Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

  2.  # 2

    Colocado por: OliveiroS/NPermita-me aqui - infelizmente de forma sumária e simultaneamente extensiva - dar alguns exemplos retirados apenas do mesmo programa político já mencionado (as passagens bold e as reticências foram por mim inseridas):

    Nada do que você aqui citou do programa do Chega permite concluir que se trata de um partido anti-democrático, autoritário, racista ou xenófobo.

    Se me disser que se trata de um partido com um discurso populista, cujo líder só apresenta propostas tontas e ignorantes, aí estamos de acordo.
  3.  # 3

    Para ser justo, o populismo das propostas do Chega só encontra paralelo na paranóia com que são acolhidas por certa comunicação social, só três exemplos:
    - Criticar o CH por ser contra a imigração ilegal é risível, julgo que somos todos contra, com a exceção de certos alucinados de esquerda.
    - Se o CH propõe a prisão perpétua para certos crimes, não está a ser de "extrema-direita", está a seguir o exemplo de "ditaduras sanguinárias", como a Suécia, a Alemanha, a Itália, o RU, os EUA, etc., etc.
    - E se propõe o controlo na entrada de imigrantes, também o fazem certos países com mais credenciais democráticas que o nosso, como o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia, os EUA, o RU, etc, etc.
    • Squire
    • 18 janeiro 2024 editado

     # 4

    Colocado por: OliveiroS/N

    Eu não referenciei o estudo como fonte para uma classificação definitória da ideologia no sentido de uma ciência política, muito menos baseada numa teoria de Cas Mudde, mas sim lexical. A minha primeira referência alude à retórica e à terminologia que compõe o discurso do partido. E se me permite a divagação, sob o lemadiz-me com quem andas..., o "Chega faz parte da aliança europeia Identidadee Democracia, umgrupo de partidos políticos nacionalistas e de far-right, fundado em 2014, eonde se incluem partidosnacionalistas como o La Lega, de Itália,o Partido da Liberdade, da Áustria, o Partido pela Liberdade, dos Países Baixos, aAlternativa para a Alemanha" (Prior, 2022), onde se encontra em "ilustre" companhia. Para tal recomendo p. ex. as publicações de Anton Pelinka ou da bpb (https://www.bpb.de/die-bpb/ueber-uns/federal-agency-for-civic-education/) e os vários artigos sobre personalidades da AfD (https://www.euronews.com/2021/09/20/has-the-afd-s-nazi-rhetoric-doomed-it-to-electoral-oblivion), um partido classificado como de "extrema-direita" pelos serviços de inteligência internos alemães (https://www.dw.com/en/germanys-far-right-afd-can-be-put-under-surveillance/a-61058359).


    Não existe académico que classifique o Chega como Extrema-Direita. Se fosse esse o caso o próprio Tribunal Constitucional português já teria ilegalizado o partido.
    Também é curioso que o AFD, classificado, como diz, como Extrema-Direita pelos serviços secretos alemães (o que não surpreende dado que a sua história os fez e faz mais cautelosos com partidos nacionalistas), não tenha ainda sido ilegalizado pelo Tribunal Constitucional alemão, ainda mais curioso tendo em conta essa atenção redobrada, cautela e prudência da sociedade alemã.


    O facto de o Chega pertencer àquela família politica europeia, só prova que existe uma afinidade maior com esses partidos, no que à sua retórica nacionalista e anti-sistema diz respeito, do que com os restantes partidos de direita que pertencem ao Reformistas e Conservadores Europeus ou ao PPE por exemplo.



    Colocado por: OliveiroS/N

    Neste ponto deve ter-se confudido, já que não me recordo de argumentar a demonização pelo Chega. Mas eu compreendo muito bem que seja difícl seguir acuradamente toda a discussão. Tão bem, que peço que me permita mais um pouco de tempo livre para explicar ponto a ponto as minhas transcrições no respetivo contexto.


    Não foi o OliveiroS/N. Mas, apenas queria garantir que não discutiríamos julgamentos de valor ou comentários triviais, porque sinceramente já não tenho muita paciência.
  4.  # 5

    Colocado por: SquireEu peço-lhe para dar exemplos e o exemplo que me dá é a "demonização". O senhor não me está a dar exemplos está-me a dar o seu julgamento dos exemplos. Não me interessa discutir o seu julgamento que para mim, como deve compreender, vale pouco.

    Ponha aqui exemplos para discutirmos.


    São vários os exemplos de atitudes racistas por parte do Chega. Só para dar alguns:
    1. Na sequência do assassinato com motivações racistas do jovem negro, Bruno Condé, em Moscavide, em 2020, o líder do Chega promoveu uma manifestação nacional com o lema “Portugal não é racista”, fazendo-se fotografar enquanto fazia a saudação nazi.
    2. Durante a pandemia o Chega apresentou uma proposta para um confinamento especial para a comunidade cigana
    3. André Ventura defendeu a deportação da deputada negra Joacine Katar Moreira para a Guiné-Bissau
    4. Defendeu os ataques racistas de que Moussa Marega, jogador do Futebol Clube do Porto, foi vítima.
    5. Foi condenado pelo tribunal, em 2021, a retratar-se publicamente por acusações difamatórias contra uma família de cidadãos negros residente no Bairro da Jamaica, no Seixal.

    Já nem faço julgamentos de valor … as acções falam por si …

    Colocado por: SquireJá agora, categorizar como "invasão" não é xenofobia, ou as pessoas são obrigadas gostar de todas as culturas?


    Não ?
    Anexar á expressão, uma imagem do Martim Moniz com muçulmanos a rezar ?
    Não tem conotação xenófoba?
    Fazendo “target” específico a uma comunidade ?

    As pessoas podem não gostar de uma cultura , mas ele não é uma pessoa qualquer, é um líder de um partido democrático em Portugal.

    Se acha que isto não são exemplos , mais nada há a dizer …

    Isto para não falar de disparates de haver “bichezas” naquele partido que ousaram dizer que as mulheres que fazem IVG, deveriam-lhes ser retirados os ovários …e o óbvio significado de “Deus , Pátria , Família “… mas são outros 500…

    Certamente não o farei de mudar de opinião… mas garantidamente não irá mudar a minha.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 6

    Colocado por: Quilleute3. André Ventura defendeu a deportação da deputada negra Joacine Katar Moreira para a Guiné-Bissau

    Deportação não, mas ela deveria ir por iniciativa própria
  6.  # 7

    Colocado por: SquireNão existe académico que classifique o Chega como Extrema-Direita. Se fosse esse o caso o próprio Tribunal Constitucional português já teria ilegalizado o partido.


    Volto a repetir que jamais foi a minha intenção de publicar aqui um estudo acadêmico, em todo o seu enquadramento formal e linguístico, em forma de comentário. Não obstante, remeto para estudos de Jaime Roque (https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/104976), as publicações de Cecília Honório ou Teresa Pinheiro e a recensão de Rahul Kumar (https://journals.openedition.org/rccs/12314) que talvez lhe proprocionem uma outra perspectiva. Quanto a uma ilegalização de partidos, deve saber tão bem como eu, que esta não é fundamentada por estudos acadêmicos.



    Colocado por: SquireTambém é curioso que o AFD, classificado, como diz, como Extrema-Direita pelos serviços secretos alemães (o que não surpreende dado que a sua história os fez e faz mais cautelosos com partidos nacionalistas), não tenha ainda sido ilegalizado pelo Tribunal Constitucional alemão, ainda mais curioso tendo em conta essa atenção redobrada, cautela e prudência da sociedade alemã.


    O Verfassungsschutz não é um serviço secreto per se e uma ilegalização do AfD é abertamente discutida, devendo-se a sua não concretização a diversos factores processuais e históricos. Veja-se o exemplo da tentativa de ilegalização do então partido de extrema-direita NPD em 2017, rejeitado pelo tribunal constitucional não devido à matriz ideológica, antidemocrática e anticonstitucional do partido, mas sim apenas pela sua insignificante força política.
    • Squire
    • 19 janeiro 2024 editado

     # 8

    Colocado por: Quilleute
    1. Na sequência do assassinato com motivações racistas do jovem negro, Bruno Condé, em Moscavide, em 2020, o líder do Chega promoveu uma manifestação nacional com o lema “Portugal não é racista”, fazendo-se fotografar enquanto fazia a saudação nazi.


    Refere-se a isto? https://expresso.pt/politica/2020-06-27-O-Andre-nao-levantes-a-mao-assim-que-eles-vao-ja-fotografar.-A-marcha-de-Ventura-para-chamar-os-portugueses-comuns
    Oiça, se o jornalista achasse que o André Ventura tinha feito a saudação nazi, teria explicitamente referido isso no artigo, coisa que não o fez. Mas para o esclarecer aqui fica a transcrição: “Numa mão, segura a tarja em que se lê que “Portugal não é racista”. A outra está por alguns momentos levantada, direita, no ar. “Ó André, não levantes a mão assim que eles vão já fotografar isso”, graceja um dos homens que com ele marcham na linha da frente. Ventura ri-se, acena e baixa a mão, algumas fotografias depois. A caminhada prossegue.“
    Foi uma boa tentativa da sua parte em tentar dar a entender algo que não cabimento. Mas já era expetável.


    Colocado por: Quilleute
    2. Durante a pandemia o Chega apresentou uma proposta para um confinamento especial para a comunidade cigana



    Embora se insira num tom populista, admito que seja racista. Creio que é único comentário que o vi fazer que me parece racista. Mas é minha opinião que o faz para ser polémico e populista, mais do que por verdadeira crença. Aliás a própria ideia é tão ridícula que nem pode ter outra interpretação. Ou acredita genuinamente que ele é também apologista de câmaras de gás? É puro populismo. É nesse contexto que deve ser interpretado.

    Colocado por: Quilleute
    3. André Ventura defendeu a deportação da deputada negra Joacine Katar Moreira para a Guiné-Bissau


    Lembro-me bem dessa. E foi uma muito boa resposta. Sabe porquê? Porque foi no seguimento da Joacine ter sugerido a devolução do património dos museus às ex-colónias. E a frase não é racista por dois motivos:
    1. Foi uma forma cómica de emular concetualmente a narrativa da Joacine, sugerindo desta vez ser ela o objeto de devolução;
    2. Em nenhum momento foi mencionada a etnia ou a cor da pele dela. Repare-se que o Ventura até teve o cuidado de dizer “terra de origem” e não “a sua terra”.
    3. Ainda acrescento mais: mesmo que se considerasse que seria xenofobia, tal nem faz sentido, a não ser que se considere que a deportação é por definição xenófoba, o que é desprovido de sentido.



    Colocado por: Quilleute
    4. Defendeu os ataques racistas de que Moussa Marega, jogador do Futebol Clube do Porto, foi vítima.


    Já vi que é exímio em deturpar os factos. Ainda que tenha havido ataques racistas, o facto de André Ventura ter discordado, porque achou que não estava provado que tinha havido cânticos racistas, não quer automaticamente dizer que o André Ventura é racista. No limite fez um mau julgamento, porque o tribunal veio mais tarde efetivamente a provar que existiu. Isto é lógica que se aprende na escola. Achar que não aconteceu algo, não quer dizer necessariamente que se seja apologista desse algo.
    Para além do seu discurso se enquadrar numa época em que muita coisa que não é racismo é considerada erradamente como tal. Muita vitimização, incorretamente invocada como misoginia ou racismo. Embora em muitas situações exista de facto. Em suma, o ceticismo dele é compreensível quando inicialmente não havia provas cabais.

    Colocado por: Quilleute
    5. Foi condenado pelo tribunal, em 2021, a retratar-se publicamente por acusações difamatórias contra uma família de cidadãos negros residente no Bairro da Jamaica, no Seixal.


    Exato. E sabe a diferença entre uma acusação de difamação e uma acusação de racismo não sabe? Diga-me por favor que sim, para me poupar explicar-lhe a diferença de tão óbvia que é. É que ele foi acusado de difamação (por ter chamado “bandidos”) e não de racismo.

    Colocado por: Quilleute
    Não ?
    Anexar á expressão, uma imagem do Martim Moniz com muçulmanos a rezar ?
    Não tem conotação xenófoba?
    Fazendo “target” específico a uma comunidade ?


    Não, não é. O seu discurso já está a mudar. Já não é xenofobia. Agora é "conotação xenófoba". Ou é xenofobia ou não é!
    Se não se gosta de uma determinada cultura e achamos que existem muitas pessoas no país que praticam justamente essa cultura, é perfeitamente legitimo e aceitável não querer essa cultura, ainda mais quando existe uma tendência para crescer. Portanto, usar o termo invasão é aceitável.

    O senhor faz uma amálgama das situações, confunde alhos com bugalhos, quando no fundo o conceito de Xenofobia pressupõe somente a generalizada antagonização de tudo o que é estrangeiro. Acha que o André Ventura não quer os alemães, franceses, americanos, ingleses em Portugal? A antagonização é com determinadas culturas e tal é perfeitamente legitimo.


    Colocado por: Quilleute
    As pessoas podem não gostar de uma cultura , mas ele não é uma pessoa qualquer, é um líder de um partido democrático em Portugal.



    E então?
    Um líder de um partido democrático é obrigado a gostar de todas as culturas? Se os partidos representam o povo, então faz todo o sentido um líder de um partido democrático refletir as angustias e as preocupações da população. Chama-se representatividade.


    Colocado por: QuilleuteIsto para não falar de disparates de haver “bichezas” naquele partido que ousaram dizer que as mulheres que fazem IVG, deveriam-lhes ser retirados os ovários …e o óbvio significado de “Deus , Pátria , Família “… mas são outros 500…


    Podemos até discordar dessa medidas parvas. Mas facto é que nada têm de racista ou xenófoba.
    Concordam com este comentário: Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
  7.  # 9

    Colocado por: OliveiroS/N
    OVerfassungsschutznão é um serviço secretoper see uma ilegalização do AfD é abertamente discutida, devendo-se a sua não concretização a diversos factores processuais e históricos.


    Lapso meu. Eu quis dizer serviços de inteligência.
    Mas é abertamente discutida por quem? Pelo tribunal ou pela comunicação social/partidos/resto da sociedade? É que são coisas muito diferentes.


    Colocado por: OliveiroS/NVeja-se o exemplo da tentativa de ilegalização do então partido deextrema-direitaNPD em 2017, rejeitado pelo tribunal constitucional não devido à matriz ideológica, antidemocrática e anticonstitucional do partido, mas sim apenas pela sua insignificante força política.


    Desculpe, mas não foi bem esse o veredito. O partido não foi ilegalizado sim pela sua insignificante força politica, mas "Os juízes reconheceram que a formação ultranacionalista “despreza a dignidade humana” e que “contraria os princípios democráticos”

    Portanto não fora a sua insignificância politica e teria sido ilegalizado. Ora, se pelo contrário, a AFD tem uma grande relevância política, por que razão o Tribunal Constitucional Alemão ainda não o ilegalizou?
    • AMG1
    • 19 janeiro 2024

     # 10

    Ontem li isto no programa do CHEGA e fiquei bocado confuso:

    " Natalidade. O CHEGA procurará convergir com os países europeus no que reporta a prestações familiares, direitos laborais e demais benefícios e incentivos que promovam o aumento da natalidade, nos casos em que ambos os pais tenham naturalidade e nacionalidade portuguesas e sejam oficialmente residentes em Portugal"

    Provavelmente não percebi, mas isto não pode ser lido como o CHEGA estar a descriminar alguns portugueses no acesso a estes direitos/beneficios.
    Parece claro que estao excluidos todos os que sendo portugueses não nasceram no territorio nacional. Também parece reconhecer esse direito a um portugues, que tenha nascido em Portugal, desde que ele pretenda ter filho com um estrangeiro ou até mesmo com outro português que não tenha nascido no territorio nacional.
    Isto não ser a expressao objectiva de qualquer forma de racismo, nem contradiz varios dos nossos preceitos constitucionais, então será o quê?
  8.  # 11

    Colocado por: SquireFoi uma boa tentativa da sua parte em tentar dar a entender algo que não cabimento. Mas já era expetáve


    Colocado por: SquireMas é minha opinião que o faz para ser polémico e populista, mais do que por verdadeira crença.


    Colocado por: SquireRepare-se que o Ventura até teve o cuidado de dizer “terra de origem” e não “a sua terra”.


    Colocado por: SquireAinda que tenha havido ataques racistas, o facto de André Ventura ter discordado, porque achou que não estava provado que tinha havido cânticos racistas, não quer automaticamente dizer que o André Ventura é racista. No limite fez um mau julgamento, porque o tribunal veio mais tarde efetivamente a provar que existiu.


    Colocado por: OliveiroS/Nele foi acusado de difamação (por ter chamado “bandidos”) e não de racismo.


    Colocado por: SquireUm líder de um partido democrático é obrigado a gostar de todas as culturas? Se os partidos representam o povo, então faz todo o sentido um líder de um partido democrático refletir as angustias e as preocupações da população


    Primeiro e acima de tudo :
    Joacine Moreira é uma cidadã portuguesa, pode não ter nascido em Portugal e no entanto é cidadã portuguesa , jamais, se deve tratar uma cidadã daquela maneira , mesmo que as ideias que a mesma propõe se tratem de um vazio absurdo.

    Segundo : Infelizmente também demonstra achar que um deputado , líder de partido deve comportar-se como um arruaceiro, bully até, ao demonizar e instrumentalizar uma comunidade específica.
    lamento mas na posição em que se encontra é um modelo e um representante da república portuguesa e do povo que o elegeu, deve pautar pelo respeito e honra e dar o exemplo .
    Chama-lhe representatividade…eu chamo pura falta de respeito e má educação.



    Confesso que é nestas alturas , que vejo como a visão de alguém é deturpada ao mm…
    Vejo desculpas, justificações e até algum apoio pelas medidas e pessoalmente acho inacreditável o como regredimos numa sociedade que há uns anos atrás , pautava pelo crescimento social numa contínua perseguição pela igualdade .

    De facto, aprendeu-se 0 com a história.
    Insistimos em repetir os erros, dará no que já deu.

    Como disse não esperava faze-lo mudar de ideias , cegueira ideológica é o que é, por pura definição… cega , no entanto confirmou o que já sei há muito sobre a “organização” e seus “membros”.

    Infelizmente a bancada irá aumentar, graças aos eternos esforços do PSD de se tornar irrelevante.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  9.  # 12

    Colocado por: Pickaxe
    Deportação não, mas ela deveria ir por iniciativa própria


    Sério ?
    Todos os portugueses que não concordam a 100% com a história do nosso país ou só os de raça negra ?
    Ou os que não são Portugueses por nascimento ?
    Não terão tanto direito á liberdade de expressão como qualquer outro?

    O Chega quer que se “adorem” os símbolos da República, há quem ache que se deve prestar contas pelo colonialismo.
    De forma alguma os defensores de tais ideias , devem ser “mandados para a terra deles “, como se fossem seres inferiores por conjurar tais opiniões.

    A Constituição é clara e plena na sua afirmação quanto à liberdade de expressão, e socialmente …não se permite que se mande “alguém para a terra de onde veio , nasceu “etc .

    Lamento , mas é um não argumento, completamente ofensivo e desrespeitoso para com outro cidadão.
    • AMG1
    • 19 janeiro 2024

     # 13

    Colocado por: J.Fernandes
    - Se o CH propõe a prisão perpétua para certos crimes, não está a ser de "extrema-direita", está a seguir o exemplo de "ditaduras sanguinárias", como a Suécia, a Alemanha, a Itália, o RU, os EUA, etc., etc.


    Não foi no CHEGA que há tempos foi debatida e até referendada internamente uma proposta para a reintrodução da pena de morte em Portugal
    Nesse referendo não houve quase metade dos militantes a manifestarem-se a favor dessa proposta?
  10.  # 14

    Colocado por: J.FernandesFalar de quê?!
    O populismo de que tanto acusam o CH, e com razão, é o mesmo populismo do PCP e do BE. A tática é exatamente a mesma, trata-se de apontar a um grupo, ou grupos, todo o mal do país. BE e PCP acusam o "grande capital", a "grande distribuição", "os senhorios", os "grandes grupos privados de saúde"; no caso do CH, troque-se por "políticos corruptos", "subsídio-dependentes", "ciganos", etc., etc.
    Já quanto a ameaça à democracia parece-me que um partido como o PCP que passa a vida a defender ditaduras, ditadores e grupos terroristas é muito mais ameaça do que, propriamente, o CH.


    Falar de quê?
    Não consigo entender quem vota PCP ou BE... é que não consigo mesmo.
    Mas para o bem ou para o mal, há espaço para discussão, dialogo, diplomacia.
    Com o Chega ainda estou para vislumbrar alguma tentativa de debate. É mero monologo...
    É um saco sem fundo. A ideia é pegar fogo ao parlamento, armar estrilho. É como o tipo que vai à bola para andar à porrada para ter razão e aliviar assim alguma frustração que tenha. O desporto que se lixe.

    O último "Isto é gozar com quem trabalha" até resumiu bem o congresso que o Chega fez em Viana.
    Até seria para rir, imaginar esta gente a governar... Não fosse a séria ameaça a que um dia destes isso aconteça mesmo.

    Quanto ao imigrantes e minorias, enfim. Nadinha de novo. A história está cheia de populismos destes e nunca se verificou que tivessem tido razão. Isto só traz celeuma e mau estar causado por insinuações que nem sequer correspondem à verdade.

    Até queria ver se os militantes do próprio Chega passavam no tal exame de português que queriam para os imigrantes.

    Como muita pena minha vejo a direita esvaziar-se e fragmentar-se entre o bloco dos que saltam pá esquerda (passando a votar PS, Socas 2.0) e os que levam mais gasolina ao piromano (Ventura). Pena que o sensato do Rui Rio foi completamente ignorado pelo Costa, tendo este último preferido manter o povo dependente do Estado...

    No final, até consigo entender o "voto de protesto"... porque protestar o Ventura até faz "bem", agora soluções de século XXI e com sentido de Estado é que está quieto... É apenas mais um que quer ser o pastor das ovelhas (e que sejam todas brancas).
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Quilleute
  11.  # 15

    Desculpe AMG1, também tem ovelhas negras 😁
  12.  # 16

    Eu só votaria no Chega se eles propusessem proibir os brasileiros de andarem na rua e no interior de espaços públicos de havaianas em pleno janeiro.
  13.  # 17

    Colocado por: J.FernandesEu só votaria no Chega se eles propusessem proibir os brasileiros de andarem na rua e no interior de espaços públicos de havaianas em pleno janeiro.


    E gajos/as que andam na rua e vão aos cafés de pijama 😂😂😂😂
  14.  # 18

    Colocado por: N Miguel OliveiraPena que o sensato do Rui Rio foi completamente ignorado pelo Costa,


    Que saudades de Rui Rio… o Montenegro é tão mau que quase lembro com fofura Pedro Santana Lopes .
  15.  # 19

    Colocado por: QuilleuteE gajos/as que andam na rua e vão aos cafés de pijama

    Para esses não bastava proibir, deveriam ser detidos por atentado ao pudor.
  16.  # 20

    Colocado por: QuilleuteQue saudades de Rui Rio…

    Eu tenho tantas saudades do RR, como da hemorroida que me atormentava de tempos a tempos.
 
1.2252 seg. NEW