumentar os custos fixos e consequentemente a conta que os clientes teriam de pagar. Mas isto, se conseguissem gente para contratar, é que ao contrário do que você diz não há um problema de desemprego nesta área, há sim, um problema sério de falta de mão de obra.
  6.  # 126

    Colocado por: Casa da Horta
    Se quiser mostro-lhe o talão de vencimento atual e há 7 anos atrás. E como eu haverá milhares de portugueses que viram os seus rendimentos aumentarem de forma significativa, pelo que, objetivamente falando, estão hoje menos pobres que há 7 anos.
    Concordam com este comentário:José Matias Martins


    Caíaram-me os olhos neste comentário.

    Eu não vejo um centimo de aumento há precisamente 7 anos! Já não tenho idade para mudar.
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 127

    Se forem FPs concordo , mas convém acompanhar esse aumento com o aumento do custo de vida também. No fim vai ver que está mais pobre
  8.  # 128

    Colocado por: luisrds

    Caíaram-me os olhos neste comentário.

    Eu não vejo um centimo de aumento há precisamente 7 anos! Já não tenho idade para mudar.

    Pode ter sido aumentado por subida na carreira.
  9.  # 129

    Colocado por: José Matias MartinsConvido-o também a interrogar-se sobre a falta de organização, como por exemplo falta de pessoal, sobrecargas horárias, falta de descanso... Até nisso a semana de 4 dias proporciona uma optimização.
    E será que não vai sobrecarregar ainda mais os que ficam? É que na FP, a semana de 4 dias, ou representa mais despesa pública (completamente proibitivo dada a nossa dívida), ou mais trabalho concentrado. Não estou mesmo a ver como é que isso vai resolver "a falta de organização, como por exemplo falta de pessoal, sobrecargas horárias, falta de descanso".

    A primeira vista diria até que vai agravar
  10.  # 130

    Colocado por: Reduto25E só comparar o preço do bigmac
    Offtopic: mais um ouvinte do sem barbas na língua? :)
  11.  # 131

    Não sabemos de economia, mas apoiamos medidas com impacto económico forte... é o pais que temos!!

    Andamos a discutir como cozinhar a lagosta num pais que não ganha para que haja sardinha a matar a fome!
  12.  # 132

    Colocado por: HAL_9000E será que não vai sobrecarregar ainda mais os que ficam? É que na FP, a semana de 4 dias, ou representa mais despesa pública (completamente proibitivo dada a nossa dívida), ou mais trabalho concentrado.

    Há quem defenda a semana de 36 horas divididas por 4 dias para a função pública (9 horas por dia).
    Resultaria num alargamento dos horários de atendimento mas com menos funcionários.
  13.  # 133

    Colocado por: ibytResultaria num alargamento dos horários de atendimento mas com menos funcionários.
    Para quem trabalha isso seria positivo, horários mais alargados. Que o trabalho seja feito com menos funcionários é que me custa a crer.

    Quando há queixas de sobrecarga na FP, isso iria piorar a situação. Volto a reforçar que no SNS aberto 24/7 a semana de 4 dias, tem tudo para agravar despesa publica.
  14.  # 134

    ""Discriminação" e "perseguição". Fesap contra estudo de quatro dias de trabalho só no privado"

    "Diferenciação entre trabalhadores pode ser "inconstitucionalidade de violação do princípio da igualdade", diz especialista"

    Por acaso não vai ser, que o governo já disse que também vai testar na FP. Pena é que estes senhores da Fesap não digam o mesmo sobre a questão das 35h.

    https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/semana-de-quatro-dias-apenas-no-privado-nao-faz-sentido-distinguir-os-trabalhadores-14909415.html?fbclid=IwAR3h1uQAOUGog8ngNbyON5wHBzaR2iFufcOg6YUEijdyBJrWcG53P-x5_EQ
    • eu
    • 3 junho 2022

     # 135

    Colocado por: HAL_9000"Diferenciação entre trabalhadores pode ser "inconstitucionalidade de violação do princípio da igualdade", diz especialista"


    E o que é que esse especialista tem a dizer das condições de acesso à pensão de reforma dos Srs juízes do Tribunal Constitucional?

    https://expresso.pt/blogues/Opinio/HenriqueRaposo/ATempoeaDesmodo/os-juizes-do-tc-podem-reformar-se-apos-10-anos-de-trabalho=f798582

    O princípio da igualdade já não se aplica a isto?

    Cambada de hipócritas !
  15.  # 136

    Colocado por: euO princípio da igualdade já não se aplica a isto?
    é a velha questão “Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros.” George Orwell.
    Concordam com este comentário: eu
    • smart
    • 3 junho 2022 editado

     # 137

    Hum
    A notícia em vez de ser combustível aumenta 12 CTS... é, vai baixar o ISP em 0.5 CT...
    Lol
    O povo anda a ser comido de cebolada.
    Não é pelos aumentos, mas por pensarem que somos estúpidos..
    Digam a verdade!
    E baixem os impostos sobre os combustíveis que estão a asfixiar as empresas e depois vão ter que abrir os cordões e pagar subsídios desemprego, já para não falar que empresa falida deixa mercado para as outras na maioria das vezes internacionais!
    As petrolíferas triplicaram lucros e não se faz com Inglaterra em que aplicaram. Imposto excepcional
    https://www.cmjornal.pt/economia/detalhe/alivio-no-isp-baixa-gasolina-em-05-centimos-e-gasoleo-em-03-centimos?ref=CmaoMinuto_DestaquesPrincipais
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 138

    Tchiiii... Olha estes a criarem uma espiral inflacionista. Não digam nada Senhor Medina, se não ele vai lá e dá um puxão de orelhas ao homólogo Alemão.

    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/uniao-europeia/detalhe/parlamento-alemao-aprova-aumento-do-salario-minimo-em-400-euros
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
    • eu
    • 4 junho 2022

     # 139

    Colocado por: HAL_9000Tchiiii... Olha estes a criarem uma espiral inflacionista. Não digam nada Senhor Medina, se não ele vai lá e dá um puxão de orelhas ao homólogo Alemão.

    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/uniao-europeia/detalhe/parlamento-alemao-aprova-aumento-do-salario-minimo-em-400-euros
    Concordam com este comentário:eu


    O problema é que este aumento dos salários na Alemanha tem consequências nos preços em Portugal.

    Nós vamos ficar cada vez mais pobres. Principalmente a classe média, que nos últimos 5 anos perdeu imenso poder de compra.
    • smart
    • 4 junho 2022 editado

     # 140

    Hum
    Continuamos a ser enganados.
    O governador do banco Portugal e a governança da república, têm afirmado não aumentar os ordenados, para não contribuir para um aumento de inflação, que aliás seria passageira.
    Projectava que seriam ordens da UE, para um combate em bloco pelo vários países no sentido de tentar controlar a inflação.
    Afinal é tudo mentira.
    Veja se que este aumento de 400 euros são cerca de 25% do vminimo.
    Nos EUA o Biden, á um ano disse que iria duplicar o v mínimo.
    Ainda querem que aumentemos os esforço com armas bombas e outras mxxx.
    Já nem falo nos numeros do INE acerca da inflação que são demasiado abaixo comparados com a Alemanha e Espanha, qd o problema é transversal.
    E ainda mentem qd dizem que a razão é a guerra, em vez de olhar para as políticas de imprimir dinheiro a rodos...cujo aumento de preços acompanharam a pandemia
    Muita contestação social e fone aí virão.
    E ficaremos ainda mais pobres, com menos saúde, menos economia, menos filhos, mais desemprego, mais imigração e menos segurança.
    Mas vai ficar tudo bem .
    Nas notícias ninguém comenta...
    Mas o povo não merece melhor.
    Só importa o SLB, FCP ou SCP, ou então Fátima, ou então mais uma das intrigas do beijoqueiro. Oposição nem se houve falar... comunicação social, onde andas..
    Notícia indicada pelo hall_9000
    Concordam com este comentário: eu, HAL_9000
 
0.0857 seg. NEW