Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: cjmfQue medidor de consumo recomendam, para medir o consumo energético real da casa?

Shelly EM, ou 3EM se for trifásico
  2.  # 242

Colocado por: cjmfBoas,

Que medidor de consumo recomendam, para medir o consumo energético real da casa? Queria entender a minha necessidade para dimensionamento de uma instalação de paineis.
    Obrigado

Se tiver contador inteligente, eu recomendo ir buscar diretamente os dados ao contador. (fazer pedido à E-Redes e comprar um dispositivo deste género: https://forum.cpha.pt/t/modulo-han-wifi-compacto/10651)
    Concordam com este comentário: mafgod
    • cjmf
    • 19 julho 2023

# 243

Colocado por: tigoncal
    Se tiver contador inteligente, eu recomendo ir buscar diretamente os dados ao contador. (fazer pedido à E-Redes e comprar um dispositivo deste género:https://forum.cpha.pt/t/modulo-han-wifi-compacto/10651)

Não me parece ser a via mais fácil :) o meu contador é inteligente (parece-me) mas o modelo não aparece na lista dos modelos citados (landis+gyr e130).

BTW como posso saber se é monofásico ou trifáico?
    • zed
    • 20 julho 2023

# 244

Colocado por: cjmfo meu contador é inteligente

Registe-se no portal da E-Redes e consulte o diagrama de cargas (secção Consumos). Se tiver disponível não precisa de comprar nada.
    Concordam com este comentário: mafgod
  3.  # 245

Colocado por: cjmfBTW como posso saber se é monofásico ou trifáico?

Tem isso na factura da electricidade.
    • cjmf
    • 20 julho 2023

# 246

Colocado por: zed
    Registe-se no portal da E-Redes e consulte o diagrama de cargas (secção Consumos). Se tiver disponível não precisa de comprar nada.

Obrigado pela dica, o portal dá para fazer bastantes coisas, vi que é monofásico e que afinal o meu contador não é inteligente.

Tenho de ver como posso pedir a instalação de um.
  4.  # 247

Tenho painéis fotovoltaicos e estou a vender o excedente à Energia Simples.
    Se colocar uma bateria e tiver algumas noites que não gaste a energia acumulada na bateria, o que acontece a essa energia? É na mesma vendida como excedente ou perde se?
    É algo que me deixou intrigado por estes dias.
  5.  # 248

A energia ficará armazenada na bateria.
    O que acontece e que no dia seguinte, vem vez de ter a produção a carregar a bateria, como a mesma já está carregada, irá injectar a restante energia na rede.
  6.  # 249

2 módulos Canadian solar de 450 Wp
    Um inversor de 1100 Wp da Solax
    Estrutura de fixação em alumínio;

1200€+ Iva (6%)

Alguma apreciação?
  7.  # 250

Para concorrer ao apoio as faturas tem que ser todas do instalador?
    ou pode o cliente comprar por ele e o instalador fazer a instalação/registo?
  8.  # 251

Pessoal estou a desesperar com a DGEG.

2017 meti 2 paineis solares atraves da EDP.
    A EDP tratou de tudo incluindo a MCP(comunicação previa).

Em 2017 recebi da DGEG um email com o numero da MCP concluída.

Ora em 2017 a MCP tinha um número que estava no nesse email. Até aqui tudo OK.

Agora, fiz um upgrade com uma empresa certificada, passei para 8 paineis em vez dos 2 que tinha.
    Tenho o termo de responsabilidade etc para fazer nova MCP...

É aqui que começa o pesadelo....

No site da DGEG e no meu CPE ao fazer o registro diz que ja tenho uma MCP, mas ainda por cima aparece um numero que eu desconheço...(ou seja, nao é o mesmo do email de 2017).

Quando tento fazer nova MCP diz que tenho se anunalar a MCP ja existente(desse tal numero que nao conheço), ou seja, é caótico fazer 2a MCP no mesmo CPE.

Ligo na DGEG ninguem sabe de nada...
    Envio email... nem respondem....
    Fiz reclamação no portal da queixa ligaram me no dia seguinte a pedir os emails... lá me disseram que têm pouco pessoal e que isso vai demorar meses... e mesmo assim nem sabem explicar. Vergonha!

Portanto quem vai fazer upgrades de fotovoltaico vai ter sempre stress...

Preciso de fazer nova MCP para vender excedente e não consigo por incompetência da DGEG.

Mau demais!
  9.  # 252

mesma situação por aqui.
    Pelo menos acho que não é preciso nenhum comprovativo para concorrer ao fundo, se não o pessoal estava tramado.
  10.  # 253

Colocado por: Carlospt79

Portanto quem vai fazer upgrades de fotovoltaico vai ter sempre stress...

Sempre? Enfim... como em tudo na vida, em todas as áreas, existem sempre problemas que na grande maioria das vezes apenas atinge um numero diminuto de pessoas. E com essa situação deve ser igual, o Carlos lamentavelmente teve azar com o seu processo, mas isso não significa que vai ser assim com todas as pessoas, e essa afirmação deve assustar outros que pensem em fazer o mesmo, sem necessidade.
  11.  # 254

Lamento mas vai ser com todos.

A plataforma só está preparada para uma unica MCP. Isto dito pela própria DGEG no telefonema.

Quem pretender a 2a não vai conseguir e tem de pedir para anularem a 1a...
  12.  # 255

Colocado por: Carlospt79Lamento mas vai ser com todos.

A plataforma só está preparada para uma unica MCP. Isto dito pela própria DGEG no telefonema.

Quem pretender a 2a não vai conseguir e tem de pedir para anularem a 1a...

Não tenho a certeza mas do que percebi consegue editar e eliminar a MCP e criar uma nova.
    Até acho que o procedimento certo será esse.
  13.  # 256

Eu na minha plataforma com o meu uSER, nao sei se é de ser de 2017 mas ja nem aparece para edição
  14.  # 257

Eu até criei um tópico novo sem ver esta discussão.

Problema semelhante (instalaçao já existente, ampliei com segunda instalação para o fundo ambiental) mas nem consigo fazer login nem recuperar as credenciais! Até me podia ter esquecido do login, mas diz-me que o NIF não existe no sistema??? Vou tentar fazer novo registo mas desconfio que vai bater ao problema de já ter um para o meu CPE... É mesmo muito mau... A minha instalação é de 2019, fiz registo numa plataforma antiga muito manhosa.

E o que se coloca em "denominação social" no registo?
  15.  # 258

Regsitei de novo e não se queixou, é como de o meu NIF e CPE não estivessem associados a nenhum registo... Se calhar vou fazer de conta e registar a instalação de novo como se fosse só uma...
  16.  # 259

lamento o monólogo, afinal queixou-se de já existir uma UPAc associada a este CPE... pede que apague. Não encontro como o fazer... O sistema parece-me desnecessariamente complicado! Se alguém já fez isto pode escrever 2 linhas de tutorial, please?
  17.  # 260

o instalador salvo o erro é que tem que tratar disso. já não somos nós como utilizadores finais a fazer como antes

0.1195 seg. NEW