Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Grécia prestes a assinar acordo energético com a Rússia

    Atenas tem a ganhar entre três a cinco mil milhões de euros pela passagem pela Grécia do gás proveniente da Rússia.


    http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=184695
  2.  # 2

    Agora até os estados unidos já estão aflitos com a possível saída da grécia da ue.

    Colocado por: branco.valterAtenas tem a ganhar entre três a cinco mil milhões de euros pela passagem pela Grécia do gás proveniente da Rússia.


    Depois espero que o fechem para a europa ...
  3.  # 3

    ?

    Então nós e os Espanhóis a crer exportar o gás natural do norte de África e não conseguimos porque há uns quantos que não querem e eles iam conseguir?!
  4.  # 4

    Claro se nós não conseguimos eles também não hão-de conseguir ...
  5.  # 5

    Lá se vai todo o investimento feito na guerra dos Balãs.

    Uma das estratégias energéticas por detrás do conflito era a passagem de diversos sistemas de distribuição de energia (petróleo e gás) pelo Kosovo e restantes países afectados pelo desmembramento da ex-Jugoslávia de modo a evitar os pipelines Russos.

    Estou mesmo curioso com as futuras jogadas dos Germânicos nesta zona.
  6.  # 6

    Será que o poder da ue (alemanha) está a fraquejar e não conseguem mesmo correr com os gregos? Não seria a oportunidade para a revolta dos pobrezinhos todos juntos? Nããã ...
    • eu
    • 19 abril 2015

     # 7

    Gás Russo a passar pela Grécia?

    A menos que a Grécia tenha mudado de lugar no mapa, não estou a ver bem qual é a ideia de fazer um pipeline por ali...
  7.  # 8

    A Grécia tem uma posição geoestratégica. Os USA já viram isso à muito tempo, os europeus só conseguem ver ao perto, quiçá precisem de óculos.
  8.  # 9

    Colocado por: euA menos que a Grécia tenha mudado de lugar no mapa, não estou a ver bem qual é a ideia de fazer um pipeline por ali...

    É precisamente o contrário. Era dos poucos países tampão (Europa/Ásia) que iria permitir a passagem de uma série de pipelines a passar no país de modo a evitar os pipelines Russos.

    Ok, pode-se pensar que temos a Bulgária e a Roménia mas há uns anos não era estratégico passarem por aí os pipelines por razões que desconheço. Esta aproximação aos Russos não é realmente bem vista pelos USA. O projecto de controlo do mediterrâneo fica comprometido desta forma. E a Grécia virando nessa direcção, não vai demorar muito para outros estados ao seu lado fazerem o mesmo.

    Quer queiramos quer não, as políticas seguidas até ao momento apenas criaram divisão dentro da UE. Eu também concordo que se deve pagar o que se pediu emprestado. MAs a política de pagamentos seguida não foi a mais correcta para qualquer dos países envolvidos. Nenhum destes países matou milhões ou destruiu milhares de Kms de território. Ainda assim, o modelo de empréstimo é pior que aquele oferecido aos Alemães no pós 2ªGG.

    Ainda me recordo das notícias quando se aproximava o primeiro inverno no decorrer da crise da Ucrânia. Um excelentíssimo deputado Alemão considerava que a UE devia ter uma política de preços do gás comum na Europa, de modo a que determinados países (eles) não fossem afectados pela especulação do gás vindo da Rússia. Não seria de esperar que o mesmo ocorresse com os juros na EU? Não seria de esperar o mesmo noutros sectores, seja empresariais ou não?
    • eu
    • 19 abril 2015

     # 10

  9.  # 11

    Portanto, esta senda começou em Janeiro, já estamos em meados de Abril, a eu sempre a ameaçá-los que os põem fora ... quando será? Já que não afecta nada a europa, só afecta a grécia, qual é o problema em correr com os tipos de uma vez?

    Não se percebe, não é?
  10.  # 12

    Colocado por: pedromdfNão seria a oportunidade para a revolta dos pobrezinhos todos juntos?

    A revolta dos pobrezinhos da UE: para trás malandros que não queremos que nos emprestem nem mais um cêntimo.
  11.  # 13

    Ah, mas o governo lá está sempre a ir aos mercados ... deve ser obrigatório ... quem empresta gosta sempre que lhe estejam a dever ...
  12.  # 14

    Colocado por: pedromdfa eu sempre a ameaçá-los que os põem fora ... quando será?

    Por acaso tem sido ao contrário: a ameaça de entrar em default e sair do euro tem partido do actual governo grego.
  13.  # 15

    Colocado por: pedromdfAh, mas o governo lá está sempre a ir aos mercados

    Não o governo grego actualmente.

    Colocado por: pedromdfquem empresta gosta sempre que lhe estejam a dever ...

    Na condição que o devedor continue a pagar, caso contrário já não gosta nada de emprestar.
  14.  # 16

    Estava a referir-me ao nosso (des)governo que para se portar bem tem que estar sempre a pedir ...

    E ao grego vai ver se não vão obrigá-los a pedir, é o que estão a fazer.
  15.  # 17

    Colocado por: pedromdfEstava a referir-me ao nosso (des)governo que para se portar bem tem que estar sempre a pedir ...

    O nosso governo está a fazer a única coisa sensata que pode, em termos de gestão de dívida: vender dívida com as actuais taxas baixíssimas para substituir dívida mais antiga com taxas muito mais elevadas.

    Colocado por: pedromdfE ao grego vai ver se não vão obrigá-los a pedir, é o que estão a fazer.

    Devo ser eu que ando distraído, os gregos não têm feito outra coisa que não pedir dinheiro (sem querer dar nada em troca). Parece que os burocratas europeus já os chamam como o taxista que só quer saber do dinheiro a receber:
    http://www.businessinsider.com/eurozone-officials-slam-greece-for-acting-like-a-taxi-driver-asking-for-more-money-and-for-no-reform-plans-2015-4
  16.  # 18

    Colocado por: J.FernandesDevo ser eu que ando distraído, os gregos não têm feito outra coisa que não pedir dinheiro (sem querer dar nada em troca).

    É isso que eu estou a constatar e diziam que iam correr com eles do euro e nada!
    Porque será que não os expulsam? Uns aldrabões destes que não pagam nada!
  17.  # 19

    Colocado por: pedromdfUns aldrabões destes que não pagam nada!

    Até agora têm pago todas as tranches nas datas de vencimento, o que eles estão a pedir é o dinheiro para pagar as seguintes.
  18.  # 20


    Portanto, esta senda começou em Janeiro, já estamos em meados de Abril, a eu sempre a ameaçá-los que os põem fora ... quando será? Já que não afecta nada a europa, só afecta a grécia, qual é o problema em correr com os tipos de uma vez?
    Não se percebe, não é?


    O pedromdf tem que largar os cogumelos, não lhe fazem nada bem.
    O Governo grego é que anunciou que não renovaria o memorando, que não pagaria (primeiro) que pagaria mas só em determinadas condições (depois) e que pretende pagar e chegar a acordo(ultimamente). Pelo meio, "mandem lá mais uns trocos, que estamos a precisar".
    A posição da UE tem sido essencialmente a mesma: acordo, sim, mas com determinadas condições. A ausência de acordo pode levar à falha de pagamentos e daí passar-se à saída - o que, não sendo a opção preferida, talvez não seja catastrófico.
    Concordam com este comentário: FD
 
0.0440 seg. NEW