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  1.  # 1

    Colocado por: J.FernandesNão me faça rir. Se há mercado concorrencial é exatamente o dos supermercados. Havia e julgo que ainda há, os "espiões" de certas cadeias de supermercados que estão sempre a visitar a concorrência, para não deixar sem resposta promoções e descontos que esta decida fazer.


    O que é perfeitamente natural e do ponto de vista do consumidor até desejado.
  2.  # 2

    Colocado por: J.FernandesAté parece que não existe a concorrência de Lidl, Intermarché, Mercadona, Auchan, Minipreço, Froiz,


    Muito boa gente acha que termos estrangeiros a operar em Portugal é mau... sem ver que é a concorrência e a competitividade (ou falta das mesmas) que definem o preço. É certo que nalgumas terras existe monopólio por apenas existir um ou dois supermercados e aí é mais complicado.

    Que bom seria (para o consumidor) se as Farmacêuticas tivessem a concorrência que têm os supermercados.
  3.  # 3

    Colocado por: J.Fernandes
    Não me faça rir. Se há mercado concorrencial é exatamente o dos supermercados. Havia e julgo que ainda há, os "espiões" de certas cadeias de supermercados que estão sempre a visitar a concorrência, para não deixar sem resposta promoções e descontos que esta decida fazer.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira


    Colocado por: N Miguel Oliveira

    O que é perfeitamente natural e do ponto de vista do consumidor até desejado.


    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Muito boa gente acha que termos estrangeiros a operar em Portugal é mau... sem ver que é a concorrência e a competitividade (ou falta das mesmas) que definem o preço. É certo que nalgumas terras existe monopólio por apenas existir um ou dois supermercados e aí é mais complicado.

    Que bom seria (para o consumidor) se as Farmacêuticas tivessem a concorrência que têm os supermercados.


    Uma pesquisa no Google poupava alguns comentários completamente ao lado

    https://rr.sapo.pt/noticia/economia/2022/06/20/concertacao-de-precos-supermercados-e-fornecedor-com-coimas-de-195-milhoes/289011/
  4.  # 4

    Que se tenha descoberto concertação de preços envolvendo três cadeias de supermercados num certo tipo de produtos de cosmética e higiene de um certo fabricante, não contradiz aquilo que todos podemos verificar: a concorrência nos produtos de alimentação de grande consumo é feroz, fazendo com que milhões de consumidores prefiram comprar no Continente e Pingo Doce do que nas mercearias (nada concertadas) do quarteirão.
  5.  # 5

    Colocado por: J.FernandesQue se tenha descoberto concertação de preços envolvendo três cadeias de supermercados num certo tipo de produtos de cosmética e higiene de um certo fabricante, não contradiz aquilo que todos podemos verificar: a concorrência nos produtos de alimentação de grande consumo é feroz, fazendo com que milhões de consumidores prefiram comprar no Continente e Pingo Doce do que nas mercearias (nada concertadas) do quarteirão.


    Isso na verdade é uma falácia, no que as grandes superfícies ganham é na conveniência, conveniência de se ter tudo num só sítio, não é por acaso que têm talho, peixaria, etc e quando isso já não era suficiente começaram a fazer parceria com gasolineiras, EDP, etc. Acha que a concertação foi só nesses produtos ou nessas marcas? Basta pesquisar um pouco , e lembre-se que isso é o que é noticiado (detectado), imagine a dimensão da realidade no resto.
  6.  # 6

    Colocado por: SasapoIsso na verdade é uma falácia, no que as grandes superfícies ganham é na conveniência, conveniência de se ter tudo num só sítio, não é por acaso que têm talho, peixaria, etc e quando isso já não era suficiente começaram a fazer parceria com gasolineiras, EDP, etc. Acha que a concertação foi só nesses produtos ou nessas marcas? Basta pesquisar um pouco , e lembre-se que isso é o que é noticiado (detectado), imagine a dimensão da realidade no resto.

    Isto que você acaba de dizer até poderia fazer algum sentido se não se verificasse um pequeno grande facto: compras feitas e carro atestado, a conta é sempre menor no hipermercado.
  7.  # 7

    Colocado por: J.Fernandes
    Isto que você acaba de dizer até poderia fazer algum sentido se não se verificasse um pequeno grande facto: compras feitas e carro atestado, a conta é sempre menor no hipermercado.

    Que conta? A sua? Tem alguns dados para confirmar o que diz ou está a basear-se na sua experiência pessoal?
  8.  # 8

    Claro que existe concertação de preços em TODOS os mercados desde os mais pequeninos (a bica custa o mesmo na grande maioria das Pastelarias) até aos negócios de nível mundial - já ouviram falar na OPEP ou nas Bolsas de matérias-primas.
    Depois existem a concorrência e os organismos reguladores que vão funcionando nem sempre bem. O facto de aparecerem essas multas é bom sinal pois significa que fazem alguma coisa.
  9.  # 9

    Dois fornecedores que cobrem o mesmo pelo mesmo produto, não significa que haja concertação de preços.
    Se temos uma bomba da Shell em frente a uma da Repsol, com aproximadamente o mesmo número de trabalhadores, a ganharem aproximadamente o mesmo salário, a pagarem água, luz e outros aproximadamente ao mesmo preço, a pagarem os mesmos impostos e a comprarem combustíveis à mesma empresa, como é que não teriam de ter preços idênticos de venda ao público?
  10.  # 10

    Colocado por: SasapoQue conta? A sua? Tem alguns dados para confirmar o que diz ou está a basear-se na sua experiência pessoal?

    Milhões de clientes não escolhem os hipermercados pelos lindos olhos dos proprietários.
    • Sasapo
    • 3 dezembro 2022 editado

     # 11

    Colocado por: J.Fernandes
    Milhões de clientes não escolhem os hipermercados pelos lindos olhos dos proprietários.

    Acabei de lhe dizer porque que escolhem, aliás, eu sou um deles, sou lá vou por conveniência têm tudo e muita oferta num só local. O preço? É o que for, o ser cómodo supera isso, mas digo-lhe que a minha experiência pessoal (vale o que vale), os 2 supermercados da aldeia tem preços em linha com o dos hiper, falta é o ser cómodo ter de lá ir e ao hiper para ir buscar as restantes coisas que as lojas locais não têm.
  11.  # 12

    Colocado por: SasapoAcabei de lhe dizer porque que escolhem, aliás, eu sou um deles, sou lá vou por conveniência têm tudo e muita oferta num só local. O preço? É o que for, o ser cómodo supera isso.

    Não deixa de ser um critério económico. O meu tempo e as deslocações custam-me dinheiro, a si não?
    • Sasapo
    • 3 dezembro 2022 editado

     # 13

    Colocado por: J.Fernandes
    Não deixa de ser um critério económico. O meu tempo e as deslocações custam-me dinheiro, a si não?

    Não, chama-se preguiça mesmo, sou extremamente preguiçoso.
  12.  # 14

    Colocado por: SasapoUma pesquisa no Google poupava alguns comentários completamente ao lado


    Mais uma razão para evitar as empresas em questão. Aí sim poupavamos alguns comentários.

    É mau, é caro, são uns vilões, mas vou lá na mesma... e vou-me queixar deles antes de me queixar de mim próprio?
    • Sasapo
    • 3 dezembro 2022 editado

     # 15

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Mais uma razão para evitar as empresas em questão. Aí sim poupavamos alguns comentários.

    É mau, é caro, são uns vilões, mas vou lá na mesma... e vou-me queixar deles antes de me queixar de mim próprio?

    Às vezes faz comentários mesmo só para dizer que participa, certo?
    Achar que no dias de hoje consegue fazer "boicote" a alguma grande empresa é pura Inocência ou alheio da realidade.
  13.  # 16

    Colocado por: SasapoAchar que no dias de hoje consegue fazer "boicote" a alguma grande empresa


    Nos serviços de internet, nos bancos, nos seguros até concordo (se forem mesmo necessários).
    Nos super ou hipermercados não. Aliás, não existem apenas esses... há os mercaditos, as feiras, as padarias da esquina, etc etc.

    E ainda há os que usam os logradouros e jardins para uma hortita, uns tomates, umas arvores de fruto, umas galinhas e uns coelhos... em vez de relvados e piscinas.
  14.  # 17

    Colocado por: SasapoÀs vezes faz comentários mesmo só para dizer que participa, certo?


    Precisamente, eu e o meu interlocutor.
    Mas agora isto dá pontos é?
  15.  # 18

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Precisamente, eu e o meu interlocutor.
    Mas agora isto dá pontos é?

    Pontos não sei, mas já deu direitos de moderador a alguns, parece-me que está a batalhar forte para lá chegar, carregar na quantidade de comentários, falta é conteúdo mas talvez não seja critério.
    • AMG1
    • 3 dezembro 2022

     # 19

    Desculpem mas esta discussão nao vai adiantar nada. Claro que há concorrencia, concertação, dumping encapucado, .... por qualquer razão histórica, provavelmente muito devido à sagacidade, trabalho e inteligencia do Belmiro e de outros. A verdade, é que o abastecimento de bens essenciais ficou nas mãos destas empresas, que tirando partido dos efeitos de escala conseguem colocar os produtos nas nossas casas a preços que as pequenas mercearias nunca conseguiriam e com isso ganhámos todos.
    Alguém acha mesmo que faz sentido discutir isto?
    A mim parece-me um dado inquestionável. Mas nada disto coloca em causa o que o Hall começou por dizer, ou seja que nos andam a "comer" por parvos. Nao ha qualquer justificação razoável para este aumento esponencial de preços no retalho se não há na produção nem no transporte.
    Mas isto deveria ser pacifico. Basta ver os resultados destas empresas. Com menos vendas ganham mais...finalmente o.milagre da multiplicação dos euros!
    Eu nao tenho nada contra quem ganha dinheiro de forma honesta e ate agora nada indica que estas empresas tenham cometido alguma ilegalidade e a fixação administrativa de precos nao faz qualquer sentido, por todas as razões que ja foram avançadas. A solucao está numa regulação eficaz e na resposta dos consumidores. É assim em mercados livres e transparentes, pena que os consumidores não respondam, mas a julgar por esta amostra parece que as empresas estarão livres desse incomodo.
    Agora vão desculpar-me, mas se nao fosse um insulto a nossa inteligência, sempre seria enternecedor ver o dono da JM (que parece ir ter este ano lucros record) preocupado com o facto dos seus clientes não terem dinheiro para comprar o essencial.
    Com esta preocupação deduzo que os trabalhadores da JM vão ter aumentos ao nivel da inflação, será mesmo?
    E para os habituais defensores da causa alheia. Eu sei que o essencial dos lucros da JM não foram gerados em Portugal, mas a JM foi o exemplo dado pelo Hall, mas podia ser outro qualquer.
    • Sasapo
    • 3 dezembro 2022 editado

     # 20

    https://contaspoupanca.pt/2017/09/25/comercio-tradicional-hipermercados-barato/
    Fica aqui um artigo interessante sobre o tema

    E já agora "Para o cabaz das frutas, comparámos o custo de banana, melão, pêssego, pera rocha e uvas. Na categoria dos legumes, considerámos alface, alho-francês, alho seco, batatas, beringela, brócolos, cebola, cenoura, curgete, lombardo, pimento verde e tomate. Verificámos que, se o hipermercado tiver fruta ou legumes deste cabaz em promoção, o tradicional fica mais caro 13% na fruta e 19% nos legumes. Perante preços sem promoção, o tradicional pode ficar mais barato."

    https://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/noticias/pandemia-reavivou-preferencia-por-comercio-local
 
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