Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: NTORIONPNS


    Eu apostaria neste cavalo até porque acho que é o com mais condições para governar numa futura e eventual coligação à esquerda.

    O Pedro Nunes Santos é um autentico animal político (no bom sentido). Apesar de não me edificar nada com as suas ideologias, admito que tem alguma garra.

    Aquela cena de anunciar o aeroporto, passando a perna ao Costa... é preciso ter kolhões e convicções.
  2.  # 2

    Colocado por: NostradamusApesar de não me edificar nada com as suas ideologias, admito que tem alguma garra.

    Aquela cena de anunciar o aeroporto, passando a perna ao Costa... é preciso ter kolhões e convicções.
    O problema dele, é que me faz lembrar demasiado o outro animal político que por cá andou.....
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 3

    Colocado por: NostradamusAquela cena de anunciar o aeroporto, passando a perna ao Costa... é preciso ter kolhões e convicções.

    Concordo, mais um na linha do Sócrates e do Antônio Costa, mas terá de ganhar internamente, e ai é que poderá ser difícil.
  4.  # 4

    Animais politicos são como vendedores de carros usados...muito paleio , mas sentido de dever e sentido de estado nada...
    mas nós portugueses gostamos de politicos bem falantes o resto que interessa
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 5

    Hum..
    Tá tudo dito
    O PSD não quer ir para o governo, conforme as tensões se estão a afigurar.
    Muitos sindicatos aguardam serenamente que sejam concedidos aumentos aos médicos para lutarem na mesma proporção...
    Acho que fica a Mariana com saco até às eleições.
    E nessas, quem concorrer é o Pedro Santos pelo PS...
    Já anda com opiniões nas TV a dar Share e imagem para ressuscitar o partido...
    Qdo o socas foi de vela, o Toino separou logo as águas entre os 2 para não afectar o partido. Mas a massa estava toda lá..
    É mais do mesmo
    A esta hora estão a definir estratégias para salvar o partido .
    Alguém tem de ser dado a morte e comandar os destinos até às eleições.
    Até era um balão de...nada.
    Já foi assim com o SNS..um ano depois..nada se vê de relevante...e algo pior.
    O povo gosta de colo..e novelas. Não é por acaso, que têm a maioria do parlamento.
    O PR, bem, não acredito que dissolva a AR, face á alternativa e sobretudo pq a origem desta circunstância pode catapultar o CHEGA para o governo..
    E estes vão aproveitar bem o sentimento...
    Por isso, com dossiers TAP, aeroporto, alta velocidade, hidrogênio, relação do PS com as figuras do parlamento europeu, aconselham prudência em decisões.
    Isto se os 4 milhões do medicamento das bebés, não causar efeitos colaterais...
    Não identifico alternativa satisfatória.
    Volta passos, que estás perdoado...
    E a minha opinião, sem mais
  6.  # 6

    Colocado por: HAL_9000https://www.publico.pt/2023/11/07/politica/noticia/buscas-psp-residencia-oficial-costa-ministerios-ambiente-infraestruturas-vitor-escaria-lacerda-machado-detidos-2069310

    Para o bem do país, espero sinceramente que isto não seja tão grave como parece e que as suspeitas não se confirmem, se não corremos o risco de entrar num periodo de grande instabilidade.


    Nunca mais aprendem que o estado intervir diretamente na econonomia é má ideia (aqui está a minha veia mais social-liberal do que social-democrata).
    Concordam com este comentário: eu
    • AMG1
    • 7 novembro 2023

     # 7

    Colocado por: Nostradamus

    Um tipo tem um aumento em Janeiro, mas que devido as altas taxas de retenção da fonte, o aumento fica captivo nas mãos do estado até ao IRS do ano seguinte. Ou seja, tem de esperar 1 ano para poder colher frutos do seu suor.

    Foi para isto que o seu querido "doutore" Costa exigiu às empresas para darem aumentos aos trabalhadores? Para o dinheiro ficar "temporariamente" nas mãos do estado?

    Se isto não é as altas taxas, neste caso associadas à taxa da retenção na fonte, então é o quê? Astrologia? Alquimia? Empréstimo coercivo?

    Podeis dizer e fazer 30 por uma linha, mas no final, eu tenho necessidade do dinheiro é ao final do mês, e não daqui a um ano. Por cada € retido nas mãos do estado, eu perco 3-5% devido à inflação, mas eu não vou ser restituído deste dinheiro captivo com juros no acerto do IRS do ano seguinte pois não?

    Ja fiz impostos em diversos países da EU e sei lhe dizer que isto não é satanismo nem forças do obscuro, é mesmo carga fiscal estupidamente desequilibrada e elevada face ao real rendimento disponível.
    Estas cativações são uma aberração para o consumo e economia interna, que é o que faz rodar a economia em muito comercio por esse Portugal fora. Porque na minha zona, infelizmente não há franceses nem reformados abastados a tomar cafés logo pela manhã em esplanadas.

    E se o caríssimo AMG1 fez impostos na Suécia, deveria ser o primeiro a ver que realmente existe uma desproporcionalidade face ao que se paga e ao que se recebe em troca em serviços: Estradas arranjadas, jardins e ruas limpas, hospitais a funcionar, habitação publica, licença de maternidade/paternidade digna desse nome, alojamento para estudantes, etc etc etc

    Mas para a próxima vez, em vez de tomar pequenos almoços burgueses com franceses na esplanada do café, viaje um bocado por Portugal fora, e vai rapidamente perceber os fantásticos serviços disponíveis assim que sai das principais zonas metropolitanas - face ao rácio de impostos pagos.
    Concordam com este comentário:HAL_9000

    Quando eu mencionei que as tx de retenção estão definidas para que exista uma retenção maior do que o imposto devido, acha que estava a demonstrar a concordância com isso?
    Talvez tenha de se decidir, sobre o que quer dizer. A carga fiscal em Portugal está muito longe de ser das mais elevadas da UE, ao contrario do esforço fiscal que é dos mais elevados, mas a principal razão disso é o facto de sermos pouco a pagar muito. Arranje-se forma dessa carga fiscal ser melhor distribuida e o esforço vai reduzir-se. Em vez disso, se baixar a carga fiscal o que vai acontecer é o estado ficar com menos recursos e consequentemente termos ainda piores recursos.
    O estado português tem uma despesa primaria e uma tx de investimento abaixo da média da zona euro, se lhe retirar mais recursos o que vai acontecer é reduzir ainda mais essa capacidade de financiar servicos e fazer investimentos. Claro que os crentes em "amanhãs que cantam" (uso isto porque em materia de utupia ninguem ganha ao PCP) podem continuar a achar que basta gerir melhor e isso resolve tudo. Obviamente que gerir melhor os recursos deve ser possivel e desejável, mas não os aumenta!
    Quanto ao resto, muito sinceramente se pensa que não conheco o país engana-se redondamente, mas também não vou ser hipócrita a ponto de dizer que conheço as dificuldades de quem tem de viver com o SMN e sujeitar-se exclusivamente aos serviços publicos fornecidos pelo estado.
    Quanto à sua alusão aos impostos e os serviços publicos na Suécia, é só absurda. A Suécia tem uma carga fiscal das mais elevadas da europa, muito acima da nossa, uma despesa primária em % do PIB das mais elevadas, creio que é mesmo a mais elevada da UE, e um PIB que é praticamente o dobro do português, para uma população até ligeiramente inferior. Nao ter melhores serviços do que os nossos só mesmo se fossem néscios, coisa que eles não são. Mas também lhe digo, se julga que é tudo um mar de rosas, desengane-se porque queixas não faltam e quando aos "jardins limpos", aconselho que saia dos circuitos turisticos e veja onde vivem os menos abstados e verá que se calhar nem tudo é assim tão limpinho e arrumadinho. Na saude, queixas e reclamações não estão na ordem do dia. Na educação então nem.lhe digo, desde que implementaram a idiotice do cheque ensino, ainda por cima da forma tosca como o fizeram, que destruiram o ensino público por completo. Os resultados estão aí é ver os teste de PISA, ja tem anos piores do que em Portugal. Felizmente que ja reverteram uma boa quantidade de disparates, mas a recuperação não está para breve.
    A Suecia tem quase o dobro do emprego publico que existe em Portugal, acha que isso se paga como?
    Agora vamos lá ao pequeno almoço burguês.
    Meu caro, eu não nasci numa familia proletária, nem nunca pertenci a essa nobre classe, o farol da historia, no entender de alguns assim um pouco mais paranoicos. Portanto, existe uma enorme probabilidade de quase todos os pequenos almoços, ao longo dos meus 67 anos de vida terem sido pequenos almoços burgueses, nem todos foram com franceses, mas olhe que até são frequentes (tenho uma cunhada francesa). Portanto quanto à classe social do pequeno almoço, acertou em cheio. Já quanto a localização, lamento mas aí falhou, mas por pouco, porque se a pastelaria tivesse esplanada seria bem provável que acertasse.
    Finalmente o "seu querido dr. Costa", finalmente o seu o problema está resolvido, agora é só aguardar pelos tempos da abundância, porque não vão tardar.
    Afinal quem tem andado a prometer o céu na terra, vai ter oportunidade de o concretizar bem mais cedo do que imaginava.
    Infelizmente não estou aí para presenciar este momento único da história do pais que finalmente se vê livre "da máquina de fazer pobres", agora é so esperar pela maquina de fazer ricos.
  7.  # 8

    Colocado por: rjmsilvaAinda há quem diga que o hidrogénio não serve para nada.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    E pelos vistos também terminou a guerra entre Israel e a Palestina 😏
  8.  # 9

    Colocado por: NostradamusAquela cena de anunciar o aeroporto, passando a perna ao Costa... é preciso ter kolhões e convicções.

    Aquela cena revela duas coisas: alguém sem o mínimo de lealdade, nem sentido de estado, que espera que o chefe esteja fora do país para anunciar uma decisão que não foi aprovada por aquele, ou nem sequer lhe foi previamente comunicada; e um chefe sem coragem nem liderança que não tomou na hora a única medida que seria razoável e aceitável, que era pô-lo na rua no minuto a seguir.

    Infelizmente, você não é o único a achar que isso foi uma boa jogada, no meio disto tudo a verdade é dura e é triste: o eleitorado português gosta de mentirosos, gabarolas e aldrabões.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 9 novembro 2023

     # 10

    Colocado por: J.Fernandeso eleitorado português gosta de mentirosos, gabarolas e aldrabões.


    E se ao menos fossem competentes...
    • AMG1
    • 10 novembro 2023

     # 11

    No meu tempo, a meio da primária, ja ninguem queria lá a mamã no intervalo com o lanchinho. Agora marmajos com 20 anos precisam que os papás os ajudem a preencher os papeis da matrícula na universidade entre outras miudezas.
    Será que também lhe arranjam os namoricos?

    ...
    © Expresso Impresa Publishing S.A.

    SEMANÁRIO#2663 - 10/11/23

    SOCIEDADE ENSINO

    "Juventude 
    Professores universitários queixam-se de uma interferência cada vez maior de pais na vida académica dos estudantes. Especialistas alertam para a progressiva diminuição da autonomia e aumento da imaturidade dos jovens

    Os ‘pais-helicóptero’ já chegaram à universidade

    TEXTO JOANA PEREIRA BASTOS ILUSTRAÇÃO HELDER OLIVEIRA"
    ...
    Um artigo muito interessante e que deixa algumas pistas ate para perceber a raiz de algum alheamento dos jovens a certos temas "mais pesados" ou mesmo aborrecidos, como a política.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • AMVP
    • 10 novembro 2023

     # 12

    Colocado por: AMG1No meu tempo, a meio da primária, ja ninguem queria lá a mamã no intervalo com o lanchinho. Agora marmajos com 20 anos precisam que os papás os ajudem a preencher os papeis da matrícula na universidade entre outras miudezas.
    Será que também lhe arranjam os namoricos?

    ...
    © Expresso Impresa Publishing S.A.

    SEMANÁRIO#2663 - 10/11/23

    SOCIEDADE ENSINO

    "Juventude
    Professores universitários queixam-se de uma interferência cada vez maior de pais na vida académica dos estudantes. Especialistas alertam para a progressiva diminuição da autonomia e aumento da imaturidade dos jovens

    Os ‘pais-helicóptero’ já chegaram à universidade

    TEXTO JOANA PEREIRA BASTOS ILUSTRAÇÃO HELDER OLIVEIRA"
    ...
    Um artigo muito interessante e que deixa algumas pistas ate para perceber a raiz de algum alheamento dos jovens a certos temas "mais pesados" ou mesmo aborrecidos, como a política.

    Credo, essa praga já chegou ao ensino superior? Qualquer dia os rh das empresas para além de contactarem com os trabalhadores tb têm de contactar com os pais destes.
  9.  # 13

    e pronto mais uma crise
    as elites entretidas com mais uma dança das cadeiras e tudo parado, menos as contas a pagar.
    • AMG1
    • 21 novembro 2023

     # 14

  10.  # 15

    Realmente só um milagre explica a nossa economia não estar pior do que está.

    Não houve nenhuma mudança estrutural na nossa economia que justifique um bom desempenho economico, e isso vai acabar por se revelar.


    Ainda no outro dia estive na estação de Oriente, e se antes havia alguns sem abrigo, principalmente mais para o final da estação, agora vão do inicio ao final, sem um unico espacinho livre.

    Há mais sem abrigo, o SNS está um caos, as escolas estão um caos, as ruas estão sujas e mais perigosas, há mais trafico humano e trabalho precario.

    Se com bom desempenho economico estamos assim, a proxima crise economica vai ser um periodo muito negro a nivel social.
    Concordam com este comentário: treker666
    • AMG1
    • 22 novembro 2023

     # 16

    Colocado por: ferreiraj125

    Há mais sem abrigo, o SNS está um caos, as escolas estão um caos, as ruas estão sujas e mais perigosas, há mais trafico humano e trabalho precario.


    Epa. Isto é mesmo capaz de estar melhor do que eu imaginava. O retrato que você faz de Lisboa, já parece o de uma grande cidade americana.
    • AMG1
    • 22 novembro 2023

     # 17

    Afinal portugal não é o pais da UE onde as empresas pagam mais impostos?

    https://expresso.pt/economia/impostos/2023-11-21-Lucros-das-multinacionais-sao-pouco-tributados-Portugal-e-dos-paises-com-mais-incentivos-fiscais-as-empresas-96e0ea7d

    Como deve haver quem não tenha acesso, aqui vai um.pequeno extrato.

    "...Entre as 89 jurisdições analisadas, Portugal é uma das oito onde há uma redução do imposto efetivo devido a “uma provisão de capital próprio das empresas”. Além de Portugal também se inclui aqui a Bélgica, Chipre, Itália, Liechtenstein, Malta, Polónia e Turquia..."

    "...Portugal encontra-se também entre os países com as taxas marginais efetivas mais baixas. Ao seu lado estão Chipre, Itália, Liechtenstein, Malta, Polónia, Portugal e Turquia."

    Estes tipos da OCDE devem ser uns incompetentes que ate assusta.
    Também não admira, o responsável pelo acompanhamento da zona europeia é um português.
  11.  # 18

    Colocado por: AMG1Afinal portugal não é o pais da UE onde as empresas pagam mais impostos?

    O seu esforço para tentar branquear a mrda socialista que tem vindo a afundar o país, é quase comovente, mas deixando de parte incentivos em I & D e outras tretas que só aproveitam a grandes empresas e multinacionais, a carga fiscal para empresas bem como para particulares, em Portugal, é demencial.
    https://eco.sapo.pt/2023/10/19/imposto-sobre-as-empresas-em-portugal-e-o-segundo-mais-elevado-da-ocde/
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
  12.  # 19

    Colocado por: AMG1Parece que visto de fora, Portugal não estará assim tão mal.

    Tudo depende do ponto de vista e das prioridades. Os xuxalistas decidiram que as tais contas certas que tanto criticaram no tempo de Passos é que é o caminho e em conformidade deixaram tudo o resto para um plano secundário: saúde pública na falência, serviços públicos ao nível de 3º mundo, educação pública sem professores. Com o papel principal a caber à inflação alta e ao consequente brutal aumento da receita fiscal, lá se consegue o brilharete do superavit.
    É caso para se dizer que tal como acusavam Passos de ter ido além da troika, Costa foi além de Passos, o que pela lógica equivale a dizer que Costa foi além da troika.
  13.  # 20

    Colocado por: AMG1O retrato que você faz de Lisboa, já parece o de uma grande cidade americana.

    Acontece que esse não é o retrato fiel de uma grande cidade americana, esse é o retrato desfocado pelas lentes sujas do esquerdismo infantil e ignorante que por aqui grassa.
 
1.0979 seg. NEW