Colocado por: J.FernandesSeja 50% ou 70%, o que é certo é que o preço dos combustíveis em Portugal alinha com o que se pratica em economias com rendimentos per capita muito superiores ao nosso
Colocado por: AMG1Parece-me que é bem menos do que diz. O seu "saque" de 70% afinal era, em maio de 2022, pouco mais de metade disso.
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/carga-de-impostos-sobre-os-combustiveis-em-portugal-esta-em-60-salienta-se-nas-redes-sociais#&gid=4&pid=1
Colocado por: euAté porque existem alternativas (elétricos) onde a fiscalidade é muito menor.será que alguém que ganha o ordenado mínimo, ou até mesmo o ordenado médio (1411 EUR), pode dizer que o automóvel elétrico é uma alternativa?
Colocado por: Carvai
Agora fez-me lembrar o Guterres - é só fazer as contas.
Se temos um produto que custa 50 e temos mais 50 de impostos qual é a carga fiscal?
100% 50 de impostos sobre um valor de 50.
50% se de um valor total de 100 disser que 50 são impostos.
Como costumam calcular os lucros? É o valor acrescentado ao custo ou a componente no custo total?
Colocado por: HAL_9000será que alguém que ganha o ordenado mínimo, ou até mesmo o ordenado médio (1411 EUR), pode dizer que o automóvel elétrico é uma alternativa?
Colocado por: euAté porque existem alternativas (elétricos) onde a fiscalidade é muito menor.
Colocado por: AMG1Mas hoje, vários anos depois de se saber o motivo da atrapalhação do homem, ja não lhe acho assim tanta piada.
Colocado por: J.FernandesQuando se venderem tantos elétricos como de combustão a fiscalidade passa a ser igual.
Colocado por: euNão vai ser fácil taxar a eletricidade para VE, principalmente porque pode carregá-lo em casa.
Colocado por: J.FernandesE nunca se pode subestimar a criatividade dos governantes para aumentar a receita fiscal.
Colocado por: J.FernandesAliás, não faltam argumentos ecológicos para taxar veículos elétricos: são veículos mais pesados, as baterias necessitam de processos de fabrico de grande consumo de energia, com grande uso de metais raros (minas e a inerente poluição), etc., etc.
Colocado por: euEsses são argumentos falaciosos; está mais que provado que ao longo dociclo de vida totaldos veículos, os elétricos são muito menos poluentes que os veículos a combustão.
Colocado por: AMG1Jogar com as palavras pode ser interessante, mas pode explicar muito pouco.
Colocado por: euNão vai ser fácil taxar a eletricidade para VE,Não precisam, taxam através do IUC em função dos km percorridos anualmente, ou criam uma outra taxa com um nome pomposo qualquer, segundo o mesmo principio básico.
Colocado por: HAL_9000Os usados, não tenho bem opinião formada, mas parece-me um totoloto ainda maior que os usados a combustão.
Colocado por: CarvaiO problema dos usados elétricos são as baterias.Exato, daí ter referido a lotaria. Se a bateria estiver fanada, basicamente ao comprar um elétrico usado, está a comprar uma carcaça sem grande valor comercial. As baterias de usbtituição ainda são caríssimas.